O que fazer em Guaporé RS: 14 pontos turísticos

Conheça as principais atrações turísticas da cidade de Guaporé, situada entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha!

O que fazer em Guaporé - Cristo Redentor
Guaporé - Cristo Redentor
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Guaporé, cidade conhecida como a “Capital da Hospitalidade”, situada no limite entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha, polo da indústria de joias e de lingerie.

A cidade de Guaporé é bem traçada, com ruas largas e arborizadas e alguns pontos turísticos interessantes. Entre os atrativos não deixe de conhecer o Cristo Redentor do Morro do Galon, onde fica também o mirante da cidade.

Na lista do que fazer em Guaporé tem na cidade, a Praça Vespasiano Corrêa e a Igreja Matriz Santo Antônio, em estilo neogótico. Na zona rural, uma gruta, algumas cachoeiras e vinícolas são os atrativos.

Guaporé é também o ponto de partida do passeio de trem mais bonito do Brasil, que ocorre eventualmente em datas específicas, o Trem dos Vales, que passa pela Ferrovia do Trigo e o incrível Viaduto 13.

O que fazer em Guaporé
Vista aérea do centro da cidade

Turismo em Guaporé

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Guaporé RS

Navegue por este post

Cristo Redentor de Guaporé
Cristo Redentor e a cidade ao fundo

Quando ir a Guaporé – Rio Grande do Sul

A cidade de Guaporé pode ser visitada em qualquer época do ano. A única ressalva é quanto aos passeios do trem dos vales, que ocorrem somente em algumas épocas agendadas durante o ano.
Para se certificar da agenda de passeios, consulte a página oficial do Trem dos Vales.

Voltar ao índice

Como chegar a Guaporé RS

Guaporé RS
Vista aérea da praça central e igreja matriz

Guaporé fica a 200km de Porto Alegre, 70km de Bento Gonçalves, 113km de Caxias do Sul e a 104km de Passo Fundo.
Para quem chega de avião as alternativas são os aeroportos de Caxias do Sul e Porto Alegre. A partir do aeroporto, alugar um carro é a melhor opção para conseguir conhecer vários destinos da região.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Guaporé – Hotéis e pousadas

Guaporé é uma cidade pequena, se hospedar próximo ao centro é a melhor localização. Nesta área há três hotéis: O Hotel Topo Gigio, Hotel JC e Hotel Rocenzi.

Outra opção é ficar na cidade vizinha de Serafina Corrêa, localizada a 20 km, outro destino que você deve visitar. A melhor opção de hoté por lá é o Hotel Gênova Parque.

Voltar ao índice

O que fazer em Guaporé: Pontos turísticos

Conheça agora os pontos turísticos de Guaporé:

Igreja Matriz Santo Antônio

Igreja matriz de Guaporé
Vista aérea da igreja matriz

A atual Igreja Matriz Santo Antônio foi inaugurada em 1950, substituindo a antiga igreja de 1917. O templo foi reinaugurado em 1999 após restauro após um grande incêndio ocorrido em 1998.

Com bela arquitetura externa, a igreja possui em seu interior um órgão de 1947, um instrumento manual e de pedaleira, que conta com 4 registros.

Praça Vespasiano Correa

Praça Central de Guaporé
Praça Vespasiano Correa

A Praça Vespasiano Correa é a praça central de Guaporé em frente à igreja matriz, local de encontro e lazer do guaporense. Bastante arborizada, a praça é palco de alguns eventos que ocorrem na cidade.

Cristo Redentor e mirante de Guaporé

Cristo Redentor de Guaporé RS
Cristo Redentor

Localizado no alto do morro mais alto da cidade, o Monumento do Cristo redentor de Guaporé possui 13 metros de altura, postado acima de um pedestal de 7 metros, totalizando 20 metros.

Em frente ao Cristo fica o mirante que oferece uma vista panorâmica de toda a cidade. Fica a 4km do centro e 2km do trevo de acesso principal.

Guaporé - Mirante do Cristo
Mirante da cidade aos pés do cristo

Museu Municipal de Guaporé

Reinaugurado em 2019, o Museu Municipal de Guaporé conta com diversos objetos em temas diferentes que preservam a história do município, como História da Joia, da Lingerie, comunicações, profissões, cultura italiana e arte sacra.

Abre de segunda à sexta em horário comercial. Para grupos, abre em finais de semana e feriados sob agendamento. Fone: (54) 3443-5030.

Estação Ferroviária de Guaporé e Trem dos Vales

Estação Ferroviária de Guaporé
Estação Ferroviária da cidade

A estação ferroviária de Guaporé foi inaugurada em 1979, parte da linha Roca Salles-Paço Fundo. Recentemente a estação foi reformada para receber os turistas para os passeios do trem dos Vales.

O Trem dos Vales é um passeio turístico entre Guaporé e Muçum através da Ferrovia do Trigo, considerado o trecho ferroviário mais bonito do Brasil, repleto de túneis e viadutos incríveis e com uma exuberante natureza a sua volta.

A duração de cada passeio é de 2h30min, com saídas de Guaporé e Muçum, em datas agendadas durante o ano.

Moinho Ortolan

Moinho Ortolan
Moinho Ortolan – Foto: Charles Pilotti / Local Guide

Construído pela família Ortolan no ano de 1887, o moinho pertence atualmente (desde 1950) à família Ortolan. É uma boa oportunidade para conhecer e saber como é o funcionamento de um antigo moinho.

O espaço oferece visitação, produtos coloniais, floricultura e cascatas.
Fone de contato: (54) 99997-5058.

Pórtico da cidade

Pórtico de Guaporé
Pórtico de Guaporé

Situado logo após o trevo de acesso para quem vem pela rodovia RS-129, o pórtico dá as boas-vindas aos turistas visitantes.

Autódromo Internacional Nelson Luís Barro

Com 3.080 metros de pista, o autódromo de Guaporé recebe todos os anos inúmeros eventos ligados ao automobilismo, como a Fórmula Truck. Ao lado do Autódromo, encontra-se também um Kartódromo, com uma pista de kart.

Gruta do Seminário

Gruta do Seminário - Guaporé
Gruta do Seminário

A Gruta Nossa Senhora do Rosário é conhecida popularmente como Gruta dos Padres, ou Gruta do Seminário, por localizar-se próximo ao Seminário São Carlos.
A gruta possui uma pequena queda d’água com pouco volume. Fica em uma área de mata com acesso através de uma estrada, a 3km do centro.

Cascata Salto do Taquara

Cascata Salto do Taquara
Cascata Salto do Taquara – Crédito: @alanmoretti

O Salto do Taquara, como é conhecido popularmente, tem aproximadamente 70 metros de altura e fica em um afluente do Rio Carreiro na Linha Maróstica em uma propriedade particular.

Fica a 4km do centro da cidade, sendo que a estrada leva a um sítio onde deve-se pedir autorização do proprietário. Para mais informações, ligar para a Secretaria de Turismo: 54 3443 5810.

Cascata do Biscaro

Cascata do Biscaro
Cascata do Biscaro – Foto: Gustavo Henrique Pereira / Wikiloc

Pequena cascata com uma bela piscina natural na zona rural de Guaporé, situada a 6km da cidade.
Para chegar basta colocar no Google Maps e dirigir até chegar em uma pequena ponte próxima ao destino. Estacionar o carro e seguir por 300m pela trilha batida no potreiro que fica do lado esquerdo.

Vinícolas em Guaporé

Há três vinícolas abertas à visitação em Guaporé:
Vinícola Gheller: (54) 3443-8383 ou (54) 9.8118-2862
Possui espaço para eventos, degustação e visitação na Vinícola. O acesso é pela ERS 129 em frente ao Shopping Belas Guaporé.

Vinícola Gheller - Guaporé
Vinícola Gheller – Crédito: Turismo Guaporé

Vinícola Giaretta: Telefones: (54) 3443-1806 ou (54) 3443-8387
Pesque e Pague, gastronomia, degustação e visitação na Vinícola. Possui também espaço para eventos, restaurante aberto aos sábados e domingos ao meio dia.
Localizada na Linha Sexta Caravaggio entre os Municípios de Guaporé e União da Serra.

Vinícola Scalco: Telefone: (54) 3443-8372
Restaurante típico italiano, agroindústria e visitação e degustação na Vinícola. Jantares e almoços típicos italianos sob agendamento, produtos coloniais, passeios de carretão, filó.

Localizado na Linha Félix da Cunha, entre os Municípios de Dois Lajeados e Guaporé.

Turismo de compras em Guaporé

Shopping Belas Guaporé
Shopping Belas

A cidade conta com mais de 150 lojas que vendem direto de fábrica abertas de segundas aos sábados à tarde.
Já o Shopping Belas, com mais de 60 lojas, abre de segundas aos domingos até as 18 horas.
Os principais produtos são joias folheadas, lingeries, moda praia, fitness e modinha, com produtos acompanhando as tendências da moda mundial.

Shopping Belas: Fone (54) 3443-5225 para agendamento de grupos e cadastro de guias.
Ajoli: Fone (54) 3443-6323 para agendamento de grupos e cadastro de guias.

Voltar ao índice

Mapa de Guaporé: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível localizar cada um dos pontos turísticos de Guaporé e desta forma traçar o melhor roteiro.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here