O que fazer em Ijuí RS: 15 pontos turísticos

Conheça os pontos turísticos de Ijuí, cidade do Noroeste do Rio Grande do Sul.

883
Ijuí - Monumento O Pioneiro
Monumento O Pioneiro

Ijuí é uma cidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, conhecida por ser Terra das Culturas diversificadas, Terra das Fontes de Água Minerais e Portal das Missões.

Apesar da cidade de Ijuí não ser reconhecida como um destino turístico, há algumas atrações que merecem a visita. Neste post iremos mostrar os pontos turísticos de ijuí, tanto na área urbana como na área rural.

Situada a 328 metros do nível do mar, a cidade de Ijuí foi fundada em 19 de outubro de 1890 e tem hoje uma população estimada (2021) em 84 mil habitantes, município mais populoso do Noroeste do Estado.

Turismo em Ijuí

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Ijuí RS

Navegue por este post

O que fazer em Ijuí: Pontos turísticos na cidade

Praça da República

"Ijuí

A Praça Central a cidade é um lugar agradável para sentar à sombra e olhar o movimento. Na praça tem quiosque, anfiteatro, a Secretaria de Turismo, banheiros e monumentos. No centro da praça fica a loja de artesanatos da Associação dos Artesãos de Ijuí.
No entorno da praça fica a Igreja do Relógio (igreja luterana), a Paróquia Natividade, a Prefeitura Municipal e o prédio histórico do Clube Ijuí.

Paróquia da Natividade – Ijuí

Igreja matriz de Ijuí
Igreja matriz de Ijuí

A Paróquia Nossa Senhora da Natividade é a igreja matriz da cidade de Ijuí, situada em frente à Praça da República. Não é uma igreja grande, mas muito bem cuidada com bela pintura azul e branca.
As missas acontecem de terça a sábado, às 19h e aos domingos, às 8h30 e 19h.

Igreja Luterana de Ijuí

Igreja Luterana de Ijuí
Igreja Luterana de Ijuí

Iniciada em 1909 e inaugurada em 1914, a Igreja Evangélica de Ijuí é também conhecida como a Igreja do Relógio. Com o passar por inúmeras reformas. Em 1979, houve uma grande reforma para a comemoração dos 85 anos.
Entre 2011 e 2014 houve uma revitalização da igreja, para as comemorações do centenário de construção da Igreja Evangélica de Ijuí.

Prédio da prefeitura de Ijuí e Clube Ijuí

Prefeitura de Ijuí
Prefeitura de Ijuí

O prédio da prefeitura de Ijuí foi inaugurado em 1933 e o do Clube por volta de 1920. Juntos formam uma bela dupla arquitetônica, situados em frente à Praça da república, no centro da cidade.

Monumento o Pioneiro

Ijuí - Monumento O Pioneiro
Monumento O Pioneiro

O Monumento O Pioneiro foi criado em 1990 para marcar os 100 anos de fundação de Ijuí, homenageando os colonizadores que desbravaram o município.

A obra foi idealizada pelo arquiteto José Carlos (Zeca) Schirmer e representa o homem do campo representado por um lavrador. Fica no cruzamento entre a Rua Coronel Dico com a Avenida Getúlio Vargas.

Praça dos Imigrantes

Ijuí - Praça dos Imigrantes
Praça dos Imigrantes

A Praça dos Imigrantes fica no alto de um dos três morros que deram origem à criação da cidade de Ijuí. O nome é uma homenagem à forte predominância de imigrantes europeus que desbravaram o município.

A praça é bastante procurada por famílias que buscam um lugar de lazer e a sombra das árvores. Tem espaço para eventos e parquinho infantil. No canto da praça fica o Monumento O Pioneiro.

Parque da Pedreira

Parque da Pedreira - Ijuí
Parque da Pedreira

O Parque da Pedreira é o mais novo espaço de lazer da cidade de Ijuí, inaugurado em dezembro de 2021. São duas áreas (Parque Norte e Sul) situadas uma frente da outra, separadas pela rua 21 de Abril.

O lago da pedreira que era um local sujo e degradado foi todo revitalizado e ficou com um belo visual. Junto ao lago já foram construídas áreas cobertas com churrasqueiras, um deck de madeira e parquinho infantil.

Museu Antropológico Diretor Pestana

Museu Antropológico Diretor Pestana
Museu Antropológico Diretor Pestana

O museu antropológico Diretor Pestana constitui um centro de preservação da memória regional. Possui um acervo de aproximadamente 25 mil peças relacionadas ao índio pré-missioneiro encontradas na região.
O museu foi criado em 25 de maio de 1961, junto ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – FAFI, onde está instalado.

Abre de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O que fazer em Ijuí: Pontos turísticos na zona rural

Parque da Fonte Ijuí

Parque da Fonte Ijuí
Parque da Fonte Ijuí

O Parque da Fonte Ijuí é um grande espaço verde de lazer que conta com área de camping, churrasqueiras, campos de futebol e mini golf, além de pousada com piscinas em meio à natureza.
No local fica a fábrica engarrafadora de água mineral Ijuí, conhecida nacionalmente. Fica a 12 km do centro da cidade.
Abre das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Usina Velha

Usina Velha - Ijuí
Usina Velha

Inaugurada em 1923 a Usina Velha é parte da história de Ijuí.
Foi projetada para atender as necessidades do município durante 10 anos, porém 5 anos depois já foi necessária a instalação de um segundo grupo gerador, instalado em 1932.

Suas instalações oferecem também um belo passeio oferecendo uma boa infraestrutura para receber os visitantes: quiosque, locomóvel, área de descanso, banheiros, estacionamento, e um mirante para apreciar a vista da queda de água com aproximadamente 11,20 m.

Em 2017, a Usina Velha foi desativada, quando se tornou um ponto turístico de Ijuí. Ao lado da usina passa o Rio Potribu que forma a Cascata Usina Velha que é acessada pela usina.

Distante apenas a 6 km da cidade, a usina e a cascata abrem à visitação, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Cascata Usina Velha

Ijuí - Cascata da Usina Velha
Cascata da Usina Velha

A Cascata da Usina Velha fica no Rio Potribu, próximo à Usina Velha. Tem em torno de 10 metros de altura e 30 metros de largura. Acima da queda há também uma pequena barragem.
O acesso é pelo portão da usina, que abre das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h

Cascata Waslawick

Cascata Waslawick - Ijuí
Cascata Waslawick – Fonte: Ijuí Acontece

Bonito queda d’água de bastante largura, porém, ambos os lados são de propriedade particular e não estão permitindo a visitação.
Realmente uma pena que este belo ponto turístico de Ijuí não possa ser visitado.

Colocamos no GPS do Maps e ao chegar lá, nos deparamos com o portão cadeado e ninguém para pedir autorização. Fica a 5,5 km do centro.

Cascata das Andorinhas

Cascata das Andorinhas - Ijuí
Cascata das Andorinhas – Crédito: Erberth Strey / Local guides

Outra bela queda d’água do Rio Potribu, a Cascata das Andorinhas fica na divisa dos municípios de Ijuí e Doutor Bozano. Durante o verão, as andorinhas fazem seus ninhos em baixo da cascata, o que originou sua denominação.

Lamentável que esta grande cachoeira também fique em propriedade particular, parte de uma usina, e a visitação não seja permitida.
Andamos 13km por estradas de terra para fazer a visitação e nos deparamos com o portão fechado. Havia uma casa próxima, mas buzinamos e ninguém apareceu.

Havaí Parque Aquático

Havaí Parque Aquático
Havaí Parque Aquático – Crédito: Divulgação do parque

O Havaí Parque Aquático oferece estrutura completa com camping, piscinas, rio, cabanas, churrasqueiras, lancheria e quadras de esportes.
Situado a 10km do centro o parque abre diariamente, das 9h às 22h, no verão. O melhor é sempre consultar a página oficial para se certificar.

Parque aquático arco íris

Parque Aquático Arco Íris - Ijuí
Parque Aquático Arco Íris – Crédito: Divulgação do parque

O Parque Aquático arco Íris oferece mais de 20 atrações para toda a família. Há 7 piscinas, algumas profundas para adultos, outras rasas para crianças. Há também diversos toboáguas, desde os mais moderados até os radicais.

Além da infraestrutura aquática há churrasqueiras, restaurante, lanchonete, quadras esportivas e pedalinho.
Fica a 9km do centro da cidade de Ijuí e abre todos os dias no verão, das 9h às 18h. Em outras épocas é bom consultar o site oficial do parque.

Voltar ao índice

Mapa de Ijuí: Pontos turísticos

No mapa de Ijuí abaixo, é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos.


Voltar ao índice

Quando ir a Ijuí – Rio Grande do Sul

Não há melhor ou pior época para visitar Ijuí. O município tem um clima subtropical úmido com chuvas bem distribuídas durante o ano. O média é de 15mm mensais, sendo outubro o mês mais chuvoso (240mm) e maio o que menos chove (100mm).

Em termos de eventos, o principal é a Expo-Ijuí, que acontece no mês de outubro no parque de exposições Wanderley Burmann. Na são expostos produtos do comércio, indústria, agropecuária, vestuário, artesanato.

Voltar ao índice

Ijuí - Parque da Pedreira
Parque da Pedreira – Parte Sul

Como chegar a Ijuí RS

Ijuí fica no Noroeste do Rio Grande do Sul, a 396km de Porto Alegre, a 175km de Santa Maria e 168km de Passo Fundo.
Para quem vem de longe as opções de aeroportos comerciais mais próximas são em Passo Fundo (168km) e Santa Maria (175km). Porém, o aeroporto de Porto Alegre costuma oferecer tarifas bem mais em conta.

PASSAGENS PROMO – Acesse o buscador de passagens aéreas promocionais com os melhores preços do mercado! Pague em até 10x!
FAÇA SUA BUSCA DE VOOS BARATOS!

Chegando por Porto Alegre, a melhor forma de chegar a Ijuí é alugar um carro. Traçando um roteiro é possível conhecer vários outras cidades do Rio Grande do Sul, no caminho e na região.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Ijuí – Hotéis e pousadas

Em Ijuí, as principais opções de hospedagem estão localizadas ou no centro da cidade ou às margens da rodovia BR-285, que são os melhores lugares para ficar.
Segue algumas dicas de hotéis em Ijuí:

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

1 COMENTÁRIO

  1. Lembrando que temos na Praça da República uma loja de artesanato da Associação Dos Artesãos de Ijuí – Adai com ótimas opções de lembranças para nossos visitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here