Jardim das Esculturas – Júlio de Castilhos RS

Conheça o Jardim das Esculturas, maior parque de esculturas da América Latina, com mais de 700 obras expostas ao ar livre, na zona rural de Júlio de Castilhos, Rio Grande do Sul.

Jardim das Esculturas
Jardim das Esculturas
  Por Jair Prandi
 

O Jardim das Esculturas é o maior parque de esculturas da América Latina, uma exposição permanente com mais de 700 obras expostas ao ar livre, na zona rural de Júlio de Castilhos, Rio Grande do Sul.

O parque foi criado em 2005, pelo escultor e proprietário Rogério Bertoldo, que trabalha incansavelmente para aumentar os atrativos, grandes obras de arte que são moldadas em pedras de arenito.

Com uma área de 70 mil m², o Jardim das Esculturas abriga mais de 700 obras, expostas em jardins, áreas verdes e em trilhas no meio da mata. A maior parte das obras tem em torno de 1,5m de altura, mas há algumas enormes, como os 2 budas.

Buda no Jardim das Esculturas
Grande escultura de Buda com 18 toneladas de pedra

Jardim das Esculturas: História

O Jardim das Esculturas de Júlio de Castilhos foi criado em 2005 pelo escultor Rogério Bertoldo. Antes disso, foi agricultor, filho de descendentes de italianos e educador de artes marciais, até o ano de 2004.

Jardim das Esculturas
Uma das tantas obras curiosas no parque

Foi chamado de louco quando mencionou que queria fazer um jardim de esculturas na terra que herdou, até que conheceu a esposa, Giselda, com quem levou o sonho dos planos do jardim em frente.

Jardim das Esculturas - Júlio de Castilhos RS
Peças com posições de yoga

Em 2005, Rogério pediu licença aos mestres das artes marciais e em orientais e em 12 dias criou sua primeira escultura, a figura de um leão, esculpido a machado e faca de cozinha, sua primeira obra.

Jardim das Esculturas RS
Uma das belas obras crida pela imaginação de Rogério

Um escultor obsessivo não parou mais e atualmente, com 51 anos (2021) trabalha incansavelmente produzindo em torno de 1 obra por semana. Além das mais de 700 existentes no parque há outras centenas espalhadas pelo Brasil, feitas sob encomenda.

Atelié do Jardim das Esculturas
Local de criação das obras

A habilidade em moldar as gigantescas pedras é um talento nato. Rogério estudou somente até a 6ª série do Ensino Fundamental. Nos primeiros anos utilizava como ferramentas, apenas machados, facas e lixas. Com o tempo foi aprimorando sua técnica e hoje se utiliza de ferramentas mais eficientes.

Parque Jardim das Esculturas

Jardim das Esculturas - Júlio de Castilhos
Local de início da visitação

O Jardim das Esculturas é uma grande exposição ao ar livre em constante ampliação, repleto de trilhas e áreas temáticas com temas diferentes, onde a arte está em completa harmonia com a natureza.

Buda no Jardim das Esculturas
Grande Buda instalado na área da mata

O parque conta com completa infraestrutura, com bilheteria, sala de vídeo, banheiros, restaurante e pousada. O Jardim é um espaço único para quem procura lazer e arte em harmonia com a natureza.

Além das centenas de esculturas em pedra há também uma área coberta com algumas esculturas em madeira.

Esculturas em madeira do Jardim das Esculturas
Esculturas em madeira criadas por Rogério

O percurso de visitação é de livre escolha do visitante, mas começa a partir do portão de acesso em um corredor de esculturas e um enorme buda ao final, esculpido em blocos de pedra de 18 toneladas.

A partir daí o visitante escolhe um lado e segue apreciando as incríveis obras de arte espalhadas em alas temáticas integradas à natureza.

Jardim das Esculturas
Esculturas junto ao lago

Onde fica o Jardim das Esculturas: Como chegar

O Jardim das Esculturas fica na área rural de Júlio de Castilhos, na localidade de São João Dos Mellos, nos limites do município de Nova Palma, na Região Central do Rio Grande do Sul.

O acesso principal é via BR-158, tanto para quem vem de Júlio de Castilhos (45km), como quem vem de Santa maria (58km), dos quais, 20km são por estrada de terra, em boas condições. A partir de Porto Alegre são 290km.

Jardim das Esculturas restaurante
Restaurante do parque

Horários e valores do parque

  • O parque Jardim das Esculturas abre de sexta a domingo, das 9h às 17h.
  • O tempo de permanência no parque é livre

Ingressos:

  • Adulto: R$25 – A partir de 12 anos
  • Meia entrada: R$13 – Crianças de 5 a 11 anos, sênior a partir de 60 anos e estudantes com carteirinha.
Jardim das Esculturas bilheteria
Bilheteria do parque

Onde se hospedar

Junto ao Jardim das Esculturas funciona a Garden Pousada. Para quem prefere ficar na cidade, Santa Maria é a cidade com melhor infraestrutura com várias opções de hotéis, bares e restaurantes.

Nossa hospedagem em Santa Maria foi no Hotel Appel e recomendamos, hotel que é possivelmente a melhor opção que reúne qualidade e preço bem acessível.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here