Passeio de balão em Praia Grande: Tudo sobre a aventura

Tudo que você precisa saber sobre o passeio de balão em Praia Grande SC, principal destino de passeios de balão no Brasil.

Passeio de balão em Praia Grande SC
Passeio de balão em Praia Grande SC
  Por Jair Prandi
 

O passeio de balão em Praia Grande SC é uma das experiências mais incríveis para se realizar no Brasil. Saiba em detalhes como é voar de balão e como agendar este passeio!

Por mais que os medrosos de plantão tenham receio, o voo de balão em Praia Grande é um passeio muito seguro. O voo só acontece em condições meteorológicas adequadas e os pilotos são profissionais muito experientes.

Fizemos o passeio de balão em Praia Grande já por duas vezes com o João do Balão, um dos melhores pilotos do Brasil (depois iremos explicar porque) que apesar de jovem, tem anos de experiência. João e sua equipe realizam voos turísticos diariamente em Praia Grande SC, com vistas para os cânions.

Praia Grande é hoje, disparadamente, o principal destino de passeios de balão no Brasil, onde ocorrem voos diários com vários balões voando simultaneamente. Os voos que começaram em Torres RS acabaram migrando para Praia Grande pelas paisagens dos cânions.

Conheça detalhes do funcionamento do balão, como é o passeio de balão em Praia Grande SC e quanto custa:

Passeio de balão em Praia Grande SC
Vista do nascer do sol acima das nuvens, a mais de 1000 metros de altitude

Passeio de balão em Praia Grande

Navegue por este post

Sobre o Balonismo

O balonismo é considerado o esporte aéreo mais seguro que existe pela Federação Aeronáutica Internacional. No Brasil o balonismo começou a tornar-se popular a partir dos anos 90.

Não basta comprar um balão e sair voando. Cada balão deve ter um prefixo (assim como os aviões) registrado na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e ter autorização de voo.

Passeio de balão em Praia Grande SC
Balões decolando em Praia Grande SC – Foto: Gabriel Zaparolli / Acervo: João do Balão

Piloto de balão

O piloto passa por um longo treinamento e também deve ser registrado e possuir uma licença específica (brevê) para voar de balão, também emitido pela ANAC.

Como é o balão para passeio em Praia Grande

O balão de ar quente para passeios turísticos é fabricado em tamanhos variados e que podem levar de 2 a 24 pessoas. É composto por diversos equipamentos, que são essenciais para voar.

Balão em Praia Grande SC
Dois dos balões da equipe João do Balão sendo preparados para o voo

Como o balão sobe e desce

A ascensão do balão se dá pelo aquecimento do ar atmosférico, através das chamas produzidas pelo maçarico, que tem como combustível o gás propano C3H8.
O ar aquecido fica menos denso e eleva o balão. Quando o piloto para de injetar ar quente, aos poucos o balão vai perdendo altitude.

Maçarico do balão
Maçarico do balão injetando ar quente para subir

Voltar ao índice

Voo de balão: Equipamentos do balão

Envelope

O envelope é o balão em si, fabricado com tecido super-resistente que mantém o ar quente que faz com que o balão flutue. A parte mais próxima ao cesto e ao maçarico é composta de um tecido antichamas.
Quanto maior o balão, maior a capacidade de carga e o número de aventureiros.

Passeio de balão
Balão para 20 pessoas, envelope acima e o cesto abaixo

Cesto

O cesto do balão é como se fosse a cabine. É o local onde ficam os passageiros, feito em vime trançado, por ser um material leve, flexível e de fácil manutenção.
Há cestos pequenos apenas para um ocupante, utilizado em competições, como cestos enormes para 20, 30 pessoas.

Maçarico

É como se fosse o motor do balão, utilizado para queimar o gás propano que aquece o ar do interior do envelope, fazendo com que ele suba. Os bujões de gás propano ficam no interior e presos também na parte externa do cesto.

João do Balão - Praia Grande
Momento em que a ventoinha é desligada e o maçarico entra em cena

Ventoinha

A ventoinha é utilizada somente em solo para iniciar a inflagem do balão, ainda deitado. Depois do balão já estar um pouco inflado e com a boca aberta é o maçarico que termina de inflar.

Equipamentos eletrônicos

Durante o voo o piloto utiliza equipamentos para controle de voo. Entre eles, o altímetro, GPS e Rádio para comunicação com a equipe de solo.

Voltar ao índice

Pilotagem do balão em Praia Grande SC

Maçarico do balão
Maçarico do balão injetando ar quente para subir

A primeira coisa que o piloto faz é verificar a direção do vento soltando uma bexiga com gás Hélio para escolher o local de decolagem. Com isso, já terá uma ideia da área aproximada de pouso.

No local escolhido a equipe começa a inflar o balão, primeiro com uma ventoinha, para dar forma ao balão, e logo depois com o maçarico, injetando ar quente. Em poucos minutos o balão fica em pé é mostra toda a sua grandiosidade.

Inflagem do balão
Maçarico sendo utilizado para inflagem do balão

Basicamente, o balão sobe com a adição de ar quente, através do maçarico. Quanto mais ar quente, mais ele sobe. Parando de adicionar ar quente, aos poucos ele vai descendo.

Também existe o recurso de abrir a “Tape”, parte superior do balão, através de uma corda para descer mais rápido.

A direção é completamente determinada pelo vento. Porém existe um recurso técnico de subir e descer para pegar correntes de ar que sopram em direções diferentes conforme a altitude.

Com isso, e com o planejamento antecipado do voo, o piloto sempre consegue encontrar um local adequado para o pouso.

O voo de balão em Praia Grande e em qualquer outro lugar, ocorre quase sempre ao amanhecer e menos frequente, ao anoitecer, quando há menos ventos e condições climáticas mais adequadas.

Voltar ao índice

Piloto do voo de balão em Praia Grande

Voo de balão em Praia Grande SC
Nosso segundo voo com o João do Balão

Fizemos o passeio em Praia Grande, já por duas vezes, com João Vitor Justo (João do Balão), e sua equipe. Natural de Torres, João é apaixonado pelo esporte e desde os 10 anos de idade está envolvido com o balonismo.

Passeio de balão João do Balão
João do Balão nos oferecendo um brinde de espumante após o voo

Atualmente, João do Balão é o melhor piloto de balão do Rio Grande do Sul (campeão em 2021) e vice-campeão brasileiro (também em 2021), considerado o terceiro no ranking no Brasil.

Formado piloto em 2015, João do balão já foi campeão também do Circuito Torres de 2015 e 2019, além de já ter participado de competições internacionais na Europa e na Ásia.

Voltar ao índice

Passeio de balão em Praia Grande SC

A cidade catarinense de Praia Grande é atualmente, disparado, o principal destino de passeios de balão no Brasil. Os voos acontecem todos os dias com vários balões no ar. Voamos numa terça e havia 15 balões voando naquela manhã.

Voo de balão em Praia Grande SC
Voo de balão em Praia Grande SC

O voo de balão em Praia Grande pode ser exclusivo para casais ou compartilhado, com o piloto e mais 2 ou 3 passageiros, ou num balão maior, para até 24 pessoas.

A empresa João do Balão conta com 5 balões em tamanhos diferentes, utilizados conforma e demanda do dia.

Passeio de balão em Praia Grande - SC
Nosso primeiro voo em um balão de 5 lugares com os cânions ao fundo

O passeio de balão em Praia Grande oferece paisagens belíssimas, bem próximo aos cânions de Cambará do Sul. Muitas vezes, com a neblina, o voo proporciona também a vista de um mar de nuvens, além do nascer do sol.

O melhor horário para voar de balão e logo ao amanhecer. Este é o horário em que há menor incidência de ventos, proporcionando um voo mais tranquilo e seguro.

Como foi nosso primeiro voo de balão em Praia Grande

Passeio de balão nos cãnions de Cambará do Sul
Balão em pé, pronto para decolagem

Nosso primeiro voo de balão em Praia Grande foi em um balão com capacidade máxima para 5 pessoas, no dia 26/12/2019. Com todos a bordo, João acendeu o maçarico com força para decolagem, quando sentimos pela primeira vez o calor das chamas. Quase sem perceber, o balão foi deixando o chão e já estávamos voando.

Passeio de balão em Praia Grande - SC
Balão a 1000 m de altitude

O tempo estava perfeito, com o sol brilhando e uma quase completa ausência de vento. Como cenário de fundo, alguns dos cânions de Cambará do Sul e Praia Grande, como o Cânion Índios Coroados, Molha Coco e o Malacara.

Nosso primeiro voo de balão em Praia Grande passou dos 1000 metros de altitude. Chegamos ao nível do platô superior dos cânions. Depois disso se iniciou uma lenta descida a procura de um local para pouso.

Passeio de balão em Torres - RS
Local escolhido pelo piloto para o pouso

Pousamos em um platô, ainda em uma boa altura, com vista para a cidade de Praia Grande. Foi um pouso bem tranquilo, porém deu um pouco de trabalho para a equipe de apoio ir buscar o balão.

No final, após o equipamento todo desmontado e carregado na camioneta, o João ainda nos ofereceu um brinde de espumante para tornar ainda mais inesquecível este momento.

Nosso segundo passeio de balão em Praia Grande

Passeio de balão em Praia Grande SC
Passeio de balão em Praia Grande SC

Nosso segundo passeio de balão em Praia Grande foi uma experiência ainda mais marcante. Voamos em um balão com capacidade para 20 pessoas, no dia 25/01/2022.

O dia amanheceu com neblina o que possibilitou viver a experiência de voar sobre um mar de nuvens e ao mesmo tempo ver os Cânions acima das nuvens e um nascer do sol fantástico. Foi espetacular!

Passeio de balão em Praia Grande SC
Neblina se dissipando durante o voo

Por volta dos 400m de altitude passamos acima das nuvens e foi um momento mágico. Nosso voo chegou a 1150m de altitude, decolamos em Praia Grande SC e descemos no município vizinho de Mampituba, Rio Grande do Sul.

Vista do balão para os canyons em Praia Grande
Paisagem dos cânions vista do balão

O voo durou em torno de 45 minutos e a distância entre o ponto de decolagem e de pouso foi de mais de 10km. Foi um voo muito tranquilo e perfeito, com paisagens de nuvens e também de aberturas com vistas da cinematográficas.

Voar de balão em Praia Grande SC
Sobrevoando as plantações de arroz em Mampituba RS

Próximo ao local do pouso passamos próximo da copa das árvores para pousar no terreno logo em seguida, manobra feita com facilidade pelo João, mostrando toda a sua experiência.

Voar de balão em Praia Grande SC
Sobre a copa das árvores se aproximando para o pouso

Voltar ao índice

Duração do passeio de balão

Confira abaixo os tempos de nosso voo e do passeio em Praia Grande – SC:

    • Somente tempo de voo: Em média 45 minutos
    • Montagem do balão + voo + desmontagem: 1:30h
  • Tempo total, incluindo deslocamentos: Em torno de 2:30h
Voo de balão em Praia Grande SC
Uma foto com esta incrível paisagem de fundo

Voltar ao índice

Passeio de balão: Preço

Voar de balão não é barato! Mas considerando o alto investimento, o fato de que precisa haver uma equipe envolvida, os deslocamentos, consumo de Gás Propano e todo o trabalho, é um preço justo. Logo abaixo iremos revelar o quanto custa um balão.

Além do mais o passeio de balão em Praia Grande é uma experiência para guardar para toda a vida. Mas que pode ser repetida, é claro! Os voos de balão em Praia Grande acontecem todos os dias, exceto quando as condições meteorológicas não permitirem.

O valor do passeio de balão em Praia Grande custa a partir de R$639 por pessoa.

Para agendar o passeio, basta clicar no botão abaixo que leva direto ao WhatsApp do João. Envie a mensagem automática do botão “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação, depois combine o passeio na data desejada!

 Agendar passeio!

Voltar ao índice

Quanto custa um balão?

Muita gente acha caro um passeio de balão e até se assusta ao saber do preço, realmente não é um passeio barato. Por isso, fizemos questão de expor aqui o quanto custa um balão e a logística envolvida.

Segundo informações que o João nos passou, um equipamento completo tem o valor aproximado de R$200 mil, sendo que a só a parte do envelope (tecido) gira em torno de R$120 mil.

O porém é que o envelope do balão tem vida útil, que dura em média apenas 180 voos. Após isso ele é aposentado e deve ser substituído por um novo envelope.

Pouso do balão em Praia Grande SC
Balão para 20 pessoas no local do pouso do nosso segundo voo

Você até pode encontrar outra empresa com valor do voo de R$20 a R$30 mais barato, mas é preciso tomar cuidado!

A equipe do João do balão preza pela segurança, todos os equipamentos são novos e de última geração. Os balões são devidamente registrados, documentados e passam por inspeção anual.

O time de pilotos tem vasta experiência no esporte, tendo disputado campeonatos por todo o Brasil e no Mundo.

Além do alto investimento em segurança e alto desempenho, precisa uma camioneta e um carretão de transporte, além da equipe de apoio de no mínimo mais duas pessoas para auxiliar na montagem, resgate do balão e desmontagem.

Outra coisa é o gás propano que não é nada barato e gasta bastante em um voo.

Sabendo de tudo isso, podemos dizer que não é caro pagar R$640 (valor de 2022) para voar de balão em Praia Grande e viver uma experiência inesquecível.

Voltar ao índice

Vídeo do passeio de balão em janeiro de 2022.

Vídeo do passeio de balão em dezembro de 2019.

Nota! Voamos em Praia Grande a convite do João do Balão, mas procuramos mostrar com imparcialidade como é o passeio.
Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Não tenho coragem de voar no balao, mas tenho muita vontade de ver os voos! Será que é possível um Uber nos levar até o local apenas para a observação? Tem algum valor ? O que vc acha?

  2. Olá
    Cambara do sul ou Praia Grande para voar?
    Qual melhor voo pra vista das cânions?

    • O de Praia Grande oferece a vista dos cânions, mas de longe, conforme as fotos que viu nesse post. na verdade enxerga as paredes de alguns por baixo.
      O de Cambará é nos campos em cima dos cânions, mas não tem vista para eles.
      Não existe voo de balão em cima dos cânions, seria extremamente perigoso e inviável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here