As 10 melhores praias de Florianópolis

Conheça as 10 melhores praias de Florianópolis para passar suas férias, além de dicas de praias para surf e para fazer trilhas.

Canasvieiras - Florianópolis
  Por Jair Prandi
 

Listar as melhores praias de Florianópolis não é uma tarefa tá fácil e com certeza gera polêmicas. A ilha de Santa Catarina, no município de Florianópolis oferece dezenas de belas praias nos mais variados estilos e vai do gosto de cada um.

Esta lista tem como principais critérios as melhores praias para passar as férias com a família. Praias que oferecem boas condições para banho de mar e boa infraestrutura de apoio aos turistas.

  • As praias de Florianópolis do norte são as de águas mais tranquilas, mais urbanizadas e as mais procuradas pelas famílias de veranistas.
  • As praias do leste, em geral possuem mar mais aberto com ondas mais fortes, propícias ao surf e outros esportes, com isso mais frequentadas pelos jovens.
  • Ao sul da ilha estão as praias mais rústicas, geralmente com vilas de pescadores.

As 10 melhores praias de Florianópolis

Agora iremos listar as 10 melhores praias de Florianópolis para família e para passar a temporada de verão. Esta lista tem como principais critérios a qualidade da praia para banho de mar e a infraestrutura para veranistas que procuram uma praia para passar suas férias.
A sequência das 10 melhores praias em Florianópolis está do Norte para o Sul e não por classificação. Conheça as 10 melhores praias de Floripa:

1 – Praia Jurerê

Praia Jurerê Internacional - Florianópolis
Vista aérea da Praia Jurerê Internacional

No lado esquerdo fica a famosa Jurerê Internacional, frequentada por um público mais abastado e famosos, onde tudo foi totalmente planejado. Conta com parques, shopping a céu aberto, bares, restaurantes requintados e mansões de muito luxo.

No canto direito fica a Jurerê Tradicional, onde se misturam moradores e turistas. Há restaurantes com culinária típica e lá fica o Iate Clube de Santa Catarina, com seu trapiche.

A praia de Jurerê tem areia fina e clara, com uma faixa de vegetação protegida. Possui mar de coloração verde, com poucas ondas. A praia é dividida em duas partes com características distintas.

Distante 25km do centro, possui 3,5 km de extensão (incluindo a tradicional e a internacional).

2 – Praia Canasvieiras

Praia Canasvieiras
Localizada no norte da ilha, a praia possui uma faixa de areia branca e fina, com poucas ondas e mar esverdeado. A praia oferece várias opções, como passeios de barco, banana-boat, caiaque e mergulho.

É uma das mais urbanizadas, quase uma pequena cidade, onde se contra um pouco de tudo. Possui um forte comércio, vasta rede hoteleira, apartamentos para aluguel, além de muitos bares e restaurantes.

É uma das melhores praias em Florianópolis para passar o verão. Recentemente a praia passou por uma obra de alargamento aumentando muito o espaço na areia.

Distante 28 km do centro, a praia tem 2,4km de extensão.

3 – Praia Cachoeira do Bom Jesus

Praia Cachoeira do Bom Jesus - Florianópolis
Praia de águas calmas, claras e cristalinas, com areia fina. É uma boa opção para quem quer tranquilidade. Conta com vários condomínios, casas para alugar e centro comercial.
Situada ao norte da ilha, a praia de Cachoeira do Bom Jesus é praticamente uma extensão de Canasvieiras, que fica à sua esquerda.

Quase não possui acessos por rua à praia, pois quase toda a orla é cercada por condomínios, mas é uma ótima praia de Florianópolis para famílias.

Com 2,4 km de extensão, fica a 30 km do centro de Floripa.

Dica de pousada: Hotel Ilha Sol Praia – Nota: 9,7

4 – Praia da Lagoinha

Praia Lagoinhs - FlorianópolisTambém conhecida como Lagoinha do Norte, é uma praia tranquila, com águas limpas, calmas e mornas. Possui uma larga faixa de areia clara e fina, muito procurada por famílias.

É a praia situada mais ao norte da ilha, que mescla condomínios, pousadas e casas de veraneio com casas de moradores. Os acessos à praia, em sua maioria são por pequenos caminhos entre as pousadas, casas de moradores e estacionamentos.

Tem 900 metros de extensão e fica a 34 km do centro.

Dica de pousada: Pousada da Vigia – Nota: 9,0

5 – Praia Brava

Praia Brava - Florianópolis - SC

A praia é voltada para a Costa Leste, com mar aberto, possui ondas fortes, com repuxo, mas o mar é lindo e muito lindo, sendo possível o banho de mar, na beirada. Suas características atraem surfistas profissionais e amadores.

Cercada por morros, a Praia Brava, diferente das demais foi planejada e conta com ótimas opções de hospedagem. Há condomínios luxuosos com infraestrutura de ponta, com restaurantes e bares que funcionam na alta temporada.

Com 1,5km de extensão, fica a 34 km da cidade.

Dica de pousada: Brava Apart Hotel – Nota: 9,4

6 – Praia dos Ingleses – Melhores praias Florianópolis

Praia dos Ingleses - Florianópolis
Entre as melhores praias de Floripa, a Praia dos Ingleses é a que tem a maior concentração de construções.
Possui mar aberto, com águas azuis, com média ondulação, e mar mais calmo no lado direito, ótima para banho de mar. As enormes dunas que separam Ingleses da Praia do Santinho são procuradas para pratica do sandboard.

É uma das praias com melhor infraestrutura turística e uma das preferidas pelos turistas argentinos. Oferece ótima infraestrutura, de hospedagem, alimentação e serviços.

Com 5 km de orla, é uma das mais extensas, localizada a 32 km do centro.

7 – Praia do Santinho

Praia do Santinho - Florianópolis

Assim como a Praia Brava, a Praia do Santinho oferece hospedagens de alto padrão. Possui mar aberto e agitado, considerada a melhor praia do Norte da ilha para surfar, principalmente no canto esquerdo. O canto direito é mais propício ao banho de mar.

No canto direito fica o maior resort de Florianópolis, o Costão do Santinho. Neste canto tem também as trilhas que levam ao topo do morro e à praia vizinha de Moçambique. No canto esquerdo tem as dunas e trilhas pelo costão e no morro.

Com extensão de 2 km fica a 36 km da cidade.

Dica de resort: Costão do Santinho resort all inclusive – Nota: 8,5

8 – Praia Barra da Lagoa

Barra da Lagoa - Florianópolis

Barra da Lagoa é um importante núcleo de pescadores da ilha, onde o canal da Barra da Lagoa da Conceição deságua no mar. As ondas são suaves, protegidas da correnteza e pelo molhe do canal.

Uma ponte para pedestres, que atravessa o Canal da Barra, leva para o outro lado e uma pequena trilha dá acesso à Prainha, uma pequena enseada cercada por enormes rochas e piscinas naturais.

O local possui boa infraestrutura com pousadas simples, bares e restaurantes. No lado norte da praia fica o projeto Tamar, onde há várias tartarugas marinhas.

Tem 1 km e se localiza a 26 km da cidade.

9 – Praia Campeche

Praia Campeche
Praia Campeche vista do Morro do Lampião

A praia do Campeche é uma continuação, entre a praia da Joaquina e Morro das Pedras. Em frente a sua ponta esquerda fica a Ilha de Campeche, a 1,5 km da costa, onde está a praia mais bonita de Florianópolis.

Possui uma larga faixa de areia branca e fina, com algumas dunas é áreas a beira mar preservadas. O mar é aberto, com água fria e ondas fortes, principalmente mais ao sul.

É bastante extensa, com 5 km de orla, situada a 15km do centro.

Dica de pousada: Pousada Recanto do Neca – Nota: 9

10 – Praia da Armação

Praia da Armação - Florianópolis - SC

A Praia da Armação é uma antiga vila de pescadores que junto com a Praia Matadeiros, oferece paisagens belíssimas. A vila fica no extremo direito da praia, onde deságua um riacho e há uma bela península. Neste ponto, há pousadas e alguns restaurantes e pontos bons para banho de mar.

Já o canto esquerdo possui mar aberto, propício para o surf, onde não se aconselha o banho de mar, pelas ondas fortes e mar profundo. O meio da Praia também tem ondas fortes e pertence ao Parque Municipal da Lagoa do Peri, uma unidade de conservação ambiental.

Situada a 23 km do centro, tem 3,2km de extensão.

Melhores praias de Florianópolis para surf

Canto esquerdo da Praia da Joaquina
Canto esquerdo da Praia da Joaquina

Há diversas praias com ótimas ondas para surfar em Florianópolis. Podemos dizer que as duas melhores praias para surf são a Praia Joaquina e a Praia Mole, famosas internacionalmente e que além dos surfistas são muito procuradas pela turma jovem.

Outras praias boas para surf em Floripa, são a praia Campeche, Praia do Santinho, Praia Brava e Praia dos Naufragados.

Melhores praias de Florianópolis para trilhas (praias desertas e preservadas

Trilha do Morro da coroa - Praia lagoinha do Leste
Mirante do Morro da Coroa e Praia da Lagoinha do Leste

A Ilha que compõe o município de Florianópolis ainda conta com belíssimas praias desertas e bem preservadas, acessíveis somente por trilhas.

  • A Praia Lagoinha do Leste é a mais bela delas, situada no Sudeste da Ilha. O melhor mirante da praia fica na Pedra da Coroa, localizada em uma montanha ao lado.
  • No centro da ilha a pequena Praia do Gravatá e a Praia da Galheta (dedicada ao nudismo) são duas belíssimas praias com trilhas que proporcionam vistas fantásticas do alto dos morros.
  • No extremo Sul da ilha, a distante Praia Naufragados é acessível pela estrada costeira do Ribeirão da Ilha e no final por uma trilha.

Praia mais bonita de Florianópolis

Ilha Campeche - Florianópolis
Ilha do Campeche – Florianópolis

Consideramos a Praia da Ilha do Campeche a mais bonita praia de Florianópolis por seu mar incrivelmente verde e de águas transparentes e calmas.
Porém, há várias outras praias belíssimas, como a Lagoinha do Leste, por exemplo.

Maior praia de Florianópolis

Praia Moçambique - Maior praia de Florianópolis
Praia Moçambique

A maior praia de Florianópolis é a Praia Moçambique, com 10km de extensão. É uma praia deserta, com areia grossa e mar forte, que conta com alguns acessos entre a floresta de pinheirinhos.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here