O que fazer em Mata RS: 15 pontos turísticos

Conheça as atrações da pequena cidade de Mata no Rio Grande do Sul, conhecida como a cidade da pedra que foi madeira por sue fósseis vegetais.

2994
Jardim Paleobotânico de Mata RS
Jardim Paleobotânico de Mata RS

Mata RS é uma cidade do Rio Grande do Sul situada no centro do estado, conhecida como a “cidade da pedra que foi madeira”. Esse apelido se deve à grande quantidade de fósseis de madeira petrificada espalhados pela cidade e zona rural.

A cidade de Mata é um verdadeiro museu a céu aberto, digna de ser visitada pelos amantes de história, cultura e arqueologia. A cidade está situada sobre uma imensa floresta de fósseis de aproximadamente 200 milhões de anos.

A denominação “Mata” se deu a partir da densa mata nativa encontrada durante a construção da Ferrovia que liga Santa Maria à Jaguari, entre 1912 e 1919.

Os fósseis vegetais foram descobertos em 1976 pelo Padre Daniel Cargnin, quando a cidade passou a ser conhecida internacionalmente como a ‘Cidade da Madeira que Virou Pedra”.

Casa decorada com fósseis em Mata RS
Casa decorada com fósseis

De tão abundante que eram os fósseis na cidade de Mata RS, muitas casas, escadarias e praças forma ornamentados com pedaços de madeira petrificada. Porém, nos dias de hoje esta prática é proibida e descrita nas inúmeras placas espalhadas na cidade.

De qualquer forma, Mata é uma cidade com identidade única no Rio Grande do Sul e no Brasil com suas florestas petrificadas, um rico patrimônio arqueológico.

A cidade de Mata foi fundada em 1965, fica a 127 metros de altitude e tem em torno de 5 mil habitantes (estimativa de 2022).

O que fazer em Mata RS
Igreja matriz da cidade

Turismo em Mata RS

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Mata RS

Navegue por este post

Quando ir a Mata – Rio Grande do Sul

Como a principal coisa a fazer em Mata RS é observar os fósseis de madeira, a cidade pode ser visitada em qualquer época do ano. Um dia é suficiente para conhecer os pontos turísticos de Mata na cidade e zona rural.

Voltar ao índice

Museu Municipal de Mata RS
Fachada do Museu Municipal revestido com fósseis vegetais

Como chegar em Mata RS

A cidade de Mata RS fica a 375km de Porto Alegre, 85km de Santa Maria e a 211km de Santana do Livramento.
Mata possui um único acesso pavimentado através da RS-532, que liga a cidade à BR-287, que vem de Santa Maria.

Voltar ao índice

Onde ficar em Mata – Hotéis e pousadas

A cidade é pequena e conta com poucas opções de hospedagem, a principal é o Paleon hotel, onde funciona também um restaurante.
Para quem está viajando em um roteiro pela região, ficar em São Vicente do Sul (28km) ou Santa maria (85km) são boas opções.

Voltar ao índice

O que fazer em Mata RS: Pontos turísticos da cidade

Como comentamos, as principais atrações na lista do que fazer em Mata estão relacionadas aos fósseis de madeira petrificada. Mas outros pontos turísticos em Mata RS, que iremos mostrar agora.

Pórtico de Mata RS

Pórtico de Mata RS
Pórtico de Mata RS

O portal turístico de Mata fica logo no início da rodovia de acesso à cidade, na entrada do município. No local há uma réplica de uma fêmea de dinossauro Branquissauro, um herbívoro, descoberto em 1900 no estado do Colorado, Estados Unidos.

Praça Medianeira

Praça Medianeira - Mata RS
Fósseis decorando a Praça Medianeira

A Praça Nossa Senhora da Medianeira fica junto à capela de mesmo nome, logo na entrada da cidade. O destaque são os vários pedaços de troncos de madeira petrificada com 200 milhões de anos que ornamentam a praça. Todos os detalhes de pedra são feitos de fósseis, até mesmo a calçada.

Praça Martimiano (Praça Luterana)

Praça Luterana - Mata RS
Praça Luterana e o enorme fóssil vegetal

Nesta praça está localizado o maior tronco fóssil do município. O tronco de árvore petrificada tem 11m de comprimento e 1m de diâmetro e seu peso é de cerca de 15 toneladas.

Em frente à praça fica a igreja luterana de Mata e há também um pequeno avião como decoração. Além do tronco principal há vários outros fósseis decorando as calçadas e os canteiros.

Praça Municipal de Mata RS (Praça Santo Brugalli

Praça Municipal de Mata RS
Praça Municipal de Mata RS

A praça central da cidade de Mata RS é toda ornamentada com fósseis vegetais, incluindo escadarias, canteiros e monumentos. A praça de forma retangular homenageia o imigrante Brugalli, importante personagem da história da cidade.

Jardim Paleobotânico de Mata

Jardim Paleobotânico de Mata RS
Jardim Paleobotânico de Mata RS

O Jardim Paleobotânico de Mata é uma área protegida repleta de fósseis preservados, um espaço ao ar livre onde se pode observar inúmeros fósseis vegetais nos gramados.

O Jardim (único do gênero no Brasil) foi criado em 1980 a partir de convênio da Universidade Federal de Santa Maria e a Prefeitura Municipal de Mata, como uma área de estudo, preservação e visitação.

Em 2018 foi tombado pelo IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul.
A visitação é livre.

Museu Municipal de Mata Padre Daniel Cargnin

Museu Padre Daniel Cargnin - Mata RS
Museu Padre Daniel Cargnin

O Museu Padre Daniel Cargnin, localizado no centro da cidade de Mata RS, possui um acervo de aproximadamente 2.500 peças fósseis animais e vegetais, considerado um dos maiores acervos do Brasil nessa temática.

O Padre Daniel Cargnin foi o grande responsável pela descoberta dos fósseis vegetais e a conscientização da sociedade quanto ao valor real das peças e a importância da preservação.

Um dos destaques do museu é o crânio de um dicinodonte, um dos animais pré-históricos que habitavam esta região do Rio Grande do Sul no período Triássico.

Monumento Santa Madre Paulina

Monumento Madre Paulina - Mata RS
Monumento Madre Paulina – Crédito: Prefeitura de Mata

O Santuário se localiza em meio a floresta num morro à 500 metros do centro da cidade. Possui um monumento decorado com fosseis vegetais com a imagem de Santa Paulina, a qual foi a primeira cidade a receber a imagem de santa.

Igreja Matriz Santo Antônio

Igreja Santo Antônio - Mata RS
Igreja matriz Santo Antônio

A Igreja Matriz Santo Antônio fica numa parte alta da cidade de Mata e sua escadaria é toda decorada com pequenas peças de madeira petrificada, além da pracinha que fica em sua frente.
Foi nesta igreja que o Padre Daniel se estabeleceu a partir do no ano de 1976. Logo descobriu os fósseis vegetais e se interessou pela proteção e estudos dos e pela paleontologia.

A Igreja matriz foi o primeiro trabalho de ornamentação com os fósseis em Mata RS, no ano de 1977. Ao lado da igreja fica o acesso à gruta do Morro.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes (Gruta do Morro)

Gruta do Morro - Mata RS
Gruta do Morro

A Gruta do Morro (Gruta de Nossa Senhora de Lourdes) fica em meio a uma área de mata na encosta do morro com acesso por uma escadaria, também toda decorada com fósseis vegetais.
A gruta artificial e o oratório da Santa também é todo revestido de pequenos pedaços de madeira petrificada.

O que fazer em Mata RS: Zona rural

Museu Fragmentos do Tempo

Museu Fragmentos do Tempo - Mata RS
Museu Fragmentos do Tempo – Casa que foi remontada no local

O Museu Fragmentos do Tempo é um fabuloso museu familiar situado em uma fazenda no interior do município, na localidade de São José do Louro, a 5km da cidade de Mata RS.

O museu conta a história da família ligada à formação do município de Mata. Durante a visita o Sr. Eron Haesbaert conta um pouco da história e origem dos objetos mais importantes do acervo que é espetacular.

O museu se espalha por 6 espaços diferentes, um deles é uma casa colonial que foi desmontada do local original e remontada no local para compor o complexo turístico do Museu. O acervo é realmente impressionante, vale muito a visita, porém, não é permitido fotografar as peças do acervo.

Abre de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
A visitação é guiada, dura em torna de 90min e o ingresso custa R$25 por pessoa (ref. fev. 2022).
Site do museu

Ponte da Vila Clara

Ponte da Vila Clara - Mata RS
Ponte da Vila Clara

Construída em 1939, a ponte da Vila Clara possui uma marca importante. É a maior ponte férrea em vão livre da América Latina, com 146 metros.
Foi construída sobre o Rio Toropi, por uma família inglesa. Ao lado da ponte há uma passagem de balsa. Fica a 14 km da cidade com acesso por boas estradas de terra que dão acesso tanto a parte de baixo como de cima da ponte.

Cascata Boa Esperança

Cascata Boa Esperança - Mata RS
Cascata Boa Esperança

A Cascata da Boa esperança tem em torno de 20 metros de altura que despenca em uma parede rochosa de cor escura, pena que quando fomos estava com pouca água.

A trilha de acesso passa primeiro pela parte de cima da queda, onde é preciso ter cuidado com as pedras lisas. Depois a trilha de aproximadamente 500 metros contorna o morro e vai até a parte de baixo da queda onde há uma piscina natural.

A Cascata da Boa Esperança fica a 5Km do centro da cidade de Mata RS.

Outros pontos turísticos de Mata RS

Além das atrações mostradas acima há outras cascatas menos conhecidas e que não chegamos a visitar, confira!

Balneário Municipal de Mata RS

Balneário do Rio Toropi localizado a 4km do centro. Oferece infraestrutura para camping, com churrasqueiras, mesas, lanchonete e quadras de esportes.

Cascata da Laje

Também conhecida como Cascata do Buraco é uma pequena queda d’água que passa por dentro de uma pedra. Fica a 6 Km da sede, na localidade de Sertão.

Cascata da Linha Canoa

Cachoeira pouco conhecida, localizada na divisa entre os municípios de Toropi e Mata, próximo a propriedade de Vilson Drescher, a 30 Km da cidade de Toropi.

Voltar ao índice

Mapa de Mata RS: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Mata listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Roteiro em Mata RS

Nossa sugestão de roteiro pelos pontos turísticos de Mata é o seguinte:

  • Pela manhã visite as atrações da cidade nesta sequência: Pórtico de Mata – Praça Medianeira – Praça Luterana – Jardim Paleobotânico – Praça Municipal – Museu Municipal – Igreja Santo Antônio – Gruta do Morro – Monumento Madre Paulina.
  • À tarde visite as atrações da zona rural na seguinte sequência: Museu Fragmentos do Tempo (5km) – Ponte da Vila Clara (+ 9km) – Cascata Boa Esperança (já voltando rumo à cidade).

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here