Passeio 4×4 Rota das Cachoeiras – Cambará do Sul

Conheça o passeio 4x4 Rota das Cachoeiras com saída de Cambará do Sul, que leva a 4 incríveis atrações dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul.

Cachoeira do Passo do S - Jaquirana RS
Cachoeira do Passo do S, uma das atrações do roteiro
  Por Jair Prandi
 

O passeio 4×4 Rota das Cachoeiras de Cambará do Sul é uma aventura imperdível nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul.

O roteiro leva a duas das mais incríveis cachoeiras gaúchas (Cachoeira dos Venâncios e Cachoeira do Passo do S) e inclui duas travessias pelo leito do rio Tainhas, por antigos caminhos dos tropeiros, no Passo do S e Passo da Ilha.

São 5 horas de passeio por 90km de estradas pouco conhecidas entre campos naturais e florestas de araucárias, onde se desvendam belas paisagens cenográficas.

Fizemos o passeio e iremos mostrar como é a sequência do roteiro e quais as atrações no caminho, confira!

Cachoeira dos Venâncios - Cambará do Sul - RS
Uma das inúmeras quedas da Cachoeira dos Venâncios

Passeio 4×4 Rota das Cachoeiras – Cambará do Sul

O passeio 4×4 Rota das Cachoeiras é oferecido por algumas agências de Cambará do Sul. Fizemos com a agência Guia Aparados e depois iremos passar o contato.

O passeio tem saída de seu hotel em Cambará do Sul pela manhã ou à tarde, sendo mais comum à tarde com saída as 14h e retorno as 19h. O roteiro de 90km é em sua maior parte por estradas de terra da zona rural e inclui o carro 4×4 e guia condutor.

Em cada uma das atrações há trilhas curtas até os principais mirantes e melhores lugares para fotos. Se for no verão é possível tomar banho de rio e cachoeira, já no inverno as águas tornam-se muito geladas na região.

Cachoeira do Passo do S - Jaquirana
Cachoeira do Passo do S, uma das atrações do roteiro 4×4 Rota das Cachoeiras

Atrações do passeio 4×4 Rota das Cachoeiras

O passeio de 5 horas é realizado em um roteiro circular. A sequência de visitação ocorre da seguinte forma:

  • Cachoeira dos Venâncios: Caminhada curta e visitação às 4 quedas da cachoeira e banho de rio (se for no verão).
  • Cachoeira do Passo do S: Caminhada curta e vista da cachoeira, primeiro por cima e depois por baixo.
  • Passo do S: Travessia do Passo do S pelo leito do rio Tainhas.
  • Passo da Ilha: O carro 4×4 estaciona no lajeado do rio onde é possível comtemplar as corredeiras e pequenas quedas, além de banho de rio (se for no verão). Travessia do Passo da Ilha pelo leito do rio Tainhas.

Conheça melhor as atrações:

Cachoeira dos Venâncios

Cachoeira dos Venâncios - Cambará do Sul
Cachoeira dos Venâncios – Segunda queda

O complexo da Cachoeira dos Venâncios é composto por 4 grandes cachoeiras, as duas de cima de grande largura. Além das grandes quedas há outras inúmeras pequenas, corredeiras, lajeados e piscinas naturais.

Vista aérea da Cachoeira dos Venâncios
Vista aérea da Cachoeira dos Venâncios – Primeira queda

A primeira queda tem em torno de 140m de largura, já a segunda em torno de 80m e as duas inferiores 50m. Os melhores pontos para banho e foros estão entre a segunda e terceira queda.

Vista aérea da Cachoeira dos Venâncios - Cambará do Sul
Vista aérea de todas as quedas da Cachoeira dos Venâncios

A Cachoeira dos Venâncios fica no Rio Camisas que faz a divisa natural de Cambará do Sul com o município de Jaquirana. Este conjunto de cachoeiras, corredeiras e lajeados é realmente incrível.

Cachoeira do Passo do S

Cachoeira Passo do S
Vista aérea da Cachoeira Passo do S e o Passo do S mais acima, junto à estrada

A Cachoeira do Passo do S fica 200 metros rio abaixo em relação ao Passo do S. É uma grande queda d’água com diferentes ângulos e níveis de caída. Tem em torno de 20m de altura e 200m de largura com grande volume de água.

Cachoeira do Passo do S - Jaquirana RS
Cachoeira do Passo do S, uma das atrações do roteiro

Junto com os campos e pinheiros de araucária, em seu entorno, forma um cenário espetacular. A visitação ocorre na parte lateral com vista superior, depois na parte inferior de frente para a queda.

Atenção! A agência Guia Aparados leva o visitante na parte de baixo da queda. Outras agências levam só na parte superior como pudemos observar no dia em que fomos.

Passo do S

Passo do S - Jaquirana RS
Passo do S – Jaquirana RS

O Passo do S é uma passagem natural sobre o Rio Tainhas, local de grande beleza, praticamente intocado, parte do Parque Estadual do Tainhas, totalmente dentro do município de Jaquirana.

O percurso que era passagem de tropeiros pelo Rio Tainhas, possui formato de “S”, com 230 metros de travessia pelo leito do rio, com o percurso demarcado por estacas, onde é mais raso.

Vista aérea do Passo do S - Jaquirana
Vista aérea do Passo do S

A área do lajeado que agora dá passagem a carros, estando o rio em seu nível normal, tem uma média de 10 cm de profundidade, mas há pontos com valetas.
Obs: Se o rio estiver com muita água, com algum risco, a passagem não acontece.

Passo da Ilha

Roteiro Passo da Ilha - São Francisco de Paula
Roteiro Passo da Ilha – No lado de São Francisco de Paula

O Passo da Ilha é uma passagem de carro pelo leito do Rio Tainhas, que no local, faz a divisa natural entre São Francisco de Paula e Cambará do Sul.
O local oferece uma paisagem fantástica, com um grande lajeado, pequenas quedas d’água e uma bela ilha, repleta de araucárias.

Passeio 4x4 Passo da Ilha
Passagem pelo Passo da Ilha

A passagem pelo leito do rio se dá em duas etapas, de um dos lados até a ilha, depois da ilha até o outro lado, totalizando 250 metros de largura. A profundidade média é de 10 cm de água, estando o rio em seu nível normal.

Quem leva no passeio 4×4 Rota das Cachoeiras?

Passeio 4x4 Rota das Cachoeiras - Cambará do Sul
Passeio 4×4 Rota das Cachoeiras com a Guia Aparados

Fizemos este passeio com a Guia Aparados, agência que opera diversos passeios em Cambará do Sul e região. Quem nos acompanhou foi o condutor Lucas, apaixonado pela natureza do local.

Para fazer este passeio fantástico, basta entrar em contato com a agência pelo botão abaixo.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da agência Guia Aparados. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação, depois combine este ou outro passeio na data desejada!

Entrar em contato com a agência!
Nota! A agência realiza também outros passeios em Cambará, como trilhas, cavalgada, passeio de quadricíclo, entre outros.

O passeio inclui: Guia de Ecoturismo, transporte 4×4 a partir de seu hotel, ingressos, garrafa de água e seguro de trilha.

O que levar neste passeio

Roupas leves para caminhada, roupas de banho e toalha (mais indicado no verão), calçados confortáveis, boné ou chapéu, protetor solar, repelente, capa de chuva, lanche, celular para fotos.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, Jair !
    Parabéns pelo artigo ! Uma experiência espetacular e bem detalhada !
    Gostaria apenas de saber em qual horário do dia você fez esse passeio. De manhã ou de tarde? As operadoras oferecem as duas opções.
    Estou curioso, pois pretendo ir nesse passeio, agora em julho/22, e sou amante de fotografia. Pelo que ví nas suas fotos você foi num horário perfeito, pois as cachoeiras estavam muito bem iluminadas pelo sol, sem sombras. Fico com medo de marcar o passeio num turno em que as cachoeiras estejam muito sombreadas, dificultando a tomada de fotos.
    Obrigado e grande abraço !

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here