Cachoeira do Rio Saltinho – Chapadão do Lajeado

Conheça a Cachoeira do Rio Saltinho, principal pontos turístico do município de Chapadão do Lajeado, em Santa Catarina.

Mirante da Cachoeira do Rio Saltinho - Chapadão do Lajeado SC
Mirante da Cachoeira do Rio Saltinho - Chapadão do Lajeado SC
  Por Jair Prandi
 

A Cachoeira do Rio Saltinho, também conhecida por Cachoeira do Rio do Salto, tem 92 metros de altura e é a principal atração do município de Chapadão do Lajeado, em Santa Catarina.

Sustentada por um riacho de pequeno porte, a cachoeira do Rio Saltinho costuma ter pouco volume d’água. Mas é uma atração natural de grande beleza pelo belo cenário que a rodeia.

A cascata despenca em um paredão de pedras brancas em camadas que se harmoniza com o verde da vegetação ao seu redor. Junto à base da cachoeira há uma caverna profunda que a torna ainda mais interessante. Dizem que no passado a caverna servia de moradia de índios bugres.

Cachoeira do Rio Saltinho - Chapadão do Lajeado SC
Vista da cachoeira a partir do mirante

Como chegar à Cachoeira do Rio Saltinho

A Cachoeira do Rio Saltinho fica na comunidade Rio Saltinho a 5 km do centro da cidade de Chapadão do Lajeado, em Santa Catarina. A Estrada de acesso, quando fomos (março de 2022) estava em ótimo estado de conservação.

Chapadão do Lajeado SC
Portal da cidade de Chapadão do Lajeado SC

A cidade de Chapadão do Lajeado fica a 48 km de Alfredo Wagner, 27 km de Ituporanga, a 54 km de Rio do Sul e a 72 km de Bom Retiro, outras cidades desta região.

As maneiras de visitar são através do mirante (por cima) ou através da trilha que leva até a base na parte de baixo da cachoeira.

Mirante da Cachoeira do Rio Saltinho

Mirante da Cachoeira do Rio Saltinho - Chapadão do Lajeado SC
Mirante de vidro

A estrada de acesso leva ao Mirante da Cachoeira do Rio Saltinho, que oferece a vista frontal da cascata na altura da parte superior.

Mirante da Cachoeira do Rio Saltinho - Chapadão do Lajeado SC
Vista aérea do mirante

O mirante foi inaugurado em 27 de agosto de 2021 e possui uma plataforma de vidro que se estende por uns 5 metros sobre o precipício e que rende belas fotos.

Mirante da Cachoeira do Rio Saltinho - Chapadão do Lajeado SC
Mirante da Cachoeira do Rio Saltinho – Chapadão do Lajeado SC

Junto ao mirante há uma grande área de estacionamento, banheiros e até um trailer onde funciona uma lanchonete nos finais de semana.

Trilha da Cachoeira do Rio Saltinho por baixo

Cachoeira do Rio Saltinho por baixo
Vista da cachoeira por baixo – Cachoeira por baixo – Foto: Astherion

Não chegamos a fazer a trilha que leva à base da cascata, mas segundo informações pesquisadas, a trilha é fácil e tem início em uma propriedade particular no fundo do vale, que fica a 5 km do mirante.
São aproximadamente 1,2 km de trilha (ida e volta) a partir do sítio de acesso. Veja a localização no Wikiloc.

O que fazer em Chapadão do Lajeado SC

Chapadão do Lajeado SC
Portal da cidade de Chapadão do Lajeado SC

Além da Cachoeira do Rio Saltinho, principal pontos turísticos de Chapadão do Lajeado, há duas atrações que Podemos destacar na cidade, o portal e a Praça da Fé, onde fica a estátua do Cristo.

Portal de Chapadão do Lajeado

Portal de Chapadão do Lajeado
Portal de Chapadão do Lajeado

O portal turístico de Chapadão do Lajeado foi construído recentemente e tem como principais destaques, o letreiro do município e a estátua que homenageia os tropeiros com uma replica de um tropeiro e três mulas junto ao brasão do município.

Praça da Fé

Praça de Chapadão do Lajeado
Praça da Fé – Chapadão do Lajeado

A Praça da Fé fica na Avenida Vinte e Nove de Novembro, principal rua da cidade. É uma praça nova que conta com um bom espaço verde, vários bancos, academia ao ar livre e parquinho.
Nesta praça fica a réplica do Cristo Redentor com 6 metros de altura, uma homenagem da Prefeitura Municipal de Chapadão do Lajeado ao seu povo que é muito religioso.

Cachoeira do Rio Saltinho - Chapadão do Lajeado SC
Vista aérea da cachoeira

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here