O que fazer em Ituporanga SC

Conheça as cachoeiras e pontos turísticos de Ituporanga, uma cidade do estado de Santa Catarina, situado no Vale do Itajaí.

1003
O que fazer em Ituporanga - Santuário do Louvor Nossa Senhora de Lourdes
Santuário do Louvor Nossa Senhora de Lourdes

Saiba o que fazer em Ituporanga, uma cidade do estado de Santa Catarina, situado no Vale do Itajaí, repleto de cachoeiras e pontos turísticos.

Reconhecida com a “capital nacional da cebola”, o município de Ituporanga foi criado em 30 de dezembro de 1948, desmembrado de Bom Retiro. Sua população atual é de aproximadamente 25 mil habitantes (2022).

O nome “Ituporanga”, traduzido do tupi que significa “cachoeira bonita”, através da junção dos termos y’tu (cachoeira) e poranga (bonito). O nome se originou do Salto Grande, cachoeira existente na cidade.

Apesar de ainda pouco conhecida em termos de turismo, Itupotanga SC nos surpreendeu com a grande quantidade de cachoeiras e pontos turísticos como o imponente Santuário do Louvor a Nossa Senhora de Lourdes no alto do morro.

Cachoeira Duas Irmãs - Ituporanga
Rio dos Bugres e a Cachoeira Duas Irmãs

Turismo em Ituporanga

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Ituporanga SC

Navegue por este post

Ituporanga SC
Vista aérea da cidade

Quando ir a Ituporanga – Santa Catarina

Os pontos turísticos de Ituporanga podem ser visitados em qualquer época do ano. Porém, se for visitar as cachoeiras com ideia de tomar banho de rio, vá nos meses mais quentes, entre novembro e março.

Em termos de eventos, o principal que acontece na cidade é a Festa da Cebola, que acontece no Parque Nacional da Cebola, no mês de abril, com múltiplas atrações, exposições e shows.

Voltar ao índice

Ituporanga - Ponte do Rio Itajaí e Santuário do Louvor
Vista aérea da Ponte do Rio Itajaí e o Santuário do Louvor ao fundo

Como chegar em Ituporanga SC

A cidade de Ituporanga está localizada no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a 360 metros de altitude, banhada pelo Rio Itajaí do Sul. Fica a 168 km de Florianópolis, entre Rio do Sul (27 km) e Alfredo Wagner (56 km)

A melhor rodovia de acesso é a SC-302, que pode ser acessada a partir da BR-282 por Alfredo Wagner ou a partir da BR-470 por Rio do Sul. É possível chegar também pelas rodovias SC-427 e SC-426.

O aeroporto de Florianópolis fica a 177 km, enquanto o de Navegantes fica a 174 km e o de Joinville fica a 255 km.

PASSAGENS PROMO – Acesse o buscador de passagens aéreas promocionais com os melhores preços do mercado! Pague em até 10x!
FAÇA SUA BUSCA DE VOOS BARATOS!

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Ituporanga – Hotéis e pousadas

Ituporanga oferece algumas opções de hospedagem, entre elas o Hotel Jardim Bulevard, o hotel Jacaré e o Hotel do Rainério na cidade, além do Clasen Park e a Pousada Vila dos Sonhos um pouco mais afastadas para quem busca sossego.

Outra boa opção é ficar em Rio do Sul se estiver fazendo um roteiro pela região.

Ver opções de hotéis em Rio do Sul

Voltar ao índice

O que fazer em Ituporanga: Pontos turísticos

Agora iremos mostrar o que fazer em Ituporanga, destacando primeiro os pontos turísticos da cidade e depois as cachoeiras, confira!

Santuário do Louvor Nossa Senhora de Lourdes

Ituporanga - Santuário do Louvor Nossa Senhora de Lourdes
Vista aérea do Santuário do Louvor Nossa Senhora de Lourdes

O Santuário do Louvor Nossa Senhora de Lourdes, que está sendo construído em Ituporanga, promete ser o maior complexo de turismo religioso do estado de Santa Catarina e já é o principal ponto turístico de Ituporanga SC.

Situado no topo de uma montanha no lado Oeste da cidade, a imponente estátua de Nossa Senhora de Lourdes, com 40 metros de altura e a cruz ao seu lado, podem ser vistas praticamente de toda a cidade.

Ituporanga - Santuário do Louvor Nossa Senhora de Lourdes
Vista aérea do Santuário do Louvor Nossa Senhora de Lourdes e o rosário gigante

A estátua gigante da santa tem 40 metros e pesa 300 toneladas, situada acima de uma capela ao lado de araucárias. Ao lado dela fica a enorme cruz de 50 metros de altura.

O acesso ao topo do santuário se dá por uma escadaria de 1000 degraus, onde há também um rosário gigante iluminado, com 32 metros de altura.

O complexo ainda em construção deverá contar com mais estátuas e trilhas que ser/ao conectadas à gruta que fica no meio da mata.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Ituporanga

Trilha da Gruta - Ituporanga
Trilha com as imagens da via sacra no caminho da Gruta

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes fica no meio morro do santuário em meio à mata nativa, ao lado de um paredão de pedra. Foi construída em 1949 pelo Frei Arthur, com a ajuda do povo local.

O caminho até a gruta é muito bonito, uma calçada com um traçado em ziguezague, faz o caminho do Calvário, passando em cada estação da via sacra até chegar ao espaço da gruta onde há uma capela.

Árvore gigante na trilha da gruta de Ituporanga
Árvore gigante na trilha da gruta

O caminho é repleto de árvores enormes, em espacial uma gigante que conta com um deck de observação e possui um enorme tronco com um oco em baixo.
O acesso é livre todos os dias, das 8h às 18h.

Igreja matriz Santo Estevão e Praça São Gabriel

Ituporanga - Igreja matriz Santo Estevão
Vista aérea da Igreja matriz Santo Estevão e apraça em sua frente

Inaugurada em 30 de abril de 1954, a igreja matriz Santo estevão tem duas altas torres e uma fachada diferente, com uma grande cruz central.
Em sua frente e em um lado fica a praça São Gabriel, que conta com várias árvores com sombra, e logo mais à frente fica a Ponte Vitório Sens, principal travessia do rio Itajaí do Sul, que corta a cidade.

A igreja abre de segunda à sábado, das 8h às 18h, no domingo, das 7h às 10h.

Parque ecológico Ingo Altenburg

Ituporanga - Parque Ecológico Ingo Altenburg
trilha suspensa do Parque Ecológico Ingo Altenburg

Inaugurado em 23 de abril de 2009, o Parque Ecológico Ingo Altenburg, é uma grande área verde de floresta fechada no coração da cidade de Ituporanga SC.

A área de 3,3 hectares de Mata Atlântica é repleta de passarelas suspensas de madeira, torres de observação, decks, lagos e viveiros para animais em recuperação, lugar ideal para a educação ambiental.

Abre de segunda à sexta, das 8h as 12h e das 14h às 17h. Sábado e domingo, das 14h às 17h. Entrada gratuita.

Parque da Cidade

Ituporanga - Parque da Cidade
Vista aérea do Parque da Cidade

O parque da Cidade de Ituporanga é uma ampla área de lazer com 20 mil m² para descanso e prática de atividades físicas, com pista de caminhada, ciclovia, pista de skate, parquinho, academia infantil e quadras poliesportivas.

Ponte Vitório Sens

Ituporanga - Ponte Vitório Sens - Rio Itajaí do Sul
Visual da Ponte Vitório Sens e o Rio Itajaí do Sul

A Ponte Vitório Sens atravessa o Rio Itajaí do Sul e liga o centro de Ituporanga com a zona Oeste da cidade. A ponte é fechada por uma estrutura e possui dois arcos, um cada lado com coloração diferente, que lhe dão um belo visual arquitetônico em meio à cidade.

A nova ponte foi inaugurada em dezembro de 2013, substituindo a antiga ponte pênsil, construída em 1948. Logo à frente da ponte fica a Praça São Gabriel e a Igreja matriz Santo Estevão.

Museu e Casa da Cultura

Museu de Ituporanga
Museu e Casa da Cultura

Inaugurada em 1985, a Casa da Cultura funciona na antiga residência histórica em arquitetura germânica enxaimel restaurada de Adão Sens e família.

No local funciona também o “Museu dos Pioneiros Edevaldo Cyro Thiesen“, onde estão expostos objetos em geral doados pelas famílias colonizadoras, que fazem parte da história do município de Ituporanga, além de utensílios usados pelos índios “botocudos”, que habitavam a região.

O local está aberto à visitação pública gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 12h e 14h às 17h.

Portal de Ituporanga e Monumento aos Colonizadores

Portal de Ituporanga
Monumento ao Colonizador e o portal ao fundo

Situado na entrada da cidade, no acesso pela SC-302 para quem vem de Rio do Sul, o Portal Turístico de Ituporanga com o nome da cidade dá as boas-vindas aos visitantes.
Próximo ao pórtico fica o monumento dedicado aos colonizadores que chegaram a partir de 1912 e iniciaram a povoação e a formação da cidade.

Mirante da Antena

Mirante de Ituporanga SC
Vista da cidade a partir da estrada que leva às antenas

Na verdade, não existe um mirante definido nem qualquer infraestrutura no local. A estrada que leva às antenas de transmissão de TV e Celular oferece uma boa vista da cidade a partir da última curva antes de chegar nas antenas.

Pena a vista estar um pouco prejudicada pela vegetação, poderia ser construído um belo mirante no local, fica a sugestão à prefeitura de Ituporanga. Fica a apenas 2 km do centro.

Barragem Sul de Ituporanga

Barragem Sul de Ituporanga
Barragem Sul

Situada a 14 km ao Sul da cidade de Ituporanga SC, a Barragem Sul tem o nobre objetivo de evitar que ocorram enchentes no Vale do Itajaí, controlando a vazão excedente do Rio Itajaí do Sul.
Foi inaugurada em 1976, tem 43m de altura, 390m de comprimento e capacidade para armazenar 93,5 milhões m³ de água. Quando ocorrem cheias o vertedouro proporciona um belo espetáculo.

Voltar ao índice

O que fazer em Ituporanga: Cachoeiras

O município de Ituporanga é repleto de cachoeiras, algumas mais conhecidas de fácil acesso, outras mais desconhecidas e isoladas. No mapa de Ituporanga do final do post tem a localização das cachoeiras e pontos turísticos.

Nota! Visitamos as cachoeiras um dia depois de que ocorreram chuvas intensa e com isso, como podem observar nas fotos, muitas delas estavam com as águas barrentas, muito mais que o normal.

Cachoeira Salto Grande

Cachoeira Salto Grande - Ituporanga
Cachoeira Salto Grande

Situada junto ao início da cidade, o Salto Grande é a maior cachoeira de Ituporanga, que originou o nome da cidade através de uma junção de termos na língua tupi guarani: y’tu (cachoeira) e poranga (bonito).

O Salto Grande é uma queda do Rio Itajaí do Sul que tem em torno de 5 metros de altura e 180 metros de largura. O acesso é pela Rua Koerich e fica a 2 km do centro, basta colocar Corredeira Salto Grande no GPS.

Cachoeira Canto da Mata

Cachoeira Canto da Mata - Ituporanga
Cachoeira Canto da Mata

A Cachoeira Canto da Mata é uma queda d’água de aproximadamente 10 metros de altura que se localiza numa área particular onde funciona um camping com boa infraestrutura de visitação.

Em frente à cachoeira há uma área de mata nativa com bastante sombra.
Fica a 8 km do centro de Ituporanga e no Google Maps está também com o nome de Cachoeira Tifa Mess.

Abre somente nos sábados e domingos. A taxa de visitação é de R$10.

Cachoeira Rio Bonito

Cachoeira Rio Bonito - Ituporanga
Vista aérea da Cachoeira Rio Bonito

A Cascata do Rio Bonito é uma queda de 65 metros de altura com três cavernas abaixo da cascata. Fica em meio a propriedades particulares de onde se pode ter vistas da cachoeira.
Fizemos esta imagem com drone por cima dela, o acesso por baixo parece ser difícil devido a profundidade do pequeno cânion.

Fica a apenas 150 metros da rodovia SC-350. Para chegar coloque no GPS e peça autorização nas propriedades ao redor.

Cachoeira do Rio dos Bugres – Ituporanga

Cachoeira Rio dos Bugres - Ituporanga
Cachoeira Rio dos Bugres

A Cachoeira do Rio dos Bugres á a primeira de um conjunto de 4 cachoeiras do mesmo riacho, num raio de pouco mais de 400 metros de distância.
Tem em torno de 5 metros de altura e o acesso é por uma estradinha de 500 metros a partir da SC-350 e uma pequena trilha de 60m. Fica a 22 km da cidade com acesso pela rodovia e o acesso é livre.

Cachoeira Duas Irmãs

Cachoeira Duas Irmãs - Ituporanga
Cachoeira Duas Irmãs

A Cachoeira Duas Irmãs é a segunda da sequência, 170 m abaixo da primeira, uma pequena queda que se divide em duas por ter uma pedra no meio.
Para chegar até ela basta descer pelo leito do rio a partir da Cachoeira do Rio dos Bugres ou seguir pela estradinha até a próxima curva e descer pela mata.

Cachoeira do Vampiro

Cachoeira do Vampiro - Ituporanga
Cachoeira do Vampiro – Crédito: Fernando / Local Guide

A Cachoeira do Vampiro é a terceira queda da sequência situada apenas a 70 m da Cachoeira Duas Irmãs. É uma cachoeira bem mais alta, que também se divide em duas quedas, com uns 30 m de altura.

Para chegar em cima dela basta descer o rio por 70 m a partir das Duas Irmãs, mas não dá para ver quase nada. Não chegamos a descer à sua base pois não encontramos a trilha, mas é possível.

Cachoeira Bonita

Cachoeira Bonita - Ituporanga
Cachoeira Bonita – Crédito: @luiznatrilha

A cachoeira Bonita é a quarta queda da sequência e a mais bonita delas, com aproximadamente 20 m de altura. O início da trilha fica em um pequeno sítio onde é permitido visitar através de uma trilha curta, porém, bastante íngreme.

Cachoeira Serra Aurora

Cachoeira Serra Aurora - Ituporanga
Cachoeira Serra Aurora – Crédito: Fernando / Local Guide

A pequena cachoeira é muito bonita, composta por uma sequência de três pequenas quedas que forma uma pequena piscina natural dourada.
No local tem um pequeno tem um quiosque, mas que abre somente nos finais de semana no verão. Há algumas mesinhas debaixo das árvores, ideal para piqueniques ou passar o dia.
Fica bem na beira de uma estrada de chão batido um pouco ruim, a 26 km da cidade de Ituporanga. O acesso é livre e gratuito.

Cachoeira do Rio Saltinho – Chapadão do Lajeado

Mirante da Cachoeira do Rio Saltinho - Chapadão do Lajeado SC
Mirante da Cachoeira do Rio Saltinho – Chapadão do Lajeado SC

A cachoeira do Rio Saltinho fica no município vizinho de Chapadão do Lajeado. Pela beleza e proximidade colocamos na lista do que fazer em Ituporanga porque achamos que não pode ficar de fora.

A cachoeira do Rio Saltinho 92 metros de altura e é composta por um belo cenário, despencando acima de uma parede rochosa circular com camadas de cor branca e uma gruta abaixo da queda.

Um belo mirante de vidro em frente á cachoeira oferece a vista frontal da cachoeira, com acesso fácil de carro e gratuito. Fica a 5km da cidade de Chapadão do lajeado e a 30 km da cidade de Ituporanga.

Saiba mais sobre a Cachoeira do Rio Saltinho

Voltar ao índice

Mapa de Ituporanga: Pontos turísticos

No mapa acima é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Ituporanga listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Conheça outros destinos da região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here