O que fazer em Rio do Campo SC: Cachoeiras e atrações

Conheça as atrações de Rio do Campo, Cidade da região do Alto Vale do Itajaí, repleta de cachoeiras e belas atrações naturais.

Cânion da Prata - Rio do Campo SC
Cânion da Prata
  Por Jair Prandi
 

Rio do Campo é uma cidade de Santa Catarina está localizada no Alto Vale do Itajaí, região turística do Vale Europeu, que nos surpreendeu com o grande número de cachoeiras e belezas naturais.

A cidade de Rio do Campo começou a se formar em meados de 1916, quando um grupo de famílias desceu a Serra Geral e se estabeleceu nestas terras. Tornou-se município em 29 de dezembro de 1961 e hoje possui uma população estimada de aproximadamente 6 mil habitantes.

Rio do Campo recebeu influência da colonização italiana, alemã, cabocla e polonesa. Sua economia é baseada principalmente na pequena propriedade familiar rural.

Apesar de ainda ser pouco conhecida em termos de turismo, Rio do Campo possui um grande potencial no ecoturismo, onde se destacam as belezas naturais do Cânion Rio da Prata e as cachoeiras: salto Rio Campense, Cachoeira Varaneira e o Salto do Rio do Oeste.

Rio do Campo SC
Vista aérea da cidade

Turismo em Rio Campo

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Rio Campo SC

Navegue por este post

Cachoeira Varaneira - Rio do Campo SC
Belo visual do lajedo entre as cachoeiras Varaneira

O que fazer em Rio do Campo: Pontos turísticos

O grande destaque na lista do que fazer em Rio do Campo são as várias cachoeiras, ainda pouco conhecidas, algumas delas de grande porte. Duas delas: Cascata Rio Verde e Cachoeira Varaneira, são compostas de três quedas consecutivas.
Conheça os pontos turísticos de Rio do Campo SC:

Cânion da Prata – Rio do Campo SC

Cânion da Prata - Rio do Campo SC
Visual do interior do Cânion da Prata

O Cânion da Prata é uma fenda profunda que se formou nas rochas de arenito pela erosão provocada pelo riacho que passa em seu interior.
Com aproximadamente 200 metros de extensão, o Cânion da Prata vai se afunilando. É cercado pelas paredes rochosas, sendo que a base onde passa o rio é mais larga e o topo bem estreito, em alguns pontos quase fechando.

Cânion da Prata - Rio do Campo SC
Cânion da Prata

As formações geológicas chamam a atenção pelas cores variadas que formam um belo cenário, principalmente quando a água do riacho reflete iluminando as paredes.

Fica na localidade de Rio da Prata, a 22 km da cidade de Rio do Campo, e 2,5 km da SC-427. Fica numa propriedade particular, com acesso livre ao lado do galpão por uma trilha de 10 minutos.

Morro São Roque (Taiozinho)

Morro São Roque - Rio do Campo SC
Nascer do Sol no Morro São Roque

O Morro São Roque também conhecido por Morro do Taiozinho por estar próximo a esta localidade é o mais alto da região. Lá do alto se tem uma bela vista da região, onde há também duas rampas para salto de parapente e um balanço infinito.

O Morro São Roque fica a 12 km da cidade e a 3 km de Taiozinho, distrito de Rio do Campo. No percurso final de 1,5 km, só é possível chegar ao topo com veículo 4×4 ou através de uma caminhada morro acima de 45 minutos.

Salto Rio Campense

Salto Rio Campense - Rio do Campo SC
Belo visual do Salto Rio Campense

A cachoeira Salto Rio Campense é a mais bonita cachoeira de Rio do campo. Apesar de estar localizada no bairro floresta, a apenas 1,5 km do centro da cidade, fica escondida e por isso não é tão conhecida.

Tem em torno de 30 metros de altura com queda livre, onde se forma uma bela piscina natural de águas esverdeadas. Se tem acesso tanto pela parte de cima como pela parte de baixo.

Vista aérea da Cachoeira Rio Campense
Vista aérea da Cachoeira Rio Campense

Por cima, a estrada passa bem próximo, porém, não dá para ver muita coisa da queda e torna-se perigoso. Já a trilha que leva à base da queda é de 500 metros e parte do percurso é pelo leito do rio.

O acesso à trilha é pela Rua Luís Bertoli, onde há uma pequena passagem na cerca.

Cascata Rio Verde (Salto Rio do Oeste)

Cascata Rio Verde - Rio do Campo SC
Cascata Rio Verde – Cachoeira superior

Esta cachoeira é conhecida por dois nomes: Cascata Rio Verde (por estra situada próximo à fábrica da Rio Verde Papelão), e Salto Rio do Oeste (por fazer parte do Rio Itajaí do oeste).
Na verdade, é um conjunto de três cachoeiras que se situam a aproximadamente 100 metros em sequência uma da outra. O acesso é pela parte central onde há uma área de camping.

Cachoeira Rio Verde - Rio do Campo SC
Cachoeiras Rio Verde – Queda inferior e central

Em alguns pontos é possível tomar banho de rio, mas é preciso ter cuidado no lajedo acima da segunda queda com as pedras lisas. Fica a 5 km do centro de Rio do campo com acesso de carro até a queda e o acesso é livre.

Cachoeira Varaneira

Vista aérea da Cachoeira Varaneira
Vista aérea das cachoeiras da Varaneira

A cachoeira Varaneira também é composta por um conjunto de três quedas d’água. Começa por uma queda mais estreita, depois vem a mais bonita que despenca em um imenso lajeado, e a última é a mais alta e mais larga.

Cachoeira Varaneira - Rio do Campo SC
Cachoeira Varaneira do meio

A melhor área para banho é abaixo da cachoeira do meio, onde se forma um imenso lajedo com pequenas piscinas naturais. Ao lado da cachoeira do meio há um acesso para subir até a primeira, onde há também uma pequena gruta.

Cachoeira Varaneira de Cima
Cachoeira Varaneira superior

Fica na divisa dos municípios de Rio do campo (30 km da cidade) e Santa Terezinha (5,6 km da cidade). Fica próxima da estrada, porém a trilha, apesar de curta é bem íngreme, sendo preciso descer agarrado às raízes em alguns pontos. Também possui acesso livre.

Cachoeira Camping Varaneira

Cachoeira do Camping Varaneira
Balanço e cachoeira do Camping Varaneira

Esta cachoeira com o mesmo nome fica a pouco mais de 1 km do complexo das outras três cachoeiras. Fica em um riacho junto a um camping que oferece uma boa infraestrutura, com banheiros, lancheria, um deck e um balanço.

Abaixo da cascata há uma piscina natural, mas não é das melhores para banho. Fica a 30 km de Rio do campo e cobrado uma taxa de R$10 para visitação.

Cachoeira do Sizinho

<yoastmark class=

Cachoeira Escondida com duas quedas lado a lado, com altura de aproximadamente 40 metros. É toda fechada por mato, com acesso mais fácil por cima e de difícil acesso pela parte de baixo.
Fica entre a cachoeira Varaneira e o camping, próxima ao Bar e Cancha do Sizinho a 30 km de Rio do Campo e 6 km de Santa Terezinha. Pedir autorização no Bar do Sizinho.

Cachoeira da Usina

Cachoeira da Usina - Rio do Campo SC
Vista aérea da Cachoeira da Usina

A Cachoeira da Usina fica na propriedade particular da Usina G $ D Usina Hidrelétrica. Nossa visita foi a convite de um dos proprietários, porém, a visitação não é liberada.
A queda inclinada despenca após percorrer uma área de corredeiras ao lado de um paredão e forma uma bela piscina natural. Fica ao lado da cidade, próxima à ponte para quem vem de Taió.

Barragem da Usina

Barragem da Usina de Rio do Campo
Barragem da Usina e aponte de acesso à cidade

Apresar de também pertencer à usina, a barragem que forma uma pequena cachoeira artificial, pode ser vista a partir da ponte localizada na entrada da cidade para quem vem de Taió.
Basta parar antes ou depois da ponte, descer do carro para ver. Fica no início do complexo da usina.

Igreja matriz de Rio do Campo

Torre da igreja matriz de Rio do Campo
Torre da igreja matriz

A pequena e simples igreja de Rio do Campo fica em uma parte mais alta da cidade, onde há também uma praça e um torre.

Praça do Letreiro de Rio do Campo

Praça do Letreiro de Rio do campo SC
Praça do Letreiro

O Letreiro de Rio do campo fica no trevo de entrada á cidade para quem vem de Taió. Além do letreiro há no local uma área de gramado com bancos e um belo jardim florido.

Voltar ao índice

Mapa de Rio do Campo: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Rio do Campo listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Quando ir a Rio do Campo – Santa Catarina

O destino pode ser visitado em qualquer época do ano, porém, os pontos turísticos de Rio do Campo são em sua maior parte, cachoeiras, com algumas caminhadas pelo leito do rio.
Com isso ir nos meses mais quentes será mais proveitoso para aproveitar os banhos de rio e de cachoeiras. A época ideal é entre novembro e abril, quando faz mais calor na região.

Voltar ao índice

Como chegar em Rio do Campo

Rio do Campo fica a uma altitude de 570 metros, na região turística do Vale Europeu, no Alto Vale do Itajaí, a 283 km de Florianópolis, a 91 km de Rio do Sul e a 146 km de Lages.

Morro São Roque - Rio do Campo SC
Rodovia SC-407 e o Morro São Roque ao fundo

A SC-407 é a rodovia pavimentada que dá acesso à cidade, que a liga ao Sul com a cidade de Taió e ao Norte com Santa Terezinha. O Aeroporto de Florianópolis fica a 293 km e o de Curitiba a 258 km.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Rio do Campo

Na pequena cidade de Rio do Campo há duas opções de hotéis econômicos na Rua 29 de dezembro, principal avenida da cidade, que são, o Hotel Rio Campense e o Hotel Vavassori.

Veja também as opções de hotéis em Rio do Sul

Voltar ao índice

Onde comer em Rio do Campo

Na cidade de Rio do Campo as melhores opções para comer, são: Lanchonete Vavassori, Pizza de Roma e Pizzaria Rio Sabores. Em Santa Terezinha SC, cidade que fica próxima à cachoeira Varaneira, a melhor opção é o Deck do Pereirão.

Voltar ao índice

Outros destinos da região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here