O que fazer em União da Serra RS

Conheça as atrações de União da Serra, uma bucólica cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul com belos pontos turísticos

529
Salto Pulador - União da Serra RS
Salto Pulador

União da Serra é uma bucólica cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul, com menos de 1200 habitantes, mas que oferece belos cenários de paisagens naturais.

Mesmo com as estradas de terra, a cidadezinha merece a visitação por suas belas cachoeiras, pelas igrejinhas e casarões de madeira herdados pela colonização italiana, e pelo parque aquático que conta com ótima infraestrutura.

O nome do município “União da Serra” surgiu da união de dois distritos (Oeste e Pulador), localizados em uma área de serra, que forma desmembrados do município de Guaporé em 1992.

Cachoeira de União da Serra
Mirante da Cachoeira São Luiz

Turismo em União da Serra

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em União da Serra RS

Navegue por este post

O que fazer em União da Serra: Pontos turísticos

Parque União da Serra

Parque União da Serra
Vista aérea do parque

O Parque de Lazer União da Serra fica em uma bucólica vila a 3,5 km da sede do município. Entre as opções de lazer, o parque conta com piscina, toboágua e rampa molhada, além do contato com os animais.

O parque conta com ótima infraestrutura com restaurante, área de camping. Abre todos os dias, das 8h às 19h.
Em frente ao parque tem ainda o balneário do Rio São Luiz, a capela São Luiz e as cachoeiras do Rio São Luiz.

Capela São Luiz

União da Serra - Capela São Luiz
Capela São Luiz

A pequena capela São Luiz, uma igrejinha azul de madeira, com sua arquitetura típica italiana, encanta os visitantes logo na chegada. Possui uma torre central, também de madeira onde fica o sino.
Fica ao lado do salão paroquial e do Rio São Luiz.

Cascata São Luiz / Cascata União da Serra

Cachoeira de União da Serra
Cachoeira do Rio São Luiz

Logo abaixo do balneário, da igreja São Luiz e do parque de lazer, se localizam as cachoeiras de União da Serra, também conhecidas como Cachoeira São Luiz.

No local se juntam as águas do Rio São Luiz com outro riacho, cada um formando uma cachoeira que despenca em uma mesma piscina natural.

Acima da cascata, de frente para ela, há um mirante oferece a vista frontal da queda principal. O local é de livre acesso.

Salto do Pulador

Salto Pulador - União da Serra RS
Salto do Pulador

O Salto do Pulador é uma bela cachoeira que depois da queda forma um mini cânion com bastante correnteza entre as rochas, principalmente quando o rio está cheio. é perigoso, com correnteza e profundo.

Ponte do Salto Pulador - União da Serra RS
Ponte do Salto Pulador

No local tem também uma ponte de madeira que fica logo abaixo da cachoeira. Fica no Rio Pulador, que logo depois vira Rio Guaporé, na divisa entre os municípios de União da Serra e Itapuca.

Igreja de Pulador

Igreja de Pulador - União da Serra RS
Igreja de Pulador

Bela igrejinha de uma torre única com uma abóboda no topo onde fica a estátua de um Cristo redentor no topo. Em frente a igreja há uma praça que conta com parquinho infantil e algumas árvores.

Gruta Natural União da Serra

Gruta Natural União da Serra
Gruta Natural – Crédito: Página da Gruta

A gruta natural dedicada à Nossa Senhora De Lourdes é uma atração que conta também com um riacho, uma pequena cascata, um salão comunitário e espaço para acampamento com banheiros e churrasqueiras.
A gruta localiza-se dentro de uma propriedade particular, mas é de livre visitação. Fica a 2 km da sede do distrito do Pulador e a 8 km da cidade.

Igreja matriz de União da Serra e Praça Antônio Fonini

Igreja de União da Serra RS
Igreja matriz Santo Antônio

A Igreja Santo Antônio (igreja matriz) é a edificação mais imponente da cidade, situada em uma parte alta. Possui arquitetura neogótica, pintura azul e duas torres, também com um Cristo entre elas.
Em frente à igreja fica a Praça Antônio Fonini, uma bela praça arborizada com bancos e canteiros floridos, além de um belo pergolado.

Cascata Rossoni

Cascata Rossoni - União da Serra RS
Cascata Rossoni – Crédito: Pedalotur

A Cascata dos Rossoni fica na propriedade particular da família Rossoni, cachoeira que apesar de pouco volume de água forma um belo cenário com sua piscina natural, a parede rochosa com tons variados e araucárias como plano de fundo.

Para visitar, pedir autorização junto a propriedade da família Rossoni, onde encontra-se a também, um antigo moinho colonial, que você pode aproveitar para conhecer.
A Cascata dos Rossoni bem próxima a Estrada Linha Moreira Cesar, via que liga com Serafina Corrêa.

Outros pontos turísticos de União da Serra RS

Abaixo listamos algumas outras atrações menos significativas, que não chegamos a visitar.

  • Capela de Nossa Senhora de Caravaggio (igreja de madeira)
  • Morro da Cruz
  • Cascata Valter Batistella
  • Cachoeira Monte Forte
  • Cascata Alberti
  • Prainha Goreti

Voltar ao índice

Mapa de União da Serra: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de União da Serra listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Quando ir a União da Serra RS

União da Serra é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano. Somente para curtir a piscina do parque União da Serra e as piscinas naturais das cachoeiras, que é mais indicado ir nos meses mais quentes, entre novembro e março.

Voltar ao índice

Parque União da Serra
Vila São Luiz, no interior do município

Como chegar em União da Serra

União da Serra não possui acesso asfáltico, somente por estradas de terra. O principal acesso à cidade é pela Estrada Moreira César, via de 8 km que se conecta à rodovia pavimentada RS-129, 6 km ao Sul de Serafina Corrêa.

Fica a 14 km de Serafina Corrêa, 24 km de Guaporé e a 220 km de Porto Alegre.

Voltar ao índice

Ponte do Salto Pulador - União da Serra RS
Ponte ao lado do Salto Pulador

Onde ficar em União da Serra – Hotéis e pousadas

A cidade é muito pequena e não encontramos opções de hospedagens. Uma boa dica é se hospedar em Serafina Corrêa, cidade com ótima infraestrutura, situada a apenas 14 km.

Recomendamos o Via Genova Park Hotel

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here