Caminito Del Rey: A trilha mais incrível da Espanha

Conheça o Caminito Del Rey, a trilha mais impressionante da Espanha, com passarelas fixadas nas bordas dos penhascos de um desfiladeiro.

102
Caminito del Rey

Caminito Del Rey é uma trilha espetacular por um caminho dependurado na borda de penhascos e que atravessa por dentro do cânion Chorro e Gaitanejo, no município de Ardales, província de Málaga, Espanha.

O percurso de quase 8 km, que chegou a ser considerado um dos mais perigosos do mundo, foi recentemente restaurado. Hoje, muito mais seguro, o Caminito del Rey recebe milhares de turistas do mundo inteiro.

A paisagem é espetacular, e apesar de atualmente ser um caminho seguro, a experiência de caminhar nas passarelas da borda do desfiladeiro a mais de 100 metros de altura, provoca vertigens.

Para poder percorrer a trilha do Caminito del Rey é necessário comprar o ingresso com antecedência, devido à grande procura. Neste post iremos explicar como chegar e como reservar a trilha.

Caminito del Rey - Espanha
Vista da passagem final entre o desfiladeiro

Caminito del Rey – Málaga – Espanha

Navegue por este post

História do Caminito del Rey

O Caminito del Rey foi construído entre 1901 e 1905, para permitir a passagem dos operários no enorme desfiladeiro para a construção da hidrelétrica La Sociedad Hidroeléctrica del Chorro.

Caminito del Rey - Málaga - Espanha
Um dos cenários da trilha

A trilha foi construída entre o Salto do Gaitanejo e Salto de El Chorro visando facilitar o transporte de materiais e a passagem dos trabalhadores de manutenção da central hidrelétrica.

A espetacular trilha aérea passou a se chamar Caminito del Rey em 1921, depois que o rei Alfonso XIII percorreu o caminho até a represa do Conde de Guadalhorce, para inaugurar a grande obra.

Caminito del Rey
Passarelas entre os altos penhascos do desfiladeiro

A partir de então, o Caminito del Rey ganhou fama e começou a atrair curiosos e aventureiros, se tornando uma trilha turística, considerado uma das trilhas mais perigosas do mundo.

Em 2001, um acidente levou a morte de alguns turistas e a trilha foi fechada à visitação. Foi aberta novamente somente em 2015, depois de uma reforma geral que tornou o caminho seguro.

Caminito del Rey - Málaga
Belos visuais do caminho

A trilha de 7,7 km atravessa o Desfiladero de los Gaitanes acompanhando o rio Guadalhorce entre paredes rochosas que alcançam 700 metros de profundidade entre o rio e o topo das montanhas.

Voltar ao índice

Como chegar no Caminito del Rey – Málaga

Caminito del Rey pertence à cidade de Ardales, que fica a 25km de distância, situada na província de Málaga, região da Andaluzia, no Sul da Espanha.
As cidades turísticas mais conhecidas e mais próximas são: Ronda (56 km), Málaga (60 km), Marbella (70 km), Granada (138 km) e Sevilha (150 km).

Caminito del Rey - Espanha
Trecho final do caminho pelas bordas do penhasco

O Caminito del Rey é um trajeto linear de sentido único que começa em um ponto e termina em outro. Para retornar ao seu ponto de partida há ônibus próprio que faz esta logística.

Há basicamente três formas de chegar ao ponto de acesso à trilha do Caminito del Rey que iremos detalhar abaixo: Indo de excursão, de carro próprio ou alugado, ou de trem.

Caminito del Rey de excursão

Para quem estiver fazendo turismo em algumas cidades próximas, como Málaga, Ronda, Granada, Marbella e Sevilha, há excursões bate-volta partindo destas cidades, que inclui o transporte, ingresso e guia.

Nota! Os passeios devem ser reservados com bastante antecedência, já que há uma quantidade limitada de visitantes em cada horário e os tickets costumam se esgotar. Confira algumas opções de excursões ao Caminito del Rey:

Caminito del Rey de carro

Quem está viajando de carro e pretende fazer a trilha do Caminito del Rey tem duas opções:

  • Estacionar o carro próximo ao restaurante El Kiosko, no começo da trilha, e retornar de ônibus.
  • Estacionar o carro no final da trilha, em El Chorro. Nesse caso, é preciso ir de ônibus até o restaurante El Kiosko (início da trilha).

Cheguei ao Caminito del Rey de carro alugado, que faz parte de meu roteiro pela Espanha, depois de visitar a cidade de Ronda, antes de seguir para Málaga. Usei a referência do restaurante El Kiosko no GPS, estacionei próximo e iniciei a trilha.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Nota! A trilha começa no túnel ao lado do restaurante e você vai percorrer 2,5 km livremente até chegar ao local onde fica o centro de controle da trilha, onde terá que apresentar seu ingresso e lhe será fornecido um capacete, que é obrigatório para a trilha.

Início da trilha do Caminito del Rey
Início da trilha, antes da guarita de controle

Há também outro ponto de acesso inicial a partir do Parking Caminito del Rey, acesso Norte. Saindo deste ponto, a parte da trilha até chegar a guarita de controle é um pouco mais curta, em torno de 1,5 km.

Obs: Há uma linha de ônibus que faz a ligação entre o início e o final de trilha com saída a cada 30 minutos nos dois sentidos. A passagem custa 1,50 Euros (ref. ano de 2022).

Chegar ao Caminito del Rey de trem

Caminito del Rey - Espanha
Trecho final da trilha suspensa e a linha de trem

A estação de trem El Chorro oferece conexão com as cidades de Málaga, Ronda e Sevilha e é uma opção. No site oficial da Renfe você pode pesquisar as rotas de trem e horários para chegar à estação El Choro saindo de várias cidades.

Para planejar o horário de trem da volta, leve em conta o tempo de percurso e deslocamentos. Você terá que pegar o ônibus de El Choro até o restaurante El Kiosko (acesso Norte de início da trilha) e o também o tempo de trilha, que é de aproximadamente 3 horas.

Voltar ao índice

Trilha do Caminito del Rey – Espanha

Agora iremos dar alguns detalhes de como é o percurso da caminhada.

Caminito del Rey - Málaga - Espanha
Passarelas existentes em boa parte o caminho

Com 7,7 km de extensão, a trilha de Caminito del Rey, apesar de longa, não é uma trilha difícil. A maior parte do percurso é plana e calçada, além de ser uma trilha segura com cercas de proteção nos locais necessários.

A trilha é linear e feita somente em um sentido. Sai de Ardales, na zona norte e termina em El Chorro, na zona sul. O percurso é feito em aproximadamente 3 horas, boa parte dele por passarelas fixadas nos penhascos e o restante por trilha comum, entre as montanhas.

Caminito del Rey - Málaga - Espanha
Visual do caminho

Pontos de início da trilha

Há dois lugares diferentes no acesso Norte da trilha que levam à Guarita de controle junto a Central Hidrelétrica de Gaitanejo. Então, a parte inicial da trilha pode ser feita por caminhos diferentes, um de 2,5 km e o outro de 1,5 km.

Não esqueça de conferir o seu horário de agendamento na trilha, pois você terá que caminhar entre 20 a 30 min de trilha livre até chegar ao ponto de controle onde deverá apresentar o ingresso no horário marcado.

Obs: No Mapa que disponibilizamos mais no final do post é possível identificar os acessos.

Início da trilha a partir do restaurante El Kiosko

Restaurante El Kiosko
Restaurante El Kiosko

O início da trilha a partir de um túnel ao lado do restaurante El Kiosko, é o mais longo, e que corresponde a trilha completa de 7,7 km. São 2,5 km de trilha livre até chegar à guarita de controle do Caminito del Rey.

O local é o ponto de parada final Norte do ônibus que liga as duas pontas da trilha. Há áreas de estacionamento, mas não com muitas vagas.

Início da trilha a partir do atalho

A outra trilha é mais curta, tem 1,5 km, um atalho que diminui em 1 km o trajeto total do Caminito del Rey. Começa em um túnel menor para pedestres, que fica uns 200 metros ao Sul do restaurante.

Guarita de controle

Guarita do Caminito del Rey
Guarita de controle

A recepção da trilha Caminito del Rey (onde se inicia o trecho controlado) fica junto à Central Hidrelétrica de Gaitanejo. No local há uma guarita de controle, o ticket é conferido, os visitantes recebem um capacete e vão sendo liberados conforme o horário agendado. A partir deste ponto são mais 5,2 km de trilha.

Passarelas do Caminito de Rey

Caminito del Rey - Represa de Gaitanejo
Vista da Represa de Gaitanejo

Logo no início deste trecho há um mirante para o vertedouro da represa de Gaitanejo, junto com algumas cachoeiras e corredeiras.

Logo adiante o desfiladeiro vai se estreitando e se aprofundando, onde começam as passarelas. O Cânion nesse ponto é conhecido como Tajo de las Palomas, onde passamos pela Ponte do Rei, seguindo bem estreito por 1 km.

Caminito del Rey - Málaga - Espanha
Caminito del Rey – Málaga – Espanha

Após passar este trecho estreito de 1 km de passarelas, chegamos a uma área do cânion que é bem mais ampla, chamada de vale de El Hoyo, onde a trilha segue pelo solo normal entre belas paisagens por mais 1,5 km.

Paisagem no Caminito del Rey
Trecho central da trilha pelo Vale de El Hoyo

A partir daí a trilha do Caminito del Rey entra em seu trecho mais incrível, o espetacular desfiladeiro de Los Gaitanes, onde as passarelas fixadas no penhasco chegam a mais de 100 metros de altura.

Caminito del Rey
Área onde começa o segundo trecho pelas passarelas

Este trecho mais bonito, que tem em torno de 700 metros de passarelas, fica a ponte suspensa (puente colgante del Caminito del Rey), uma das principais atrações da trilha.
O mais impressionante ainda é ver que a linha de trem também passa pelo desfiladeiro entre túneis e trechos abertos.

Caminito del Rey
Antigo ponte ao lado da nova ponte suspensa

Após o final das passarelas fica o ponto de entrega dos capacetes e o início do trecho final da trilha com 2 km de extensão, que vai margeando o lago da represa Tajo de La Encantada até a estação ferroviária de El Chorro e o ponto de ônibus.

Caminito del Rey
Trecho final das passarelas no penhasco com vista para o lago da represa

Voltar ao índice

Ingresso para o Caminito del Rey

A trilha do Caminito del Rey é uma atração paga. Há dois tipos de ingressos diferentes: Ticket geral e tour guiado Caminito del Rey.

  • Ticket geral: Custa 10 Euros (ref. maio de 2022) e permite que você percorra a trilha por conta própria.
  • Tour guiado Caminito del Rey: Custa 18 Euros (ref. maio de 2022). Tour feito em grupos de até 25 pessoas com o acompanhamento de um guia e inclui o transporte entre o início e final da trilha.

A trilha do Caminito del Rey é um passeio muito procurado e os ingressos costumam se esgotar entre 10 e 30 dias antes. É vendido online e no local da trilha, mas é muito difícil conseguir no local.

Obs: A única chance de conseguir no local é se houver alguma desistência e foi assim que consegui fazer a trilha.
Não consegui comprar pela internet para o dia que precisava, como meu roteiro passava próximo arrisquei a ir e na guarita, havia um rapaz querendo vender um ingresso de seu amigo que não pode ir.

Para adquirir o ingresso online, siga s seguintes etapas:

  1. Acesse o site oficial.
  2. Faça o cadastro.
  3. Escolha o tipo de ingresso, a data e o horário desejado.
  4. Faça o pagamento.

Nota! Tentei várias vezes fazer a compra pelo site oficial e não consegui. Na hora de efetuar o pagamento estava dando um erro. Tentei com 2 cartões diferentes e não teve jeito.

Se não conseguir comprar no site oficial, você pode comprar o tour guiado Caminito del Rey pelo site da GetYourGuide que é bem confiável.

Comprar ingresso trilha guiada Caminito del Rey

Atenção! Em seu ingresso haverá um horário que você escolheu! Você terá que estar nesse horário na guarita de controle, que não fica no começo da trilha, mas sim, a uns 20 minutos de caminhada a partir do início.

Voltar ao índice

Mapa do Caminito del Rey

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos de acesso, da guarita e ponto final da trilha, além do percurso do Caminito del Rey e do atalho inicial.

Voltar ao índice

Onde comer

Ao longo da trilha não há qualquer estabelecimento que venda alimento. Porém há restaurantes no ponto inicial e no ponto final da trilha.
O percurso leva em torno de 3 horas, se você achar necessário, pode levar um lanche, como um bocadillo espanhol, que pode ser comprado no restaurante El Kiosko, no início da trilha. Lembre-se de levar água.

Voltar ao índice

Onde se hospedar

Provavelmente você irá se hospedar em alguma das cidades turísticas mais próximas, como Málaga, Ronda, Granada ou Sevilha.
Mas nos arredores há várias opções de mirantes outras trilhas e até praias da barragem e se estiver de carro vale a pena passar uma noite por lá.

Hotel e restaurante La Garganta - El Choro
Hotel e restaurante La Garganta – El Choro

Em El Choro (Sul da trilha) há ótimas opções de hospedagem como as duas abaixo. Há opção também próximo ao acesso Norte, em Ardales.

Voltar ao índice

Quando ir ao Caminito del Rey – Málaga

A trilha pode ser feita em qualquer época do ano e funciona quase todos os dias, exceto em algumas segundas de cada mês. Ao comprar os ingressos será exibido as datas e horários disponíveis.

Caminito del Rey - Málaga
Vista de uma parte mais ampla do cânion

Quanto ao clima, pode-se dizer que a região não é muito chuvosa. Porém, se puder escolha ir entre maio e setembro, que são os meses que menos chove nessa região da Espanha.

Voltar ao índice

Seguro Viagem Europa

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal o post, parabéns! Sempre peguei sua dicas para viagens ao Sul do Brasil, agora também para a viagem a Espanha. Aguardando novos post da Andaluzia :-). Farei o Caminito dia 21/05 e também estarei de carro alugado e em transito pelas cidades. Viu algum perigo de deixar as malas dentro do carro? Como minha agenda é no primeiro horario 9hr, pensei em para no El Kiosko. Foi tranquilo pega o onibus no final da trilha ? Obrigado

    • Olá, Ricardo! Que legal! Vou demorar para escrever de outros destinos porque já viajo para o Jalapão, semana que vem.
      Olha! Rodei 2200 km com carro alugado e meu roteiro foi: Madri, Toledo, Córdoba, Sevilha, Ronda, Caminito del Rey, Málaga, Nerja, Granada, Alicante, Benidorn, Calpe, Valência e Barcelona, onde entreguei o carro.
      Me senti muito seguro na viagem, não notei qualquer tipo de ameaça em termos de segurança.
      Quanto ao ônibus, sim, sempre tem saída a cada meia hora, pois o fluxo de turistas na trilha é constante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here