Córdoba, Espanha: 30 pontos turísticos

Córdoba - Espanha
Ponte Romana de Córdoba
  Por Jair Prandi
 

Córdoba é uma cidade repleta de cultura e história, localizada na região da Andaluzia, na Espanha. É considerada uma das principais cidades turísticas da Espanha para quem aprecia obras arquitetônicas, arte, costumes religiosos e a gastronomia.

Essas características de Córdoba, Espanha, se devem à presença de diversos povos, com diferentes culturas ao decorrer de seu desenvolvimento. Entre estes, destacam-se os romanos, muçulmanos, judeus e principalmente os cristãos.

As construções da cidade têm um estilo medieval, combinadas com lindos bairros de ruas estreitas e pátios cheios de flores. Além disso a cidade possui um Patrimônio Mundial da Humanidade, o seu centro histórico e a famosa Mezquita-catedral de Córdoba.

Para facilitar a sua visita nessa rica cidade, iremos mostrar neste post, o que visitar em Córdoba, Espanha, além de dicas em geral, para que não perca nada durante o seu roteiro de viagem.

v
Rua do centro histórico junto à Praça do Potro

Turismo em Córdoba, Espanha

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Córdoba, Espanha

Para ler depois: Imigração na Espanha: Documentos e regras

Navegue por este post

História de Córdoba – Espanha

A cidade de Córdoba, na Espanha, nasceu por volta de 169 a.C, quando os romanos montaram um acampamento militar próximo ao rio Guadalquivir. Ao passar do tempo, o povoado foi aumentando dando origem a cidade.

Em um período próximo ao ano de 30 d.C, a cidade foi nomeada como capital da Província Bética, se tornando uma das cidades mais importantes do Império Romano. Nessa época, grandes obras arquitetônicas foram realizadas em Córdoba.

Após embates e revoltas que aconteceram na época, a cidade acabou perdendo um pouco da sua importância. Depois disso, diversos povos começaram a ocupar a região, desde os visigodos, até os muçulmanos que invadiram a região, se tornando inclusive, um Califado.

Essas diversas dominâncias e ocupações por diferentes povos, explicam a abrangência cultural, encontrada nos pontos turísticos de Córdoba. Hoje, a visita à cidade é obrigatória em um roteiro pela Andaluzia.

Voltar ao índice

Quando ir a Córdoba, Espanha

Muralhas de Córdoba - Espanha
Muralhas que cerca o centro histórico e dá acesso ao bairro judeu

O turismo em Córdoba, não se limita a apenas uma época do ano, já que as paisagens e construções podem ser observadas em qualquer estação.

Apesar disso, os meses entre março e setembro (primavera e o verão) são os mais indicados, já que o clima é mais quente, os dias são mais longos, e os jardins e flores estão mais coloridos e evidentes.

Mas isso também depende da opção do turista, se procura algo mais calmo, tranquilo e barato, o outono é uma boa opção. Considerada a baixa temporada na cidade, você irá gastar menos e não verá tantos turistas nas ruas.

Da metade de junho à metade de setembro, a temperatura máxima gira em torno de 32ºC. Sendo o mês de julho, o mais quente. De novembro à março, as temperaturas caem, para uma média 19ºC de máxima. Janeiro é o mês mais frio, não passando de 14ºC em média.

Voltar ao índice

Córdoba - Espanha - Muralha no centro histórico
Muralha no centro histórico

Onde fica Córdoba: Como chegar

A cidade de Córdoba, Espanha, fica na região da Andaluzia, 296 km ao Sul de Madri e 140 km a Nordeste de Sevilha.

São diversas as formas de se chegar a Córdoba, seja de avião, trem, ônibus ou de carro.

Chegar a Córdoba de avião

O avião se torna inviável para chegar direto à cidade, pois o aeroporto funciona apenas para voos privados ou fretados.
Para quem vem de fora da Espanha, por via área, a melhor opção é o aeroporto de Madri (296 km) ou com uma conexão para o aeroporto de Sevilha (140 km).

Chegar em Córdoba de trem

Os trens de alta velocidade são um dos meios mais indicados, já que são rápidos e não possuem um valor tão alto. As opções de saída são: Sevilha, cerca de 40 minutos de viagem; Madrid, com duração de 1 hora e Valência em 3 horas.
Consulte os horários e preços do trem.

A estação de trem de Córdoba fica junto com a rodoviária, a 1,5 km das principais atrações como a Mesquita Catedral.

De ônibus

Viajar de ônibus também é uma boa opção dependendo do destino que estiver vindo. Consulte horários e preços das passagens de ônibus entre várias cidades da Espanha.

Chegar em Córdoba de carro

Se você planeja visitar várias cidades da Aldaluzia, um roteiro de carro é uma ótima opção. Conhecemos os pontos turísticos de Córdoba desta forma, com um carro alugado através de um extenso roteiro na Espanha.

No trajeto pela auto estrada A-4, entre Madrid e Córdoba existem diversas cidades com belos pontos turísticos para serem visitados durante a viagem, como a cidade de Toledo e Consuegra. depois de Córdoba seguimos para Sevilha.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Como circular em Córdoba

Caminhar pelas ruas de Córdoba é uma boa opção para conhecer as atrações. Boa parte se concentram no centro histórico, porém, algumas ficam um pouco distantes.

O ônibus turístico é uma ótima opção, já que seu roteiro passa próximo às principais atrações e você pode descer e subir em qualquer uma das paradas quantas vezes quiser no dia.

Comprar bilhete do ônibus turístico de Córdoba

Voltar ao índice

Onde ficar em Córdoba, Espanha: Dicas de hospedagem

Opções para se hospedar em Córdoba, Espanha, não faltam, mas nada melhor que ficar próximo aos pontos turísticos da cidade e também em uma boa localização em relação a restaurantes e mercados.

Hotel Eurostars Maimonides
Hotel Eurostars Maimonides – Foto de divulgação

O local mais recomendado é o centro histórico, onde estão a maior parte e os principais pontos turísticos de Córdoba. Facilitando assim, a sua locomoção para fazer um roteiro rápido, muitas vezes, sem necessitar de um meio de transporte.

Se você busca uma viagem mais econômica, escolha uma região mais afastada. Uma boa dica é escolher uma hospedagem entre o centro histórico e a estação de trem.

Confira algumas opções bem avaliadas e bem localizadas com diferentes preços:

Voltar ao índice

O que fazer em Córdoba, Espanha: Pontos turísticos

Como dito anteriormente, a cidade é rica em história, e não faltarão mesquitas, igrejas, palácios, obras arquitetônicas importantes na lista do que fazer em Córdoba, além de atrações culturais, museus e teatros.

A maioria desses pontos turísticos de Córdoba se encontram no centro histórico, onde está incluído o Bairro Judería. Conheça os principais pontos turísticos de Córdoba, Espanha.

O que visitar em Córdoba, Espanha: Palácios e igrejas

A cidade de Córdoba é muito famosa por seus templos, castelos e fortalezas e não poderia ser diferente, já que fui uma região muito importante na era medieval. Conheça as principais igrejas e palácios da cidade:

Mesquita Catedral de Córdoba

Mesquita Catedral de Córdoba - Espanha
Interior da Mesquita Catedral – Crédito: piqsels.com

Não poderíamos começar por outro ponto turístico de Córdoba, a não ser o mais visitado deles, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1984. Ela já foi considerada a maior mesquita do mundo e é considerada o mais importante monumento Islâmico do Ocidente.

O nome Mezquita Catedral pode parecer um pouco contraditório, pois quando nos referimos a mesquitas, já a relacionamos com a religião islâmica e “catedral”, lembramos do cristianismo, principalmente do catolicismo.

Mas isso se justifica quando entendemos que o templo, já fui usado tanto por católicos, quanto pelos muçulmanos. Além disso foi construída sobre ruínas de uma basílica visigoda no ano de 785.

Por ter sido usado tanto por romanos, quanto por muçulmanos, a Mezquita Catedral de Córdoba tem características das duas culturas, em uma espetacular mistura de características arquitetônicas, tornando-a única.

A obra ao total tem mais de 23 mil m2, 365 arcos de ferro e 1300 colunas de diferentes características das religiões citadas. O hall de entrada é chamado Porta do Perdão, local muito bem arborizado, destoando a cor mais amarelada da construção.

Um dos locais mais importantes do templo é o minarete, que é o lugar de onde se faz a chamada para as cinco rezas islâmicas. Porém o minarete foi redecorado com uma arquitetura barroca, após a retomada cristã e hoje é um campanário.

Outras modificações feitas pelos cristãos, foram as construções de capelas para enterrar antigos reis e também, uma Catedral no interior da Mesquita. A Catedral tem traços renascentistas e faz com que o templo seja único.

  • Horário de funcionamento:
    De 1 de novembro a 28 de fevereiro.
    Segunda a sábado: 8h30 às 18h.
    Domingos e feriados: das 8h30 às 10h e das 14h às 18h.
  • De 1 de março a 31 de outubro.
    Segunda a sábado: 10h às 19h.
    Domingos e feriados: das 8h30 às 10h e das 14h às 19h.
  • 1 de janeiro, 24, 25 e 31 de dezembro: 10h às 14h.

Atenção! A Mesquita-catedral é uma das atrações mais visitadas na Espanha, por isso, costuma se esgotar. É muito recomendado comprar o ingresso com antecedência para garantir a visita e também para evitar as filas da bilheteria.

Comprar o ingresso da Mezquita

Alcázar de Los Reyes Cristianos, Córdoba, Espanha

O que visitar em Córdoba - Espanha - Alcazar
Muralhas na entrada do Alcázar

Assim como, a Mesquita Catedral, o Alcázar de Los Reyes Cristianos, antes era uma obra visigodo e também tem traços árabes. Mas por ter se tornado a residência dos Reis Católicos Isabel de Castela e Fernando II de Aragão, têm em sua maior parte características cristãs.

O palácio-fortaleza já foi utilizado como Sede do Tribunal do Santo Ofício, durante a Inquisição, como prisão e também como quartel general para os cristãos.

A fortificação é composta por diversos e belos jardins com muitas cores, destoando do cinza das construções feitas em pedra, que são os maiores destaques estéticos. Dentro dela, existe o Salão dos Mosaicos, que é uma capela barroca cheia de peças romanas.

Ainda temos quatro torres nos cantos do terreno, sendo que são denominadas de Torres de Los Leones, a de Homenaje, a de La Inquisición e a de Las Palomas.

Outro monumento do local, são estátuas dos reis citados anteriormente e de Cristóvão Colombo, que simboliza a reunião dos três referente às Expedições que viriam a acontecer.

Horário de funcionamento:

  • De 16 de setembro a 15 de junho:
    Segunda à sexta-feira: 8h30 às 20h45.
    Sábados: 8h30 às 16h30.
    Domingos e feriados: 8h30 às 15h.
  • De 15 de junho a 15 de setembro:
    Segunda-feira à sábado: 8h30 às 14h30.
    Domingos e feriados: 9h30 às 14h30.

Comprar ingresso da visita guiada ao Alcázar

Palácio dos Marqueses de Viana

Córdoba - Espanha - Palácio dos Marqueses de Viana
Uma das salas do Palácio dos Marqueses de Viana – Foto: Divulgação

Localizado no bairro de Santa Marina, junto à Plaza Don Gome, o Palácio dos Marqueses de Viana foi construído no século XIV e sofreu alterações até o século XX.

A lista do que visitar em Córdoba, há inúmeros patrimônios e monumentos históricos e esse é mais um. O Palácio dos Marqueses de Viana é considerado Monumento Histórico Artístico Nacional desde 1981.

O interior do Palácio é repleto de móveis e objetos que remetem a famílias nobres que viveram lá ao longo da história. Ele sofreu diversas modificações ao longo dos anos, sendo amplificado diversas vezes.

A área construída do local chega em cerca de 2500 m2, mas o ponto turístico não se resume ao palácio, mas também a seus pátios e jardins que chegam cerca de 4000 m2, cheio de flores e belas paisagens.

Horário de funcionamento:

  • De setembro a junho:
    De terça a sábado: 10h às 19h horas.
    Domingos e feriados: das 10h às 15h horas.
  • De julho a agosto:
    De terça a domingo: 9h às 15h.
    Sextas e sábados: 9h às 15h.

Comprar ingresso do Palácio dos Marqueses de Viana

Real Iglesia de Santa Marina de Aguas Santas

Córdoba - Espanha - Igreja de Santa Maria das Águas Santas
Igreja de Santa Maria das Águas Santas – Crédito: Cruccone / Wikimedia

Real Iglesia de Santa Marina de Aguas Santas é um templo católico que foi mandado construir pelo Rei Fernando III, conhecido também por El Santo, por isso é uma Igreja Ferdinanda, construída no século XIII, sendo uma das mais antigas.

Ela passou por muitas reformas, mas hoje, é composta por três alas de oração, que são divididas por arcos. A Torre do Campanário tem aparência medieval pela data em que foi construída, o templo conta com duas capelas, a de los Benavides e a de el Sagrario.

O telhado tem um formato de abóboda barroca, mas a construção também traz traços da era gótica e romântica, além de lembrar também de arte cisterciense.

Horário de visitas:

  • Horário de inverno (outubro a março):
    De segunda a sexta: 18h30 às 20h30.
  • Horário de verão (abril a setembro):
    De segunda a sexta: 19h às 21h30.

Sinagoga de Córdoba

Sinagoga de Córdoba - Espanha
Sinagoga de Córdoba – Espanha – Foto de divulgação

Construída em 1315, a sinagoga é o único templo judaico que não foi destruído após a expulsão dos judeus da cidade de Córdoba, Espanha. Passou por outras funções, desde hospital até a creche e em 1885 foi considerada Monumento Nacional, sendo bastante visitada.

Para entrar na sinagoga deve se atravessar um pátio que fica na frente da mesma. Ela é decorada com gessarias mudéjares, além de três varandas com formas de arcos. Em seus muros e paredes podem ser observados escritas hebraicas de salmos.

No centro está a sala de oração e na parte direita, encontra-se a galeria das mulheres, onde elas se colocavam para assistir as orações. O Tabernáculo se localiza, também, na parte leste da construção.

Horário de Funcionamento:

  • De terça a sábado: 9h às 21h.
  • Domingos e feriados: 9h as 15h.

Capela de São Bartolomeu – Córdoba, Espanha

O que fazer em Córdoba - Espanha - Capela São Bartolomeu
Capela São Bartolomeu – Foto: Jaime Garcia / Local Guide

A Paróquia de São Bartolomeu acabou por não ser construída, mas a capela em si, que tem grande destaque, foi construída após os cristãos expulsarem os judeus da cidade.

A arte mudéjar, já citada antes, é uma arte com características muçulmanas, judaicas e cristãs e a Capela de São Bartolomeu é um grande exemplo disso. As paredes são cobertas por azulejos nasridas e gessos mudéjares.

Horário de funcionamento:

  • De segunda a sábado: 10h30 às 13h30, 15h30 às 18h.
  • Domingos e feriados: 10h30 às 13:30h.

Palacio de La Merced

Córdoba - Espanha - Palácio de La Merced
Palácio de La Merced – Crédito: Luís Garcia Castro / Wikimedia

Localizado próximo a Plaza de Colón, o palácio foi construído no século XIII e reformado 5 séculos depois. Atualmente, o palácio é a Sede do Governo da Província de Córdoba, e antigamente foi o convento Merced Calzada.

Apesar de ter sofrido um incêndio que danificou alguns detalhes e objetos que contribuiriam ainda mais para a sua beleza e riqueza cultural, ele ainda conta com detalhes que nos remetem ao tempo que foi fundado.

Seus pátios e salas são habitualmente usados para exposições, que são tanto de arquitetura barroca, quanto renascentista. Além de ter em seu interior uma igreja matriz e um retábulo barroco de grande prestígio.

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta: 07h às 15h.

Real Círculo de la Amistad

Córdoba - Espanha - Real Circulo de la Amistad
Real Circulo de la Amistad – Foto: Divulgação

O Círculo Real da Amizade se trata de uma instituição cultural nascida em 31 de maio de 1854, localizada na Rua Alfonso XIII, próxima a Plaza de Las Tendillas. Ele foi fundido com o Liceo Artístico y Literario que é outra instituição cultural.

O edifício tem em sua parte frontal um estilo neobarroco. Conta com duas salas de convívio, onde são exibidos quadros com belas obras de arte. O Salón Liceo tem nele exposto quadros da obra “Los cinco sentidos”, que é muito famosa na região.

Mas o destaque mesmo são as obras artísticas e literárias dispostas em suas salas e bibliotecas. O lugar é muito rico em cultura e intelectualismo.

Horário de funcionamento:
De segunda a domingo: 09h às 01h

Medina Azahara – Córdoba, Espanha

Córdoba - Espanha - Medina Azahara
Medina Azahara – Crédito: Jocelyn Erskine Kellie / Flickr

A Medina Azahara fica à 8 km da cidade de Córdoba, Espanha, aos pés da Serra Morena. As ruínas são consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

No ano de 936, foi construída a cidade de Medina Azahara, durante o domínio muçulmano na região, construída pelo Califa Abderramão III. Mas cerca de 70 anos depois ela foi saqueada e destruída.

No passeio pela cidade, pode se ver as ruinas da muralha e de outras partes da cidade, com destaque para o Salão Rico que era a residência do califa, repleta de detalhes em relevos nas paredes.

A cidade era cercada por uma imponente muralha, onde se encontrava também uma Mesquita, chamada de Aljama. No local, fica o Museu da Medina Azahara, que coleciona importantes objetos coletados na cidade.

Horário de funcionamento:

  • De 1º de janeiro a 31 de março:
    De terça a sábado: 09h às 18h.
    Domingos e feriados: Das 09h às 15h.
  • De 1º de abril a 30 de junho:
    De terça a sábado: 09h às 21h.
    Domingos e feriados: 09h às 15h.
  • De 1º de julho a 30 de setembro:
    De terça a sábado: 09h às 15h.
    Domingos e feriados: 09h às 15h.
  • De 1º de outubro a 31 de dezembro:
    De terça a sábado: 09h às 18h.
    Domingos e feriados: 09h às 15h.

Tour guiado até a Mesquita de Azahara

Monasterio de San Jerónimo de Valparaíso

Córdoba - Espanha - Mosteiro real São Jerônimo
Mosteiro real São Jerônimo – Crédito: Rafael Tello / Wikimedia

Situado bem próximo de Medina Azahara, o Monasterio de San Jerónimo de Valparaíso foi construído em 1405, pelo eremita Frei Vasco de Souza, com um estilo arquitetônico gótico, sendo o primeiro da cidade.

Apesar de ser uma obra gótica, com as reformas, recebeu também características renascentistas e barrocas. Sua fachada é composta por muitas janelas e carandás e na porta central um medalhão de São Jerônimo. O pátio principal foi construído por abóbadas góticas e pilares dóricos e neste pátio existem capelas.

Horário de funcionamento:
Por ser uma propriedade privada, só pode ser visitada em alguns dias:

  • Setembro: 25 de setembro, horário: 10h e 12h.
  • Outubro: 2, 16 e 30 de outubro, horário: 10h e 12h.
  • Novembro: 6 e 20 de novembro, horário: 10h e 12h.
  • Dezembro: 4 e 11 de dezembro, horário: 10h e 12h.

Consulte opções de hotéis na cidade

Voltar ao índice

Pontos turísticos de Córdoba, Espanha: Marcos arquitetônicos

Conheça as principais obras arquitetônicas e construções com valores culturais e históricos da cidade de Córdoba, Espanha.

Ponte Romana de Córdoba e Porta da Ponte

Ponte Romana de Córdoba
Ponte Romana de Córdoba

Considerado por muitos o maior ponto turístico de Córdoba, a Ponte Romana de Córdoba foi construída no século I a.C pelos romanos. A construção atravessa o Rio Guadalquivir, ligando o Campo da Verdade e o bairro da Catedral.

Com 331 metros de comprimento e constituída por 16 arcos a ponte passou por diversas reformas nos seus mais de 2 mil anos, sendo que durante 20 séculos foi a única ponte da cidade.

A obra arquitetônica foi palco de muitos momentos históricos, inclusive de batalhas. Também serviu de cenário para a série “Game of Thrones” e para o filme “Carmen”.

Em um dos lados da ponte, fica a Porta da Ponte, construída no ano de 1572, a mando de Felipe II e Alonso González de Arteaga. Na outra ponta fica a Torre de Calahorra, construída por volta do ano de 1200.

Torre de Calahorra – Córdoba, Espanha

O que visitar em Córdoba - Espanha - Torre Calahorra
Torre Calahorra, junto à ponte Romana

A Torre de Calahorra, na entrada da Ponte Romana foi construída em meados dos anos de 1200, após a conquista castelhana, à ordem do Rei Fernando III. Ela foi muito utilizada como um importante local de defesa durante a guerra entre os irmãos Henrique II e Pedro I.

Inicialmente eram apenas duas torres, porém após a vitória de Henrique II, foi construída uma terceira torre. A planta da torre é de cruz latina, tem suas torres quadradas que formam três braços, e elas são unidas por quartos de cilindro e arrematadas por merlões.

Atualmente, no seu interior tem oito salas, que formam o Museo Vivo de al-Andalus, museu de grande prestígio que junta peças e objetos de todos os povos que passaram pela região, sendo elas: muçulmana, cristã e judia.

Horário de funcionamento:

  • Inverno (1º de outubro a 30 de abril): De segunda a domingo: 10h às 19h.
  • Verão (1º de maio a 30 de setembro): De segunda a domingo: 10h às 14h, 16h30 às 20h30.

Templo Romano de Córdoba

Templo Romano de Córdoba
Templo Romano de Córdoba

Descoberto na década de 1950, o Templo Romano de Córdoba está situado em frente à Câmara Municipal de Córdoba. São 12 colunas dispostas em um retângulo de 32m por 16m, que foi construído entre os séculos I e II d.C.

O tipo da formação das colunas, conhecido como hexastilo, confirma a data de sua construção. A edificação passou por diversas reformas para melhorar sua aparência.

Algumas peças originais do templo estão expostas no museu e espalhadas por algumas partes da cidade. A construção é feita de cimento romano e coberta por mármore branco.

O monumento possui acesso livre em sua área externa.

Muralha Romana e Puerta de Almodóvar

O que visitar em Córdoba - Porta de Almodóvar
Porta de Almodóvar

Localizada no centro histórico de Córdoba, a muralha romana foi construída em 206 a.C., após a conquista da cidade por parte dos romanos, com o objetivo de defender a cidade.

Com um comprimento de 2650 m, tem na verdade duas muralhas, a externa com cerca de 3 metros de altura e após um espaço de 6 metros, uma muralha interna de 1,2 metros.

Séculos depois a cidade foi tomada por árabes, então a muralha acabou ficando por um bom tempo abandonada. Mas depois de ameaças cristãs, reformas e amplificações foram realizadas, além de outras reformas na retomada cristã nos anos de 1200.

Faziam parte dessa muralha, diversas portas para o acesso a cidade, com destaque para a Porta de Almodóvar, que tem esse nome por dar acesso a Vila de Almodóvar. Ela foi construída durante a dominação árabe e tinha o nome de Puerta del Nogal.

É composta por duas torres em forma de prisma, com um arco alto e pontiagudo que liga as duas torres e na parte interna da porta temos um telhado em forma de abóbada. Ela foi construída de alvenaria, dando um tom alaranjado a obra.

Plaza de Toros Los Califas

Plaza de Toros de Córdoba
Plaza de Toros de Córdoba – Foto: Alfredo Molero / Local Guide

As touradas são muito tradicionais na Espanha e em Córdoba não poderia ser diferente, A Plaza de Toros de Los Califas foi construída no ano de 1963. O nome se dá devido a cinco grandes matadores da cidade, conhecidos como Califas.

Ela foi inaugurada em 1965, e com capacidade atual de 17000 espectadores e considerada uma praça de 1ª Classe. Localizada no bairro Ciudad Jardín, é uma das mais importantes da Espanha.

A construção mistura a tradição de uma praça de touros espanhola e comodidade, segurança e conforto da atualidade. Hoje em dia, ela é a única da cidade, já que outra existente, foi destruída no ano de 1970.

Horário de funcionamento:
As visitas normalmente são feitas durante os eventos que ocorrem na Plaza de Toros Los Califas.

Voltar ao índice

O que fazer em Córdoba, Espanha: Parques e praças

Além de toda a história e cultura presente em tudo o que já vimos até aqui, os parques e praças também contam com muita história, além de belas paisagens.

Plaza de Las Tendillas – Córdoba, Espanha

O que fazer em Córdoba - Espanha - Plaza de las Tendillas
Plaza de las Tendillas

É considera a praça mais movimentada e o coração da cidade, por isso uma importante atração na lista do que fazer em Córdoba, Espanha, localizada na divisa entre o centro histórico e o centro comercial.

O entorno da praça é rodeado por diversos prédios históricos e também cafés, restaurantes e lojas, além de monumentos como a estátua de Gonzalo Fernández de Córdoba montado em seu cavalo.

A maior parte dos prédios que cercam a praça são do século XIX e XX, onde se destacam:
O Reloj de las Tendillas, construído em 1961, onde muitos populares da cidade se reúnem para comemorar a virada do ano, e
Palacio Colomera, construído em 1928, sendo um marco muito importante da arquitetura modernista.
Edifício de La Unión y el Fénix, construindo em 1926 e 1927, também é um destaque muito bonito.

Plaza de La Corredera

O que fazer em Córdoba - Espanha - Plaza de La Corredera
Plaza de La Corredera

A praça foi construída no final do século XVII, localizada no bairro histórico de Axerquía, considerada a única praça principal retangular de uma cidade na Andaluzia.

Os prédios em seu entorno possuem uma arquitetura quase padrão, se tratando de suas janelas, cores e altura, além dos arcos simétricos em sua parte inferior. Há somente dois prédios diferentes que já existiam por lá.

A praça foi por muito tempo utilizada como palco de touradas, mas por falta de proteção ao público, acabou virando palco de outras festividades. Atualmente, a praça é um popular ponto turístico de Córdoba por contar com bares, mercados e restaurantes.

Plaza del Potro

O que visitar em Córdoba - Espanha - Plaza del Potro
Plaza del Potro

O nome da praça tem haver com uma fonte de um Potro, de estilo renascentista esculpida no ano de 1577, situada no centro da praça, sendo que nesse mesmo local ocorria um comércio de potros.

Ela fica localizada no bairro San Francisco-Ribera e tem aspecto retangular. No local fica o Hospital de la Caridad, que hoje é utilizado por dois museus, o Julio Romero de Torres e o Museu de Belas Artes.

Outro destaque da praça é a Posada del Potro de Córdoba, que recebeu o escritor Cervantes, autor da obra “Dom Quixote”. A rua que segue na reta da praça é de grande beleza arquitetônica.

Bairro Judeu de Córdoba (La Juderia)

O que visitar em Córdoba, Espanha - La Juderia
Uma das ruas do bairro La Juderia

A La Juderia é um famoso bairro judeu da cidade, atração obrigatória na lista do que fazer em Córdoba, considerado Patrimônio da Humanidade. Ele tem seus limites entre a Puerta de Almodóvar e na Mesquita-Catedral.

O bairro judeu de Córdoba, Espanha, possui ruas apertadas de pedra, sendo que algumas acabam te levando para becos, onde se desvendam belos cenários de casas caiadas brancas com pátios repletos de flores.

Dentro do bairro encontramos uma sinagoga, que é a única dentro região da Andaluzia, também uma estátua em homenagem ao respeitado e sábio judeu Maimônides, situado na praça de Maimônides.

Uma forma de conhecer os melhores pontos do bairro bairro judeu é através de um tour guiado!

Tour guiado pelo bairro da Judéria

Calleja de Las Flores

Córdoba - Espanha - Calleja de las Flores
Calleja de las Flores – Crédito: Michael Gaylard / Wikimedia

A Calleja de Las Flores é uma das mais visitadas da cidade, mais uma atração obrigatória na lista do que visitar em Córdoba, Espanha. A ruela estreita possui arcos brancos ao longo do caminho e as casas repletas de vasos de flores pendurados nas paredes.

Algumas das casas são lojinhas que vendem souvenires. No final da rua há uma pequena praça com uma fonte no centro. Fica próxima à Mezquita-catedral de Córdoba.

Além da Calleja de Las Flores há outras ruas de grande beleza que podem se conhecidos através de um tour guiado!

Tour guiado pelos pátios floridos

Jardines de La Agricultura

Córdoba - Espanha - Jardines de La Agricultura
Jardines de La Agricultura – Foto: Pedro Montes / Local Guide

Os Jardines de La Agricultura são jardins públicos, localizados no Centro Comercial de Córdoba, Espanha. Inaugurado em 1811, é também conhecido como Parque de Los Patos, pelos animais que residem m sus lagos.

O parque foi restaurado e modificado no ano de 1864, e ao longo do tempo, passou por modernizações e melhorias. Possui jardins com várias espécies de árvores, algumas encontradas apenas no parque.

Os detalhes estéticos dos monumentos do parque são de estilo barroco, com azulejos em formas geométricas, os bancos de aço forjado e os caminhos são de calçamento.

Jardines de La Merced / Praça de Colón

Córdoba - Espanha - Jardines de La Merced
Jardines de La Merced – Foto: Marcin Zalewski / Local Guide

Este jardim público leva o esse nome pela sua proximidade com o Convento de La Merced Calzada, e é também conhecido como Praça de Colón, situada na parte norte da cidade.

Um dos grandes destaques é a fonte no centro da praça rodeada por flores, construída no início do século XIX, de estilo neorromântica. A partir da obra, as belas árvores de diferentes espécies vão compondo, junto com os caminhos, um formato único.

O convento que trouxe o nome ao jardim faz parte da paisagem de fundo do mesmo. Outro destaque do jardim é uma fonte dedicada a mulher cordobesa e também a Mezquita de Al-Morabito.

Parque de Miraflores

Córdoba - Espanha - Parque Miraflores
Parque Miraflores na área próxima da Ponte Romana

Inaugurado no ano de 2003, o Parque Miraflores se localiza na margem sul do rio Guadalquivir, nas proximidades da ponte romana na cidade de Córdoba, Espanha. É um espaço de lazer e caminhadas com belas vistas do rio e da cidade no outro lado do rio.

A proximidade com o rio é tão grande que quando foi projetado, teve ser considerado a possível inundação do local, para evitar isso, foram criados diversos patamares de diferentes alturas.

Consulte opções de hotéis na cidade

Voltar ao índice

O que visitar em Córdoba: Museus e atrações culturais

Gran Teatro de Córdoba

Gran Teatro de Córdoba
Gran Teatro de Córdoba – Foto: Divulgação

A ópera “Martha” de Friedrich von Flotow, foi o espetáculo de inauguração do Gran de Teatro de Córdoba em 13 de abril de 1873. Ele foi construído e projetado por Amadeo Rodríguez, grande arquiteto da época, localizado na Avenida del Gran Capitán.

Em 1970 ele foi fechado e após quase ser demolido por seus proprietários, foi assumido pelo Instituto Municipal de Artes Cênicas que o tornou um Patrimônio Histórico Artístico. Então em 19 de maio de 1986 foi reinaugurado e funciona até hoje.

Nele são realizadas diversas apresentações, principalmente de flamenco, além de ser a sede do Festival Internacional de Guitarra. Sua capacidade é para 992 espectadores.

Horário de funcionamento:

  • De terça a sábado: 10h às 14h.
  • Quinta, sexta e sábado: 17h às 20h.
  • (segundas, domingos e feriados sem show, FECHADO)

Museu de Belas Artes de Córdoba

Museu de Belas Artes de Córdoba - Espanha
Museu de Belas Artes de Córdoba – Foto: Divulgação

Localizado no antigo Hospital da Caridade, na Plaza del Potro, o museu foi fundado no ano de 1844, declarado Patrimônio Cultural em 1962. O prédio em que ele se encontra já funcionou como diversas instituições e passou por algumas reformas.

O museu é composto por seis salas que expõe diversas obras, principalmente de artistas que viveram em Córdoba, com destaque para as pinturas barrocas andaluzes. Mas o museu também coleciona obras da arte mediavel, renascentista, gótica, desenhos, com datas desde o século XV até o século XX.

Horário de funcionamento:

  • Verão (de julho a agosto):
    De terça a sábado: 9h às 21h.
    Domingos e feriados: 9h às 15h.
  • Inverno (de setembro a junho):
    De terça a domingo e feriados: 9h às 15h.

Museu Julio Romero de Torres

O que fazer em Córdoba - Espanha - Museu Júlio Romero de Torres
Museu Júlio Romero de Torres – Foto: Divulgação

O museu é dedicado ao pintor cordobês Julio Romero de Torres. O artista destacou-se por pintar a própria cidade em seus quadros, e o museu foi criado um ano após a sua morte.

Criado em 1931, este museu divide uma edificação com o Museu das Belas Artes, na Praça del Potro. O local é dividido em seis salas, cada uma com diferentes tipos de obras de arte.

A Sala I é dedicada a pinturas e esculturas, a Sala II se trata de obras marcadas pelo iluminismo e também realismo. A Sala III é concentrada na visão artística espiritual do artista, a Sala IV os temas são flamenco e a copla, na Sala V os retratos pintados de mulheres, a sala VI se trata de pinturas realistas relacionadas a pontos turísticos da cidade.

Horário de funcionamento:

  • Inverno (de 16 de setembro a 15 de junho):
    De terça a sexta: 8h30 às 20h.
    Sábados, das 8:30 às 16:30 horas.
    Domingos e feriados, das 8:30 às 14:30 horas.
  • Verão (de 16 de junho a 15 de setembro)
    De terça a sábado, das 8:30 às 15:00 horas.
    Domingos e feriados, das 8:30 às 14:30 horas.

Museu Arqueológico de Córdoba

Museu arqueológico de Córdoba - Espanha
Museu arqueológico de Córdoba – Foto: Divulgação

O museu arqueológico de Córdoba, Espanha, funciona no Palácio de Pátez de Castillejo, do ano de 1960, e é o segundo museu arqueológico mais importante da Espanha.

As coleções preservam um acervo que vai da Pré-História até a Idade Média. Concentra peças de diversas origens e povos que passaram pela região e em conjunto com o prédio, são considerados Monumento Histórico Artístico.

O museu é dividido em 8 salas.
Sala I: Se refere a Pré-História, sala II: Proto-história, sala III-IV-V: Cultura Romana, sala VI: Arte Visigodo, sala VII-VIII: Al-Andalus (nome dado à Península Ibérica no século VIII, a partir do domínio do Califado Omíada).

Horário de funcionamento:

  • Verão (de 1º de julho a 31 de agosto):
    De terça a domingo: 9h às 15h.
    Segundas: fechado.
  • Inverno (de 1º de setembro a 30 de junho):
    De terça a sábado: 9h às 21h.
    Domingos e feriados: 9h às 15h.
    Segundas: fechado, exceto vésperas de feriados.

Voltar ao índice

Outras atrações em Córdoba, Espanha

Zoo de Córdoba

Zoo de Córdoba - Espanha
Zoo de Córdoba – Espanha – Foto: Divulgação

Inaugurado em 1968, o Zoo de Córdoba, Espanha, tem mais 400 animais de mais de 100 espécies diferentes. Ele reúne faunas como, a africana, americana, asiática, australiana, entre outras. Sendo assim, possui animais de todos os lugares do mundo.

Além de pesquisas científicas para a conservação de espécies, o zoo promove atividades para entretenimento que são realizadas, principalmente para crianças, acampamentos com diversas tarefas.

Horário de funcionamento:

  • No mês de março e de 1º de setembro a 31 de outubro: Das 10h às 19h.
  • De 1º de abril a 30 de junho: Das 10h às 20h.
  • De 1º de julho a 31 de agosto: Das 09h às 14h.
  • 1º de novembro a 28 de fevereiro: das 10h às 18:00h.
  • Às segundas-feiras o zoo fica fechado.

Estádio Nuevo El Arcángel

Córdoba clube de futebol
Estádio Nuevo El Arcángel – Foto: Divulgação

O estádio que abriga o time que leva o nome da cidade “Córdoba FC”, tem capacidade para 25.100 espectadores. O estádio fica próximo ao Rio Guadalquivir, no bairoo de El Arenal, que é também o local de realização de feiras.

Foi inaugurado em 1993, porém, passou por uma reforma de ampliação em 2004, quando a pista de atletismo foi removida e mais arquibancadas foram construídas. O estádio é conhecido como Coliseo Verde y Blanco pelas suas cores.

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta: Das 9h às 14h e das 16h às 19h.

Estábulos Reais de Córdoba, Espanha

Córdoba - Espanha - Estábulos Reais
Estábulos Reais – Foto: Divulgação

Localizados no centro histórico e próximo ao Rio Guadalquivir, os estábulos reais foram construídos no ano de 1567, a mando do Rei Felipe II, que tinha objetivo criar um cavalo puro-sangue espanhol e assim se criou a raça cavalo andaluz.

A arquitetura é bem militar por se localizar dentro do terreno do Alcázar. A cobertura dos estábulos é em formato de abóboda com sua estrutura suportada pelas colunas de arenito que divide os estábulos.

Hoje em dia, os estábulos são utilizados para apresentações equestres e no ano de 1929, foi declarado Patrimônio Nacional.

Horário de funcionamento:

  • Segundas: Das 10h às 13h30.
  • De terça a sábado: Das 10h às 13h e das 16h30 às 19h30.
  • Domingos e feriados: das 10h às 13h30.

Voltar ao índice

Mapa de Córdoba – Espanha

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Córdoba listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Ingressos para atrações e passeios em Córdoba – Espanha

É possível comprar ingressos para as atrações de Córdoba pela internet, com antecedência. É recomendado, pois muitas atrações tem os ingressos esgotados pela quantidade limitada. Outra vantagem é evitar as longas filas das bilheterias.

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados na Europa com a GetYourGuide e também com a Civitatis, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou PayPal e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Opções de tours e ingressos na cidade com a Civitatis

Opções de tours e ingressos na cidade com a GetYourGuide

Voltar ao índice

Seguro Viagem Europa

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Chip Internacional Europa

Outro item importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades. Utilizamos o América Chip e foi perfeito, sempre com ótimo sinal 4G.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente post!
    estou indo em outubro, e estou em dúvida com relação a três cidades:
    Córdoba, Granada e Málaga.
    Fiz assim: 2 dias, 2 dias, 1 dia. Mas penso q 1 dia em Málaga é pouco.
    Alguma das outras, Córdoba ou Granada, posso cortar 1 dia?
    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here