O que fazer em Madrid, Espanha: 50 atrações

Conheça as atrações de Madrid, Espanha. Listamos 50 pontos turísticos da capital espanhola para você definir seu roteiro pela cidade.

Madri Espanha - Plaza de Castilla
Plaza de Castilla - Madri Espanha
  Por Jair Prandi
 

Madrid é a capital da Espanha e também uma das maiores cidades da Europa, com cerca de 3,3 milhões de habitantes, situada no centro do país.

A cidade possui elegantes avenidas e grandes parques, além de ricos acervos de arte europeia e uma lista imensa de atrativos turísticos, numa mistura de infraestrutura moderna com inúmeras construções históricas.

Madrid (em espanhol) ou Madri (em português), é também a sede da Organização Mundial do Turismo, foi eleita a 10° cidade mais habitável do mundo, além de fazer parte da lista das 12 cidades mais verdes da Europa.

O espanhol é a língua oficial de Madrid e a moeda é o Euro. O fuso horário é de 4 horas a mais que o horário de Brasília, que no horário de verão espanhol aumenta para 5 horas, já que o Brasil não tem mais.

A imigração é rígida, é comum pedirem documentos e comprovantes extras, por isso recomendamos, que depois, leia também a matéria que escrevemos sobre a imigração na Espanha: Documentos e regras.

Madrid é uma cidade incrível e nesse post iremos dar todas as dicas para sua viagem: Quando ir, como chegar, e o que fazer em Madrid, Espanha, mostrando 50 pontos turísticos.

Madrid - Palácio de Cristal
Palácio de Cristal, uma das atrações do Parque el Retiro

Turismo em Madrid, Espanha

Madrid recebe turistas do mundo inteiro, a cidade é linda e tem muitos atrativos turísticos e opções de passeios que agradam a todos os tipos de viajantes.

As paisagens urbanas da cidade foram construídas ao longo de sua história, e a seguir iremos mostrar a lista do que fazer em Madrid, mas antes vamos dar dicas gerais para organizar a sua viagem.

No índice abaixo, é possível ir direto ao tópico desejado e no final de cada um, há um link de retorno ao índice, confira!

Navegue por este post

Para ler depois: Imigração na Espanha: Documentos e regras

Madrid - Pontes no Parque Madrid Rio
Vista aérea de uma parte do Parque Madrid Rio

História de Madrid, Espanha

Um resumo bem rápido sobre a história de Madrid, mostra que há indícios de que a região era ocupada desde a pré-história, mas, suas primeiras referências históricas de civilização são do século XI.

O primeiro documento histórico sobre a existência de um povoado estabelecido em Madrid data da era muçulmana, na segunda metade do século IX. Em 1561, o rei Filipe II mudou a corte de Sevilha para Madrid, tornando a cidade na capital de Espanha. Atualmente é uma das mais importantes cidades da Europa.

Reserve sua hospedagem na cidade

Voltar ao índice

O que fazer em Madrid: 50 pontos turísticos

Madrid - Ponte Parque Madrid Rio
Ponte no Parque Madrid Rio

A capital espanhola é um dos destinos mais visitados do mundo e faz valer essa colocação. Pois a lista do que fazer em Madrid é imensa, são belos pontos turísticos, museus incríveis, excelentes restaurantes e muito mais.

Basta uma caminhada pelo centro da cidade para você sentir a energia desse destino incrível com muito o que fazer e curtir. A capital é moderna e ao mesmo tempo exala história.

Com prédios seculares e palácios belíssimos, entre eles o Palácio Real, sede da monarquia na capital, Madrid tem uma arquitetura de tirar o fôlego, além de museus, igrejas e inúmeras atrações.

Se você tiver pouco tempo na cidade, talvez fazer a visita guiada seja a melhor opção.

Então, viaje com a gente para conhecer esse destino incrível! Veja o que fazer em Madrid, Espanha: 50 Pontos turísticos:

Voltar ao índice

O que fazer em Madrid: Parques e praças

1 – Parque de El Retiro – Madrid – Espanha

Madrid - Parque Ele Retiro
Vista aérea do Parque el Retiro

O Parque del Retiro é uma das atrações que deve estas na lista do que fazer em Madrid. É um oásis enorme com mais de 15 mil árvores que ajudam a formar um dos pulmões verdes no coração da cidade.

O parque oferece belíssimos jardins, pista de corrida e bicicleta, um lago onde você pode alugar um barquinho a remo para até 4 pessoas, além de bares e restaurantes, água fresca e muita sombra.
Dentro do parque há também inúmeras atrações arquitetônicas, palácios e monumentos incríveis, que iremos mostrar alguns com mais detalhes nesta lista do que fazer em Madri.

Entre as atrações, se destacam:

  • Palácio de Cristal, construído em 1887.
  • Palácio de Velázquez.
  • Monumento a Afonso XII.

Como chegar: Estação de metrô Retiro (linha 2)

Horários:

  • De outubro a março: de 06h às 22h.
  • De abril a setembro: de 06h às 24h.

2 – Rose Garden El Retiro

Pontos turísticos de Madrid - Rose Garden el Retiro
Vista aérea do Rose Garden el Retiro

Durante seu passeio pelo Parque do Retiro em Madrid, um dos lugares para descobrir, é sem dúvida alguma, o Roseiral Cecílio Rodriguez. O roseiral está situado na zona sul do parque, afastado da zona mais popular que rodeia o grande estanque.

Esse jardim cheio de rosas foi criado em 1915, quando decidiram construir um Roseiral em Madrid. O ideal é visitar a Rose Garden na primavera e no outono, quando vai estar florido.

Como chegar: Fica dentro do parque el Retiro e a estação de metrô mais próxima é a de Atocha (linha 1).

3 – Parque Madrid Río

Parque Madrid Rio, vista aérea
Vista aérea do Parque Madrid Rio

O Parque Madrid Rio acompanha as margens do Rio Manzanares, na zona Sul da cidade, que foi canalizado e estreitado, dando espaço para um parque fantástico, repleto de opções de lazer.

O parque foi inaugurado em 2011 e é uma atração imperdível da lista do que fazer em Madrid. Com 121 hectares e mais de 10 km de extensão, é repleto de atrações, jardins, pontes, áreas de esporte e obras arquitetônicas.

Perto do parque fica o Matadero Madrid, um antigo matadouro transformado em um espaço cultural e de lazer, além do shopping Plaza Rio 2, um dos maiores da capital.

Como chegar: O parque é enorme e recomendamos chegar pela estação Legazpi (linha 3 e 6), entrar pelo Matadero e seguir caminhando até a Ponte de Toledo, depois voltar pela estação Pirâmides (linha5), ou vice e versa. Ambas as estações ficam a 300 m do parque.

4 – Parque Enrique Tierno Galván

Pontos turísticos de Madrid - Parque Henrique Tierno Galván
Vista aérea do Parque Henrique Tierno Galván

Situado perto de Madrid Río, o Parque Enrique Tierno Galván tem 45 hectares, um dos maiores parques da cidade de Madrid. Além de toda sua área verde, alberga também o planetário da cidade e o monumento Chimenea.

O parque está localizado no bairro de Legazpi, entre a antiga estação ferroviária Delícias e o anel M-30, em uma região conhecida como “Cerro de la Plata”. Aproveite para conhecer o Museu do Ferracarril, que fica em uma das extremidades do parque.

Como chegar: A estação do metrô Arganzuela-Planetário (linha 6) fica a apenas 200 metros.

5 – Parque de la Montaña

Madri Espanha - Mirador do Parque la Montaña
Mirador do Parque la Montaña

O Parque de la Montaña é praticamente uma extensão da Plaza de Espanã, basta seguir caminhando. Entre as atrações do parque, se destacam o Templo de Debod e um mirante.

O mirante fica logo ao lado do Templo de Debod e oferece vistas para uma região baixa da parte ocidental da cidade de Madri, Espanha. Se estiver com tempo para caminhar, o parque se estende por quase 2 km, incluindo outras atrações.

Como chegar: A estação Plaza da España (linhas 3 e 10) fica a 500 m do parque e você já vai passar pela Praça da Espanha.

6 – Plaza de Colón – Madrid – Espanha

Pontos turísticos de Madrid - Plaza Colon
Vista aérea da Plaza Colón

A Plaza de Colón é considerada um dos pontos nevrálgicos da cidade de Madrid. É um amplo espaço aberto que tem como destaque um grande monumento a Cristóvão Colombo, construído entre 1881 e 1885 e uma enorme bandeira da Espanha, além de outros atrativos que a cercam.

Confira algumas atrações da Praça de Colombo:

  • Monumento a Colón: O monumento conta com uma estátua de 3 m de altura talhada em mármore branco, elevada sobre um pedestal de 17 m.
  • Jardins do descobrimento: inaugurados em 1970, os Jardins estão integrados por vários núcleos arborizados.
  • Bandeira da Espanha: Com dimensões de 21×14 metros em um enorme mastro no centro da praça.
  • Museu Arqueológico: Gigantesco museu situado ao lado da praça, uma parada obrigatória para os amantes da arte pré-histórica.

Como chegar: Estação de metrô Colon (linha4).

7 – Plaza Castilla

Madrid - Espanha - Plaza de Castilla
Visual da Plaza de Castilla

A Plaza de Castilla é famosa pela visão das duas torres Kio (torres gêmeas inclinadas de Madrid), com 114 metros de altura, 26 andares e uma inclinação de 15 degraus.

A praça fica a apenas 100 metros das torres e é composta por duas partes, uma delas é uma rotatória onde fica a Coluna de Calatrava e a outra onde fica a fonte e o monumento a Jose Calvo Sotelo.

Como chegar: A estação de metrô Plaza de Castilla (linhas 1, 9 e 10) fica a poucos metros da praça.

8 – Puerta del Sol

Madrid - Espanha - Puerta del Sol
Puerta del Sol

Puerta del Sol é a praça do marco zero da cidade de Madrid, que recebeu esse nome porque no passado havia ali uma porta da muralha que circundava a acidade, alinha com o sol nascente.

A praça é rodeada de lojas, cafés, edifícios históricos e monumentos, uma das praças mais animadas da cidade. A Praça Puerta del Sol abriga três símbolos muito conhecidos de Madrid:

  • El Oso y el Madroño: Escultura de um urso e de um morangueiro, representando o brasão de armas de Madri.
  • Real Casa de Correos: Contém o famoso relógio que desde 1962, marca o consumo das 12 uvas na contagem regressiva de cada ano novo.
  • Marco Zero: Marca o ponto a partir do qual as distâncias de todas as ruas em Madrid são medidas.

Como chegar: Estação de metrô Sol (linhas 1, 2, 3)

9 – Plaza de España – Madri

Madrid - Plaza de España
Plaza de España

A Plaza de España é mais uma atração da lista dos pontos turísticos de Madrid que merece a visita. É um grande espaço de lazer entre belos edifícios que tem como principal atrativo uma fonte monumental dedicada a Miguel de Cervantes.

Localizada ao final da Gran Vía, a revitalização da praça, permite a ligação entre os diferentes espaços públicos desta região da cidade, como o Parque de La Montaña, ocupando uma área de mais de 70000 m².

Além das árvores, ciclovias, parquinhos e infraestrutura da praça, há dois edifícios no local que formam um dos conjuntos arquitetônicos mais interessantes de Madrid, os dois arranha-céus emblemáticos da cidade: a Torre de Madrid e o Edifício España.

Como chegar: Metrô Plaza de España (linha 3 e 10).

10 – Plaza Mayor – Madrid – Espanha

Madrid - Espanha - Plaza Mayor
Plaza Mayor – Crédito: piqsels.com

A Plaza Mayor é mais uma atração livre da lista do que fazer em Madri. Encaixotada por edifícios de mesma altura, a praça fica no coração da cidade e apresenta uma bela arquitetura circundante com a estátua do rei Filipe III, fixada bem no centro.

Sua origem data do século XV e a forma atual foi entregue em 1854. Tem 237 varandas ao longo de toda a praça e o pórtico mais conhecido é o Arco de Cuchilleros.
Na Plaza Mayor há uma boa variedade de restaurantes e cafés que valem uma rápida parada para apreciar o local.

Como chegar: Estação de metrô Sol (linhas 1, 2, 3) + 400 m de caminhada.

Escolha sua hospedagem na cidade

Voltar ao índice

O que fazer em Madri: Igrejas e templos

11 – Catedral de Santa Maria la Real de la Almudena

Catedral de Madrid - Espanha
Catedral de Santa Maria la Real de la Almudena

Localizada ao lado do palácio Real, a catedral de Madri é a principal igreja da cidade. Embora não se compare à igreja Sagrada Família, em Barcelona, o templo dedicado à virgem de Almudena tem seu charme e imponência.

A construção da igreja teve início em 1879 e só foi finalizada em 1992. O interior da catedral, possui uma linda decoração no teto com diferentes estilos entre uma nave e outra.

O interior da catedral é de estilo neogótico, com capelas e trabalhos de artistas contemporâneos. Essa é a mais famosa e visitada das igrejas em Madrid, dedicada à padroeira da cidade: Santa Maria de la Almudena.

  • Como chegar: Estação Ópera (linhas 2 e 5) + 500 m de caminhada.
  • Horários: De segunda-feira a domingo: de 10h às 20h30min.

12 – Real Basílica de San Francisco

Madrid - Real Basílica San Francisco
Real Basílica San Francisco

Segundo a lenda, no local em que a basílica foi construída havia um antigo convento, que foi fundado por San Francisco de Assis, depois de passar por Madrid a caminho de Santiago de Compostela.

Construída em 1776 e 1784, no estilo neoclássico, esta foi a quarta igreja construída neste local. Com 58 metros de altura sua cúpula é a maior da Espanha. Ela fica localizada a apenas 600 metros da Catedral de Almueda.

Seu interior é surpreendente, todo decorado com pintura nas cúpulas, as colunas decoradas em ouro, além de diversas obras e esculturas.

A entrada na Igreja custa 5 euros.

Como chegar: Estação Puerta de Toledo ou La Latina (linha 5) + 500 m a pé.

Horários:

  • De terça à sexta-feira: de 10h30min às 12h30min e de 16h às 18h (Museu).
  • Sábados: de 10h30min às 12h30min e das 16h às 18h (Basílica)
  • Julho e agosto: De terça-feira a domingo: de 10h30min às 12h30min e de 17h às 19h.

Voltar ao índice

O que fazer em Madri: Palácios imponentes

13 – Palácio Real de Madrid

Palácio Real de Madri - Espanha
Palácio Real de Madri – Espanha

O atual Palácio Real de Madrid foi construído a partir de 1738, depois de um terrível incêndio ocorrido em 1734, destruí o antigo Real Alcázar. O Rei Carlos III foi o primeiro monarca a viver na luxuosa construção.

O Palácio Real é o maior palácio da Europa Ocidental e possui uma mistura de arquitetura barroca e neoclássica. Esse grandioso palácio, é a versão espanhola de Versalhes. O palácio ainda é a residência oficial do Rei da Espanha.

Além disso, o local ainda é usado para eventos oficiais do Estado. Visitas ao palácio são liberadas, onde se podem ver a imponente escadaria no corredor de estrada, bem como, obras-primas da arte e requintadas tapeçarias.

Os quartos do Rei Carlos III, também estão entre um dos mais belos aposentos do palácio. Pois, são adornados com a decoração afinadíssima da época do iluminismo.

Como chegar: Estação de metrô Ópera (linhas 2 e 5) + 300 m de caminhada.

Horários:

  • De outubro a março:
    De segunda-feira a sábado: de 10h às 18h;
    Domingo: de 10h às 16h.
  • De abril a setembro:
    De segunda-feira a sábado: de 10h às 19h;
    Domingo: de 10h às 16h.

Comprar ingresso do Palácio Real sem fila

Reservar visita guiada no Palácio Real

14 – Palácio de Cristal: Parque el Retiro

Madrid - Espanha - Palácio de Cristal - Parque el Retiro
Palácio de Cristal – Parque el Retiro

Um dos melhores exemplos da arquitetura do ferro em Madrid, é o Palácio de Cristal de El Retiro. Atualmente o palácio é uma das sedes do Museu Reina Sofía, dedicado à realização de exposições temporárias.

Originalmente o Palácio, foi concebido como uma estufa de grandes dimensões, com o objetivo de albergar plantas tropicais durante a Exposição de Flora das Ilhas Filipinas no ano de 1887.

Projetado pelo arquiteto Ricardo Velázquez Bosco, sua cosctrução foi inspirada no Crystal Palace. O edifício é revestido por grandes placas de vidro e se situa junto a um lago artificial, rodeado de castanheiros-das-índias, no Parque el Retiro.

Como chegar: Fica no parque el Retiro e a estação mais próxima é a Ibiza (linha 9) + 700 m a pé.
Somente visita externa.

15 – Palácio de Velázquez – Madrid

Madrid - Espanha - Palácio Velasquez
Palácio Velásquez

Também localizado dentro do Parque del Retiro, o Palácio de Velázquez é um monumento cheio de história. Sua construção remete ao século XIX, época das grandes fundições de ferro.

Foi construído entre 1881 e 1883 para a Exposição Nacional de Minérios. Atualmente o Palácio de Velázquez pertence ao Ministério da Cultura, e possui sala de exposições temporárias do Museu Reina Sofía.

Como chegar: Fica no parque el Retiro e a estação mais próxima é a Ibiza (linha 9) + 500 m a pé.

Horários:

  • De novembro a fevereiro: de 10h às 18h;
  • Março e outubro: de 10h às 19h;
  • De abril a setembro: de 10h às 22h;

16 – Palácio de Cibeles – Madrid – Espanha

Madrid - Espanha - Palácio de Cibeles
Palácio de Cibeles

Inaugurado em 1919, o belíssimo palácio branco foi construído para abrigar a sede dos correios, localizado no centro da capital espanhola. Logo passou a se chamar Palácio das Comunicações e atualmente é conhecido como o Palácio de Cibeles, sede da prefeitura de Madrid.

O Palácio de Cibeles pode ser visitado, possui um lindo mirante, um restaurante e além disso, respira história por todos os seus cantos.

Como chegar: Fica no parque el Retiro e a estação mais próxima é a Ibiza (linha 9) + 700 m a pé.

Horários:

  • Bilheteria: De terça-feira a domingo: de 10h às 13h45min e de 15h às 19h30min.
  • Centro de exposições: De terça-feira a domingo: de 10h às 20h;
  • Mirador: De terça-feira a domingo: de 10h30min às 14h e 16h às 19h30min

17 – Palácio de Cristal de Arganzuela

Madri Espanha - Palácio de Cristal de Arganzuela
Vista aérea do Palácio de Cristal de Arganzuela

O Palácio de Cristal Arganzuela, ou a Estufa Arganzuela fica localizado no Paseo de la Chopera, al lado do parque Madrid Rio. O edifício compõe o conjunto arquitetônico do histórico Matadouro Municipal

Don Luis Bellido y González, foi quem projetou e construiu a estufa entre os anos de 1908 e 1928. O recinto foi restaurado e reabilitado para ser usado como estufa em 1992.
A Estufa abriga quatro tipos distintos de plantas, sendo: duas tropicais, uma subtropical e uma desértica, além de lençóis de água, fontes e aquários.

Como chegar: Estação Legazpi (linhas 3 e 6) + 500 m a pé.

Horários:

  • De novembro a fevereiro: de 10h às 18h;
  • Março e outubro: de 10h às 19h;
  • De abril a setembro: de 10h às 22h;

Voltar ao índice

O que fazer em Madri, Espanha: Monumentos e arquitetura

18 – O que fazer em Madrid: Monumento a Alfonso XII

Madrid - Monumento a Alfonso XII - Parque el Retiro
Monumento a Alfonso XII – Parque el Retiro

O monumento em homenagem ao Rei Alfonso XII é uma atração imperdível da lista do que fazer em Madrid. Inaugurada pelo seu filho, Alfonso XIII, em 1922, é um conjunto escultórico e arquitetônico de grande beleza e imponência.

Desenhado pelo arquiteto catalão José Grases Riera, o monumento é composto por um hemiciclo de estilo jónico, com os escudos das diferentes províncias espanholas. No seu centro ergue-se uma torre com a estátua equestre do monarca.

Esse monumental ponto turístico de Madrid, se torna ainda mais belo por estar situada em frente ao lago grande do parque el Retiro.

Como chegar: Fica no Parque el Retiro e o metrô mais próximo ´´e o Ibiza (linha 9) a 400 m.

19 – O que fazer em Madrid: Puerta de Alcalá

Madrid - Espanha - Puerta de Alcalá
Puerta de Alcalá

Outra bela atração de Madrid é a Puerta de Alcalá, inaugurada em 1778, uma obra do arquiteto italiano Francesco Sabatini. A Puerta de Alcalá já foi um dos cinco portões das muralhas medievais da cidade.

Este arco do triunfo fica em uma rotatória localizada na Plaza de la Independência, próximo de uma das entradas principais do Parque El Retiro.

Como chegar: A estação retiro (linha 2) fica 250 m.

20 – O que fazer em Madrid: Puerta de San Vicente

Madrid - Espanha - Puerta de San Vicente
Puerta de San Vicente

A Porta de São Vicente é uma bela atração monumental, porém, é uma réplica recente, construída em 1995. Ao longo da história da cidade, a Puerta de San Vicente foi construída três vezes. Sua estrutura inicial, chamava-se “Puerta el Parque”, com duração até 1726.

Esta atração se localiza em uma rotatória, entre o parque Madrid Río é a subida à Plaza de España, logo abaixo do Palácio Real.

Como chegar: O metrô príncipe Pio (linhas 6 e 10) fica em frente.

21 – O que fazer em Madrid: Puerta de Toledo

Madri Espanha - Puerta de Toledo
Puerta de Toledo

A Porta de Toledo é um portal neoclássico, construído em 1827, um dos monumentos financiados pelo irmão de Napoleão, José Bonaparte, em seu breve reinado na Espanha.

Assim como os dois outros portais mencionados acima, este arco triunfal se localiza em uma rotatória. Está situado entre os bairros de La Latina e Embajadores, no caminho entre o Palácio real e a Ponte de Toledo.

Como chegar: Metrô Puerta de Toledo (linha 5).

22 – O que fazer em Madrid: Ponte de Toledo

Madrid - Ponte de Toledo
Ponte de Toledo

Construída entre 1719 e 1724, é uma ponte de pedra em estilo barroco sobre o rio Manzanares. A primeira ponte construída entre 1649 e 1660 foi destruída por uma enchente, além de uma outra subsequente.

A monumental ponte é composta por 9 arcos de volta perfeita em cantaria de granito. Atualmente, a ponte é destinada somente ao tráfego de pedestres e como atração turística de Madri.

Com o rio canalizado e estreitado, a maior parte da ponte atravessa uma área do Parque Madrid Rio. Apesar de ficar um pouco distante do centro, a ponte e o parque juntos são atrações imperdíveis na lista do que fazer em Madrid.

Como chegar: A estação Pirâmides (linha 5) fica a 400 m.

23 – O que fazer em Madrid: Puente de Arganzuela

Madrid - Ponte Arganzuela
Ponte de Arganzuela

Essa grande passarela, inaugurada em 2011, a obra do arquiteto francês Dominique Perrault, é um dos ícones do parque Madrid Río, o grande parque que percorre ambas as margens do rio Manzanares

O desenho desta ponte, elo de união entre os distritos de Carabanchel e Arganzuela, consiste numa dupla espiral de metal em forma de saca-rolhas. É coberta por uma rede metálica que durante o dia brilha e à noite se ilumina.

Como chegar: A estação Pirâmides (linha 5) dica a 400 m.

24 – Matadero Madrid

Matadero Madrid
Pavilhões do Matadero Madrid

Construídos entre 1911 e 1925, em estilo neomudéjar, os grandiosos pavilhões que faziam parte de um matadouro e mercado de gado, são hoje, um enorme centro arquitetônico, cultural e gastronômico.

Além de alguns restaurantes e estabelecimentos que vem se instalando nos pavilhões, o Matadero Madrid, tem um espaço a céu aberto muito grande, para atividades em geral. No edifício principal, sempre tem uma exposição artística interessante.

Como chegar: O metrô Legazpi (linhas 3 e 6) fica em frente ao portão de entrada.

Horários:

  • Espaço ao ar livre:
    De segunda-feira a domingo: de 09h (manhã) às 01h (madrugada).
  • Exposições:
    De terça a quinta-feira: de 17h às 21h;
    De sexta-feira a domingo e feriados: de 12h às 21h.

25 – Panteón de Hombres Ilustres

Madrid - Espanha - Panteon de los Hombres Ilustres
Panteon de los Hombres Ilustres

No edifício construído entre 1892 e 1899, no estilo neomedieval, repousam os restos mortais de alguns dos políticos mais influentes da história da Espanha, do século XIX.

Neste belo edifício podem ser visitados os mausoléus de alguns dos soldados e políticos mais influentes da Espanha, como: Cánovas del Castillo, Dato, Sagasta, Ríos Rosas, Canalejas ou Gutiérrez de la Concha. O local conta com belos conjuntos ecultórios.

Como chegar: A estação Menéndez Pelayo (linha 1) fica a 350 m.

Horários:

  • De terça-feira a sábado: de 10h às 14h e de 16h às 18h30min.
  • Domingos e feriados: de 10h às 15h.
  • Segunda-feira: fechado.

26 – Monumento Chimenea – Madri, Espanha

Pontos turísticos de Madrid - Chimenea
Monumento Chimenea

Conhecido popularmente como Parque de la Chimenea, os Jardins Del Rastro, ocupam o local deixado pela antiga Fábrica de Gás, ou Gasômetro de Madrid, que dá nome à rua que fica em sua adjacente.

O Parque de la Chimenea, localizado no distrito de Arganzuela, é composto por uma enorme chaminé, um enorme monumento e uma rampa que liga diferentes partes do parque Enrique Tierno Galván.

Como chegar: A estação Arganzuela-Planetário (linha 6) fica a 300 m.

27 – Fuente de Cibelles – Madri, Espanha

O que fazer em Madri - Fonte de Cibelez
Fonte de Cibelez

Situada na Praça de Cibelles, em frente ao palácio de mesmo nome, a Fonte de Cibelles, bem no centro da cidade, é um monumento que foi construído no século XVIII, um dos cartões postais de Madrid.

O monumento sobre a fonte representa a deusa grega da fertilidade, que aparece sentada em um carro puxada por dois leões. A imagem da fonte com o palácio de Cibelles ao fundo forma um belo cenário arquitetônico.

Como chegar: O metrô Banco de España (linha 2) fica a 150 m.

28 – Monumento a Felipe IV – Madri, Espanha

Madri Espanha - Monumento a felipe IV
Monumento a Felipe IV e o Palácio Real ao fundo

O Monumento a Felipe VI é uma obra de Pedro Tacca, que foi realizada segundo um desenho de Velázquez e com a assistência científica de Galileu Galilei, garantindo assim a sua estabilidade.

A obra foi a primeira no mundo sustentada nas duas patas traseiras do cavalo e dissimuladamente sobre a cauda. O monumento é bastante fotografado com a imagem do Palácio real ao fundo.

Como chegar: A estação Ópera (linhas 2 e 5) fica a 250 m.

Voltar ao índice

O que fazer em Madrid, Espanha: Museus e Cultura

29 – Museu Nacional do Prado

O que fazer em Madri - Museu do Prado
Fachada do Museu do Prado

Inaugurado em 1819, o Museu Nacional del Prado é hoje um dos principais museus do mundo. Com mais de 700 esculturas e 8.000 pinturas, o Museu não deve nada em relevância para o Museu do Louvre, na Cidade de Paris.

Com mais de 100 salas em 3 andares, o Museu do Prado exibe milhares de peças da sua coleção. Reserve um bom tempo para este museu, ou então, passe pelos itens artísticos mais relevantes.

Há a opção de um tour guiado de 90 minutos com um guia oficial do museu, ele dará uma visão geral das principais obras primas do museu, além de você poder entender melhor a importância de cada obra.

O Museu fica localizado bem no centro de Madri, no Paseo del Prado, uma das principais ruas da cidade. É uma atração imperdível na lista do que fazer em Madrid para quem gosta de arte.

Como chegar: A estação del Arte (linha 1) fica a 400 m.

  • Horários:
    De segunda-feira a sábado: de 10h às 20h;
    Feriados e domingos: de 10h às 17h;
    24 e 31 de dezembro, 6 de janeiro: de 10h às 14h;
  • Horário gratuito:
    De segunda-feira a sábado: de 18h às 20h;
    Feriados e domingos: de 17h às 19h.

Comprar ingresso Museu do Prado sem fila

30 – Museu Reina Sofia – Madrid

O que fazer em Madrid Espanha - Museu Reina Sofia
Museu Reina Sofia – Foto: Divulgação

O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia é um dos mais importantes museus de arte moderna espanhóis. Foi inaugurado em 1992 e o seu nome presta homenagem à Rainha Sofia.

Este museu faz parte do conhecido “Triângulo de Ouro da Arte de Madrid”, que inclui também o Museu do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza. O museu abriga excelentes coleções de arte do século XX, sendo considerado um dos melhores no gênero na Europa.

Como chegar: A estação del Arte (linha 1) fica a 100 m.

  • Horários:
    De quarta-feira a sábado e segundas-feiras: de 10h às 21h;
    Domingo: de 10h às 14h30min.
  • Horários gratuitos:
    De quarta-feira a sábado e segundas-feiras: de 19h às 21h;
    Domingo: de 12h30min às 14h30min.

Comprar ingresso Museu Reina Sofia sem fila

31 – Museu Nacional Thyssen – Madrid

O que fazer em Madrid - Museu Thyssen
Museu Thyssen

A coleção do Museu Thyssen, nomeado em homenagem aos seus fundadores, é uma das maiores coleções de arte do mundo. Essas coleções eram propriedades particulares do colecionador de arte Heinrich Freiherr Thyssen-Bornemisza.

A coleção foi doada pela família para a cidade de Madrid, durante os anos de 1990. Possui obras de diferentes épocas e estilos, além de artistas de renome como Monet, Picasso, El Grego, Van Gogh e muitos outros, num total de mais de 1600 peças.

Como chegar: A estação Banco de España (linha 1) fica a 400 m.

Horários:

  • De terça-feira a domingo: de 10h às 19h;
  • Segunda-feira: 12h às 16h;

Comprar ingresso Museu Thyssen sem fila

O que fazer em Madrid - Museu Naval
Prédio do Museu Naval

Com origem em 1792, o Museu Naval é gerido pelo ministério de defesa espanhol, situado no Quartel-general da Armada, em pleno Paseo del Arte, em Madrid, Espanha.

A missão do museu Naval é adquirir, conservar, investigar e exibir com fins museológicos e educativos todo tipo de peças relacionados com a história naval da Espanha, com valor histórico, artístico, técnico e científico.

Como chegar: A estação Banco de España (linha 1) fica a 300 m.

Horários:

  • De terça a domingo: de 10h às 19h;
  • Em agosto: de 10h às 15h;
  • Fechado: segundas e nos dias 01 e 06 de janeiro, 24, 25 e 31 de dezembro.

33 – Museu Ferroviário de Madrid

O que fazer em Madrid Espanha - Museu del Ferrocarril
Museu del Ferrocarril

O Museu Ferroviário de Madrid proporciona aos seus visitantes uma viagem no tempo no contexto da história ferroviária da Espanha. O local foi inaugurado em 1984, junto à antiga estação de Delícias.

O edifício que abriga o museu foi construído como cabeça da linha em 1880 e tem uma nave em seu centro na qual se localiza a parte mais importante do museu, repleto de antigas locomotivas e peças ferroviárias.

Nesta área você pode ver as primeiras locomotivas a vapor, elétricas a também a diesel, além de antigos vagões de passageiros. Há também, maquetes ferroviárias em diferentes escalas.

Como chegar: A estação delícias (linha 3) fica a 200 m.

  • De junho a setembro:
    De segunda a domingo: de 10h às 15h.
  • De outubro a maio:
    De segunda à sexta-feira: de 09h30min às 15h;
    Sábados e feriados: de 10h às 19h;
    Domingo: de 10h às 15h.

34 – Museu Arqueológico Nacional – Madrid

O que fazer em Madri - Museu Arqueológico Nacional
Museu Arqueológico Nacional

O principal museu espanhol dedicado à arqueologia é o Museu Arqueológico Nacional, situado em um gigantesco palácio do século XIX, projetado pelo arquiteto Francisco Jareño e finalizado por Antonio Ruiz de Salces.

Em seu acervo existem peças da Península Ibérica, que vão desde a Pré-história até a Idade Moderna, além de diferentes coleções estrangeiras de fora da Espanha.
Como chegar: A estação Colon (linha 4) fica a 200 m.

Horários:

  • De terça-feira a sábado: de 9h30min às 20h;
  • Domingos e feriados: de 9h30min às 15h;
  • Segunda-feira: fechado;

35 – Museu Nacional de Antropologia – Madrid

Madrid - Espanha - Museu Nacional de Antropologia
Museu Nacional de Antropologia

Considerado o mais antigo museu de antropologia da Espanha, o Museu Nacional de Antropologia fica próximo ao Parque del Retiro, bem em frente à Estação de Atocha.

O local foi inaugurado durante o reinado de Alfonso XII em 29 de abril de 1875. Tem como principal objetivo mostrar a cultura de diferentes povos do mundo.

Como chegar: A estação Atocha (linha 1) fica em frente ao museu.

Horários:

  • De terça-feira a sábado: de 09h30min às 20h;
  • Domingos e feriados: de 10h às 15h;
  • Segunda-feira: fechado;

36 – Museu Cerralbo – Madrid

O que fazer em Madrid Espanha - Museu Cerralbo
Museu Cerralbo

Embora ofuscado por outros grandes museus de Madrid, o Museu Cerralbo é um dos mais importantes da cidade, localizado em um belíssimo e excêntrico palacete do século XVII.

A decoração majestosa e conservada do museu mostra aos visitantes como vivia uma família aristocrática do século XIX. Sua coleção, formada por mais de 50.000 peças, é considerada uma das coleções privadas mais importantes e completas da Espanha.

O andar principal da residência é o maior dos tesouros do palacete, dedicado às recepções, festas e bailes. O museu é uma autêntica joia, com uma de coração incrível.

Como chegar: A estação Plaza de España (linhas 3 e 10) fica a 400 m.

Horários:

  • De terça-feira a sábado: de 9h30min às 15h;
  • Domingos e feriados: de 10h às 15h.
  • Quinta-feira: de 17h às 20h. (Exceto feriados)
  • Segunda-feira: fechado.

37 – Museu Lázaro Galdiano

O que fazer em Madrid Espanha - Museu Lázaro Galdiano
Museu Lázaro Galdiano – Foto: Divulgação

O Museu Lázaro Galdino está situado em um antigo palacete da rua serrana no bairro de Salamanca. O local exibe uma esquisita coleção de arte, além de bronzes, têxteis, cristais, medalhas e armas de muito valor.

O museu foi inaugurado em 1951 e possui um total de 4820 peças expostas, distribuídas pelos quatro pisos do edifício. Já o palacete, data do ano de 1903.

Como chegar: A estação Rubén Darío (linha 5) fica a 600 m.

  • Horários:
    De terça-feira a domingo: de 9h30 às 15h;
    Segunda-feira: fechado.
  • Visitas guiadas:
    Quarta e sexta-feira: às 12h;
    Domingo: 10h.

38 – Estación Museo Chamberí

O que fazer em Madrid -Estação Museu Chamberi
Estação Museu Chamberi – Foto: DIvulgação

A Estação Chamberi é uma antiga estação de metrô de Madri, do ano de 1919, que foi desativada em 1966, porém, devido à sua grande beleza, tornou-se um ponto turístico de Madrid.

Projetada por Antonio Palácios, depois de desativada a estação passou por décadas de negligência, até que o filme Barrio a trouxe de volta em 1998. Atualmente encontra-se revitalizada e mostra como era a estação de metrô a mais de 100 anos atrás.

Como chegar: A estação Iglesia (linha 1) fica a 200 m.

Horários:

  • Segunda-feira: de 16h às 20h;
  • Sábado: de 10h às 14h e 16h às 20h;
  • Domingo: de 10h às 14h.

39 – Museu de Cera de Madri

Museu de Cera de Madrid
Museu de Cera de Madrid – Foto: Divulgação

Assim como outros museus de cera espalhados pelo mundo, o de Madrid, mostra personalidades da vida real, história e ficção, em estátuas de cera em tamanho real.

O Museu de Cera de Madrid possui mais de 450 figuras que se espalham por ambientes temáticos, numa combinação de espaços e de sons, uma forma de conhecer parte da História através dos seus personagens.

Como chegar: A estação Colon (linha 4) fica em frente ao museu.

Horários:

  • De abril a setembro:
    Bilheteria: de 11h às 19h;
    Visitação: de 11h às 20h;
  • De outubro a março:
    Bilheteria: de 11h às 18h;
    Visitação: de 11h às 19h;

Comprar ingresso para o Museu de Cera

40 – Templo de Debod – Madrid

O que fazer em Madrid Espanha - Templo de Debod
Templo de Debod

O Templo de Debod é um dos poucos testemunhos arquitetônicos núbio-egípcios completos que podem ser contemplados fora do Egito, e o único com estas características que existe na Espanha.

As paredes do templo eram decoradas originalmente com ilustrações que mostravam o rei Adijalamani como um faraó egípcio fazendo oferendas aos deuses.

Ao ser transferido para a Espanha o templo foi exposto a um complicado trabalho de reconstrução e restauração, inaugurado em 20 de julho de 1972.

Como chegar: A estação ventura Rodriguez (linha 3) fica a 400 m.

Horários:

  • De terça-feira a domingo e feriados: de 10h às 20h.
  • Segunda-feira: fechado.

41 – Auditório Nacional de Música – Madri

O que fazer em Madrid - Palácio Nacional da Música
Palácio Nacional da Música – Foto: Divulgação

O Auditório Nacional de Música de Madri, fica em um imponente edifício, obra do arquiteto José Maria García de Paredes, inaugurado em 21 de outubro de 1988.

É a sede da Orquesta Nacional da Espanha e do Coro Nacional da Espanha, além de receber concertos de vários gêneros de renomados artistas.

Como chegar: A estação Cruz de Rayo (linha 9) fica a 150 m.

Horários:

  • Segunda-feira: de 16h às 18h;
  • Terça a sexta-feira: 10h às 17h;
  • Sábados: de 11h às 13h (exceto o mês de julho).

42 – Centro Cultural Casa del Reloj

Madri - Centro Cultural Casa do Relógio
Centro Cultural Casa do Relógio

A Casa do Relógio, era anteriormente o Pavilhão dos Serviços Centrais do Matadouro Municipal de Madrid e Mercado Pecuário. La casa está localizada no distrito de Arganzuela no Paseo de la Chopera.

O antigo matadouro e mercado de gado foi construído entre 1910 e 1925, quando a sede do Conselho Municipal de Arganzuela foi transferida para o magnífico prédio La Casa del Reloj em 1982.

Atualmente, o prédio abriga o Centro Cultural Casa del Reloj, assim como a Câmara Municipal do Distrito de Arganzuela.

Como chegar: A estação Legazpi (linhas 3 e 6) fica a 400 m.

Horários:

  • De segunda à sexta-feira: de 10h às 13h e de 17h às 19h;
  • Agosto: fechado;
  • Semana de San Isodro: De segunda à sexta-feira: de 09h às 14.

43 – Planetário de Madrid

Planetário de Madrid
Planetário de Madrid

O Planetário de Madrid pertence à prefeitura e foi inaugurado em 29 de setembro de 1986, com o objetivo de divulgar, orientar e difundir a arte da Astronomia e da Ciência, entre as escolas e o público em geral.

Durante os anos de 2016 e 2017 o planetário sofreu uma profunda renovação tecnológica e estrutural. Atualmente reserva as manhãs dos dias letivos para visitas escolares e à tarde, feriados e fins-de-semana é destinado ao público em geral.

Como chegar: A estação Arganzuela-Planetário (linha 6) fica a 400 m.

Horário do planetário:

  • De terça a quinta-feira: de 12h às 13h30min e 18h às 19h30min;
  • Sexta-feira: de 12h às 13h30min e de 17h às 19h30min
  • Sábados, domingos e feriados: de 10h às 13h30min e de 17h às 19h30min;
  • Segunda-feira: fechado;

44 – Teatro Real de Madri

O que fazer em Madrid Espanha - Teatro Real
Fachada do Teatro Real

O Teatro Real de Madrid teve a sua construção iniciada em 1818 e foi inaugurada em 1850. Durante 75 anos foi um dos mais importantes da Europa, até que um afundamento fez com que o local permanecesse fechado por 41 anos.

Transformado em salas de concertos sinfônicos, em 1996, o teatro reabriu pós uma reforma de 9 anos, voltando a funcionar como ópera. A visita permite percorres diferentes ambientes e apreciar sua linda decoração palaciana.

Como chegar: Fica em frente o metrô Ópera (linhas 2 e 5), junto à Plaza de Oriente e do Palácio Real.

Horários visita guiada geral:

  • Em espanhol: De segunda a domingo: às 10h e 12h. (Quarta-feira: 14h também);
  • Em inglês: De quarta a sexta-feira: 10h15min;
  • Em francês: Terça-feira: 10h15min.
  • Visita técnica aos bastidores: De segunda-feira a domingo: 10h.
  • Visita artística: De segunda-feira a domingo: 9h30min.
  • Visita de áudio guia: De segunda-feira a domingo: de 10h às 15h30min.

45 – Fernán Gómez Centro Cultural de La Villa

Madrid - Espanha - Fernan Gomez Centro Cultural
Fernan Gomez Centro Cultural

Fernán Gómez Centro Cultural de la Villa é uma instituição localizada no subsolo da Praça de Colombo. Acima do espaço há uma escultura de uma cabeça humana, enquanto o seu entorno possui um espelho d’água voltado para o Paseo de Recoletos.

O espaço possui duas salas de teatro e um corredor que é um espaço complementar ideal para qualquer tipo de evento. No outro lado da rua fica o Museu Nacional de Arqueologia.

Como chegar: O metrô Colon (lina 4) fica em frente.

Horários:

  • Centro: De terça-feira a domingo: de 10 às 22h.
  • Pavilhão de Exposições:
    De terça a sexta-feira: de 10h às 14h e de 17h às 21h;
    Sábados, domingos e feriados: de 10h às 21h;
    Segunda-feira: fechado;

46 – Centro Cultural Casa de Vacas

O que fazer em Madrid Espanha - Casa de Vacas
Casa de Vacas no Parque el Retiro

A Casa de Vacas é mais um belo prédio localizada na zona do parque el Retiro, é um centro cultural com espaço para exposições, teatros e concertos.
A casa foi construída em 1874 como vacaria e leitaria, razão pela qual se reconhece por este nome. No terraço exterior, apresentam-se mostras de escultura.

Como chegar: Fica dentro do Parque el Retiro e a estação retiro (linha 2) fica a 400 m.

Horários:

  • De outubro a abril:
    De segunda-feira a domingo: de 10h às 21h.
  • De maio a setembro:
    De segunda-feira a domingo: de 10h às 21h30min.

47 – Casa de América – Madrid

O que fazer em Madrid - Casa de América
Casa de América

A Casa América é um prédio histórico, construído a partir de 1873 ordem do Marquês de Linares. O palacete de estilo neobarroco, foi inspirado nos padrões franceses e se destaca por sua bela fachada.

A riqueza decorativa de seu interior também chama a atenção em suas várias salas. Atualmente, o local é a sede da Casa da América, espaço de inúmeras atividades culturais.

Como chegar: A estação Banco de España (linha 2) fica a 200 m.

  • Horários de exposições:
    De segunda a sexta-feira: de 11h às 19h30min;
    Sábados: de 11h às 15:00 h;
    Domingos e feriados: fechado.
  • Horários das visitas guiadas (em espanhol e em inglês):
    Sexta-feira: de 18h e 19h30min;
    Sábados e domingos: de 11h, 12h e 13h.

Veja as opções de hospedagem na cidade

Voltar ao índice

Outros pontos turísticos de Madri, Espanha

48 – Estádio Santiago Bernabéu – Real Madrid

Estádio Santiago Bernabéu - Real Madrid
Estádio Santiago Bernabéu

Para os amantes de futebol, o Estádio Santiago Bernabéu, é uma atração extremamente imperdível na lista do que fazer em Madrid. O Real Madrid é o clube que mais venceu títulos importantes no mundo, como mundiais e campeonatos europeus.

A visita ao estádio dá acesso à sala de troféus, arquibancadas, ao banco de reservas, aos vestiários e outros pontos do estádio. O estádio pode receber cerca de 80.000 espectadores, um dos maiores da Espanha.

Como chegar: Metrô Santiago Bernabéu (linha 10).

Horários:

  • De segunda-feira a sábado: de 09h30min às 19h;
  • Domingos e feriados: de 10h às 18h30min;
  • Fechado: dia 25 de dezembro e 01 de janeiro.

Comprar ingresso do tour Estádio Bernabéu

49 – Estádio do Atlético de Madrid

Estádio do Atlético de Madrid
Estádio do Atlético de Madrid – Crédito: Wikimedia Commons

O estádio do Atlético de Madrid, conhecido como Estádio Metropolitano e Wanda Metropolitano, foi inaugurado após sua remodelação (2011–2017), e pertence ao Club Atlético de Madrid.

Com capacidade para 68.000 espectadores, o estádio cumpre os mais exigentes standards no que diz respeito a conforto, segurança e visibilidade, considerado um dos mais moderno das Europa.

Como chegar: Metrô Estádio Metropolitano (linha 7).

Horários:

  • Museu: De segunda-feira a domingo: de 11h às 19h;
  • Tour: De segunda a domingo: de 11h às 13h30min e 16h às 18h;

50 – Invernadero de Atocha

Madrid - Espanha - Invernadero de Atocha
Invernadero de Atocha

Inaugurada em 1992, a Estufa de Atocha trata-se de um jardim botânico de plantas tropicais e subtropicais, localizado na parte antiga da Estação de Atocha, prédio de 1892, em Madrid, onde há também, algumas opções gastronômicas.

O prédio de ferro da antiga estação é de grande beleza arquitetônica, em ferro, tijolos e vidro, projetado pelo arquiteto espanhol Alberto Palácio, com o auxílio de Gustavo Eiffel, que também projetou a famosa Torre Eiffel de Paris.

Com uma área de 4.000 m², o jardim abriga mais de 7.200 plantas de 260 espécies. A pequena floresta tropical abriga também um lago artificial, com pequenos peixes e tartarugas.

Como chegar: Metrô Atocha (linha 1).

Horários: De segunda-feira a domingo: de 05h (manhã) às 01h (madrugada).

Parque Madrid Rio
Os belíssimos jardins do Parque Madrid Rio vistos da Ponte de Toledo

Como chegar em Madrid, Espanha

Madrid se localiza na área central da Espanha a 657 metros de altitude. A distância para as outras principais cidades, são: Barcelona (623 km), Valência (360 km), Sevilha (532 km), e Bilbau (400 km).

Chegar em Madrid de avião

O Aeroporto de Madri, Aeroporto Internacional Adolfo Suárez/Madrid-Baraja, se localiza a 15 km do centro da cidade. Recebe voos diretos do Brasil, principalmente vindos de Guarulhos, São Paulo, além de ligações às outras capitais europeias, como Lisboa.

Para quem está fazendo uma viagem pela Europa encontrará voos baratos de algumas companhias lowcost que operam por lá, como: Vueling, Ryanair, EasyJet.

Do aeroporto ao seu hotel uma das opções é reservar um transfer.

Chegar em Madrid de trem

Madrid - Estação Atocha
Estação Atocha de trens de longa distância

Os trens de alta velocidade (AVE), também são uma ótima opção para chegar em Madrid, vindo de outras cidades da Espanha e de outros países da Europa.
Chegamos a Madrid vindos de Barcelona, numa viagem de 600 km, em menos de 3 horas. Você pode pesquisar os horários e preços de trem aqui!

A cidade conta com duas estações de trem de média e longa distância: Chamartin e Atocha. Vai chegar em uma delas, dependendo de seu ponto de origem.

Como se locomover em Madrid?

A cidade de Madri conta com uma ótima estrutura de meios de transporte público, principalmente, metrô, trem e ônibus.

Outra opção para circular entre os pontos turísticos de Madri é os ônibus turísticos tipo Hop on Hop off, onde é permitido descer e subir quantas vezes quiser durante o dia.

Comprar ingresso do ônibus turístico

Ônibus turístico de Madrid
Ônibus turístico de Madrid

Para locais onde o transporte público não cobre os carros de aplicativo (Cabify e Uber) são boas opções. O Cabify é um aplicativo espanhol, semelhante ao Uber, que tem maior disponibilidade por lá, se for usar, baixe o aplicativo.

De carro alugado

Alugar um carro para conhecer as atrações de Madri não é uma boa ideia. Porém, considere alugar um carro em Madri se for estender sua viagem na Espanha incluindo várias cidades.

Rodovia Madrid Toledo
Rodovia na saída da cidade rumo a Toledo

Em nossa viagem de 15 dias pela Espanha, alugamos um carro em Madri e rodamos 2200 km por 9 dias para conhecer várias cidades do país. Devolvemos o carro em Barcelona, que foi o nosso destino final.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Como foi nossa experiência de locomoção na cidade

Para chegar aos principais pontos turísticos de Madrid, utilizamos somente o metrô, complementado com caminhadas. O metrô de Madrid é bastante abrangente, com 12 linhas que atendem cerca de 300 estações e é bem tranquilo e eficiente.

Metrô de Madrid
Metrô de Madrid que utilizamos muito em nossos deslocamentos pela cidade

Voltar ao índice

Onde ficar em Madrid: Dicas de hospedagem

A cidade de Madri, conta com uma grande variedade de hotéis, além de opções de hostel e apartamentos para alugar. Para os padrões brasileiros, os preços em Euros se tornam caros, mas há opções para economizar.

Uma dica de ouro, e que vale para qualquer outro destino, é ficar hospedado próximo a uma estação de metrô. Pois, assim você terá acesso fácil ao restante da cidade.

Ficar na região do entorno da Puerta del Sol e também próximo da Plaza Mayor e Plaza Santa Ana, é a área com melhor localização geral para os turistas. Ao se hospedar nessa região, você poderá visitar muitos pontos turísticos de Madrid a pé e usar o metrô para os mais distantes.

Confira a seguir algumas ótimas opções de hospedagem em Madrid:

Voltar ao índice

Mapa de Madri: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Madri listados nesse post. Utilize o mapa de Madrid para escolher as atrações que vai visitar e traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Ingressos para atrações e passeios em Madri, Espanha

É possível comprar ingressos para as atrações de Madri pela internet, com antecedência. É recomendado, pois muitas atrações tem os ingressos esgotados pela quantidade limitada. Outra vantagem é evitar as longas filas das bilheterias.

Fila no Palácio Real
Fila de compra do ingresso no Palácio Real

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados na Europa com a GetYourGuide e também com a Civitatis, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou PayPal e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Opções de tours em Madrid e região com a Civitatis

Opções de tours em Madrid e região com a GuetYourGuide

Voltar ao índice

Quando ir a Madrid – Espanha

Madrid - Espanha - Monumento Alfonso XII
Monumento Alfonso XII, no Parque el Retiro

O clima de Madrid apresenta estações bem definidas, no inverno faz muito frio e no verão faz muito calor. Nas noites de inverno é comum fazer 0°C, já nos dias de verão pode chegar aos 40°C.

A temperatura média anual da capital espanhola, está em torno de 14°C. Logo, julho é o mês mais quente do ano, enquanto janeiro é o mês mais frio. Porém, em qualquer estação há bastante variação térmica durante o dia, que começa frio e vai esquentando.

Chove pouco em Madri, Espanha, com médias mensais em torno de apenas 40mm e no verão (de junho a setembro), apenas 20mm.

O verão é a época em que os Europeus tiram férias e a cidade fica lotada, além de fazer, às vezes, calor excessivo. Podemos dizer que a primavera e o outono são ótimas épocas para visitar Madrid.

Voltar ao índice

Seguro Viagem Espanha e chip internacional

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Outro item muito importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.

Utilizamos o América Chip e foi perfeito! Nunca ficamos sem sinal e usamos muito para tudo, principalmente o GPS do Google Maps, tanto para o roteiro de carro como a pé para encontrar as atrações nas cidades.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!

Voltar ao índice

O que visitar nos arredores de Madrid – Espanha

Se você tiver mais tempo na Espanha, pode ampliar seu roteiro por outras cidades da região, como Toledo e Segóvia.

Toledo

Toledo - Espanha - Puente de Alcântara
Vista do mirante da Ponte de Alcântara

Localizada a 70 km e a uma hora de carro ou de trem, Toledo é uma cidade histórica que foi a antiga capital espanhola. A cidade é cercada de muralhas medievais e acessadas por pontes de pedra que levam a um labirinto de vielas estreitas e construções históricas.

Para conhecer a cidade você pode embarcar numa excursão de um dia a Toledo ou se for de carro ou de trem, e fazer o free tour guiado gratuito na cidade.

Saiba mais sobre Toledo – Espanha

Segóvia

Segóvia
Segóvia – Crédito: depositphotos

Localizada a 90 km, pouco mais de uma hora de carro ou de trem, Segóvia tem como principal destaque, o enorme aqueduto romano, além de outros diversos pontos turísticos, como a Calle Real, a Plaza Mayor, a Catedral, a Calle de los Bares, e o Alcázar de Segóvia.

Para conhecer a cidade através da Excursão a Toledo e Segóvia, como também ir de carro ou de trem e fazr o free tour guiado gratuito pela cidade.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here