Ronda, Espanha: O que fazer na cidade

Conheça a cidade de Ronda na Espanha, uma cidade situada na borda de penhascos e com uma ponte incrível. Todas as dicas e atrações.

Ronda - Espanha
Vista érea da cidade de Ronda - Espanha
  Por Jair Prandi
 

Ronda é uma das mais incríveis cidades da Espanha por sua singular localização geográfica, situada nas bordas dos penhascos do cânion do rio Guadalevín, que atravessa o centro da cidade.

A ponte de Ronda, Espanha, é a atração mais marcante da cidade, uma antiga ponte em arco de grande altura, que atravessa o cânion conhecido como Tajo de Ronda, que tem cerca de 120 metros de altura.

A cidade de Ronda, Espanha, faz parte da província de Málaga, região da Andaluzia, e tem cerca de 33 mil habitantes. A cidade faz parte da rota dos Pueblos Blancos, com a maioria de suas casas na cor branca, para diminuir a absorção de calor.

Mas não é só de suas formações rochosas e aparências que vive a cidade. É também conhecida como o berço das touradas espanholas e possui outras belas atrações históricas.

Saiba o que fazer em Ronda, Espanha:

"Ronda

Turismo em Ronda – Espanha

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Ronda, Espanha

Navegue por este post

Quando ir a Ronda, na Andaluzia

A maioria dos pontos turísticos de Ronda são suas paisagens e sua arquitetura ao ar livre. Para se desfrutar ao máximo a cidade, a época menos chuvosa é a mais indicada.

Os meses menos chuvosos vão de maio até setembro. O mês de outubro ainda é quente, mas as chuvas já são mais frequentes.
Nesta época quase não chove e a temperatura média gira em torno de 26ºC, que se torna agradável para a visitação. Entre junho e agosto o clima fica um pouco mais quente.

Entre os meses de novembro e abril, as temperaturas descem um pouco, girando em torno de 15ºC e com um índice de chuvas um pouco mais alto.

Voltar ao índice

Como chegar em Ronda, Málaga

O que fazer em Ronda - Espanha
Vista aérea da cidade e sua paisagem cinematográfica

De avião

A cidade de Ronda fica no Sul da Espanha, na província de Málaga, na região da Andaluzia. Não existe aeroporto na cidade, normalmente, os turistas que vem de outros países chegam pelo aeroporto de Madrid ou Barcelona. Mas há opções de aeroportos em Sevilha (133 km) e Málaga (103 km).

De trem ou ônibus a partir de Málaga e Sevilha

De Málaga para Ronda, as opções são de carro, trem, ônibus ou excursão.

  • O ônibus é a opção mais econômica com uma viagem de cerca de 2h30min de duração.
  • Indo de trem, o trajeto é de aproximadamente 2 horas.
  • Se estiver de carro o percurso é de pouco mais de 1 hora.

Partindo de Sevilha, as opções são de ônibus, carro ou excursão:

  • O trem se torna uma opção inviável, por não existir uma ligação direta entre as cidades, tendo que fazer uma parada em Antequera-Santa Ana.
  • Já de ônibus, a duração da viagem girará em torno de 2h15min.
  • De carro o trajeto demorará menos de duas horas.
O que fazer em Ronda - Mirador da Puente Nueva
Um dos vários mirantes da cidade

De carro

Nossa visita à cidade de Ronda, Andaluzia, fez parte de nosso roteiro pela Espanha, onde alugamos um carro com antecedência. Retiramos em Madri e devolvemos em Barcelona, passando por Sevilha, Ronda e Málaga, mencionados acima.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Chegar à Ronda através de uma excursão

Se você estiver em Sevilha ou Málaga e não estiver de carro, pode chegar à cidade de Ronda através de uma excursão bate-volta de 1 dia.
Você pode fazer a reserva online com antecedência através dos links abaixo:

Pontos turísticos de Ronda - Espanha
Ponte de Ronda e a cascata abaixo

Como circular em Ronda

A cidade de Ronda, na Espanha, não é muito grande e a parte turística é bem compacta. Com isso, é possível visitar tudo caminhando, mas leve em conta que haverá ladeiras para subir e descer.

Se você estiver viajando de carro, recomendamos estacionar no Parking Plaza Del Socorro. É um estacionamento pago, porém, localizado bem no centro. Para estacionar grátis, você ficará muito distante.

Voltar ao índice

Onde ficar em Ronda: Dicas de hospedagem

O que fazer em Ronda - Porta Carlos V
Porta Carlos V, uma passagem entre a parte alta e parte baixa da cidade, próxima ao Hotel Salvatierra

A maioria dos pontos turísticos estão no centro histórico da cidade e no bairro São Francisco, por isso é o local mais indicado para se hospedar.
Nessa área, além dos pontos turísticos de Ronda, se concentram inúmeros restaurantes, bares e pontos comerciais.

Mas por ser uma cidade pequena, se hospedar em outras regiões não é um problema, porque mesmo assim, não estará muito distante.

Se você chegou em Ronda de carro, fique atento a questão de estacionamentos. No centro é bem difícil conseguir estacionar na rua. Nesse caso tente encontrar uma hospedagem com estacionamento ou próxima de um.

Confira algumas ótimas opções de hospedagem na cidade:

Voltar ao índice

O que fazer em Ronda, Espanha

Apesar de não ser uma cidade grande, a lista do que fazer em Ronda, Espanha, é bem extenso. A cidade oferece uma grande variedade de paisagens, construções históricas, igrejas e atrações culturais.

Conheça os pontos turísticos de Ronda:

O que fazer em Ronda: Marcos arquitetônicos

Puente Nuevo (Ponte Nova de Ronda)

Ronda - Espanha - Puente Nueva
Vista aérea da Puente Nueva

A Puente Nueva de Ronda é disparada a principal atração da lista do que fazer em Ronda, na Andaluzia. A paisagem da antiga ponte que atravessa a enorme fenda no meio da cidade é uma das mais marcantes da Espanha.

Apesar do nome (Puente Nueva), a ponte em arco é bastante antiga, teve sua construção finalizada no ano de 1793. Com 100 metros de altura, foi um impressionante marco para aquela época.

Puente Nueva de Ronda - Espanha
Vista marcante da Puente Nueva e a cachoeira abaixo dela

Esta ponte de Ronda conta com uma edificação em pedra feita em contato com as próprias rochas que formam o penhasco. Olhando de longe, temos a impressão de que a estrutura foi esculpida no penhasco e faz parte do mesmo.

Essas estruturas sustentam dois pequenos arcos laterais que terminam na própria estrutura e um arco central com 15 metros de comprimento que permitem a passagem das águas do Rio Guadalevín. Nas extremidades da ponte e em vários pontos da cidade há mirantes para a ponte.

Puente Viejo (Ponte velha de Ronda)

"Ronda

Como o nome já diz, é a ponte mais antiga da cidade de Ronda e foi por anos a única ponte que atravessa o Tajo, até a construção da Puente Nueva. Construída no ano de 1616, possui um único arco e único e permite apenas a travessia de pedestres.

A ponte liga a antiga medina islâmica com o Bairro Padre Jesús, situada na proximidade da Iglesia de Nuestro Padre Jesús, do Arco de Felipe V e dos Jardin de Murilo.

Puerta de Almocábar

O que fazer em Ronda - Puerta de Almocábar
Puerta de Almocábar – Crédito: Pixabay

A cidade de Ronda, assim como a maioria das cidades históricas, também era cercada por muralhas onde existiam as famosas portas. A Puerta de Almocábar é a que dá acesso ao centro histórico pelo Sul da cidade.

A construção deste portão remonta ao século XIII, formada por três portas em sequência. Tem formato de arco na sua parte de cima, e em seus dois lados, duas torres circulares que se fundem com a muralha.

Praça de Touros de Ronda

Praça de Touros de Ronda - Espanha
Monumento em frente à Praça de Touros

Como já citado anteriormente, Ronda é um dos berços da tourada na Espanha e se a cidade recebe esse título, com certeza é devido a Plaza de Toros de Ronda, que foi construída no ano de 1785.

A praça carrega um estilo arquitetônico neoclássico e a sua fachada é formada por arcos de meio ponto que são sustentados por colunas toscanas. Ela pertence a Real Maestranza de Ronda, instituição criada pelo Rei Felipe II e conta com o Museu Taurino, que apresenta exibições referente a instituição.

Sua capacidade é para 5.000 espectadores e a sua cobertura é estruturada por 68 arcos e 136 colunas. A praça em si, não é a maior da Espanha, mas o círculo central, a arena onde acontecem as touradas, é a maior, com 66 metros de diâmetro.

Reservar tour guiado pela Praça de Touros

Horário de funcionamento:

  • Novembro a fevereiro: de 10h às 18h;
  • Abril a setembro: de 10h às 20h;
  • Março e outubro: de 10h às 19h.

Mural Los Viajeros Románticos

Ronda - Mural Viajeros Románticos
Mural Viajeros Románticos

O mural em homenagem aos Viajeros Românticos é formado por um painel de azulejos que mostra uma arte com uma vista aérea da cidade de Ronda, além de citações ao redor.

Está localizada no início da Rua Arminan, sendo uma parada obrigatória para fotos para quem atravessa a ponte para conhecer a parte Sul da cidade.

O que fazer em Ronda: Mirantes e trilhas

Mirador de Ronda, Espanha

Mirador de Ronda - Espanha
Mirador de Ronda – Espanha

Este mirante não oferece vista para a ponte, porém, oferece vistas do desfiladeiro, dos penhascos que formam a diferente geologia da cidade, e do belo vale que compões a paisagem no Oeste da cidade de Ronda.

Fica próximo à Praça de Touros. Seguindo à esquerda há um caminho que beira o penhasco e vai até a famosa Puente Nueva, principal atração da lista do que fazer em Ronda, Espanha.

Mirador de Aldehuela

Ronda - Mirante de Aldehuela à esquerda e a ponte à frente
Mirante de Aldehuela à esquerda e a ponte à frente

Como já falamos anteriormente, a Puente Nueva é o principal ponto turístico de Ronda, na Espanha. E o mirador de Aldehuela é o principal mirante, próximo à ponte.

Oferece uma vista do “lado B” da ponte, além da vista da própria cidade, com as edificações em sua maioria na cor branca, além da vista do rio e dos penhascos formados pelo cânion El Tajo.

Mirante da Ponte Nova de Ronda e trilha

Ronda - Espanha - Trilha da Ponte Nova
Mirante da Ponte Nova, acessível pela trilha

Esta trilha deve ser não deve ficar de fora da sua lista do que fazer em Ronda, Espanha. A caminhada leva aos melhores pontos de vista da monumental ponte de Ronda, com vista também da cachoeira abaixo dela.

Há uma bifurcação na trilha, sendo que a da esquerda leva aos mirantes e a da direita leva a um caminho que passa por baixo da ponte. O acesso à trilha é pela praça Maria Auxiliadora.

Paseo de los Ingleses

Ronda - Paseo de Los Ingleses
Paseo de Los Ingleses e a vista do vale

Logo depois do Mirador de los Reyes Católicos e a Alameda de Los Tajos, se inicia o Paseo de los Ingleses. A trilha calçada percorre a beira do El Tajo proporcionando vistas deslumbrantes, tanto dos penhascos com do rio e do vale.

Este caminho tem mais de 500 metros de extensão e termina junto a um mirante para a Ponte de Ronda, Espanha.

O que fazer em Ronda: Parques e praças

Plaza del Socorro – Ronda

Ronda - Espanha - Plaza del Socorro
Plaza del Socorro

A praça se tornou um grande marco da história política moderna da cidade, em 1918, depois que Blas Infante, conhecido como o pai da Andaluzia, foi na Plaza del Socorro e levantou a bandeira e brasão da região no prédio conhecido como Círculo de Artistas.

Para representar este momento, uma estátua de Hércules e de dois leões foram colocados bem no centro da praça, no meio de uma fonte. A relação entre esse símbolo e o momento é que foi Blas quem desenhou.

Plaza España, Ronda

Ronda - Plaza de España
Praça Espanha

A praça Espanha é o coração da parte nova da cidade da cidade de Ronda, Espanha. Localizada próxima a Puente Nueva. É repleta de bares, restaurantes e principalmente lojas de souvenirs.

É o local mais movimentado da cidade, onde acontecem apresentações de danças características da cidade, como a dança flamenca. No centro da praça pode se encontrar uma estátua de Antonio Ríos Rosas, importante político da cidade.

Alameda del Tajo

Ronda - Espanha - Alemeda del Tajo
Espaço central da Alemeda del Tajo

Alameda del Tajo é uma grande praça e também um parque arborizado existente desde o século XIX. Fica localizado na borda do Tajo, proporcionando assim, uma vista excepcional da fenda que corta parte da cidade.

O passeio conta com cinco caminhos super arborizadas, com árvores típicas da jardinagem ornamental de Málaga. Destacam-se no parque, o cedro do Himalaia e o pinheiro acácia, algumas destas árvores possuem mais de 200 anos de idade.

Jardines de Cuenca

Ronda - Espanha - Mirante dos Jardines de Cuenca
Mirante dos Jardins de Cuenca

O nome do jardim se deu devido a Ronda ter uma cidade irmã, chamada Cuenca. O espaço foi criado no ano de 1975 e é composto por 23 terraços compostos de rosas que são acessados por meio de escadarias.

Mesmo fora da época da floração vale muito a pena ir aos Jardins de Cuenca, vale colocar esta atração na lista do que fazer em Ronda, pelos mirantes que ele oferece, com ótimas vistas do desfiladeiro e também de suas pontes e construções históricas.

Horário de funcionamento:
Todos os dias: de 08h às 22h.

Plaza Duquesa de Parcent – Ronda

Prefeitura de Ronda - Espanha
Prédio da prefeitura ao lado da praça

Localizada próxima a Puerta de Almocábar, é uma praça arborizada com uma fonte no centro, um importante espaço público de Ronda, Espanha.

Merecem destaque também, os prédios históricos que a cercam, como a Iglesia de Santa Maria la Mayor e o edifício da prefeitura de Ronda, que ostenta uma bela arquitetura.

O que fazer em Ronda: Igrejas e museus

Paroquia de Nossa Senhora do Socorro

Ronda - Espanha - Paróquia Nossa Senhora do Socorro
Paróquia Nossa Senhora do Socorro

Apesar da atual estrutura da igreja ter sido construída em 1956, a sua história é muito mais antiga. O local já foi uma residência e também um hospital para os necessitados.

A igreja é composta por duas torres laterais quadrangulares e seu topo é decorado com pináculos que as tornam pontiagudas. A porta tem forma de arco semicircular.

No seu interior, a igreja conta com três alas que são cobertas por cinco cúpulas, além de algumas capelas para oração que são abertas. A igreja é decorada com símbolos imperiais e desenhos com menção ao Menino Jesus.
Fica aberta todos dias para os turistas.

Iglesia de Nuestra Señora de la Merced – Ronda

Iglesia de Nuestra Señora de la Merced
Iglesia de Nuestra Señora de la Merced

Acredita-se que a origem do templo remeta a época da reconquista, e na verdade também pode ser considerada um convento, já que é residência de freiras e padres.

A fachada da igreja é feita de alvenaria pintada de branco, dividida por três colunas de tijolos e o portal tem o seu arco com formato semicircular.
No interior da igreja, há 3 naves, sendo que a central é coberta por uma abóbada de berço, as naves são divididas por pilares quadrangulares sobrepostos por arcos.

Horário de funcionamento:
Todos os dias, das 10h15min às 13h15min e de 16h45min às 18h45min.

Iglesia de Santa Maria la Mayor – Ronda, Espanha

Ronda - Espanha - Igreja de Santa Maria la Mayor
Igreja de Santa Maria la Mayor

Considerada o templo católico mais importante da cidade de Ronda, na Espanha, a igreja coleciona diversos estilos arquitetônicos, além de belas peças da arte sacra.

A estrutura principal do templo marca o estilo gótico, como o principal da edificação. Mas após um terremoto em 1580, a igreja foi reconstruída em algumas partes com estilo maneirista.

No seu interior há três naves separadas por arcos ogivais e o coro em estilo renascentista. Tem o retábulo barroco da Virgen del Mayor Dolor e um antigo minarete árabe. A torre do campanário é de estilo mudéjar e gótico.
Fica localizada na praça central de Duquesa de Parcent, no bairro La Ciudad.

Horário de visitas:

  • De segunda à sexta-feira, das 10h às 19h;
  • Domingos, das 10h às 12h30min e de 14h às 19h;
  • Horário de missa: Domingos: 12h30min.

Iglesia de Padre Jesus

O que fazer em Ronda - Espanha - Igreja de Padre Jesus
Igreja de Padre Jesus

Localizada no bairro Padre Jesus, a Iglesia de Nuestro Padre Jesús foi construída entre os séculos XV e XVI. Não é aberta à visitação, mas abre para as missas, todas as sextas, às 18h30.

A sua fachada e a torre resgatam a parte do estilo gótico da igreja, com um portal formado por três arcos. A torre tem no seu topo um campanário triplo. E no seu interior encontramos três naves separadas por arcos semicirculares.

Palacio del Marqués de Salvatierra

Ronda - Espanha - Palácio do Marquês de Salvatierra
Palácio do Marquês de Salvatierra

O palácio da família dos Salvatierra foi erguido no século XVIII, sob um antigo edifício do século XVI. A fachada do palácio tem seu estilo barroco bem definido no portal, que é ladeado por colunas coríntias, encimado por uma pequena varanda.

A fachada é toda decorada em relevo e na parte superior da varanda se encontra o símbolo dos marqueses de Salvatierra. A visitação se restringe apenas a parte externa.

Museo Lara – Ronda

O que fazer em Ronda - Museu Lara
Museu Lara – Foto: Divulgação

Localizado bem no meio do centro histórico da cidade de Ronda, Espanha, o museu está instalado na antiga Casa-Palácio dos Condes da Conquista das Ilhas Batanes. É considerado por muitos o museu privado mais importante e mais antigo da Espanha por sua bela coleção.

A coleção é formada por mais de 5.000 peças que já tem sua exibição iniciada logo no pátio de entrada. O local é dividido em algumas salas, cada uma dedicada a um tipo de coleção diferente.

Dispostas nestas salas, encontramos diversas coleções, de relógios, armas, instrumentos científicos e instrumentos usados na época da Inquisição e também nas perseguições às bruxas.

O ingresso custa 4 Euros (ref. junho 2022)
Horário de funcionamento:

  • De junho a outubro: Todos os dias: de 11h às 20h.
  • De novembro a maio: Todos os dias: de 11h às 19h.

Casa Museo Don Bosco – Ronda

O que fazer em Ronda - Espanha - Casa Museu Dom Bosco
Casa Museu Dom Bosco

Construída no ano de 1850 e com estilo modernista, a Casa Museu recebe este nome por ter sido doada por Dom Bosco à Congregação Salesiana. O local conta com um belo jardim que oferece uma vista do El Tajo.

Na entrada da casa há um pátio muito bem decorado, já o interior do museu exibe tapeçarias, móveis feitos a mão, azulejos nasridas e pinturas. O local também proporciona concertos de guitarra espanhola.

Horário de funcionamento:

  • De segunda à sábado, das 10h às 20h; Domingo, das 10h às 19h
  • Concertos de guitarras: De segunda à sábado, às 19h.

Veja as opções de hospedagem na cidade

Voltar ao índice

Mapa de Ronda: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Ronda listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Nos arredores

Se tiver mais tempo aproveite para conhecer outros destinos desta região, como Málaga, Caminito del Rey e Sevilha.

Veja também o que fazer em Gibraltar no post do blog Vamos Por Ai.

Ingressos para atrações e passeios em Ronda

É possível comprar ingressos para as atrações de Ronda pela internet, com antecedência. É recomendado, pois muitas atrações tem os ingressos esgotados pela quantidade limitada. Outra vantagem é evitar as longas filas das bilheterias.

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados na Europa com a GetYourGuide e também com a Civitatis, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou PayPal e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Opções de tours na cidade com a Civitatis

Opções de tours e excursões com a GetYourGuide

Voltar ao índice

Seguro Viagem Espanha

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here