Nobres MT: O que fazer, passeios e dicas

Conheça as atrações de Bom Jardim, em Nobres, destino, de ecoturismo que tem como principais atrações as flutuações, semelhantes à Bonito.

Nobres MT - Flutuação Rio Triste
Flutuação Rio Triste
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Nobres MT e Bom Jardim, destino de ecoturismo do estado do Mato Grosso que tem como principal destaque as flutuações. Os rios desta região calcária possuem uma transparência incrível e são repletos de peixes, verdadeiros aquários naturais.

Assim como Bonito, no Mato Grosso do Sul, Nobres oferece atrações semelhantes no Mato Grosso do Norte, com atrações preservadas em meio à natureza. Rios transparentes, nascentes, cachoeiras, grutas, balneários, pássaros e animais são suas principais atrações.

As atividades são diversas como trilha, flutuação, boia cross, tirolesa, quadriciclo, entre outras. Escrevemos esse guia prático para você organizar sua viagem e seu roteiro com dicas práticas do que fazer em Nobres MT, confira!

Bom Jardim, Nobres - Aquário Encantado
Aquário Encantado, local de uma das flutuações

Turismo em Nobres MT

Dicas de Viagem: Quando Ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Nobres, Mato Grosso

Nobres é um destino de ecoturismo ainda pouco conhecido, mas com grande potencial turístico. O turismo começou no local por volta de 2014 e as principais atrações se localizam na área do distrito de Vila Bom Jardim, a 64 km da sede.

As atrações de Bom Jardim, Nobres, são mantidas com todo cuidado em relação à preservação ambiental. O número de visitantes é controlado com os preços dos passeios tabelados pela prefeitura de Nobres. Funciona com sistema de voucher, adquirido e agendado através das agências, sistema semelhante à Bonito MS.

Nobres - Refúgio Água Azul
Balneário Refúgio Água Azul

Com isso, recomendamos que você defina seu roteiro em Nobres MT e agende os passeios com antecedência para não correr o risco de ficar sem visitar as atrações mais procuradas, principalmente para finais de semana, feriados e períodos de férias.

Geralmente, os turistas que viajam com mais tempo pela região aproveitam para conhecer também a Chapada dos Guimarães e passam um dia em Cuiabá.

Atenção! O estado de Mato Grosso tem fuso horário diferente, uma hora a menos que o horário de Brasília. Lembre-se de conferir quando chegar para não perder o horário dos transportes e passeios.

Reserve sua hospedagem em Bom Jardim!

Porque as águas em Nobres são tão transparentes?

Bom Jardim - Reino Encantado
Piscina natural junto às nascentes no Reino Encantado

Assim como em Bonito, os rios de Bom Jardim, Mato Grosso, possuem uma grande concentração de calcário (carbonato de cálcio), que calcifica qualquer sólido presente na água, tornando-o mais pesado e assim vai parar naturalmente, no fundo do rio, filtrando a água.

Nobres turismo: Navegue por este post

Quando ir a Nobres: Melhor época

Qualquer época é viável para visitar Nobres MT, porém, há algumas particularidades que pode mudar a experiência de viagem. Porém, a região central do Brasil é marcada por duas estações bem distintas: Estação seca e estação chuvosa.

A melhor época para visitar Nobres é entre maio e setembro, lendo as informações baixo você vai entender porquê!

O que fazer em Nobres - Boia Cross Duto do Quebó
Boia Cross Duto do Quebó

Estação seca em Nobres MT

A estação seca em Nobres, Mato Grosso vai de abril a setembro, com apenas 25 mm de chuva/mês em média. Os meses de junho, julho e agosto são os mais secos, quando raramente chove na região.

De maneira geral esta é a melhor época para curtir os passeios em Bom Jardim MT. Sem chuva, as águas estão no auge de sua transparência.

Estação chuvosa em Nobres, Mato Grosso

Entre outubro e março chove bem mais, em média 200mm ao mês, especialmente entre dezembro e março. A vantagem desta época é que as cachoeiras estão mais cheias.

Na época chuvosa há uma tendência de as águas estarem mais turvas depois de uma sequência de dias de chuva. Há também a possibilidade de algum passeio ser cancelado após chuvas fortes e trombas d’água.

Temperatura e índice de chuvas

No gráfico abaixo é possível ver os índices de chuvas e temperaturas médias no decorrer do ano. Dados da Climatempo.

Mês – Min. – Máx. – Precipitação (mm)

  • Janeiro – 23° – 31° – 265 mm
  • Fevereiro – 23° – 31° – 225 mm
  • Março – 23° – 31° – 214 mm
  • Abril – 22° – 31° – 100 mm
  • Maio – 20° – 30° – 36 mm
  • Junho – 19° – 30° – 10 mm
  • Julho – 18° – 30° – 6 mm
  • Agosto – 20° – 32° – 18 mm
  • Setembro – 21° – 33° – 58 mm
  • Outubro – 23° – 33° – 135 mm
  • Novembro – 23° – 32° – 183 mm
  • Dezembro – 23° – 31° – 240 mm

Voltar ao índice

Onde fica Nobres: Como chegar

Onde fica Nobres MT

Nobres MT
Vista aérea da entrada da cidade de Nobres MT

Nobres é um município localizado no Centro-Sul do estado do Mato Grosso, 122 km ao Norte da capital Cuiabá. Porém, quase todas as atrações estão localizadas no distrito de Vila Bom Jardim, com sua sede situada a 64 km da cidade de Nobres e 144 km de Cuiabá.

A região de Bom Jardim MT possui maciços de calcários, rochas que propiciam as águas de incrível transparência. Além disso, há uma variada fauna e flora com muito verde.

Como chegar a Nobres MT

Se você mora no Mato Grosso ou algum estado vizinho pode avaliar a distância e considerar ir de carro. Para o resto do Brasil, a melhor forma é chegar de avião pelo aeroporto de Cuiabá – Aeroporto Internacional de Cuiabá/Várzea Grande – Marechal Rondon.

Como ir de Cuiabá a Bom Jardim, Nobres

Após chegar de avião pelo aeroporto da capital, Cuiabá, você precisará se deslocar até Nobres ou Vila Bom Jardim. Há dois caminhos, um passando pela cidade de Nobres, outro não.

  • Passando pela cidade de Nobres, são 187 km, num trecho de aproximadamente 2h40.
  • Indo direto para Bom Jardim MT, são 144 km num trecho de 1h50 aproximadamente.
Vila Bom Jardim - Nobres MT
Vista aérea da Vila Bom Jardim

Cuiabá a Nobres e Bom Jardim de carro alugado

A melhor forma para fazer este deslocamento é com carro alugado em Cuiabá. Você irá precisar do carro também para se deslocar entre os atrativos que são espalhados em propriedades rurais no distrito de Vila Bom Jardim.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Cuiabá a Bom Jardim, Nobres, de ônibus

Existe opção de ônibus de Cuiabá para nobres em três horários diários. A empresa que faz o trecho é a CMT. Consulte os horários e valores aqui!

Porém o ônibus vai somente até Nobres e não até a Vila Bom Jardim. Existe uma opção de ônibus de Nobres para Vila Bom Jardim, mas somente nas segundas, quartas e sextas, no horário das 14h.
As agências até fornecem opção de transfer, mas pelo preço se tornar inviável, tanto para o deslocamento Nobres-Bom Jardim, como para visitar as atrações.

Rodovia em Bom Jardim, Nobres MT
Rodovia entre Nobres e Bom Jardim,

Pernoite em Cuiabá

Dependendo do horário de seus voos de ida e volta, considere pernoitar em Cuiabá. Há uma grande oferta de hotéis na cidade. Ficamos no Hotel Abudi que oferece ótimo custo benefício.

Voltar ao índice

Como circular em Bom Jardim

É indispensável estar de carro para circular entre as atrações do Nobres, que são bem espalhadas em propriedades rurais num raio de 25 km do distrito de Vila Bom Jardim.

Na maior parte das atrações o trecho pega metade asfalto e metade de estrada de chão. Já, algumas atrações como a Cachoeira serra Azul e Rio Triste, por exemplo, o trecho é todo de estrada de terra e areia.

As estradas de terra, em geral, estavam em boas condições, mas há trechos com costeletas e alguns pontos com pedras. Todos os acessos podem ser feitos com qualquer carro normal, não precisa ser 4×4.

Estrada em Bom Jardim, Nobres MT
Estrada de acesso ao Aquário Encantado, reino Encantado e Refúgio Água Azul

Atenção! Baixe o mapa off-line do Google Maps para ajudar a encontrar as atrações, pois o sinal de internet é bem difícil. Há placas sinalizando os atrativos, mas não em todos os locais.

Se estiver sozinho, sem carro, pode tentar pegar carona com alguém que vá para o mesmo passeio. Outra opção é ver valores de transfer, mas costuma ser inviável pelo alto preço.

Voltar ao índice

Quantos dias ficar em Nobres MT

Há várias atrações em Bom Jardim – Nobres, porém, em geral, não são atrações demoradas e é possível fazer 3 passeios em Nobres por dia ou até 4 passeios, incluindo um pôr do sol, se estiver de carro.

Com isso, recomendamos ficar um mínimo de 2 dias inteiros para fazer alguns passeios (no mínimo uma de cada tipo) e o máximo de 4 dias (para fazer quase todos os passeios).

Voltar ao índice

Onde ficar em Bom Jardim, Nobres: Dicas de pousadas

Bom Jardim, Nobres - Pousada Rota das Águas
Pousada Rota das Águas

É possível ficar na cidade de Nobres, porém, é mais recomendado ficar na Vila Bom Jardim, mais próxima da maior parte das atrações, para que os deslocamentos sejam menores.

Na vila há algumas opções de pousadas e escolhemos a Pousada Rota das Águas, onde ficamos por 3 noites, pelo ótimo custo benefício e localização.

Dicas de boas pousadas na Vila Bom Jardim:

Voltar ao índice

O que fazer em Nobres MT

Nobres - Flutuação Vale das Águas
Flutuação Vale das Águas

Bom Jardim, em Nobres, é um destino para quem gosta de ecoturismo, para conhecer atrações naturais de grande beleza, além de avistar animais de várias espécies.

Flutuar nas nascentes e rios transparentes, curtir os balneários e cachoeiras, conhecer grutas, e paisagens incríveis, praticar boia cross, quadriciclo e caiaque estão entre as atividades para fazer em Nobres MT.

Logo abaixo iremos mostrar o que fazer em Nobres e Bom Jardim, detalhando cada atração.

O que fazer em Bom Jardim à noite

A vida noturna é fraca na Vila Bom Jardim e até mesmo as opções de restaurantes são poucas. Saia para comer e descanse para o próximo dia.

Voltar ao índice

Passeios em Nobres: Flutuação

Bom Jardim, Nobres - Flutuação Rio Triste
Início da Flutuação Rio Triste

Agora iremos listar os principais passeios em Nobres MT. Os principais passeios são as flutuações, atividade que consiste, literalmente em flutuar sobre a água, para observar a fauna e flora do rio.

Os rios de Bom Jardim MT são de pequeno porte, mas são aquários naturais com água incrivelmente transparente devido à presença do calcário. Entre as opções do que fazer em Nobres, é a atividade mais procurada.

As flutuações em Nobres duram em média, em torno de 1 hora, mas há o tempo de preparação e deslocamentos. O atrativo oferece todo o equipamento (colete, snorkel, e o calçado).

Em todo o percurso haverá o acompanhamento de um guia. Não é permitido o uso de protetor solar e repelente nas flutuações para não contaminar a água.

Conheça as opções de flutuação em Nobres:

Flutuação Aquário Encantado

Bom Jardim, Nobres MT - Aquário Encantado
Flutuação no Aquário Encantado

O Aquário Encantado é formado por três nascentes e tem 6 metros de profundidade. Seu nome foi dado devido à sua coloração de um azul intenso e pela presença de peixes coloridos, como o peixe Mato Grosso, a Piraputanga e várias outras espécies.

A água é incrivelmente transparente e no meio da piscina natural há 2 grandes troncos caídos naturalmente que servem de apoio e também para fotos. A flutuação é feita na sequência do Rio Salobra.

Como é o passeio:

  • O turista, já equipado, é levado com transporte por 600 m até a trilha.
  • Caminhada de 500 m, por uma trilha na mata com a presença de macacos.
  • Flutuação no aquário, onde é feito o treinamento e fotos.
  • Descida de 800 m pelo Rio Salobra flutuando.
  • Duração total aproximada de 2 horas.
  • Acompanhamento obrigatório de guia local.

Informações:

  • Horário: Todos os dias, das 07:00h até as 17:30h.
  • O local oferece ótima infraestrutura, com banheiros, opção de almoço no local com comida caseira e tem área de lazer como redes.
  • Distâncias: 54 km de Nobres, e 13 km da Vila Bom Jardim, Mato Grosso.
  • Valor por pessoa com flutuação: R$ 130,00 (ref. junho 2022)
  • Valor do almoço: R$ 60,00

Flutuação Reino Encantado

Nobres MT - Flutuação Reino Encantado
Dourado e Piraputanga na flutuação Reino Encantado

O Reino Encantado fica em uma piscina natural onde nasce o Rio Salobra, com mais de 600 pequenas nascentes (ressurgências). O local é berçário de peixes e pontos de encontro também de grandes peixes, como a Piraputanga e até Dourado.

Na nascente é feito o treinamento da flutuação, que depois segue descendo o rio, acompanhando sua leve correnteza por 1000 metros. No local, é bastante comum a presença de macacos, além de outros animais.

Como é o passeio:

  • O turista, já equipado, faz uma caminhada de 300 m até a nascente.
  • Flutuação na nascente, treinamento e fotos.
  • Descida de 1000 m pelo Rio Salobra flutuando.
  • Duração total aproximada de 2 horas.
  • Acompanhamento obrigatório de guia local.

Informações:

  • Horário: Todos os dias, das 07:00h até as 17:30h.
  • O local oferece ótima infraestrutura, com banheiros, opção de almoço no local sob agendamento, pousada e área de lazer como redes.
  • Distâncias: Fica bem próximo ao Aquário Azul, a 54 km de Nobres MT, e 13 km de Bom Jardim.
  • Valor por pessoa com flutuação: R$ 130,00 (ref. junho 2022)
  • Valor do almoço: R$ 70,00

Flutuação Balneário Refúgio Água Azul

Bom Jardim, Nobres - Refúgio Água Azul
Refúgio Água Azul

O Refúgio Água Azul, fica localizado ao lado próximo ao Aquário Encantado e também do Reino Encantado. Além da flutuação, oferece um balneário e uma tirolesa de curta distância que termina na água.

O balneário de águas transparentes de cor esverdeada possui áreas de águas rasas e outras um pouco mais profundas. No local há sempre Piraputangas que disputam espaço com os banhistas.

A flutuação tem 800 metros e termina no balneário. A tirolesa tem 66 metros que cai direto no balneário. No local há grandes árvores, com sombra em meio a um belo cenário.

Bom Jardim, Nobres - Tirolesa do Balneário Refúgio Azul
Tirolesa do Balneário Refúgio Azul

Como é o passeio:

  • O turista, já equipado, faz uma caminhada de 300 m até o rio.
  • Descida de 800 m pelo rio flutuando.
  • Duração total aproximada de 1,5 horas. No balneário, o tempo é livre.
  • Acompanhamento obrigatório de guia local para flutuação e tirolesa.

Informações:

  • Horário: Todos os dias, das 07:00h até as 17:30h.
  • O local oferece infraestrutura, com banheiros, opção de almoço sob agendamento.
  • Distâncias: Fica bem próximo ao Aquário e ao Encanto Azul, a 54 km de Nobres, e 13 km de Bom Jardim MT.
  • Valor da flutuação: R$130 (ref. junho 2022)
  • Balneário + tirolesa (desce 3 vezes): R$80
  • Valor do almoço: R$70

Flutuação Vale das Águas

Bom Jardim, Nobres - Flutuação Vale das Águas
Flutuação Vale das Águas

O Vale das águas é uma atração mais recente, também no Rio Salobra, mas em um local diferente. No local, é comum a presença de peixes como a Piraputanga, além de outras espécies. O trecho do rio possui pedras de calcário e alguns decks para paradas e fotos.

Como é o passeio:

  • O visitante, já equipado, faz uma caminhada de 600 m até o rio.
  • Descida de 800 m pelo rio Salobra flutuando.
  • Duração total aproximada de 1,5 horas.
  • Acompanhamento obrigatório de guia local.

Informações:

  • Horário: Todos os dias, das 07:00h até as 17:30h.
  • O local oferece infraestrutura, com banheiros e lanchonete.
  • Distâncias: Fica a 52 km de Nobres, e 24 km de Bom Jardim MT.
  • Valor da flutuação: R$130 (ref. junho 2022).

Flutuação Rio Triste

Nobres - Flutuação Rio Triste
Flutuação Rio Triste

A flutuação do Rio Triste se difere um pouco das outras por sua localização e por contar com variedades de plantas aquáticas, formações de pedras calcárias diferentes e a possível presença de arraias.
Na verdade, esta atração fica fora do município de Nobres MT, já na área de Rosário Oeste MT.

Como é o passeio:

  • O visitante, já equipado, faz uma caminhada de 300 m até o rio.
  • Descida de 1200 m pelo rio Triste flutuando.
  • Duração total aproximada de 1,5 horas.
  • Acompanhamento obrigatório de guia local.

Informações:

  • Horário: Todos os dias, das 07:00h até as 17:30h.
  • O local oferece infraestrutura, com banheiros.
  • Distâncias: Fica no município de Rosário Oeste MT, a 82 km de Nobres, e 18 km de Vila Bom Jardim, Nobres.
  • Valor da flutuação: R$130 (ref. junho 2022).

Outros passeios em Nobres

SESC Cachoeira Serra Azul

Bom Jardim, Nobres - Cachoeira Serra Azul
Cachoeira Serra Azul

A Cachoeira Serra Azul apresenta uma grande beleza cênica com sua piscina natural de coloração verde esmeralda. Em nossa opinião, entra na lista das cachoeiras mais bonitas do Brasil.

Tem 46 metros de altura, um poço de 6 metros de profundidade, e 30 metros de diâmetro. No local é feito a visitação e o mergulho em superfície, com colete salva vidas obrigatório, fornecido no local.

Dica: Nesta cachoeira pode ser feita uma foto com um peixe pulando em sua frente, peça para o seu guia.

Nobres - Cachoeira Serra Azul
Piraputanga pulando na Cachoeira Serra Azul

A cachoeira fica no parque SESC Serra Azul, onde é possível praticar também várias atividades, como tirolesa (com 50 m de altura e 700 m de descida, arvorismo, flutuação, canoagem, ciclismo, rapel e passeio 4×4.

Recomendamos que faça pelo menos a tirolesa, já que poupa a trilha de volta da cachoeira pelas escadarias. Para visitar a cachoeira Serra Azul é preciso subir uma escadaria de 470 degraus e percorrer uma trilha de aproximadamente 900 metros.

Tirolesa Sesc Serra Azul
Tirolesa Sesc Serra Azul

Como é o passeio:

  • Este passeio só pode ser feito com guia que já sai junto a partir de Bom Jardim, com um grupo de carros, que é agendado pela agência.
  • Segue o comboio de carros com o guia por 23 km até o parque.
  • Trilha de 900 m com escadaria até a acachoeira.
  • Banho na Cachoeira Serra Azul com colete (tempo de 1 hora).
  • Volta com a tirolesa ou pela escadaria dependendo do que optou.
  • Acompanhamento obrigatório de um guia.

Informações:

  • Horário: O passeio dura 2 horas e é disponibilizado nos horários das 9h, 10h, 14h e 15h, em grupos.
  • O local oferece infraestrutura, com receptivo e banheiros. O restaurante do SESC Buritizal fica a 3 km.
  • Distâncias: Fica no município de Rosário Oeste MT, a 88 km de Nobres, e 23 km de Vila Bom Jardim, Nobres.
  • Valor da visita à cachoeira: R$90 (ref. junho 2022).
  • Cachoeira + tirolesa: R$130
  • Almoço no restaurante SESC Buritizal: R$50
  • Valores de outros atrativos: Consultar com a agência

Lagoa das Araras

O que fazer em Nobres - Lagoa das Araras
Lagoa das Araras

A Lagoa da Araras é um local de contemplação de pássaros, especialmente araras de várias espécies e papagaios que costumam habitar o local, além da bela paisagem das palmeiras de buriti que se espelham na água.

O melhor horário para visitar a Lagoa da Araras, que fica ao lado da Vila Bom Jardim, Nobres, é no final da tarde para ver o pôr do Sol no local e também, horário que os pássaros costumam estar no local.

  • Este passeio custa R$30 (ref. junho de 2022), deve ser adquirido em agência, mas pode ser feito por conta, não precisa de guia.
  • Basta chegar no local com o voucher e seguir a orientação do atendente.

Mirante do Cerrado

Bom Jardim, Nobres - Mirante do Cerrado
Mirante do Cerrado

O Mirante do Cerrado é bastante procurado no final de tarde para contemplar o belíssimo pôr do Sol do local, que oferece uma ampla vista do cerrado, onde o Sol se põe.

O local oferece ótima infraestrutura com restaurante e uma piscina com borda infinita em formato de peixe, que é aquecida. Tem também uma tirolesa de 600 metros, toboágua e arvorismo.

É um lugar ótimo lugar para passar a tarde, ver o pôr do Sol e fica aberto a noite também, com a piscina é iluminada, e o restaurante disponível com bebidas e petiscos.

Fica a 12 km da Vila Bom Jardim e a 53 km de Nobres MT.

  • Valer para ver o pôr do Sol: R$20
  • Com banho na piscina: R$65 por pessoa

Balneário Estivado

Bom Jardim, Nobres - Balneário Estivado
Balneário Estivado

O Balneário do Estivado é um local para curtir um banho de rio numa piscina natural de água cristalina em meio a cardumes de peixes, como Dourados, Piaus e Piraputangas.

No local é possível almoçar ou pedir porções de peixes fritos e bebidas. É um ótimo local para passar meio período.

  • A entrada custa R$30 por pessoa e o almoço custa R$65.
  • Fica localizado a 65 km da cidade de Nobres MT e a apenas 1 km da Vila Bom Jardim.

Balneário Dona Máxima

O que fazer em Nobres - Balneário Dona Máxima
Balneário Dona Máxima – Foto: Divulgação do atrativo

O Balneário Dona Máxima é um lugar para passar o dia. Possui algumas pequenas cachoeiras, piscinas naturais e trilhas. Na época da seca as águas ficam mais bonitas e transparentes. No local são servidas refeições, quiosques para churrasco e área de camping.

  • Esta é uma das únicas atrações perto da cidade de Nobres (4 km) e distante da Vila Bom Jardim (69 km).
  • O acesso custa R$10 e o almoço R$30 por pessoa e não precisa guia.

Cachoeira Vai Quem Quer

O que fazer em Nobres - Cachoeira Vai Quem Quer
Cachoeira Vai Quem Quer – Crédito: Nobres Ecoturismo

A Cachoeira Vai Quem Quer é a segunda opção situada próxima da cidade de Nobres, Mato Grosso. Com 4 metros de altura, possui uma piscina natural rasa e de águas cristalinas. Recebeu esse nome devido ao sacrifício que é para chegar até ela.

A trilha que leva à cachoeira Vai Quem Quer é curta, com apenas 800 metros de extensão, mas é bem íngreme. No caminho da trilha há um mirante que propicia uma vista da cidade.

Obs: A visitação é livre, mas precisa de um guia particular.

Boia Cross Duto do Quebó

Nobres - Boia Cross Duto do Quebó
Caverna no Boia Cross Duto do Quebó

O Boia Cross Duto do Quebó é uma aventura divertida onde o turista desce de boia por 1.800 metros pela correnteza do rio. O auge do passeio é a passagem do rio por dentro de uma caverna com 300 metros de extensão.

Além da caverna principal há outras pequenas grutas, um pequeno cânion e inúmeras formações rochosas no percurso. As corredeiras são leves e o passeio é seguro, com equipamentos de segurança inclusos, capacete, colete, sandália e lanterna.

O que fazer em Nobres - Ponte de Pedra
Ponte de Pedra no Duto do Quebó

Junto a estrada de acesso há outra atração chamada de Ponte de Pedra, outra caverna onde o rio atravessa por dentro e forma uma ponte natural para a estrada.

  • Fica a 52 km da cidade de Nobres MT e a 32 km de Bom Jardim.
  • O passeio custa R$120 e inclui o guia local e os equipamentos.

Passeio de Quadriciclo em Bom Jardim

O que fazer em Nobres - Passeio de Quadriciclo
Passeio de Quadriciclo – Foto: Divulgação do atrativo

O passeio de quadriciclo sai da Pousada Bom Jardim em direção ao sítio Solar do Vale. O trecho passa por áreas de cerrado, com subidas e descidas e subindo e passa em pontos com água até chegar a um mirante.
A trilha tem um percurso de aproximadamente 12 km e duração de 1,5 horas, feito em quadriciclo 4×4, com o acompanhamento de um guia.

Preços (ref. junho de 2022).

  • 1 pessoa no quadriciclo (a partir de 18 anos): R$170.
  • 2 pessoas por quadriciclo (garupa a partir de 11 anos): R$240.
  • 2 pessoas por quadriciclo (garupa entre 8 e 11 anos): R$20

Passeio de Caiaque no Rio Cuiabazinho

O que fazer em Nobres - Caiaque no Rio Cuiabazinho
Caiaque no Rio Cuiabazinho – Crédito: @deby_c_l

O passeio de caiaque no Rio Cuiabazinho um dos mais novos atrativos turísticos de Bom Jardim, Nobres. O percurso de 3 km passa por belas paisagens do rio por áreas de pequenas corredeiras.

Pode ser feito por até 6 pessoas simultaneamente (idade a partir de 3 anos), acompanhados do condutor local, e inclui o caiaque, capacete, colete e sandália.

  • Custa R$90 por pessoa (ref. junho 2022).
  • O passeio parte da pousada Kabanas, que fica próxima ao rio.
  • Fica a 1,5 km de Bom Jardim e a 66 km da cidade de Nobres.

Reserve sua hospedagem em Bom Jardim!

Voltar ao índice

Mapa de Nobres: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Nobres listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Dica de agência: Quando reservar os passeios em Nobres, Mato Grosso

Assim como acontece em Bonito MS, os preços dos passeios em Nobres são tabelados pela prefeitura com valores fixos para todas as agências e só podem ser reservados através delas.

Os passeios devem ser reservados com antecedência, em uma das agências da cidade de Nobres ou da Vila Bom Jardim.
Algumas atrações até possuem agência e podem vender diretamente, mas o risco de ficar sem vaga se deixar para a hora é grande. Cada passeio de Nobres tem um número limitado de visitantes por horário

Nós recomendamos a Nobres Turismo, agência que organizou todo nosso roteiro e fez as reservas nos atrativos. Saindo de Cuiabá, passamos na agência em Nobres pegar os vouchers para seguir aos passeios.

Para agendar os passeios basta entrar em contato com a Nobres Turismo pelo botão abaixo.

O botão abaixo dá direto no WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “contato via Viagens e Caminhos”, para identificação da fonte, depois combine o roteiro.

Entrar em contato com a agência!

Voltar ao índice

Roteiro em Nobres: 2, 3 e 4 dias

Depois de nossa visita ao destino iremos dar nossas dicas de roteiro em Nobres, para 2, 3 ou 4 dias, confira!

Nota! Leve em conta que precisará de algumas horas a mais para o deslocamento ida e volta a Cuiabá, ou ainda se for estender o seu roteiro na Chapada dos Guimarães.

Bom Jardim, Nobres - Reino Encantado
Aquário natural na nascente do Rio Salobra, no Reino Encantado

O que fazer em Nobres: Roteiro de 2 dias

  • Dia 1: Boia Cross Duto do Quebó + Flutuação Reino Encantado ou a Flutuação Aquário Encantado (escolher um dos dois e almoçar no restaurante do Aquário) + Balneário Refugio Água Azul + Pôr do Sol no Mirante do Cerrado.
  • Dia 2: Cachoeira Serra Azul e tirolesa (almoçar no restaurante do SESC Serra Azul) + Flutuação no Rio Triste + Pôr do Sol na Lagoa das Araras.

O que fazer em Nobres: Roteiro de 3 dias

  • Dia 1: Boia Cross Duto do Quebó + Flutuação Vale das Águas + Pôr do Sol no Mirante do Cerrado. Neste dia levar um lanche reforçado para almoço.
  • Dia 2: Cachoeira Serra Azul e tirolesa (almoçar no restaurante do SESC Serra Azul) + Flutuação no Rio Triste + Pôr do Sol na Lagoa das Araras.
  • Dia 3: Flutuação Reino Encantado + Flutuação Aquário Encantado (almoçar no restaurante do Aquário) + Balneário Refugio Água Azul.

Bom Jardim, Nobres: Roteiro de 4 dias

  • Dia 1, 2 e 3: Mesmas opções do roteiro de 3 dias.
  • Dia 4: Passeio de quadriciclo + passeio de caiaque pelo Rio Cuiabazinho + Balneário Estivado.

Nosso roteiro em Bom Jardim, Nobres em 3,5 dias

  • Dia 1: Boia Cross Duto do Quebó + Flutuação Vale das Águas + Pôr do Sol na Lagoa das Araras. Neste dia almocei na localidade de Coqueiral.
  • Dia 2: Flutuação Reino Encantado + Flutuação Aquário Encantado (almocei no Aquário) + Balneário Refugio Água Azul + Pôr do Sol no Mirante do Cerrado.
  • Dia 3: Cachoeira Serra Azul e tirolesa (almocei no restaurante do SESC Serra Azul) + Flutuação no Rio Triste.
  • Dia 4: Balneário estivado e volta a Cuiabá, à tarde.
Bom Jardim - Aquário Encantado
Aquário Encantado

Voltar ao índice

Onde comer na Vila Bom Jardim

A Vila Bom Jardim é pequena e possui modestas opções de estabelecimentos gastronômicos. O mais movimentado e completo é o restaurante do Lukinhas, situado no centro da vila, às margens da rodovia.

Outra opção é o Rancho do Chapolin, onde o proprietário se veste caracterizado com o personagem. Há também outras opções com espetinhos e lanches.

Durante os passeios, fica melhor almoçar em alguns dos atrativos para não precisar ir e voltar à cidade. Atrativos como o SESC Serra Azul e o Aquário Azul são as melhores opções, com buffets com preço fixo.

Restaurante Buritizal - SESC Serra Azul
Restaurante Buritizal – SESC Serra Azul

Voltar ao índice

O que levar em uma viagem a Nobres, Mato Grosso

Preparamos um checklist do que levar na mala em uma viagem para Nobres MT. Grande parte dos passeios serão na água e quase sempre faz calor na região.

Confira nossas dicas do que levar para Nobres:

  • Roupa de banho, chinelo e toalha para flutuação e cachoeiras (o equipamento de flutuação é incluso nos atrativos).
  • Óculos de sol, chapéu ou boné, tênis, roupas leves, protetor solar e repelente (para as trilhas e atividades).
  • Câmara Gopro ou celular com saco estanque para fotos.

Outras dicas:

  • Agência – Lembre-se que os passeios só podem ser agendados através das agências. Nosso roteiro foi todo organizado pela Nobres turismo.
  • Dinheiro – Leve uma quantia em dinheiro para imprevistos. Sinal de dados móveis é muito raro em Bom Jardim. Os atrativos tem wi-fi, mas podem oscilar e as máquinas de cartão falhar devido à qualidade de sinal de internet.
  • Bancos – Na Vila Bom Jardim não há bancos ou caixas eletrônicos.
  • Posto de gasolina – Na Vila Bom Jardim há um posto de abastecimento. Se o carro for “flex” é vantagem abastecer com Etanol, é bem mais barato no Mato Grosso.
  • Água em Bom Jardim – Não é aconselhável beber a água das torneiras e dos rios. Há uma alta concentração de calcário que pode gerar desconforto intestinal.

Voltar ao índice

Comparação entre Bonito e Nobres

Para que você entenda as semelhanças e diferenças entre Bonito e Nobres vamos mostrar algumas comparações entre os dois destinos.

O que fazer em Bonito MS
Rio Sucuri – Bonito MS

Principais semelhanças

A principal semelhança entre os dois é que as principais atrações são as flutuações em rios de águas cristalinas repletas de peixes. Bonito no Mato Grosso do Sul (MS), e Nobres, No Mato Grosso (MT).

Assim como acontece em Bonito MS, os preços dos passeios em Nobres são tabelados pela prefeitura com valores fixos para todas as agências.

Principais diferenças

  • Bonito começou a aparecer como destino turístico a partir de 1980 – Em Nobres, o turismo começou somente em 2014.
  • As flutuações em Bonito custam a partir de R$200 – Em Nobres, todas custam R$130.
  • Bonito conta com aproximadamente 80 atrações – Nobres possui em torno de 15 até o momento (julho 2022).
  • Em Bonito a temperatura da água é um pouco mais fria e é fornecida roupa de neoprene na flutuação – Em Nobres/Bom Jardim é mais quente e não precisa a roupa.
  • Bonito possui uma grande infraestrutura turística com inúmeros restaurantes e comércio – Bom Jardim é uma vila modesta com poucas opções.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde meu amigo.
    Gostaria de parabenizado pelo excelente post.
    Estou pensando em fazer seu roteiro. Contudo, fiquei com uma dúvida.
    “Dia 1: Boia Cross Duto do Quebó + Flutuação Reino Encantado ou a Flutuação Aquário Encantado (escolher um dos dois e almoçar no restaurante do Aquário) + Balneário Refugio Água Azul + Pôr do Sol no Mirante do Cerrado.”

    As agências estão me informando que a boia cross duto do quebó dura 3 horas mais ou menos. Como é possível casar esse com flutuação reino encantando antes do almoço?

    • Olá, Rossi!
      A atividade do boia cross dura em torno de 1 hora, porém tem o deslocamento ida e volta que toma tempo.
      Acho que é possível fazer o boia cedo e o aquário antes do meio dia (pode ser que atrase um pouco o almoço). Como o mirante é ao anoitecer creio que dê tempo sim.

  2. Eu me matei vendo vídeo no YouTube e achei esse vlog extremamente detalhado.
    Riquíssimo em detalhes tudo que eu precisava para a minha viagem, bom trabalho

  3. Parabéns Jair pela excelente matéria publicada. Me ajudou muito sobre dúvidas que tinha sobre Nobres, exemplo: ter explicado que a maioria das atrações é em Bom Jardim e não em Nobres. Amei .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here