O que fazer em Nerja – Espanha

Conheça a cidade de Nerja, situada no Litoral Sul da Espanha, um destino de belas praias e também das Cuevas de Nerja, a mais incrível caverna da Espanha.

220
Nerja - Espanha
Vista aérea da cidade de Nerja - Espanha

Nerja é uma pequena cidade localizada no litoral sul da Espanha, próxima da cidade de Málaga. É um destino turístico repleto de paisagens naturais como, praias, cavernas e formações rochosas, além das características casas e edifícios brancos da região.

Com pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade também é rica em história e cultura, com museus e igrejas que nos fazem viajar no tempo. Sua história remonta há cerca de 20 mil anos atrás com a passagem de romanos, muçulmanos e outros povos.

Além das diversas praias e vistas para o Mar Mediterrâneo, a cidade é famosa por abrigar a Cueva de Nerja. Também fica aos pés do Parque Natural das Serras de Almijara, Tejeda e Alhama, além do Rio Chillar desembocar na região, misturando diversas paisagens.

Neste post iremos indicar os principais pontos turísticos da cidade e mostrar um pouco do que fazer em Nerja, Espanha.

Cuevas de Nerja
Caverna de Nerja, principal atração do destino

Turismo em Nerja, Málaga, Espanha

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Nerja, Espanha

Navegue por este post

Quando ir a Nerja, Málaga

Por ser uma cidade litorânea, o verão é a melhor época para visitar a cidade e ao mesmo tempo aproveitar as praias. No verão (entre junho e agosto) raramente chove e as temperaturas estão mais altas, próximo aos 30º C.
Mas vale lembrar que no verão os preços aumentam e a cidade fica mais lotada de turistas.

Nerja - Mirante Balcón de Europa
Mirante Balcón de Europa

Durante os meses de maio e outubro o clima é muito favorável para apreciar a cidade, também com pouca chuva. Entre outubro e abril também não chove muito, ótimo para passeios, porém, torna-se frio para entrar no mar.

Voltar ao índice

Como chegar em Nerja, Espanha

A pequena cidade de Nerja fica na província de Málaga, Sul da Espanha, a 66 km da cidade de Málaga, 93 km de Granada, 509 km de Madrid e a 942 km de Barcelona.

A cidade não conta com aeroporto e linha de trem bala. O aeroporto mais próximo é o de Málaga, situado a 80 km e o de Granada a 104 km. Com isso, o principal meio de transporte público para Nerja é o ônibus.

Os ônibus partem ao longo de todo o dia de Málaga para Nerja, e você pode optar por uma viagem mais direta ou com paradas. Em geral, este trajeto tem duração de 1h30min. Partindo de Granada, a viagem terá cerca de 2 horas.

Nerja, Málaga, Espanha
Vista aérea do centro da cidade

Se você pretende montar um roteiro passando por outras cidades, a melhor forma é alugar um carro. Foi assim que conhecemos a cidade de Nerja e as Cuevas de Nerja, sua principal atração turística.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Nerja: Dicas de hotéis

As concentrações de hospedagem da cidade de Nerja ficam próximas ao centro histórico e as praias da cidade. Destacam-se as praias de Torrecilla, El Salón e Burriana.

Conheça algumas boas opções de hospedagem em Nerja, Espanha:

Voltar ao índice

O que fazer em Nerja: Pontos turísticos

Nerja - Balcón de Europa
Balcón de Europa, um dos principais pontos turísticos da cidade

Como já citado neste post, a cidade com diversas paisagens e pontos turísticos naturais, a beleza destas paisagens é única e merece, com certeza, a sua visita.

As praias e cavernas são os maiores destaques, mas também o centro histórico chama muita atenção, com diversas obras arquitetônicas imponentes.

Na verdade, as próprias casas, bairros e arquitetura da cidade são interessantes, por isso um passeio pelas pequenas e estreitas ruas, já proporciona ótimas experiências.

Também podemos encontrar diversos passeios guiados, que são uma forma de visitar as atrações em pouco tempo. Veja o que fazer em Nerja, Espanha:

Cuevas de Nerja

Cuevas de Nerja, Espanha
Escadarias em meio às formações calcárias da caverna

Cuevas de Nerja é uma caverna que foi descoberta em 1959 por um grupo de jovens que morava na vila de Maro, vilarejo que fica próxima da localidade da caverna, cerca de 3 km ao norte de Nerja.

As Cuevas de Nerja tem mais de 140 mil m2 de érea w cerca de 4 km de comprimento, porém, apenas um terço dela, pode ser visitada. Possui formações rochosas que chamam muita atenção, incluindo a maior coluna natural do mundo.

Cuevas de Nerja, Espanha
Visual incrível do interior da caverna

A caverna é dividida em três grandes galerias turísticas. Em seu interior foram encontradas pinturas rupestres que datam de período Paleolítico Superior (30.000 – 8.000 a.C.), além de cemitérios de ossos de 6.300 a.C. A origem da caverna data de cerca 800 mil anos.

Horário de funcionamento:

  • De 23 de junho a 11 de setembro: Das 10h às 19h.
  • Resto do ano: Das 10h às 16h30.
  • Fechado: 01 de janeiro e 15 de maio.
  • Observações: O último horário de entrada é de 30 minutos antes do fechamento.

El acueducto del aguila

Nerja - Aqueduto del Aguila
Aqueduto del Aguila visto de uma ponte da rodovia ao lado

Construído no fim do século XIX para levar água à antiga fábrica de Açúcar San Joaquín de Maro, o Aqueduto da Águia se encontra no Barranco de la Coladilla de Cazadores, próximo a vila de Maro. Funciona até hoje para irrigar propriedades agrícolas e é um marco da arquitetura local.

O aqueduto tem características mudéjares, possui cerca de 40 metros de altura e 90 metros de comprimento. É formado por quatro andares que são separados por 38 arcos de ferradura e possui um pináculo com um cata-vento em formato de águia, que dá nome a construção.

Fica no caminho da Cueva de Nerja e pode ser visto a partir de uma ponte da rodovia que leva à caverna.

Balcón de Europa

Balcón de Europa - Nerja, Espanha
Vista aérea do Balcón de Europa

Localizado no centro da cidade de Nerja, o Balcón de Europa é um terraço e mirante, construído na parte de uma antiga fortaleza. O nome do mirante foi batizado pelo Rei Alfonso XII, durante uma visita à cidade.

A vista do mirante proporciona vistas das praias de Calahonda e a de el Salón, além de ver o belo tom de azul do Mar Mediterrâneo e das serras que cercam a cidade. O local conta com antigos canhões e telescópios que facilitam a apreciação das paisagens.

O Balcón de Europa é um dos principais pontos turísticos de Nerja, depois das Cuevas de Nerja, sendo indispensável a visita.

Atalaya de La Torrecilla

Nerja, Málaga - Atalaya de la Torrecilla
Atalaya de la Torrecilla – Crédito: Alejandro Lopez / Local Guide

A tradução de Atalaya é torre de vigia, mas na verdade, hoje em dia só se restam os vestígios da mesma. A provável data de sua construção é estimada entre os séculos XIII e XV, devido a ser uma torre de vigilância nasrida.

Localizada em uma formação rochosa próxima à praia de Torrecilla, proporciona uma bela vista da praia e do mar mediterrâneo, por isso vale a pena dar uma passada para vislumbrar a paisagem.

Igreja El Salvador

O que fazer em Nerja - Igreja El Salvador
Igreja El Salvador

A igreja El Salvador de Nerja começou a ser erguida no ano de 1505, porém, passou por diversas reformas e amplificações até chegar na atual aparência. Ela fica localizada no centro histórico da cidade, próxima ao Balcón de Europa.

A igreja tem estilo barroco, com aparência simples de uma torre sineira em seu lado direito. Possui três naves separadas por arcos semicirculares. A nave central é coberta por arte mudéjar e as duas laterais são de abóbodas de arestas.

As visitas internas são feitas durante as missas.

  • No inverno: Dias úteis e vésperas de feriados: 19h. (exceto na quarta)
    Feriados: 10h30min e 19h.
  • No verão: Terças, sextas, e vésperas de feriados: 20h.
    Feriados: 10h30min, 12h, 20h e 21h.

Plaza de España

O que fazer em Nerja - Praça Espanha
Praça Espanha

Também conhecida como Plaza Paseo Nuevo e localizada próxima à Câmara Municipal de Nerja, a praça foi construída sobre um estacionamento subterrâneo no ano de 2011.

A praça é cercada de bares e restaurantes. Destaca-se na praça a torre do relógio, um grande mastro com blocos representando as regiões da Espanha que sustentam a bandeira do país, além do Museu de História de Nerja.

Parque Plaza de Los Cangrejos

O que fazer em Nerja - Plaza los Cangrejos
Plaza los Cangrejos, situada de frente para o mar

De origem recente, a Plaza de Los Cangrejos é um local agradável à beira mar, com árvores que proporcionam boas sombras. Possui também jardins, alguns monumentos e uma fonte.

A praça fica ao lado da praia de Torrecilla e também de um calçadão a beira mar com vista do Balcón de Europa. A praça conta com bares e restaurantes ao redor e é muito comum a realização de eventos nela.

Museu de Nerja

Museu de Nerja, Espanha
Museu de Nerja – Foto de divulgação

O Museu de Nerja foi fundado em dezembro de 2011 e está localizado próximo a Plaza de España. O prédio de três andares e expõem diversas evidências arqueológicas do período pré-histórico, que em sua maioria foram retiradas da caverna de Nerja.

Expõem também outras coleções que remetem aos tempos mais atuais e também a cultura da cidade. O museu também conta com exposições temporárias de artistas diversos.

Horário de funcionamento:

  • De terça a domingo, das 10h às 16h.
  • Segunda-feira: fechado.

Escolha aqui sua hospedagem na cidade!

Voltar ao índice

Praias de Nerja, Espanha

Agora iremos mostrar um pouco das praias de Nerja, listando no sentido Leste-Oeste, confira!

Praia Burriana – Nerja, Espanha

Nerja - Praia de Burriana
Praia de Burriana

A Praia Burriana é uma das mais famosas e frequentadas da cidade, sendo a maior em extensão com cerca de 800 metros e mar calmo. Foi premiada com a Bandeira Azul (boa qualidade) da EU e também com a bandeira “Q for Quality” do governo espanhol.

Localizada próxima ao centro, conta com muitas opções para alimentação, além de lojas de souvenires e espaços para recreação. A praia conta atividades como pedalinhos, passeios de jet-ski e as famosas bananas.

Praia Carabeillo – Nerja, Espanha

Nerja - Praia Carabeillo
Praia Carabeillo – Crédito: @rishots

Localizada no canto direito da praia de Burriana, é uma pequena praia de Nerja com 70 m de extensão e 10 m de largura. Fica entre grandes rochas cobertas de muita vegetação, que fazem ela ter um aspecto de muito contato com a natureza.

Se você busca uma praia tranquila e com pouco movimento, é uma ótima opção. O acesso se dá por uma escadaria ou pela praia Burriana.

Praia Carabeo – Nerja, Espanha

Nerja - Praia Carabeo
Praia Carabeo – Crédito: Coisas de Michael Clarke / Fonte: Wikimedia Commons

Como a maioria das praias da cidade, a Praia Carabeo é de pequenas dimensões, com cerca de 120 m de comprimento e 15 m de largura. Outra característica das praias da cidade presente na praia, são as falésias que a cercam.

Localizado abaixo da rua Carabeo, a praia fica quase que escondida e para ser acessada é necessário descer uma grande escadaria. A vistas do pôr do sol da praia são incríveis, principalmente olhando do Mirador del Bendito que fica na descida para a praia.

Praia El Chorrillo – Nerja, Espanha

Nerja - Praia El Chorrillo
Praia El Chorrillo, em meio às pedras

Situada entre as praias de Calahonda e Carabeo, é uma pequena praia situada entre grandes pedras e rochedos. É uma praia de características muito naturais, sem nenhum tipo de serviço.

Grandes pedras e falésias dividem a praia em três enseadas, com pequenos espaços para banho, o que a torna uma praia que nem parece que está em frente à cidade de Nerja.

Praia Calahonda – Nerja, Espanha

Nerja - Praia Calahonda
Praia Calahonda vista do Balcón de Europa

Localizada bem no centro da cidade, aos pés do Balcón de Europa, a praia Calahonda é uma das mais lindas praias de Nerja. A praia é cercada por falésias rochosas onde são encontradas instalações de pescadores.

A praia tem cerca de 120 metros de extensão e 20 de largura. Suas águas limpas e calmas, juntamente com uma areia leve, fazem da praia muito visitada por turistas. O seu acesso é dado por uma rampa com degraus.

Praia la Caletilla – Nerja, Espanha

Nerja - Praia Caletilla
Vista aérea da Praia Caletilla

A pequena praia que desaparece quando a maré sobe muito, tem em dias de maré baixa, cerca de 50 m de comprimento e entre 15 e 20 m de largura.

É cercada por falésias rochosas que a tornam uma praia de aspecto mais natural. Fica logo à direita do Balcón de Europa. A praia pode ser acessada por uma passarela.

Praia el Salón – Nerja, Espanha

Nerja - Praia El Salón
Vista aérea da Praia El Salón

Também situada no centro da cidade de Nerja, a praia El Salón é cercada por falésias, com águas claras e calmas e areia fina, muito boa para banho.

Com uma extensão de 150 metros de comprimento e 20 de largura, tem suas extremidades marcadas por formações rochosas. O acesso à esta praia se dá por uma rampa que serve como mirante da praia.

Praia la Torrecilla – Nerja, Espanha

Nerja - Praia Torrecilla
Praia Torrecilla

A praia la Torecilla é uma das mais famosas da cidade e conta com uma faixa de areia de 300×40 metros. Situada na parte oeste da cidade, ela recebeu em 2021 a Bandeira Azul da UE, e a bandeira “Q for Quality” do governo espanhol.

Possui águas tranquilas e limpas com faixa de areia escura. Possui ótima infraestrutura, com opções de hospedagem e restaurantes. Nas suas extremidades, há formações rochosas, em uma delas está a Torrecilla de Nerja, que dá nome a praia e na outra a praça Los Cangrejos.

Praia el Chucho – Nerja, Espanha

Nerja - Praia El Chucho
Praia El Chucho

A praia fica situada entre a Torrecilla e a praia de Playazo, sendo que a foz do rio Chillar separa a segunda da Playa el Chuco. É uma pequena praia de 280 m de extensão e 30 m de largura.

É muito recomendada para famílias, conta com um belo calçadão e tem chuveiros, banheiros e aluguel de mantimentos para a praia, mas conta apenas com o restaurante do Perla Marina Hotel.

Outras praias de Nerja

Acima citamos as principais praias de Nerja, situadas mais próximas do centro da cidade. Mas há outras mais afastadas listadas abaixo:
Playa Playazo Rio Seco, Playa Tarzan, Playa La Caleta, Playa de Maro, Playa, Playa del Molino del Papel, Playa de Las Alberquijas, Playa de la Lapa, Cala Torre del Pino e Cala del Cañuelo.

Voltar ao índice

Mapa de Nerja: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Nerja listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Passeios em Nerja e região

É possível reservar passeios e excursões de outras cidades como Granada e Málaga para Nerja, como saindo de Nerja para atrações próximas pela internet, com antecedência.

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados na Europa com a GetYourGuide e também com a Civitalis, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Passeios e excursões com a Civitalis saindo ou chegando na cidade

Passeios e excursões com a GetYourGuide saindo ou chegando na cidade

Voltar ao índice

Seguro Viagem Espanha

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here