O que fazer em Nerja – Espanha

Conheça a cidade de Nerja, situada no Litoral Sul da Espanha, um destino de belas praias e também das Cuevas de Nerja, a mais incrível caverna da Espanha.

Nerja - Espanha
Vista aérea da cidade de Nerja - Espanha
  Por Jair Prandi
 

Nerja é uma pequena cidade localizada no litoral sul da Espanha, próxima da cidade de Málaga. É um destino turístico repleto de paisagens naturais como, praias, cavernas e formações rochosas, além das características casas e edifícios brancos da região.

Com pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade também é rica em história e cultura, com museus e igrejas que nos fazem viajar no tempo. Sua história remonta há cerca de 20 mil anos atrás com a passagem de romanos, muçulmanos e outros povos.

Além das diversas praias e vistas para o Mar Mediterrâneo, a cidade é famosa por abrigar a Cueva de Nerja. Também fica aos pés do Parque Natural das Serras de Almijara, Tejeda e Alhama, além do Rio Chillar desembocar na região, misturando diversas paisagens.

Neste post iremos indicar os principais pontos turísticos da cidade e mostrar um pouco do que fazer em Nerja, Espanha.

Cuevas de Nerja
Caverna de Nerja, principal atração do destino

Turismo em Nerja, Málaga, Espanha

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Nerja, Espanha

Navegue por este post

Quando ir a Nerja, Málaga

Por ser uma cidade litorânea, o verão é a melhor época para visitar a cidade e ao mesmo tempo aproveitar as praias. No verão (entre junho e agosto) raramente chove e as temperaturas estão mais altas, próximo aos 30º C.
Mas vale lembrar que no verão os preços aumentam e a cidade fica mais lotada de turistas.

Nerja - Mirante Balcón de Europa
Mirante Balcón de Europa

Durante os meses de maio e outubro o clima é muito favorável para apreciar a cidade, também com pouca chuva. Entre outubro e abril também não chove muito, ótimo para passeios, porém, torna-se frio para entrar no mar.

Voltar ao índice

Como chegar em Nerja, Espanha

A pequena cidade de Nerja fica na província de Málaga, Sul da Espanha, a 66 km da cidade de Málaga, 93 km de Granada, 509 km de Madrid e a 942 km de Barcelona.

A cidade não conta com aeroporto e linha de trem bala. O aeroporto mais próximo é o de Málaga, situado a 80 km e o de Granada a 104 km. Com isso, o principal meio de transporte público para Nerja é o ônibus.

Os ônibus partem ao longo de todo o dia de Málaga para Nerja, e você pode optar por uma viagem mais direta ou com paradas. Em geral, este trajeto tem duração de 1h30min. Partindo de Granada, a viagem terá cerca de 2 horas.

Nerja, Málaga, Espanha
Vista aérea do centro da cidade

Se você pretende montar um roteiro na Espanha passando por outras cidades, a melhor forma é alugar um carro. Foi assim que conhecemos a cidade de Nerja e as Cuevas de Nerja, sua principal atração turística.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Nerja: Dicas de hotéis

As concentrações de hospedagem da cidade de Nerja ficam próximas ao centro histórico e as praias da cidade. Destacam-se as praias de Torrecilla, El Salón e Burriana.

Conheça algumas boas opções de hospedagem em Nerja, Espanha:

Voltar ao índice

O que fazer em Nerja: Pontos turísticos

Nerja - Balcón de Europa
Balcón de Europa, um dos principais pontos turísticos da cidade

Como já citado neste post, a cidade com diversas paisagens e pontos turísticos naturais, a beleza destas paisagens é única e merece, com certeza, a sua visita.

As praias e cavernas são os maiores destaques, mas também o centro histórico chama muita atenção, com diversas obras arquitetônicas imponentes.

Na verdade, as próprias casas, bairros e arquitetura da cidade são interessantes, por isso um passeio pelas pequenas e estreitas ruas, já proporciona ótimas experiências.

Também podemos encontrar diversos passeios guiados, que são uma forma de visitar as atrações em pouco tempo. Veja o que fazer em Nerja, Espanha:

Cuevas de Nerja

Cuevas de Nerja, Espanha
Escadarias em meio às formações calcárias da caverna

Cuevas de Nerja é uma caverna que foi descoberta em 1959 por um grupo de jovens que morava na vila de Maro, vilarejo que fica próxima da localidade da caverna, cerca de 3 km ao norte de Nerja.

As Cuevas de Nerja tem mais de 140 mil m2 de érea w cerca de 4 km de comprimento, porém, apenas um terço dela, pode ser visitada. Possui formações rochosas que chamam muita atenção, incluindo a maior coluna natural do mundo.

Cuevas de Nerja, Espanha
Visual incrível do interior da caverna

A caverna é dividida em três grandes galerias turísticas. Em seu interior foram encontradas pinturas rupestres que datam de período Paleolítico Superior (30.000 – 8.000 a.C.), além de cemitérios de ossos de 6.300 a.C. A origem da caverna data de cerca 800 mil anos.

Horário de funcionamento:

  • De 23 de junho a 11 de setembro: Das 10h às 19h.
  • Resto do ano: Das 10h às 16h30.
  • Fechado: 01 de janeiro e 15 de maio.
  • Observações: O último horário de entrada é de 30 minutos antes do fechamento.

Saiba mais sobre a Cueva de Nerja

El acueducto del aguila

Nerja - Aqueduto del Aguila
Aqueduto del Aguila visto de uma ponte da rodovia ao lado

Construído no fim do século XIX para levar água à antiga fábrica de Açúcar San Joaquín de Maro, o Aqueduto da Águia se encontra no Barranco de la Coladilla de Cazadores, próximo a vila de Maro. Funciona até hoje para irrigar propriedades agrícolas e é um marco da arquitetura local.

O aqueduto tem características mudéjares, possui cerca de 40 metros de altura e 90 metros de comprimento. É formado por quatro andares que são separados por 38 arcos de ferradura e possui um pináculo com um cata-vento em formato de águia, que dá nome a construção.

Fica no caminho da Cueva de Nerja e pode ser visto a partir de uma ponte da rodovia que leva à caverna.

Balcón de Europa

Balcón de Europa - Nerja, Espanha
Vista aérea do Balcón de Europa

Localizado no centro da cidade de Nerja, o Balcón de Europa é um terraço e mirante, construído na parte de uma antiga fortaleza. O nome do mirante foi batizado pelo Rei Alfonso XII, durante uma visita à cidade.

A vista do mirante proporciona vistas das praias de Calahonda e a de el Salón, além de ver o belo tom de azul do Mar Mediterrâneo e das serras que cercam a cidade. O local conta com antigos canhões e telescópios que facilitam a apreciação das paisagens.

O Balcón de Europa é um dos principais pontos turísticos de Nerja, depois das Cuevas de Nerja, sendo indispensável a visita.

Atalaya de La Torrecilla

Nerja, Málaga - Atalaya de la Torrecilla
Atalaya de la Torrecilla – Crédito: Alejandro Lopez / Local Guide

A tradução de Atalaya é torre de vigia, mas na verdade, hoje em dia só se restam os vestígios da mesma. A provável data de sua construção é estimada entre os séculos XIII e XV, devido a ser uma torre de vigilância nasrida.

Localizada em uma formação rochosa próxima à praia de Torrecilla, proporciona uma bela vista da praia e do mar mediterrâneo, por isso vale a pena dar uma passada para vislumbrar a paisagem.

Igreja El Salvador

O que fazer em Nerja - Igreja El Salvador
Igreja El Salvador

A igreja El Salvador de Nerja começou a ser erguida no ano de 1505, porém, passou por diversas reformas e amplificações até chegar na atual aparência. Ela fica localizada no centro histórico da cidade, próxima ao Balcón de Europa.

A igreja tem estilo barroco, com aparência simples de uma torre sineira em seu lado direito. Possui três naves separadas por arcos semicirculares. A nave central é coberta por arte mudéjar e as duas laterais são de abóbodas de arestas.

As visitas internas são feitas durante as missas.

  • No inverno: Dias úteis e vésperas de feriados: 19h. (exceto na quarta)
    Feriados: 10h30min e 19h.
  • No verão: Terças, sextas, e vésperas de feriados: 20h.
    Feriados: 10h30min, 12h, 20h e 21h.

Plaza de España

O que fazer em Nerja - Praça Espanha
Praça Espanha

Também conhecida como Plaza Paseo Nuevo e localizada próxima à Câmara Municipal de Nerja, a praça foi construída sobre um estacionamento subterrâneo no ano de 2011.

A praça é cercada de bares e restaurantes. Destaca-se na praça a torre do relógio, um grande mastro com blocos representando as regiões da Espanha que sustentam a bandeira do país, além do Museu de História de Nerja.

Parque Plaza de Los Cangrejos

O que fazer em Nerja - Plaza los Cangrejos
Plaza los Cangrejos, situada de frente para o mar

De origem recente, a Plaza de Los Cangrejos é um local agradável à beira mar, com árvores que proporcionam boas sombras. Possui também jardins, alguns monumentos e uma fonte.

A praça fica ao lado da praia de Torrecilla e também de um calçadão a beira mar com vista do Balcón de Europa. A praça conta com bares e restaurantes ao redor e é muito comum a realização de eventos nela.

Museu de Nerja

Museu de Nerja, Espanha
Museu de Nerja – Foto de divulgação

O Museu de Nerja foi fundado em dezembro de 2011 e está localizado próximo a Plaza de España. O prédio de três andares e expõem diversas evidências arqueológicas do período pré-histórico, que em sua maioria foram retiradas da caverna de Nerja.

Expõem também outras coleções que remetem aos tempos mais atuais e também a cultura da cidade. O museu também conta com exposições temporárias de artistas diversos.

Horário de funcionamento:

  • De terça a domingo, das 10h às 16h.
  • Segunda-feira: fechado.

Escolha aqui sua hospedagem na cidade!

Voltar ao índice

Praias de Nerja, Espanha

Agora iremos mostrar um pouco das praias de Nerja, listando no sentido Leste-Oeste, confira!

Praia Burriana – Nerja, Espanha

Nerja - Praia de Burriana
Praia de Burriana

A Praia Burriana é uma das mais famosas e frequentadas da cidade, sendo a maior em extensão com cerca de 800 metros e mar calmo. Foi premiada com a Bandeira Azul (boa qualidade) da EU e também com a bandeira “Q for Quality” do governo espanhol.

Localizada próxima ao centro, conta com muitas opções para alimentação, além de lojas de souvenires e espaços para recreação. A praia conta atividades como pedalinhos, passeios de jet-ski e as famosas bananas.

Praia Carabeillo – Nerja, Espanha

Nerja - Praia Carabeillo
Praia Carabeillo – Crédito: @rishots

Localizada no canto direito da praia de Burriana, é uma pequena praia de Nerja com 70 m de extensão e 10 m de largura. Fica entre grandes rochas cobertas de muita vegetação, que fazem ela ter um aspecto de muito contato com a natureza.

Se você busca uma praia tranquila e com pouco movimento, é uma ótima opção. O acesso se dá por uma escadaria ou pela praia Burriana.

Praia Carabeo – Nerja, Espanha

Nerja - Praia Carabeo
Praia Carabeo – Crédito: Coisas de Michael Clarke / Fonte: Wikimedia Commons

Como a maioria das praias da cidade, a Praia Carabeo é de pequenas dimensões, com cerca de 120 m de comprimento e 15 m de largura. Outra característica das praias da cidade presente na praia, são as falésias que a cercam.

Localizado abaixo da rua Carabeo, a praia fica quase que escondida e para ser acessada é necessário descer uma grande escadaria. A vistas do pôr do sol da praia são incríveis, principalmente olhando do Mirador del Bendito que fica na descida para a praia.

Praia El Chorrillo – Nerja, Espanha

Nerja - Praia El Chorrillo
Praia El Chorrillo, em meio às pedras

Situada entre as praias de Calahonda e Carabeo, é uma pequena praia situada entre grandes pedras e rochedos. É uma praia de características muito naturais, sem nenhum tipo de serviço.

Grandes pedras e falésias dividem a praia em três enseadas, com pequenos espaços para banho, o que a torna uma praia que nem parece que está em frente à cidade de Nerja.

Praia Calahonda – Nerja, Espanha

Nerja - Praia Calahonda
Praia Calahonda vista do Balcón de Europa

Localizada bem no centro da cidade, aos pés do Balcón de Europa, a praia Calahonda é uma das mais lindas praias de Nerja. A praia é cercada por falésias rochosas onde são encontradas instalações de pescadores.

A praia tem cerca de 120 metros de extensão e 20 de largura. Suas águas limpas e calmas, juntamente com uma areia leve, fazem da praia muito visitada por turistas. O seu acesso é dado por uma rampa com degraus.

Praia la Caletilla – Nerja, Espanha

Nerja - Praia Caletilla
Vista aérea da Praia Caletilla

A pequena praia que desaparece quando a maré sobe muito, tem em dias de maré baixa, cerca de 50 m de comprimento e entre 15 e 20 m de largura.

É cercada por falésias rochosas que a tornam uma praia de aspecto mais natural. Fica logo à direita do Balcón de Europa. A praia pode ser acessada por uma passarela.

Praia el Salón – Nerja, Espanha

Nerja - Praia El Salón
Vista aérea da Praia El Salón

Também situada no centro da cidade de Nerja, a praia El Salón é cercada por falésias, com águas claras e calmas e areia fina, muito boa para banho.

Com uma extensão de 150 metros de comprimento e 20 de largura, tem suas extremidades marcadas por formações rochosas. O acesso à esta praia se dá por uma rampa que serve como mirante da praia.

Praia la Torrecilla – Nerja, Espanha

Nerja - Praia Torrecilla
Praia Torrecilla

A praia la Torecilla é uma das mais famosas da cidade e conta com uma faixa de areia de 300×40 metros. Situada na parte oeste da cidade, ela recebeu em 2021 a Bandeira Azul da UE, e a bandeira “Q for Quality” do governo espanhol.

Possui águas tranquilas e limpas com faixa de areia escura. Possui ótima infraestrutura, com opções de hospedagem e restaurantes. Nas suas extremidades, há formações rochosas, em uma delas está a Torrecilla de Nerja, que dá nome a praia e na outra a praça Los Cangrejos.

Praia el Chucho – Nerja, Espanha

Nerja - Praia El Chucho
Praia El Chucho

A praia fica situada entre a Torrecilla e a praia de Playazo, sendo que a foz do rio Chillar separa a segunda da Playa el Chuco. É uma pequena praia de 280 m de extensão e 30 m de largura.

É muito recomendada para famílias, conta com um belo calçadão e tem chuveiros, banheiros e aluguel de mantimentos para a praia, mas conta apenas com o restaurante do Perla Marina Hotel.

Outras praias de Nerja

Acima citamos as principais praias de Nerja, situadas mais próximas do centro da cidade. Mas há outras mais afastadas listadas abaixo:
Playa Playazo Rio Seco, Playa Tarzan, Playa La Caleta, Playa de Maro, Playa, Playa del Molino del Papel, Playa de Las Alberquijas, Playa de la Lapa, Cala Torre del Pino e Cala del Cañuelo.

Voltar ao índice

Mapa de Nerja: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Nerja listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Passeios em Nerja e região

É possível reservar passeios e excursões de outras cidades como Granada e Málaga para Nerja, como saindo de Nerja para atrações próximas pela internet, com antecedência.

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados na Europa com a GetYourGuide e também com a Civitatis, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Passeios e excursões com a Civitatis saindo ou chegando na cidade

Passeios e excursões com a GetYourGuide saindo ou chegando na cidade

Voltar ao índice

Seguro Viagem Espanha

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here