Sierra Nevada – Espanha: O que fazer, dicas e atrações

Conheça a Sierra Nevada, principal estação de esqui da Espanha e do Sul da Europa. Conheça a vila e opções de passeios.

Sierra Nevada
Vista do complexo turístico de Sierra Nevada
  Por Jair Prandi
 

Sierra Nevada é o principal destino da Espanha para esportes de inverno, onde é mais fácil ver neve no país. Fica no pequeno munícipio de Monachil, ao lado de Granada, região da Andaluzia, no sul da Espanha.

A Serra Nevada junta o clima do mediterrâneo com a neve em seu topo, onde funciona a estação de esqui da grande montanha. A estação de esqui reúne milhares de turistas durante o inverno, tanto espanhóis como estrangeiros, que aproveitam algo que não é tão comum na região.

Apesar da principal concentração de turistas ser no inverno, durante o verão, há outras atividades que podem ser praticadas na Sierra Nevada e seus arredores.

Serra Nevada - Espanha
Visual do mirante na chegada da vila

Turismo em Sierra Nevada

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Sierra Nevada, Espanha

Navegue por este post

Quando ir a Sierra Nevada, Espanha

A Serra Nevada (em português) pode ser visitada em qualquer época do ano:

  • Entre dezembro e abril para ver neve e esquiar.
  • Entre maio e novembro para percorrer as trilhas das montanhas.
  • Nas épocas de transição entre o inverno e o verão, também podem ocorrer neves.
Sierra Nevada - Espanha
Construções da vila com vista para as montanhas nevadas

Durante o verão, a temperatura máxima na Sierra Nevada é de 20ºC, e praticamente não chove. Como não é frio, a neve não aparece durante essa época do ano. É a melhor época para fazer trilhas nas montanhas.

No inverno, as temperaturas negativas são comuns, e diferente do resto dos outros pontos turísticos da região, é o ponto alto de concentração de turistas. Nessa época, neva com frequência, abrindo assim, as estações de esqui de Sierra Nevada.

Normalmente, a temporada de neve na serra Nevada começa em dezembro e vai até o final de abril. Nossa passagem pelo local foi na metade de abril e as estações de esqui estavam funcionando.

Voltar ao índice

Como chegar na Sierra Nevada, Granada

Como chegar em Sierra Nevada - Espanha
Rodovia de acesso entre as montanhas

Sierra Nevada é formada por grandes montanhas, localizada no pequeno munícipio de Monachil, próximo da cidade de Granada, no sul da Espanha, mais especificamente na região da Andaluzia.

De avião

Chegando de avião, o aeroporto mais próximo é o de Granada, que fica a 20 km do centro da cidade e a 56 km da Serra Nevada. Outros aeroportos da região, são: Málaga (163 km) e Sevilha (286 km) e Madrid (456 km).

De carro

A infraestrutura da serra fica a 30 km do início da cidade de Granada e a 40 km do centro. O acesso é por rodovia pavimentada e segura, porém, bastante íngreme e sinuosa.

Se você chegar de avião ou pretende fazer um roteiro pela Espanha, alugar um carro é a melhor opção. Assim, terá toda a liberdade de deslocamento e horários para conhecer as atrações da região.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De ônibus

Ir de ônibus também é uma ótima opção, já que todos os dias há partidas diretamente da estação de ônibus de Granada, que apesar de não estar no centro, é bem localizada.

Horário dos ônibus:

  • De novembro a abril: Ida: 8h, 10h e 17h; Volta: 9h, 16h e 18h30min.
  • De maio a outubro: Ida: 09h; Volta: 17h.

Voltar ao índice

Hotéis em Sierra Nevada

Serra Nevada - Granada
Opções de hospedagem em meio às montanhas

Opções para se hospedar em Sierra Nevada não faltam, na vila (quase uma pequena cidade) formada pelo complexo turístico. Há opções com preços e padrões variados para atender diferentes tipos de público.

A vila é bem completa e conta com diversos restaurantes e opções de comércio e aluguel de equipamentos para os esportes de inverno.

Além disso, existe também a opção de ficar em Granada (40 km), opção ideal para quem também vai visitar outros pontos turísticos de Granada, mas também aproveitar a serra.

Confira algumas opções de hospedagem na Serra Nevada:

Voltar ao índice

O que fazer em Sierra Nevada

Além da neve em Sierra Nevada, e as atividades de inverno, há outros passeios e atrações no local, seja inverno ou verão. Conheça algumas atrações, saiba o que fazer em Sierra Nevada:

Estação de Esqui

esqui em Serra Nevada
Pistas de esqui nas montanhas

Esquiar é a atividade que mais chama a atenção dos turistas em Sierra Nevada. Fundada em 1964, a estação de esqui mais famosa de toda a Espanha e do sul da Europa. A infraestrutura do local é gigante, sendo palco de competições profissionais de esqui.

A estação de esqui da Sierra Nevada possui um total de 130 pistas de esqui e de outros esportes, que somam cerca de 110 km de extensão, acessíveis por vários teleféricos.

Há diferentes tipos de pistas com diferentes extensões e desníveis que aumentam ainda mais a adrenalina. A diferença chega a 1.200 m de diferença, com o ponto mais alto fica a 3.300 m e o mais baixo 2.100 m.

Teleférico na Sierra Nevada - Espanha
Um dos teleféricos em meio à vila

Na Sierra Nevada são encontradas diversas escolas de esqui e snowboard, com isso, atende tanto esquiadores profissionais, como os iniciantes.

Sierra Nevada é muito bem estruturada em todos os sentidos, conta com amplas áreas de estacionamento, opções para hospedagens, como hotéis e chalés, e muitos restaurantes.

Horário de funcionamento:

  • Teleférico de Borreguiles e al-Ándalus: Todos os dias das 9h às 16h45min.
  • Tele cadeira Parador: Todos os dias das 8h30min às 17h30min.
  • Elevadores de esqui de zonas altas: Fecham às 16h15min.
  • Teleférico para esqui noturno: Todos os dias das 19h às 21h30min.

Excursão de safári de Sierra Nevada de 4×4

Safári 4x4 na Sierra Nevada - Espanha
Safári 4×4 na serra – Foto de divulgação do passeio

Se trata de um passeio feito em um veículo 4×4 que atravessa boa parte das montanhas de Sierra Nevada. A aventura oferece diversas vistas dos grandes picos cobertos ou não de neve, variando com a época do ano.

O passeio passa por pequenos vilarejos cheios de cultura, e também por florestas mediterrâneas, mostrando um pouco de sua flora e fauna, acessando áreas mais remotas do local. O passeio se estende para o Parque Natural da Serra de Huétor.

A duração do passeio é de 6 horas e é recomendável reservar com antecedência para garantir sua vaga.

Reservar safári 4×4 na serra

Trilho Los Cahorros de Monachil

Trilha de los Cahorros de Monachil
Trilha de los Cahorros de Monachil – Crédito: @asi_es_andalucia

Se trata de uma das trilhas mais famosas do sul da Espanha, localizada aos pés de Sierra Nevada. A trilha percorre o estreito cânion do rio Monachil e pode ser feito por praticamente qualquer pessoa, sem muitas dificuldades.

A trilha de los Cahorros de Monachil tem uma extensão de cerca de 8 km, e a caminhada dura cerca de 3 horas. O percurso passa pelo pequeno rio, por pequenas florestas, além de passarelas suspensas que atravessam algumas áreas mais acidentadas. No caminho há vários mirantes com vista para a Serra Nevada.

Reservar trilha do cânion Cahorros de Monachil

Las Alpujarras – Sierra Nevada

Las Alpujarras - Vila Pampaneira
Las Alpujarras – Vila Pampaneira – Foto: Randi Hausken / Wikimedia Commons

Alpujarras consiste em um vale situado aos pés da Sierra Nevada, composto por pequenos povoados e vilas de casas brancas, que remetem ao passado árabe de Granada. O local é também muito famoso por seu artesanato típico.

Entre eles, existem alguns povoados que se destacam, como o Lanjarón, Órgiva e Pampaneira, que propicia uma vista espetacular do vale e Capileira. A região é de grande expressão de cultura e história, assim como a paisagem das montanhas da serra e os riachos que a cortam.

Para conhecer o local, a opção mais indicada é contratar uma excursão, passeio que dura cerca de 3 horas.

Reservar tour de 1 dia em Alpujarras

Outras atrações na Serra Nevada

Tours de mountain bike ou bicicletas elétricas em grupo, trilhas, caminhadas com raquetes de neve, diferentes excursões e muitas outras atividades podem ser feitas em Sierra Nevada, sendo um ótimo destino turístico.

Reservar passeio de raquetes de neve

Voltar ao índice

Mapa Serra Nevada: Atrações

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada uma das atrações da Sierra Nevada listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Ingressos para atrações e passeios na Sierra Nevada

É possível comprar ingressos para as atrações da Sierra Nevada pela internet, com antecedência. É recomendado, pois muitas atrações têm os ingressos esgotados pela quantidade limitada. Outra vantagem é evitar as longas filas das bilheterias.

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados na Europa com a GetYourGuide e também com a Civitatis, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Opções de excursão e passeios com a Civitatis

Opções de excursão e passeios com a GetYourGuide

Voltar ao índice

Sierra Nevada - Granada
Parte baixa da vila (centrinho)

Seguro Viagem Espanha

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here