Consuegra e os moinhos de Dom Quixote

Conheça a pequena cidade de Consuegra, na província de Toledo, Espanha, famosa pelos moinhos de vento de Dom Quixote de la Mancha.

Moinhos de Consuegra
Moinhos de Consuegra, Espanha
  Por Jair Prandi
 

Consuegra é uma pequena cidade da Espanha, situada na província de Toledo, com cerca de 10 mil habitantes. Mas apesar do seu tamanho pequeno, a sua história de cerca 2 mil anos é de grande interesse e pode ser vista em seus pontos turísticos.

Provas da história da cidade, estão nos grandes museus e nas diversas edificações, como a prefeitura, as igrejas, o castelo e a praça central que fazem os turistas mergulharem na época medieval.

Além da história de Consuegra, Espanha, a cultura da cidade carrega um grande peso, principalmente pelos seus moinhos no topa da colina, que fazem parte da história de romance de Dom Quixote que falaremos daqui a pouco.

Apenas pela paisagem dos moinhos de vento no topo do morro, sua principal atração, já vale a visita. veja o que fazer em Consuegra, Espanha.

O que fazer em Consuegra - Espanha
Moinhos de vento e o castelo ao fundo

Turismo em Consuegra, Toledo

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Consuegra, Espanha

Navegue por este post

Consuegra
Vista aérea dos moinhos, o castelo e a cidade de fundo

Quando ir a Consuegra, Espanha

A melhor época para viajar para a cidade de Consuegra, na Espanha, é quando as temperaturas abaixam um pouco, mas o frio ainda não está intenso, ou seja, durante a primavera e o outono.

Durante o inverno as temperaturas giram em torno de 7º C e pode ficar frio no topo da colina onde estão os moinhos. No verão, o calor de cerca de 30º C pode ser um pouco cansativo e desgastante.

Voltar ao índice

Moinhos de Consuegra - Espanha
Moinhos de vento, principais atrações do destino

Onde fica Consuegra: Como chegar

Consuegra fica 130 km ao Sul de Madrid, a 63 km de Toledo, e 280 km ao Norte de Córdoba por cias rodoviárias.
Para quem chega de avião na região, o aeroporto de Madrid-Barajas é o mais próximo, situado a 140 km.

A melhor forma de conhecer Consuegra, na Espanha é de carro. Nossa passagem pela cidade foi parte de nossa viagem na Espanha, roteiro de carro alugado, que reservamos com antecedência e retiramos em Madrid para percorrer boa parte da Espanha, devolvendo em Barcelona.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Para chegar de carro, você usará a rodovia A4, e terá uma viagem de cerca de 2 horas, partindo de Madrid e 1 hora a partir de Toledo.
Até também a opção de chegar de ônibus (2,5 horas), como também pegar um trem até Toledo e depois um ônibus até Consuegra.

Voltar ao índice

Onde ficar em Consuegra: Dicas de hospedagem

Onde ficar em Consuegra - El Patio de los Jazmines
Pousada El Patio de los Jazmines – Foto de divulgação

Consuegra é uma cidade pequena, por isso as opções de hospedagem não são muitas, mas há boas opções para se acomodar. Por ser uma cidade pequena, todos os pontos turísticos são fácil acesso, não tendo problemas com distâncias.

Outra opção é se hospedar em Toledo, já que muito provavelmente irá visitar as atrações de lá também, e seguir no outro dia para Consuegra.

Conheça algumas opções de hospedagem em Consuegra, Espanha:

Voltar ao índice

O que fazer em Consuegra: Pontos turísticos

Moinhos de Consuegra, Espanha

Moinhos de vento de Consuegra
Vista aérea de alguns dos moinhos de vento e o castelo

Localizados no Monte Calderico sob a planície de La Mancha, o conjunto dos Moinhos de Consuegra ou Moinhos de La Mancha, é o principal ponto turístico de Consuegra. Eles são citados na obra “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes e que dão nome a alguns dos moinhos.

O local ainda conserva doze dos treze moinhos de vento construídos no século XVI e funcionaram até o século XX, que tinham a função de transformar trigo em farinha.

Moinhos de Consuegra
Vista aérea dos moinhos de vento

Os moinhos são denominados: Sancho, Rucio, Bolero, Espartero, Mochilas, Mambrino, Vista Alegre, Cardeño, Alcancía, Chispas, Caballero de Verdegabán e Clavileño.

Se destacam alguns moinhos, como o Sancho, ainda em atividade, onde os visitantes podem entender um pouco mais da funcionalidade. Já o Bolero é um ponto de informações turísticas, no Caballero de Verdegabán funciona um restaurante, e no Mambrino uma loja de turismo.

Horário de funcionamento: Livre

Castelo de Consuegra

Castelo de Consuegra - Espanha
Vista aérea do castelo e a cidade ao fundo

O Castelo de Consuegra se localiza próximo dos Moinhos de Consuegra, formando um único cenário com a cidade ao fundo.
Com origem no século X, foi construído por muçulmanos, além de já ter funcionado como fortaleza, mas passou por diversos domínios, alterando assim a sua arquitetura.

A estrutura do castelo é bem diferente, contando com uma grande estrutura central e duas torres cilíndricas nas laterais. Da fortaleza só restam as ruínas. Visitar o castelo te leva a viajar aos tempos medievais.

Horário de funcionamento: Todos os dias: das 10h às 14h e das 16h às 18h30.

Igreja de Santa Maria

Consuegra - Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria – Crédito: Pep Villar / Local Guide Maps

A Igreja de Santa Maria foi construída no ano de 1723 e foi por muitos anos a Igreja do Convento de Santo António dos Franciscanos. A arquitetura característica do templo é de estilo mudéjar e de nave única típica de Toledo, na Espanha.

No interior da igreja, é exibida uma imagem da padroeira de Consuegra, Maria Santíssima a Branca e no seu interior foi construída uma cripta também de estilo mudéjar.

Igreja Santíssimo Cristo de Vera Cruz

Consuegra - Igreja Vera Cruz
Igreja Vera Cruz

Esta é a igreja mais bonita de Consuegra em termos de arquitetônica. Possui um grande hall de entrada e uma cúpula coroada por uma lanterna visível de praticamente qualquer lugar da cidade.
Construída no século XVIII, tem sua fachada combinada por dois estilos arquitetônicos, castelhano-mudéjar e neoclássico.

O local dispõe também de um museu que alberga as coleções do Santísimo Cristo de la Vera Cruz desde a construção da ermida até à atualidade e objetos sacros em geral.

Igreja de São João Batista

Consuegra - Igreja de São João Batista
Igreja de São João Batista – Crédito: Prefeitura

Construída em 1567, se trata do mais antigo templo da cidade de Consuegra e é também uma das maiores da região. Sua arquitetura é no estilo castelhano-mudéjar e com poucas decorações, constituída de planta de cruz latina e uma grande torre sineira em destaque.

O templo é cercado por vegetação que difere a igreja de outros templos, além de estar às margens do Rio Amarguillo. No centro da edificação, se encontra uma bela pintura de São João Batista, que dá nome a igreja.

Praça Espanha – Consuegra

Consuegra - Plaza España
Plaza España – Crédito: Manuel MV – Wikimedia Commons

Localizada no centro da cidade, a Praça da Espanha é cercada por outros pontos turísticos de Consuegra, se destacando o Ayuntamiento (Câmara Municipal) e o Museu da Arqueologia de Consuegra.

Nela são realizados diversos eventos e feiras que acontecem na cidade. As características da praça mesclam arquitetura castellana e mudéjar.

Museu da Arqueologia de Consuegra

Museu Arqueológico de Consuegra - Espanha
Museu Arqueológico – Foto de divulgação

Localizado em um edifício do século XVII, no centro da cidade e ao lado da Plaza de España, o Museu de Arqueologia de Consuegra, abriga exposições que vão do Período Neolítico ao século XIX.

Seu acervo é formado por objetos como armas, selos reais, vestígios romanos, além de peças de uso cotidiano de povos que passaram pela região e que fazem o visitante viajar no tempo.

Horário de funcionamento:

  • De 01 de junho a 30 de setembro, das 9h às 14h e das 16h30 às 19h;
  • De 01 de outubro a 31 de maio: das 9h às 14h e das 15h30 às 18h.

Voltar ao índice

Mapa de Consuegra: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Consuegra listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Seguro Viagem Espanha

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here