O que fazer em Ivoti RS

Conheça a pequena cidade de Ivoti no Rio Grande do Sul, situada ao norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, de imigração alemã e japonesa.

1057
O que fazer em Ivoti RS
Núcleo de Casas Enxaimel

Ivoti é conhecida como a Cidade das Flores, uma pequena cidade de cerca de 20.000 habitantes, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, ficando a apenas 55 km da capital.

A origem da cidade de Ivoti RS se deu durante a colonização dos imigrantes alemães no ano de 1826. O lugar já foi conhecido como Picada dos Berghan, por ser uma das primeiras famílias a morar na cidade.

A cultura alemã está muito presente na cidade, fazendo parte dos pontos turísticos de Ivoti, com as diversas construções de características germânicas, além das cervejarias e cachaçarias.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Ivoti, destacando suas atrações, como os museus, praças, igrejas, casas históricas e paisagens naturais.

Ivoti RS
Vista aérea do centro da cidade

Turismo em Ivoti

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Ivoti RS

Navegue por este post

Quando ir a Ivoti – Rio Grande do Sul

Os pontos turísticos de Ivoti podem ser visitados em qualquer época do ano. Normalmente as chuvas são bem distribuídas no decorrer do ano e não há uma época muito seca ou muito chuvosa.

Por estar a uma altitude de 127 metros, não faz tanto frio como em outros destinos da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra.
Os meses mais frios vão de julho a agosto, com médias de mínimas de 09ºC e máximas de 18ºC. Entre novembro e março as temperaturas sobem e giram em torno de 24ºC, em média.

Se você gosta de eventos e festividades, há várias acontecendo durante o ano em Ivoti, confira!

  • Kerb in Ivoti, em janeiro: Festa típica alemã, com comidas típicas, chopp, danças e bailes.
  • Feira do Mel, Rosca e Nata, em maio: Evento que acontece no Núcleo de Casas Enxaimel, com derivados do mel e outros.
  • Kolonistenfest (Festa do Colono), em julho: Festa que homenageia os imigrantes alemães e japonêses.
  • Festival da Cachaça e Feira do Livro, em agosto.
  • Feira das Flores, em outubro.
  • Natal do Coração, em dezembro.
  • Feira Colonial mensal: No segundo domingo de cada mês, com a venda de produtos artesanais e coloniais.

Voltar ao índice

Onde fica Ivoti: Como chegar

Ivoti - Rio Grande do Sul
Vista aérea da cidade

Ivoti está localizada no extremo norte da região metropolitana de Porto Alegre, a 55 km da capital e é de muito fácil acesso. Partindo da capital, você terá que usar a BR-116, em um trajeto de quase uma hora.

Para quem chega de avião no estado o aeroporto mais próximo é o de Porto Alegre, localizado a 46 km e o de Caxias do Sul, a 63 km.

PASSAGENS PROMO – Acesse o buscador de passagens aéreas promocionais com os melhores preços do mercado! Pague em até 10x!
FAÇA SUA BUSCA DE VOOS BARATOS!

Chegando por um dos aeroportos, a melhor forma de chegar e também para conhecer os pontos turísticos de Ivoti RS é alugar um carro. Faça a reserva com antecedência e pegue, já no aeroporto.

Alugando um carro você pode traçar um roteiro conhecendo vários destinos da região, como a vizinha Dois Irmãos, Morro Reuter, Picada Café, Nova Petrópolis, entre outros…

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Ir de ônibus também é uma opção, apesar de ser um pouco mais demorado para chegar e precisa trocar de ônibus em Novo Hamburgo. Torna-se também mais trabalhoso para chegar aos pontos turísticos.

Voltar ao índice

Onde ficar em Ivoti: Dicas de hospedagem

Por ser uma cidade pequena, Ivoti não tem muitas opções de hospedagem, mas conta sim, com opções com bom custo benefício, confira as dicas:

Voltar ao índice

O que fazer em Ivoti: Pontos turísticos

Depois de visitar a cidade, iremos mostrar agora a nossa lista do que fazer em Ivoti, mostrando seus principais pontos turísticos, confira!

Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti

Ivoti - Núcleo de Casas Enxaimel
Núcleo de Casas Enxaimel

Localizado no bairro Feitoria Nova, o local dispões de diversas construções em estilo enxaimel. As casas de madeira foram construídas entre 1826 e 1950 e fazem parte da história da chegada dos alemães em Ivoti e região.

Destacam-se algumas casas do núcleo, como a bem conservada Casa Amarela, que é usada para fins comerciais. A Casa da Cultura é usada como Departamento de Cultura e Turismo de Ivoti. Outras são: Casa do Artesão, Casa Zimmermann e a Casa Copiada.

Passar pelo local é viajar um pouco na história da imigração e de toda a cultura da região. Em uma das casas está instalado o Museu Cláudio Oscar Becker e o acesso à vila é feito pela ponte do Imperador, outra atração histórica do local.

Horário de funcionamento:

  • Casa da Cultura: De segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Casa do Artesão: De segunda à sexta, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h.
  • Sábado e domingo: das 09h às 17h.

Museu Cláudio Oscar Becker

Ivoti - Museu Cláudio Oscar Becker
Museu Cláudio Oscar Becker

Criado em 1995 o Museu Cláudio Oscar Becker funciona em uma das casas do Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti. Junto com a arquitetura de sua edificação, procura contar e divulgar um pouco da história da colonização alemã na cidade.

A decoração do Museu é como se fosse uma casa, com diversos utensílios e móveis que mostram como era a simples vidas dos imigrantes que chegaram na região.

Horário de funcionamento:

  • De terça à sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
  • Sábados e domingos, das 8h30 às 17h.
  • Entrada gratuita.

Ponte do Imperador – Ivoti RS

Ivoti RS - Ponte do Imperador
Ponte do Imperador

Construída em homenagem ao Imperador Dom Pedro II, que dá nome a ponte, a Ponte do Imperador foi edificada entre 1857 e 1864. Construída em pedra, atravessa o Arroio Feitoria e está ao lado do Núcleo Enxaimel de Ivoti RS.

Considerada um Patrimônio Histórico Nacional, é feita de pedra de cantaria lavrada, conta com 14 metros de altura e cerca de 150 metros de comprimento, formada por três arcos e é de característica romana.

Casa Amarela de Ivoti

Ivoti - Casa Amarela
Casa Amarela

A Casa Amarela é a porta de entrada do Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti, foi construída no ano de 1907 e tem estilo arquitetônico eclético, diferente das demais. Atualmente, o local abriga um café e restaurante.

A estrutura do local é muito bem conservada, chamando a atenção de quem passa por ali pelo seu forte tom amarelado. O local faz parte no novo espaço cultural da cidade e da área de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

Horário de funcionamento para refeições:

  • De quarta a domingo, das 11h às 14h (almoço);
  • Sábados e domingos, das 15h às 19h (café colonial).

Memorial da Colônia Japonesa – Ivoti RS

Ivoti RS - Memorial Colônia Japonesa
Museu no Memorial Colônia Japonesa

Localizado no Bairro Palmares, na Rua Sakura, o Memorial da Colônia Japonesa foi inaugurado no ano de 2011. O acervo do memorial mostra a chegada dos imigrantes japoneses à região de Ivoti a partir de 1966.

O acervo retrata toda a trajetória dos imigrantes até o Brasil, peças de uso doméstico, objetos esportivos e religiosos, além da venda de itens culturais do país oriental, vestimentas e trajes são expostos no local.

Horário de funcionamento:

  • De segunda à sexta, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
  • Sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.
  • Entrada gratuita.

Praça Neldo Holler

Ivoti RS - Praça Neldo Holler
Praça Neldo Holler

Inaugurada em 1979 e localizada em frente à Sociedade de Canto Harmonia, homenageia com seu nome, o primeiro prefeito da cidade de Ivoti. O paisagismo da atual praça foi projetado pelo arquiteto paisagista Burle Marx no ano de 1990.

A praça é muito completa, conta com espaços para caminhada, bancos, belos jardins, é bem arborizada e cheia de mesas para jogos e brinquedos infantis. O grande destaque é uma grande escultura de seis metros em seu centro.

Praça Concórdia

Ivoti RS - Praça Concórdia
Praça Concórdia

Localizada em frente a Sociedade de Canto Concórdia, se trata da praça mais antiga da cidade de Ivoti RS. Foi fundada no ano 1959, antes mesmo da emancipação da cidade, quando ainda pertencia a São Leopoldo.

A praça, na verdade, é dividida em duas, já que a rua São Leopoldo a atravessa. Ela é muita arborizada, sendo ótima para caminhadas, espaço com sombras e para recreação infantil, um chafariz se destaca em seu centro.

Praça da Emancipação

Ivoti - Praça da Emancipação
Praça da Emancipação

A Praça da Emancipação foi inaugurada em 1986 para homenagear 22 anos da emancipação da cidade. Fica localizada na frente da Prefeitura de Ivoti e tem uma área de quase 2.000².

A praça é bem arborizada, muito espaçosa, sendo assim muito bem frequentada por populares para aproveitar os domingos e feriados. Tem espaço com brinquedos para as crianças se divertirem, bancos e banheiros.

Antiga igreja São Pedro Apóstolo e nova igreja matriz

Igreja matriz Ivoti
Igreja matriz à esquerda e a antiga igreja à direita

A igreja de São Pedro Apóstolo, foi construída a partir de 1857 e passou por diversas restaurações e ampliações durante a sua história, até que em1969 foi inaugurada a nova igreja.

A antiga igreja foi usada até o ano de 1973, e em 1986 sofreu um incêndio que a destruiu. Apenas o seu telhado foi reconstruído e o restante permanece em ruínas até hoje como um monumento que faz parte da história da cidade de Ivoti.

A atual igreja é bem mais moderna e fica a poucos metros da antiga. Possui lindos vitrais em uma de suas fachadas e uma torre lateral.

Pórtico de Ivoti

Pórtico de Ivoti RS
Pórtico da cidade

Porta de entrada de Ivoti, localizado na Avenida Bom Jardim, acesso à Br-116, foi inaugurado em 2008. O Pórtico de Ivoti recepciona todos os visitantes que chegam através da BR-116 e é uma característica das cidades da região.

O pórtico foi construído de arenito e tem uma característica muito forte da arquitetura germânica, com sua estrutura exposta. Formado por dois grandes pilares de 10 metros, e uma torre lateral com com 16 metros de altura e um relógio.

Mirante de Ivoti

Pórtico de Ivoti RS
Mirante de Ivoti

O Belvedere (Mirante de Ivoti) fica bem próximo a Paróquia de São Pedro, no final da Avenida Presidente Lucena. Ao lado do mirante há uma grande escadaria que liga o centro ao bairro Feitoria Nova.

O mirante conta com uma agradável pracinha e uma vista para o vale sem grandes atrativos, mas que vale a pena dar uma passada para conhecer.

Cachaçaria Weber Haus

Ivoti - Cachaçaria Weber
Des Cachaçaria Weber

A família Weber Haus chegou ao Brasil em 1824 e no ano de 1848 começou a plantar cana-de-açúcar. Logo iniciaram a produção da famosa Cachaçaria Weber, mas só um século depois a sua destilaria foi construída.

Atualmente a cachaçaria vende para o Brasil e exterior e também, diretamente na loja. Além da loja, a Cachaçaria Weber oferece uma visita para conhecer a história da família e da empresa, além do processo de fabricação e de degustação.

  • Horários de visita: Segunda a sexta, das 8h às 11h15 e das 13h15 às 17h. Finais de semana às 9h, 10h, 11h, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30.
  • Horário da loja: De segunda a domingo: das 8h às 11h45 e das 13h15 às 17h45.

Rancho Fat Bull

Ivoti - Cachaçaria Weber
Rancho Fat Bull

O Rancho Fat Bull é um restaurante e um espaço para se divertir com os amigos e família localizado perto do Núcleo Enxaimel de Ivoti. A estrutura do restaurante lembra os celeiros de fazendas americanas que vemos em filmes.

O local é muito aconchegante, conta com jardins e decks, fazendo com que muitas pessoas fiquem lá não só para o almoço e aproveitem o dia todo. O Rancho Fat Bull também conta com uma ótima cervejaria.

Horário de funcionamento:

  • De quarta à sexta, das 18h30 às 00h;
  • Sábado, das 11h30n às 00h;
  • Domingo, das 11h30 às 22h30.

Cascata Buraco do Diabo

Ivoti - Cachaçaria Weber
Vista aérea da Cascata Buraco do Diabo

A região do Buraco do Diabo é muita famosa na cidade e ela está próxima ao Arroio Feitoria, e este arroio dá origem a Cascata Buraco do Diabo, que pode ser acessada por meio de uma pequena trilha.

A bela e pequena cascata de águas frias, desce sob um pequeno paredão rochoso, que se mistura com a vegetação fechada local, formando uma linda paisagem que rende ótimas fotos.

Obs: Ao tentar visitar a cascata cheguei a uma propriedade com portões fechados e sem ninguém. Acabei não visitando mas fiz esta foto de drone. Fica a 250 metros da estrada.

Voltar ao índice

Mapa de Ivoti: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Ivoti listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here