O que fazer em Ivoti RS

Conheça a pequena cidade de Ivoti no Rio Grande do Sul, situada ao norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, de imigração alemã e japonesa.

O que fazer em Ivoti RS
Núcleo de Casas Enxaimel
  Por Jair Prandi
 

Ivoti é conhecida como a Cidade das Flores, uma pequena cidade de cerca de 20.000 habitantes, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, ficando a apenas 55 km da capital.

A origem da cidade de Ivoti RS se deu durante a colonização dos imigrantes alemães no ano de 1826. O lugar já foi conhecido como Picada dos Berghan, por ser uma das primeiras famílias a morar na cidade.

A cultura alemã está muito presente na cidade, fazendo parte dos pontos turísticos de Ivoti, com as diversas construções de características germânicas, além das cervejarias e cachaçarias.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Ivoti, destacando suas atrações, como os museus, praças, igrejas, casas históricas e paisagens naturais.

Ivoti RS
Vista aérea do centro da cidade

Turismo em Ivoti

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Ivoti RS

Navegue por este post

Quando ir a Ivoti – Rio Grande do Sul

Os pontos turísticos de Ivoti podem ser visitados em qualquer época do ano. Normalmente as chuvas são bem distribuídas no decorrer do ano e não há uma época muito seca ou muito chuvosa.

Por estar a uma altitude de 127 metros, não faz tanto frio como em outros destinos da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra.
Os meses mais frios vão de julho a agosto, com médias de mínimas de 09ºC e máximas de 18ºC. Entre novembro e março as temperaturas sobem e giram em torno de 24ºC, em média.

Se você gosta de eventos e festividades, há várias acontecendo durante o ano em Ivoti, confira!

  • Kerb in Ivoti, em janeiro: Festa típica alemã, com comidas típicas, chopp, danças e bailes.
  • Feira do Mel, Rosca e Nata, em maio: Evento que acontece no Núcleo de Casas Enxaimel, com derivados do mel e outros.
  • Kolonistenfest (Festa do Colono), em julho: Festa que homenageia os imigrantes alemães e japonêses.
  • Festival da Cachaça e Feira do Livro, em agosto.
  • Feira das Flores, em outubro.
  • Natal do Coração, em dezembro.
  • Feira Colonial mensal: No segundo domingo de cada mês, com a venda de produtos artesanais e coloniais.

Voltar ao índice

Onde fica Ivoti: Como chegar

Ivoti - Rio Grande do Sul
Vista aérea da cidade

Ivoti está localizada no extremo norte da região metropolitana de Porto Alegre, a 55 km da capital e é de muito fácil acesso. Partindo da capital, você terá que usar a BR-116, em um trajeto de quase uma hora.

Para quem chega de avião no estado o aeroporto mais próximo é o de Porto Alegre, localizado a 46 km e o de Caxias do Sul, a 63 km.

Chegando por um dos aeroportos, a melhor forma de chegar e também para conhecer os pontos turísticos de Ivoti RS é alugar um carro. Faça a reserva com antecedência e pegue, já no aeroporto.

Alugando um carro você pode traçar um roteiro conhecendo vários destinos da região, como a vizinha Dois Irmãos, Morro Reuter, Picada Café, Nova Petrópolis, entre outros…

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Ir de ônibus também é uma opção, apesar de ser um pouco mais demorado para chegar e precisa trocar de ônibus em Novo Hamburgo. Torna-se também mais trabalhoso para chegar aos pontos turísticos.

Voltar ao índice

Onde ficar em Ivoti: Dicas de hospedagem

Por ser uma cidade pequena, Ivoti não tem muitas opções de hospedagem, mas conta sim, com opções com bom custo benefício, confira as dicas:

Voltar ao índice

O que fazer em Ivoti: Pontos turísticos

Depois de visitar a cidade, iremos mostrar agora a nossa lista do que fazer em Ivoti, mostrando seus principais pontos turísticos, confira!

Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti

Ivoti - Núcleo de Casas Enxaimel
Núcleo de Casas Enxaimel

Localizado no bairro Feitoria Nova, o local dispões de diversas construções em estilo enxaimel. As casas de madeira foram construídas entre 1826 e 1950 e fazem parte da história da chegada dos alemães em Ivoti e região.

Destacam-se algumas casas do núcleo, como a bem conservada Casa Amarela, que é usada para fins comerciais. A Casa da Cultura é usada como Departamento de Cultura e Turismo de Ivoti. Outras são: Casa do Artesão, Casa Zimmermann e a Casa Copiada.

Passar pelo local é viajar um pouco na história da imigração e de toda a cultura da região. Em uma das casas está instalado o Museu Cláudio Oscar Becker e o acesso à vila é feito pela ponte do Imperador, outra atração histórica do local.

Horário de funcionamento:

  • Casa da Cultura: De segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Casa do Artesão: De segunda à sexta, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h.
  • Sábado e domingo: das 09h às 17h.

Museu Cláudio Oscar Becker

Ivoti - Museu Cláudio Oscar Becker
Museu Cláudio Oscar Becker

Criado em 1995 o Museu Cláudio Oscar Becker funciona em uma das casas do Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti. Junto com a arquitetura de sua edificação, procura contar e divulgar um pouco da história da colonização alemã na cidade.

A decoração do Museu é como se fosse uma casa, com diversos utensílios e móveis que mostram como era a simples vidas dos imigrantes que chegaram na região.

Horário de funcionamento:

  • De terça à sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
  • Sábados e domingos, das 8h30 às 17h.
  • Entrada gratuita.

Ponte do Imperador – Ivoti RS

Ivoti RS - Ponte do Imperador
Ponte do Imperador

Construída em homenagem ao Imperador Dom Pedro II, que dá nome a ponte, a Ponte do Imperador foi edificada entre 1857 e 1864. Construída em pedra, atravessa o Arroio Feitoria e está ao lado do Núcleo Enxaimel de Ivoti RS.

Considerada um Patrimônio Histórico Nacional, é feita de pedra de cantaria lavrada, conta com 14 metros de altura e cerca de 150 metros de comprimento, formada por três arcos e é de característica romana.

Casa Amarela de Ivoti

Ivoti - Casa Amarela
Casa Amarela

A Casa Amarela é a porta de entrada do Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti, foi construída no ano de 1907 e tem estilo arquitetônico eclético, diferente das demais. Atualmente, o local abriga um café e restaurante.

A estrutura do local é muito bem conservada, chamando a atenção de quem passa por ali pelo seu forte tom amarelado. O local faz parte no novo espaço cultural da cidade e da área de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

Horário de funcionamento para refeições:

  • De quarta a domingo, das 11h às 14h (almoço);
  • Sábados e domingos, das 15h às 19h (café colonial).

Memorial da Colônia Japonesa – Ivoti RS

Ivoti RS - Memorial Colônia Japonesa
Museu no Memorial Colônia Japonesa

Localizado no Bairro Palmares, na Rua Sakura, o Memorial da Colônia Japonesa foi inaugurado no ano de 2011. O acervo do memorial mostra a chegada dos imigrantes japoneses à região de Ivoti a partir de 1966.

O acervo retrata toda a trajetória dos imigrantes até o Brasil, peças de uso doméstico, objetos esportivos e religiosos, além da venda de itens culturais do país oriental, vestimentas e trajes são expostos no local.

Horário de funcionamento:

  • De segunda à sexta, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
  • Sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.
  • Entrada gratuita.

Praça Neldo Holler

Ivoti RS - Praça Neldo Holler
Praça Neldo Holler

Inaugurada em 1979 e localizada em frente à Sociedade de Canto Harmonia, homenageia com seu nome, o primeiro prefeito da cidade de Ivoti. O paisagismo da atual praça foi projetado pelo arquiteto paisagista Burle Marx no ano de 1990.

A praça é muito completa, conta com espaços para caminhada, bancos, belos jardins, é bem arborizada e cheia de mesas para jogos e brinquedos infantis. O grande destaque é uma grande escultura de seis metros em seu centro.

Praça Concórdia

Ivoti RS - Praça Concórdia
Praça Concórdia

Localizada em frente a Sociedade de Canto Concórdia, se trata da praça mais antiga da cidade de Ivoti RS. Foi fundada no ano 1959, antes mesmo da emancipação da cidade, quando ainda pertencia a São Leopoldo.

A praça, na verdade, é dividida em duas, já que a rua São Leopoldo a atravessa. Ela é muita arborizada, sendo ótima para caminhadas, espaço com sombras e para recreação infantil, um chafariz se destaca em seu centro.

Praça da Emancipação

Ivoti - Praça da Emancipação
Praça da Emancipação

A Praça da Emancipação foi inaugurada em 1986 para homenagear 22 anos da emancipação da cidade. Fica localizada na frente da Prefeitura de Ivoti e tem uma área de quase 2.000².

A praça é bem arborizada, muito espaçosa, sendo assim muito bem frequentada por populares para aproveitar os domingos e feriados. Tem espaço com brinquedos para as crianças se divertirem, bancos e banheiros.

Antiga igreja São Pedro Apóstolo e nova igreja matriz

Igreja matriz Ivoti
Igreja matriz à esquerda e a antiga igreja à direita

A igreja de São Pedro Apóstolo, foi construída a partir de 1857 e passou por diversas restaurações e ampliações durante a sua história, até que em1969 foi inaugurada a nova igreja.

A antiga igreja foi usada até o ano de 1973, e em 1986 sofreu um incêndio que a destruiu. Apenas o seu telhado foi reconstruído e o restante permanece em ruínas até hoje como um monumento que faz parte da história da cidade de Ivoti.

A atual igreja é bem mais moderna e fica a poucos metros da antiga. Possui lindos vitrais em uma de suas fachadas e uma torre lateral.

Pórtico de Ivoti

Pórtico de Ivoti RS
Pórtico da cidade

Porta de entrada de Ivoti, localizado na Avenida Bom Jardim, acesso à Br-116, foi inaugurado em 2008. O Pórtico de Ivoti recepciona todos os visitantes que chegam através da BR-116 e é uma característica das cidades da região.

O pórtico foi construído de arenito e tem uma característica muito forte da arquitetura germânica, com sua estrutura exposta. Formado por dois grandes pilares de 10 metros, e uma torre lateral com com 16 metros de altura e um relógio.

Mirante de Ivoti

Pórtico de Ivoti RS
Mirante de Ivoti

O Belvedere (Mirante de Ivoti) fica bem próximo a Paróquia de São Pedro, no final da Avenida Presidente Lucena. Ao lado do mirante há uma grande escadaria que liga o centro ao bairro Feitoria Nova.

O mirante conta com uma agradável pracinha e uma vista para o vale sem grandes atrativos, mas que vale a pena dar uma passada para conhecer.

Cachaçaria Weber Haus

Ivoti - Cachaçaria Weber
Des Cachaçaria Weber

A família Weber Haus chegou ao Brasil em 1824 e no ano de 1848 começou a plantar cana-de-açúcar. Logo iniciaram a produção da famosa Cachaçaria Weber, mas só um século depois a sua destilaria foi construída.

Atualmente a cachaçaria vende para o Brasil e exterior e também, diretamente na loja. Além da loja, a Cachaçaria Weber oferece uma visita para conhecer a história da família e da empresa, além do processo de fabricação e de degustação.

  • Horários de visita: Segunda a sexta, das 8h às 11h15 e das 13h15 às 17h. Finais de semana às 9h, 10h, 11h, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30.
  • Horário da loja: De segunda a domingo: das 8h às 11h45 e das 13h15 às 17h45.

Rancho Fat Bull

Ivoti - Cachaçaria Weber
Rancho Fat Bull

O Rancho Fat Bull é um restaurante e um espaço para se divertir com os amigos e família localizado perto do Núcleo Enxaimel de Ivoti. A estrutura do restaurante lembra os celeiros de fazendas americanas que vemos em filmes.

O local é muito aconchegante, conta com jardins e decks, fazendo com que muitas pessoas fiquem lá não só para o almoço e aproveitem o dia todo. O Rancho Fat Bull também conta com uma ótima cervejaria.

Horário de funcionamento:

  • De quarta à sexta, das 18h30 às 00h;
  • Sábado, das 11h30n às 00h;
  • Domingo, das 11h30 às 22h30.

Cascata Buraco do Diabo

Ivoti - Cachaçaria Weber
Vista aérea da Cascata Buraco do Diabo

A região do Buraco do Diabo é muita famosa na cidade e ela está próxima ao Arroio Feitoria, e este arroio dá origem a Cascata Buraco do Diabo, que pode ser acessada por meio de uma pequena trilha.

A bela e pequena cascata de águas frias, desce sob um pequeno paredão rochoso, que se mistura com a vegetação fechada local, formando uma linda paisagem que rende ótimas fotos.

Obs: Ao tentar visitar a cascata cheguei a uma propriedade com portões fechados e sem ninguém. Acabei não visitando mas fiz esta foto de drone. Fica a 250 metros da estrada.

Voltar ao índice

Mapa de Ivoti: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Ivoti listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here