O que fazer em Picada Café RS

Conheça Picada Café, uma pequena cidade de origem alemã, situada na Rota Romântica, no Rio Grande do Sul.

Picada Café - Parque Histórico Jorge Kuhn
Parque Histórico Jorge Kuhn
  Por Jair Prandi
 

Picada Café é uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, com cerca de 6.000 habitantes, mas que apesar do tamanho, reserva diversos pontos turísticos e atrações interessantes.

O povoado teve sua origem no ano de 1844 em uma antiga picada colonial da cidade de São Leopoldo. A população da cidade era composta em sua maioria por alemães devido a alta imigração na região.

Da imigração alemã vieram as características, como a cultura e arquitetura da cidade de Picada Café RS, que podem ser vistas nas casas e principalmente nas igrejas.

Localizada na Rota Romântica, no início da subida da Serra Gaúcha, Picada Café também oferece belas paisagens naturais que podem ser vistas dos mirantes, além de atrações como o Parque Histórico Jorge Kuhn.

Picada Café
Vista aérea da cidade

Turismo em Picada Café

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Picada Café RS

Navegue por este post

Quando ir a Picada Café

Picada Café RS - Mirante Edgar Michaelsen
Mirante Edgar Michaelsen

Como todos sabem, as temperaturas no Rio Grande do Sul e em toda a região Sul são mais baixas que no resto do país e em Picada Café isso não é diferente. A cidade conta com chuvas bem distribuídas durante o ano.

Durante o inverno as temperaturas baixam e é uma boa opção para curtir um friozinho aconchegante em um chalé ou pousadas, mas não esqueça de levar muitas roupas de frio.

No verão as temperaturas sobem, tornando a prática de atividades esportivas mais favoráveis. Na primavera, as flores e vegetações estão com as cores mais vivas deixando as paisagens mais bonitas. No outono as folhas secas das árvores dão aquele charme.

Picada Café - Tricofest
Tricofest, evento que estava acontecendo em julho durante a nossa visita ao parque histórico Jorge Kuhn

Voltar ao índice

Onde fica Picada Café: Como chegar

A cidade de Picada Café faz parte da Rota Romântica, situada já na entrada da Serra Gaúcha. Fica a 12 km de Nova Petrópolis, a 45 km de Novo Hamburgo e a 82 km de Porto Alegre.

Picada Café RS
Vista aérea da cidade

De avião

Para quem vem de fora do estado e chega de avião, o aeroporto de Caxias do Sul fica a 43 km e o de Porto Alegre a 70 km. Pesquise passagens para estes dois aeroportos.

De carro

Saindo de carro de Porto Alegre, sua viagem durará cerca de 1,5 horas, já de Caxias do Sul, a viagem dura 1 hora, pela rodovia BR-116, nua linda região de serra com muitas curvas.

Reservar um carro alugado e pegar no aeroporto é uma ótima opção para traçar um roteiro e conhecer diversos destinos além de Picada Café, como Morro Reuter, Ivoti, Dois Irmãos, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De ônibus

Há opções de ônibus entre Porto Alegre e Caxias do Sul que passam em Picada Café, mas não é a melhor opção para quem vai fazer turismo, ficar a pé na cidade.

Voltar ao índice

Onde ficar em Picada Café RS

Pousada Morro do Vento
Pousada Morro do Vento – Foto de divulgação da pousada

Apesar de ser uma cidade pequena, a cidade oferece boas opções de hospedagem em pousadas e cabanas com bom conforto e a hospitalidade típica do Rio Grande do Sul, algumas integradas à natureza.
Conheça algumas opções de hospedagem em Picada Café RS.

Voltar ao índice

O que fazer em Picada Café: Pontos turísticos

Apesar de pequeno, este destino Rio Grande do Sul, reúne atrativos históricos e naturais que condizem com as aconchegantes e tranquilas características gaúchas e mostraremos aqui, um pouco do que fazer em Picada Café, RS.

Parque histórico Jorge Kuhn

Picada Café RS - Parque Histórico Jorge Kuhn
Antigo moinho no Parque Histórico Jorge Kuhn

Localizada às margens da BR-116, o Parque histórico Jorge Kuhn é um dos principais pontos turísticos de Picada Café e faz parte da Rota Romântica. O Parque junta a natureza com a história sendo de grande importância na cidade.

O Parque Jorge Kuhn possui lagos, arroios, jardins e vegetação preservada, com os prédios históricos de mais de 100 anos de características alemãs, entre eles o moinho colonial, a casa comercial e o açougue histórico, transformado em museu.

Picada Café - Lago do Parque Histórico
Lago do Parque Histórico

O complexo do parque oferece opções de atividades ao ar livre, restaurantes, cafeterias, além da venda produtos locais. É um lugar ideal tanto para a visita em família quanto para quem gosta de atividades físicas.

Horário de funcionamento: Todos os dias: das 09h às 17h.

Igreja Nossa senhora do Perpétuo Socorro

Picada Café - Igreja Perpétuo Socorro
Igreja Perpétuo Socorro

A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, assim como é comum na região, tem características muito fortes da época da colonização alemã, e faz parte do Roteiro Caminho da Fé, junto com outros 4 templos.

A Igreja conta com uma bela e simples arquitetura, formada por uma alta torre sineira no centro de sua fachada frontal. Os belos vitrais também chamam atenção, juntamente com a imagem da Padroeira da Igreja, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, feita com azulejos e muito bem conservada.

Pórtico de Picada Café

Picada Café - Pórtico da cidade
Pórtico da cidade

Localizado em uma das entradas da cidade de Picada, junto à BR-116, o Pórtico de Picada Café RS é a principal entrada da cidade e você com certeza passará por ela ao entrar na parte urbana.

O Pórtico é formado por duas pequenas torres, encimadas por telhado triangular e sustentadas por cúpulas de arcos. A viga também é coberta por telhas e tem características coloniais.

Lajeado da Picada

Lajeado da Picada Café
Lajeado da Picada

Situado bem próximo do centro da cidade, o Lajeado da Picada faz é formado por um afluente do Rio da Cadeia, uma opção de balneário que conta também com um camping ao lado.

Cercado de uma bela vegetação, o Lajeado é atravessado por uma simples ponte inversa, uma laje de concreto onde a água passa por cima.

Mirante Edgar Michaelsen

Picada Café - Mirante Edgar Michaelsen
Mirante Edgar Michaelsen

O mirante Edgar Michaelson tem cerca de 350 metros de altura em relação ao vale e oferece a vista do vale, das belas montanhas e serras. Na parte mais baixa do vale, fica a pequena cidade de Picada Café RS.

Fica a pouco mais de 5 km da prefeitura de Picada Café, ao lado da estrada rural de chão batido Rua Felipe Klein. No local há uma área de estacionamento e o mirante de concreto.

Morro do Vento

Picada Café - Morro do Vento
Vista aérea do Morro do Vento

O Morro do Vento é outro mirante da lista do que fazer em Picada Café. O local fica na propriedade particular da pousada Morro do Vento, composta por cabanas e tem horários de visitação para quem não está hospedado.
O local conta com opção de hospedagem, além de práticas de atividades que conectam os visitantes e hospedes à natureza, como caminhadas, balanço infinito, ponte pênsil e voo livre a uma altura de 380 metros.

  • Fica a 3 km do centro da cidade de Picada Café e conta com acesso fácil e boa estrada de chão batido.
  • O atrativo abre à visitação aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
  • A entrada custa R$10 por pessoa (ref. julho 2022).

Vila entre Montanhas

Picada Café - Vila Entre Montanhas
Vila Entre Montanhas

A Vila entre Montanhas é considerado um dos principais pontos de acomodações de Picada Café, RS e está localizada, literalmente entre as montanhas, mas ainda assim bem próxima da cidade.

Os chalés da vila têm características coloniais alemãs em estilo enxaimel. Além dos chalés, o local também é muito bonito e cercado de belas montanhas verdes.

Mesmo não se hospedando vale apena passar para conhecer. Fica a 100 metros da rodovia ao lado da cidade.

Paróquia Evangélica São João

Picada Café - Igreja São João
Igreja São João e casas históricas

Localizada na Zona rural, próxima da cidade, a igreja evangélica de São João é uma igreja simples de uma torre única, mas que forma um belo conjunto arquitetônico junto com duas casas históricas em estilo enxaimel ao seu lado.

Fica no caminho para o mirante Edgar Michaelsen e vale a pena dar uma parada para admirar e fotografar.

Voltar ao índice

Mapa de Picada Café: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Picada Café listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here