O que fazer em Dois Irmãos RS

Conheça Dois Irmãos, cidade do Rio Grande do Sul que faz parte da região turística conhecida como Rota Romântica.

O que fazer em Dois Irmãos RS
Letreiro no Parque Municipal Romeo Benício Wolf
  Por Jair Prandi
 

Dois Irmãos é uma cidade do Rio Grande do Sul que faz parte da região metropolitana de Porto Alegre. Fica a apenas 52 quilômetros da capital gaúcha e conta com um pouco mais de 30.000 habitantes.

Os imigrantes alemães ocuparam a região por volta de 1832, quando inauguraram a Capela de São Miguel, mas a emancipação da cidade só aconteceu em 10 de setembro de 1959. Recebeu o nome de Dois Irmãos, por conta de dois morros gêmeos situados na entrada da cidade.

Dois Irmãos RS pertence a Rota Romântica da Serra Gaúcha e é muito conhecida pela hospitalidade de seu povo. Além disso, você encontrará ótimos pontos turísticos, entre eles, parques, museus, praças e monumentos.

Neste post iremos dar todas as dicas de turismo e mostrar o que fazer em Dois Irmãos, no Rio Grande do Sul.

Dois Irmãos RS
Vista aérea do centro da cidade

Turismo em Dois Irmãos RS

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Dois Irmãos

Navegue por este post

Quando ir a Dois Irmãos – Rio Grande do Sul

Qualquer época é boa para visitar Dois Irmãos, no Rio Grande do Sul. As chuvas são comuns e bem distribuídas durante o ano. Se for possível, visite a cidade monitorando a previsão do tempo para aproveitar todos os pontos turísticos.

Dois Irmãos RS - Cascata Herval
Cascata Herval

As temperaturas durante o inverno baixam bastante, chegando a menos de 10 graus nos dias mais frios. No verão as temperaturas sobem e o clima fica bem agradável.

No outono, o clima fica seco e a Rota Romântica se enfeita com as cores vermelho e laranja dos plátanos. Na primavera, as flores e vegetações estão com as cores mais vivas mudando novamente as paisagens.

Voltar ao índice

Dois Irmãos RS - Praça do Imigrante
Esculturas na Praça do Imigrante

Como chegar em Dois Irmãos RS

A cidade de Dois Irmãos fica a 60 km do centro de Porto Alegre, a 72 km de Caxias do Sul e a 45 km de Gramado. Faz parte da região Metropolitana da capital já nos limites com a Serra Gaúcha.

Para quem chega de avião de outros estados a melhor opção é o Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre (52 km). Outra opção é o aeroporto de Caxias do Sul (70 km).

A partir do aeroporto a melhor opção para ir para Dois Irmãos é de carro alugado. Desta forma é possível conhecer diversos destinos da região, como Ivoti, Morro Reuter e Picada Café, e também outras cidades da Serra Gaúcha.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Saindo de Porto Alegre há também opções de ônibus ou de trem que vão até Novo Hamburgo. Lá é preciso pegar outro ônibus num trecho de 19 km até Dois Irmãos RS.

Voltar ao índice

Dois Irmãos - Rio Grande do Sul
Vista aérea da cidade

Onde ficar em Dois Irmãos: Dicas de hotéis

Dois Irmãos é uma cidade pequena, por isso não são muitas as opções de hospedagem na cidade. Ficar no centro é a melhor localização, mas se estiver de carro, não faz diferença ficar mais afastado ou até mesmo nas cidades vizinhas de Ivoti e Novo Hamburgo que ficam bem próximas.

Conheça algumas opções de hospedagem na cidade a na região:

Voltar ao índice

O que fazer em Dois Irmãos: Pontos turísticos

Agora iremos destacar os principais pontos turísticos de Dois Irmãos RS. Conheça as principais atrações da cidade:

Paróquia São Miguel – Dois irmãos

Dois Irmãos RS - Paróquia São Miguel
Paróquia São Miguel (igreja nova)

Há duas igrejas que compões esta atração da lista do que fazer em Dois Irmãos, a igreja antiga e a nova.

A antiga igreja teve sua construção iniciada no ano de 1868 e finalizada em 1880. A arquitetura da antiga igreja é de estilo neogótico, mas ela foi desativada no ano de 1975, quando uma nova igreja matriz de estilo moderno foi construída.

Dois Irmãos RS - Igreja São Miguel
Antiga Igreja São Miguel e a nova ao fundo

Populares impediram a demolição da antiga igreja e no ano de 1996. Depois disso ela começou a ser restaurada e atualmente pode ser visitada e observada, assim como a nova.

Horário de funcionamento:

  • Segunda à sexta-feira, das 9h às 11h45 e das 14h às 18h.
  • Sábado, das 8h às 11h30min

Praça do Imigrante

Dois Irmãos RS - Praça do Imigrante
Centro de atendimento ao turista na Praça do Imigrante

A Praça do Imigrante é uma das principais atrações na lista do que fazer em Dois Irmãos RS. É também um dos principais pontos de encontro dos populares da cidade, que se reúnem para tomar chimarrão e aproveitar nos finais de semana.

O local é muito bem arborizado, proporcionando ótimas sombras, e uma ótima estrutura, com bancos, banheiros e espaços para lazer, além da Casa do Turista. A praça recebe diversos eventos e feiras que são realizados na cidade.

Parque municipal Romeo Benício Wolf

Dois Irmãos RS - Parque Municipal Romeo Benício Wolf
Vista aérea do Parque Municipal Romeo Benício Wolf

Inaugurado em 10 de setembro de 2007, o Parque Municipal Romeo Benício Wolf, conhecido popularmente na cidade como Parcão, é uma enorme área verde que se localiza no centro da cidade.

A área de lazer e descanso é composta de gramados, árvores, uma praça com brinquedos infantis, dois lagos, e uma grande quiosque de quase 300 metros quadrados.

Cascata Dois Irmãos
Cascata Dois Irmãos, queda superior

Na área de mata do parque fica a Cascata Dois irmãos, um pouco escondida e sem sinalização. Basta seguir o barulho da água para encontrar a trilha de acesso, mas é preciso ter cuidado com as pedras lisas.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 06h às 20h.

Museu histórico municipal de Dois Irmãos

Museu histórico de Dois Irmãos
Museu histórico de Dois Irmãos

Inaugurado em 1989, o Museu Histórico Municipal de Dois Irmãos tem o objetivo preservar a história do início e origem da cidade. Possui acervo com objetos que retratam a trajetória dos imigrantes alemães, contando também como eles chegaram até a cidade e ao Brasil.

O museu é sediado na Casa Kieling que recebe esse nome graças a uma família que morou nela por cerca de 100 anos. A casa foi construída ainda na primeira metade do século XIX e tem arquitetura enxaimel, característica alemã.

Horário de funcionamento:

  • De terça a sexta, das 08h às 17h30min;
  • Sábado e domingo, das 13h30min às 17h30min.

Voltar ao índice

O que fazer em Dois Irmãos: Cachoeiras

O município de Dois Irmãos possui um bom potencial de ecoturismo através de suas cachoeiras. Porém, estes atrativos se encontram mau cuidados e sem sinalização. Conheça as principais cachoeiras de Dois Irmãos RS:

Cascata Dois Irmãos

Cascata Dois Irmãos
Cascata Dois Irmãos (queda inferior)

São duas cascatas que ficam no Parque Municipal Romeo Benício Wolf ao lado da cidade, a cerca de 1 quilômetro do centro. Como já mencionamos antes o local não é sinalizado.

As duas quedas ficam em sequência, bem próximas uma da outra e formam uma pequena piscina natural. O local é bastante fechado, cercado por um paredão e pela mata com pouco espaço aberto disponível.

Cascata Herval

Dois Irmãos RS - Cascata Herval
Cascata Herval

A Cascata Herval é uma bonita queda d’água do Arroio Feitoria e possui em torno de 5 m de altura e uns 15 m de largura. Abaixo da queda há uma ampla área com lajeados que poderia ser usada para banho.

Apesar da beleza da cascata, infelizmente as vezes ela se encontra bem poluída, com lixo visível em algumas partes, por isso o banho não é recomendado.

Apesar de estar bem próxima da área urbana da cidade de Dois Irmãos, não é sinalizada e é preciso ter atenção para encontrar a trilha de acesso, que fica próxima a uma pequena ponte em uma curva da Rua Valter Backes (ver localização no mapa mais abaixo).

Cascata São Miguel

Dois Irmãos RS - Cascata São Miguel
Cascata São Miguel

Um dos principais pontos turísticos de Dois Irmãos, a Cascata São Miguel é formada pelo Arroio Feitoria, que atravessa a cidade gaúcha. A bela cachoeira se junta com a vegetação e os paredões formando um belo cenário.

Apesar disso, a cascata se encontra interditada por questões de poluição, mas mesmo assim pode ser visualizada a partir da ponte que fica a logo abaixo, na sequência do rio.

A cascata fica a 5 km do centro da cidade e tem acesso por uma trilha que conta com uma escadaria íngreme que leva até a ponte. O acesso à trilha se dá pelo Loteamento cascata São Miguel (ver no mapa abaixo).

Voltar ao índice

Mapa de Dois Irmãos: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Dois Irmãos RS listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here