Fazenda das Cascatas – Bom Jesus

Conheça a Fazenda das Cascatas de Bom Jesus. Saiba como é e como chegar nesta pela propriedade rural repleta de cachoeiras acessíveis pela Rota das Cascatas.

Fazenda das Cascatas - Mirante da Ferradura
Mirante da Ferradura e Cachoeirão
  Por Jair Prandi
 

A Fazenda das Cascatas de Bom Jesus tem como principal atrativo suas trilhas ecológicas entre cachoeiras e as mais belas paisagens dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul.

Como já conhecemos muito de nosso estado, podemos afirmar que está entre os trekkings mais bonitos do Rio Grande do Sul. A fazenda oferece diferentes trilhas que levam a 5 lindas cachoeiras, além de belos lajeados e mirantes em meio aos campos de araucárias e belas paisagens.

A região onde o passeio acontece é a belíssima paisagem dos Campos de Cima da Serra. São campos ondulados com araucárias e áreas de mata, onde os rios formam lindas cachoeiras, principais atrações do lugar.

Saiba como é a Fazenda das Cascatas, como chegar e como são as trilhas e os atrativos:

Fazenda das Cascatas – Bom Jesus

Camping Fazenda das Cascatas - Bom Jesus
Estrutura de camping na fazenda

A Fazenda das Cascatas é uma propriedade rural típica dos campos do Rio Grande do Sul, mas que foi adaptada com infraestrutura completa de camping para receber turistas e aventureiros.

Estrutura da Fazenda das Cascatas
Estrutura para receber os visitantes

A fazenda oferece uma ótima estrutura com espaço e decks para barracas, um galpão com cozinha, mesas e cadeiras para as refeições, banheiros e redário. No local são vendidas bebidas e são preparadas refeições sob agendamento.

Trilhas na Fazenda das Cascatas

Trilha Rota das Cascatas
Placas indicativas na Rota das Cascatas

Há duas trilhas na Fazenda das Cascatas de Bom Jesus, uma autoguiada de 10 km, e outra guiada de 13 km. As duas levam a belas cachoeiras e paisagem, sendo que algumas das atrações são comuns nas duas trilhas.

Rota das Cascatas – Bom Jesus

Rota das Cascatas - Bom Jesus
Trecho da trilha que acompanha belas paisagens ao lado do riacho

A Rota das Cascatas é uma trilha autoguiada dentro da propriedade da fazenda. Tem 10 km de extensão e é toda demarcada com setas que indicam a sequência do caminho. Em cada encruzilhada ou atração há uma placa mostrando o local que o visitante está.

Cascata da Roseira - Fazenda das Cascatas
Cascata da Roseira

A trilha começa junto à Fazenda das Cascatas e leva às seguintes atrações: Balanço Infinito e mirante do Cachoeirão do Rio Cerquinha, Cascata das Pedras, Cascatinha da Caverna e Cascata da Roseira, além de belas paisagens às margens do rio e de seu leito.

Rota do Cachoeirão e da Cascata da Ferradura

Trilha Rota das Cascatas - Bom Jesus
Passagem pelo rio cerquinha para chegar na Cascata da Ferradura

Essa trilha é feita somente com o acompanhamento de um guia da fazenda e em grupos agendados. Tem 13 km de extensão e inclui a visita à duas grandes cachoeiras do Rio Cerquinha, afluente do Rio Pelotas, com destaque para o Cachoeirão.

Bom Jesus - Cachoeirão do Rio Cerquinha
Vista aérea do Cachoeirão do Rio Cerquinha

Este roteiro leva às seguintes atrações: Cascata da Roseira, Cascatinha da Caverna, Balanço Infinito e mirante, Cachoeirão do Rio Cerquinha e Cascata da Ferradura.

Atrações da Fazenda das Cascatas

Mirante do Vale da Ferradura e Balanço Infinito

Fazenda das Cascatas - Bom Jesus RS
Balanço infinito com vista do Cachoeirão

O mirante do Vale da Ferradura fica no topo de um morro de onde se tem uma vista fantástica da curva do rio Cerquinha e do Cachoeirão a uma distância aproximada de 600 metros.

No local há um balanço infinito, que é um dos locais preferidos para fotos na fazenda das Cascatas. Esta atração está incluída tanto na trilha autoguiada como na guiada.

Cachoeirão do Rio Cerquinha

Fazenda das Cascatas - Cachoeirão
Cachoeirão do Rio Cerquinha

O Cachoeirão do Rio Cerquina é a maior cachoeira da região, uma imponente queda d’água de aproximadamente 60 m de altura e 80 m de largura, que costuma ter grande volume de água, formando um belo espetáculo da natureza.

Esta cachoeira pode ser vista à distância a partir do mirante do Vale da Ferradura (trilha autoguiada), como também de perto tanto em baixo como em cima por trilha ao lado dela em seu lado esquerdo.
Seu poço não é indicado para banho.

Cascata da Ferradura

Bom Jesus - Cascata da Ferradura
Vista aérea da Cascata da Ferradura

Também no Rio Cerquinha, esta queda possui um formato de ferradura, que dá o nome a cascata. Tem em torno de 10 metros de altura e 140 metros de largura, com piscina natural propícia para banho.

Para chegar até a base da queda é necessário caminhar cerca de 100 metros pelo leito do rio. É a atração mais distante do roteiro guiado da Rota das Cascatas de Bom Jesus.

Cascata da Roseira

Fazenda das Cascatas - Cascata da Roseira
Vista aérea da Cascata da Roseira

A Cascata da Roseira é acessível através de uma pequena descida íngreme até o leito do riacho. É uma bela cascata de cerca de 10 metros de altura onde o rio vem em meio a um campo aberto e despenca dentro da mata.

Cascatinha da Caverna

Fazenda das Cascatas - Cascatinha da Caverna
Cascatinha da Caverna

A Cascatinha da Caverna é uma queda de baixa altura, em torno de 2 metros, porém tem uma boa largura e grande beleza. Tanto em cima como em baixo há belos lajeados e local para banho.

Em um dos lados há uma pequena gruta abaixo da queda, que deu o nome a ela. Esta atração faz parte do roteiro das duas trilhas da Rota das cascatas.

Cascata das Pedras

Fazenda das Cascatas - Cascata das Pedras
Cascata das Pedras

A Cascata das Pedras tem em torno de 10 metros de altura e suja queda é dividida em partes que despenca entre as pedras tomando direções diferentes. A piscina natural em sua base é propícia para banho.

Como chegar na Fazenda das Cascatas, Bom Jesus

Entrada para Fazenda das Cascatas - Bom Jesus
Ponto de acesso na rodovia para a estrada de chão batido

A Fazenda das cascatas fica a 25 km da cidade de Bom Jesus RS. Partindo do centro da cidade tem um trecho de 9 km de asfalto pela BR-285 (rumo São José dos Ausentes), depois mais 16 km estrada de chão, entrando à esquerda até a fazenda.

Há também outro caminho que passa pela Barragem do Rio dos Touros. Esse caminho é um pouco mais distante, num total de 30 km (5 km a mais), mas vale a pena fazer na volta para passar pela barragem, outra atração de Bom Jesus.

Mapa da Rota das Cascatas de Bom Jesus

No mapa abaixo é possível ver a localização da fazenda, dos pontos de acesso às estradas e também cada uma das cachoeiras e atrações da Rota das Cascatas de Bom Jesus.

Contato Fazenda das Cascatas

Além das trilhas que podem ser feitas em qualquer dia com condições climáticas adequadas, a fazenda das Cascatas promove eventualmente alguns outros eventos e atividades, como pedal, rapel, rede e mesa suspensa, outras trilhas, entre outros.

Para agendar acampamento ou alguma atividade entre em contato com o Alex, proprietário da fazenda.

Fazenda das Cascatas - Cascata da Ferradura
Cascata da Ferradura

O que levar na trilha

Recomenda-se ir com roupa e calçado confortável (vai molhar), levar lanches, frutas, água (só uma garrafinha, pois há pontos de água potável no caminho), repelente, protetor solar, roupa de banho e toalha.

Vídeo da Rota das Cascatas

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá Fernando Jose Zanotto,
    Ida e volta a trilha autoguiada tem 20Km (10km são para ida e mais 10Km para volta).
    Durante esta trilha você poderá contemplar três cachoeiras: Cascata da Roseira, Cascatinha da Caverna e Cascata das Pedras.

    • Olá Aline e Fernando! A distância é de 10 km no total e não 20 km como citou no comentário.
      No post está bem detalhado, atrações e distância.

  2. bom dia
    adoro o seu site. Muito ilustrativo das atrações
    Gostaria de saber se a trilha de 13km na rota das cascatas é só de ida ou ida e volta.
    Existe outra possibilidade de percorrer estas trilhas com carro ou triciclo?
    Pergunto porque tenho61 anos e minha mulher tem mais idade e acho que pra ela fica bem complicado esta distância toda.
    Quais são as cachoeiras mais próximas?
    Grato pela atenção

    • Olá Fernando! A distância é do circuito completo (ida e volta).
      Só dá para fazer caminhando.
      Para caminhar menos tem a opção de visitar apenas a cascata da Roseira e da Caverna, o que vai dar uns 3 km ida e volta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here