Imigração na Turquia: Documentos e regras

Tudo que você precisa saber para passar com tranquilidade na imigração na Turquia. Documentos e regras para não passar perrengue em sua viagem.

Imigração na Turquia - Documentos e regras
Imigração na Turquia - Aeroporto de Istambul
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que precisa para passar a imigração na Turquia. Confira a lista dos documentos necessários e as exigências impostas pelos agentes nos aeroportos turcos.

Em geral, é simples para passar pela alfândega dos aeroportos na Turquia, desde que se tenha a documentação necessária. Porém, o ideal é tomar algumas precauções para não ser barrado no aeroporto de chegada.

Para não correr o risco de estragar sua viagem por simples detalhes, preste atenção no que precisa para passar a imigração na Turquia e viaje tranquilo para este país repleto de atrações incríveis.

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

Confira a lista de documentos para entrar na Turquia e detalhes importantes.

Como é a Imigração na Turquia

Independente se você passar por algum país europeu ou qualquer outro país do mundo, ao chegar no país, você deverá fazer Imigração na Turquia no aeroporto ou porto internacional de chegada.

Aeroporto de Istambul - Turquia
Aeroporto de Istambul, um dos mais modernos do mundo

Mas fique tranquilo, você não passará por nenhum perrengue ou problema, a imigração da Turquia costuma ser tranquila, basta levar os documentos que iremos mencionar aqui.

Os dois principais aeroportos da Turquia, por onde provavelmente você vai chegar são:

  • Aeroporto Internacional de Istambul Arnavutköy, localizado em Istambul, a principal cidade do país.
  • Aeroporto Internacional Esenboga de Ancara, localizado em Ancara, capital turca.

A principal companhia aérea que oferece voos para Istambul é a Turkish Airlines e o novo Aeroporto de Istambul é um dos mais modernos do mundo e deve se tornar um dos maiores e mais movimentados nos próximos anos.

Entramos e saímos da Turquia pelo aeroporto de Istambul e o processo foi rápido, conferiram apenas o passaporte e tiraram uma foto, sem nada de complicações.

Também tivemos uma saída e uma entrada no Porto de Izmir em um passeio de 1 dia que fizemos a Ilha de Chios, na Grécia. Na imigração da Turquia no porto também conferiram somente o passaporte.

Turquia precisa de visto?

Não! O visto de turista Turquia não é necessário, graças a um acordo bilateral entre Brasil e Turquia. A Turquia não exige visto de brasileiros que viajam a turismo no país.

Imigração na Turquia - Aeroporto de Istambul
Imigração na Turquia – Aeroporto de Istambul

Quantos dias posso ficar na Turquia como turista?

A imigração da Turquia permite que os turistas fiquem por até 90 dias como turista, que ainda podem ser renovados, se necessário por mais 90 dias, totalizando 180 dias.

Porém, o Itamaraty recomenda que você tenha um passaporte válido por pelo menos mais seis meses a partir da data em que deixará o país.

Precisa de passaporte para entrar na Turquia?

Sim! É obrigatório ter um passaporte válido para entrar na Turquia. O Governo Turco exige que o documento tenha no mínimo 6 meses de validade a partir da data de entrada.

Se você ainda não tem, saiba como tirar o passaporte no Brasil.

Documentos para imigração na Turquia

O único documento que é obrigatório e é certo que vai ser solicitado e carimbado é o passaporte. O bilhete aéreo também é solicitado com frequência. Porém, há outros documentos pata viajar à Turquia que poderão ser solicitados na imigração e é recomendado que você os leve, confira!

  • Passaporte.
  • Comprovante de passagem de ida e volta.
  • Comprovantes de hospedagem.
  • Comprovantes de recursos econômicos para sua estadia.

Organize tudo numa pastinha para caso seja solicitando durante o processo de imigração na Turquia.

Documentos para imigração Turquia: Passagem aérea e reserva de hospedagem

Guarde todos os bilhetes e comprovantes de compra de suas passagens de ida e volta, que podem ser de origem aérea ou ainda de navio ou trem, dependendo de onde você está vindo.
O importante é comprovar que você já tem a passagem comprada, principalmente para a volta.

Check-in da Turkish Airlines - Aeroporto de Istambul
Check-in da Turkish Airlines – Aeroporto de Istambul

Documentos para viajar à Turquia: Comprovantes de hospedagem

Tenha impresso ou salvo em seu celular os comprovantes de hospedagem para os dias que você vai ficar na Turquia. Esses comprovantes são facilmente emitidos nos sites de reserva como Booking e Airbnb, ou de seu pacote de viagem.

Atenção! Quem for se hospedar em casa de amigos ou familiares, precisa apresentar uma “carta convite” oficial. É um documento oficial que pode ser solicitado pelas autoridades turcas.

Se tiver dúvidas saiba como é uma carta convite para viagem.

Documentos para viajar à Turquia: Comprovante de recursos financeiros

Documentos para viajar para Portugal
Comprovantes de bilhete aéreo da volta e hospedagens pode ser exigido

Os agentes de fronteira poderão questionar o motivo da viagem, e se você tem dinheiro suficiente ou recursos para se manter durante o período da viagem.
O turista que visita a Turquia não precisa comprovar uma quantidade exata de valor mínimo para ficar no país, mas é indispensável que você comprove que poderá pagar seus custos.
Você pode mostrar dinheiro em espécie (Lira Turca, Euro ou Dólar Americano) e ou cartão de crédito ou débito internacional.

Terei que mostrar todos esses documentos de certeza na imigração da Turquia?

O passaporte terá que ser mostrado e carimbado, com toda certeza. Já os outros documentos podem ou não ser exigidos no momento da imigração na Turquia, já que o controle de imigração é feito por amostragem.

Nota! Minha passagem pela imigração em Istambul foi tranquila, olharam e carimbaram apenas o passaporte.

Seguro Viagem para Turquia

O Seguro Viagem para Turquia não é obrigatório, sendo assim, você não será barrado na fronteira se não tiver. Porém, não é nem um pouco recomendado viajar para o exterior sem um Seguro Viagem.

O seguro viagem pode evitar grandes gastos em caso de necessidade de uso. Além do atendimento médico, o seguro é a garantia de que você terá auxílio em caso de contratempos com atraso de voo, extravio de bagagem, e problemas jurídicos. Problemas que podem te dar uma grande dor de cabeça se não estiver de posse de uma apólice.

O site da Seguros Promo compara preços de várias seguradoras simultaneamente, mostrando valores e coberturas de cada um.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

A Turquia exige comprovante internacional de vacinação?

A Turquia não exige mais nenhum comprovante de vacinação de nenhum tipo de vacina.

Dirigir na Turquia: CNH brasileira vale na Turquia?

Dirigir na Turquia
Rodovias duplicadas na Turquia

Sim! A CNH brasileira é válida para dirigir na Turquia por um período máximo de 6 meses a contar da data de entrada na Turquia. Mas atenção! Confira a validade de sua CNH!

Então, brasileiros que pretendam alugar um carro e dirigir na Turquia não necessitam emitir a PID (Permissão Internacional para Dirigir).

As rodovias da Turquia são muito boas, quase todas são auto estradas duplicadas. Alugar um carro para conhecer o país pode ser uma boa experiência de viagem para conhecer os destinos do país com calma.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência, sem IOF!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Levar dinheiro ou cartão de crédito?

Viagem ao exterior, usar cartão ou trocar dinheiro

É interessante ter as duas opções, se for para Istambul e as cidades mais turísticas a grande maioria dos estabelecimentos aceita cartão, mas caso for para outras cidades é interessante ter dinheiro vivo, principalmente para gastos menores e compras de souvenirs.

Muitos lugares aceitam dólares e Euros, mas sempre fazem um câmbio muito ruim para o turista e bastante favorável a eles. É muito melhor pagar com a moeda turca ou com cartão.

Liras Turcas, Dólares e Euros
Liras Turcas, Dólares e Euros

E o que é mais vantajoso? Dinheiro vivo ou cartão?
Fizemos as contas e deu elas por elas. A perda com o câmbio, por menor que seja, é sempre considerável. Ficou bem próximo aos 6,38% do IOF que é cobrado no cartão para pagamentos internacionais.

Mas vale ressaltar que o câmbio entre o Real Brasileiro e Libra Turca pode custar um valor bem alto e seja difícil achar lugares que efetuem essa troca. Baseado nisso, indicamos que primeiro você leve Euro ou Dólar para depois, finalmente fazer o câmbio para a libra turca na sua chegada ao país.

Outra opção é usar o cartão de débito para sacar a moeda local por lá, mas para isso é necessário desbloquear o cartão em seu banco antes para usar no exterior, assim como o cartão de crédito internacional.

Obs: Em Istambul é fácil encontrar casas de câmbio nas áreas mais turísticas.

Chip Internacional para Turquia

Chip Internacional América Chip
Chip Internacional América Chip

Outro item muito importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, postar suas fotos, entre tantas outras necessidades.

Você tem duas opções:

  • Comprar um chip local ao chegar na Turquia – É a opção mais barata se você for viajar somente pela Turquia e não for para outro país. Custa em torno de USD20. É possível comprar no aeroporto e no centro de Istambul.
  • Comprar um chip internacional – Melhor opção se sua viagem for se estender também para outros países, além de ser a opção mais cômoda. Custa a partir de USD55 e deve ser encomendado com pelo menos 10 dias de antecedência ainda no Brasil para receber em casa.

Se for comprar chip internacional recomendamos o América Chip, que já utilizamos em algumas viagens e foi perfeito.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA TURQUIA!

Conclusão sobre a Imigração na Turquia

Dá um pouco de trabalho fazer a documentação e tomar as providências necessárias, que talvez nem seja cobrada, mas, o ideal é fazer tudo certinho para evitar perrengues.
Organize tudo numa pastinha fina e leve no compartimento de fora de sua mala. Leve os seguintes comprovantes:

  • Passaporte com validade de pelo menos seis meses.
  • Apólice de Seguro Viagem.
  • Bilhete aéreo (ou recibo) de ida e volta. Ou de outro destino que vá seguir viagem.
  • Comprovante de reservas de hospedagem. Se for ficar em casa de amigos ou parentes, providencie uma carta convite, assinada por eles.
  • Comprovantes que mostrem que você tem dinheiro ou cartão de crédito para bancar a viagem. Você pode levar um extrato do seu cartão de crédito internacional, provando que você tem esse limite.
  • Leve os comprovantes impressos e também salvos em seu e-mail e na memória do celular. Parece exagero, né, mas é melhor se prevenir para viajar tranquilo.

Para informações atualizadas e outras dúvidas consulte os sites oficiais do governo, pois algumas exigências podem mudar com o tempo.

Pacotes para a Turquia

A Turquia é um país um pouco complicado para viajar por conta própria, principalmente pela dificuldade da língua, além de outros fatores. Por isso, é recomendado viajar em um pacote em grupo.

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Turquia com guia que fala português.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here