Montserrat, Barcelona: Como chegar e o que fazer

Conheça o Mosteiro de Montserrat situado em meio à belas formações rochosas, um local de belas construções arquitetônicas, religiosidade e belas paisagens.

Monserrat - Espanha
Vista aérea do mosteiro e das montanhas de Montserrat
  Por Jair Prandi
 

Montserrat é um grande maciço rochoso de grande beleza, onde se localiza um mosteiro, localizado a 50 km da cidade. Apesar da distância, consideramos uma atração imperdível em Barcelona, Espanha.

O lugar, além da paisagem fantástica, oferece atrações históricas e culturais, incluindo a igreja, o mosteiro e um museu. Até mesmo os próprios meios de transporte e acesso ao topo da montanha são atrações à parte.

Há muitas atrações e trilhas, tanto nas partes altas, como nas baixas da montanha com vistas cinematográficas. Há atrações variadas para passar o dia por lá. Saiba o que fazer em Monserrat, Barcelona:

Mosteiro de Montserrat - Barcelona - Espanha
Mosteiro visto de um dos vários mirantes da montanha

Montserrat – Barcelona

Navegue por este post

O que fazer em Montserrat: Atrações do mosteiro e da montanha

Apesar de um pouco distante, Montserrat é uma das principais atrações turísticas de Barcelona e da região. Fica a 50 km do centro numa região montanhosa repleta de formações rochosas muito bonitas.

Além do mosteiro, museu e igreja, a montanha é repleta de trilhas e meios de transportes muito interessantes, como teleférico e funicular.
Saiba o que fazer em Montserrat, Espanha:

Mosteiro de Monserrat, Barcelona

Mosteiro de Monserrat - Barcelona
Praça de acesso à parte interna do mosteiro

A Abadia de Montserrat foi construída no ano de 1205 na ermida de Santa Maria e é a principal atração turística de Montserrat, muito importante para a comunidade religiosa de Barcelona e da região.

A arquitetura externa e interna da grande construção é de encher os olhos, a beleza do templo é admirada por todos que a visitam. No interior do Mosteiro, você encontrará a imagem de Nossa Senhora de Montserrat, além de quadros e obras de grande beleza.

Igreja do Mosteiro Monserrat
Interior da Igreja do Mosteiro

Uma atração interessante que acontece dentro da basílica é a Escolania de Montserrat, sendo um dos principais e mais antigos corais da Espanha.

Apresentações da Escolania de Montserrat:

  • De segunda a sexta-feira: 13h;
  • De segunda a quinta-feira: 18h45min;
  • Domingos e feriados: 12h e 18h45min;

Funicular de Sant Joan e Santa Cova

Funicular de Monserrat - Barcelona
Funicular de Sant Joan que sobe ao topo da montanha

Os dois funiculares estão localizados na montanha de Montserrat, o Funicular de Sant Joan é mais alto e imponente. Subir a montanha com ele é uma atividade indispensável no local.

Lá do alto se tem uma vista do mosteiro e todo o complexo de Montserrat, Barcelona. É também o acesso às trilhas do topo da montanha que levam a mirantes com vistas impressionantes.

Mas o Funicular Santa Cova não fica para trás se tratando de importância, segundo histórias e lendas dos populares de Barcelona, foi ali que alguns pastores encontraram a imagem da Nossa Senhora de Montserrat.

Teleférico de Montserrat, Barcelona

Teleférico do Mosteiro de Monserrat - Barcelona
teleférico amarelo circulando entre as montanhas

O teleférico, chamado de Aeri de Montserrate é uma das opções de transporte para subir a montanha a partir da cidadezinha de Monistrol. O trecho do teleférico tem em torno de 1,5 km de extensão e liga à estação de trem Aeri no vale à estação Aeri superior próximo ao mosteiro.

Trilhas em Montserrat, Barcelona

Monserrat - Barcelona - Espanha
Um dos vários mirantes da montanha

Para quem gosta de aventuras naturais e vistas mais diferenciadas, fazer trilhas em Montserrat é imperdível. Há várias trilhas que dão acesso a diferentes locais e vistas da montanha.

  • De modo geral há 4 trilhas que circulam boa parte da montanha, algumas de maiores dificuldades e outras mais tranquilas que podem ser feitas por qualquer pessoa.
  • A duração das trilhas varia de 20 minutos até pouco mais de 2 horas, e o maior desnível é na trilha de Sant Jeroni, com mais de 500 metros.

Outras atrações em Monserrat, Espanha

Mosteiro de Monserrat - Espanha
Visual a partir da praça no interior do mosteiro

Para quem aprecia história, recomenda-se visitar o Museu de Montserrat, que expõe uma coleção de obras de arte da região da Catalunha que datam dos séculos XIX e XX. O museu também tem exposições de arte contemporânea temporárias.

Você encontra também em Montserrat a escultura única e imponente de Escala del l’Entendiment, com cerca de 9 metros de altura, junto de um mirador.

A estrutura em geral de Montserrat é muito completa, contando com restaurantes, banheiros, feiras com produtos regionais, lojas e tudo o que você precisa para passar um belo dia visitando o local.

Voltar ao índice

Mapa de Montserrat: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada uma das atrações de Montserrat, em Barcelona, listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a melhor sequência de passeios.

Voltar ao índice

Como chegar a Montserrat, Espanha

Montserrat - Barcelona Espanha
Visual espetacular do mosteiro e da montanha a partir de um mirante

Há várias formas de chegar em Monserrat, a partir de Barcelona, conforme as dicas abaixo:

Passeio bate-volta a Monserrat com tour guiado

A montanha sagrada pode ser acessada através de passeios bate-volta com tour guiado saindo de Barcelona. É a melhor forma de conhecer Monserrat em Barcelona, sem se preocupar com transporte e nada mais.

Reservar tour guiado Montserrat com trilha e funicular

Excursão econômica a Monserrat sem guia

De carro

Cheguei em Monserrat de carro alugado. Reservei com antecedência, retirei em Madrid, viajei 2200 km com ele por vários destinos da Espanha e devolvi em Barcelona, depois de visitar a montanha.

Montserrat - Barcelona
Bela rodovia que leva ao mosteiro

Se você estiver de carro, são 60 km de distância até o mosteiro e a estrada no trecho final é muito bonita, vale a pena fazer umas paradas para fotos.

O estacionamento é pago, porém é possível estacionar na beira da estrada, mais distante, mas será preciso fazer uma boa caminhada até o mosteiro.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De transporte público

Dá um pouco de trabalho, mas é não é difícil chegar a Monserrat com transporte público, basta seguir as seguintes etapas:

Pegue o trem da linha regional R5 na Plaça Espanya até a cidadezinha de Monistrol de Montserrat. De Monistrol ao Mosteiro a viagem pode ser feita de duas formas, com o trem cremalheira ou com o teleférico.

  • Se optar pelo trem cremalheira, desça do trem na estação de Monistrol Vila.
  • Se optar pelo teleférico Aeri de Montserrat desça uma estação antes, na estação de trem Montserrat-Aeri.
  • A partir do mosteiro há um funicular que leva ao topo da montanha de Montserrat, com vistas maravilhosas e trilhas incríveis.

Voltar ao índice

Monserrat - Barcelona - Espanha
Visual a partir de outro ponto de vista

Onde ficar em Barcelona e região de Montserrat – Hotéis e pousadas

No Montserrat em há duas opções de hospedagem para passar a noite na montanha e curtis as trilhas a atrações com calma.
Outra opção é ficar em Barcelona e fazer um bate-volta em Montserrat retornando no mesmo dia.

Voltar ao índice

Quando ir a Montserrat, Barcelona

Monstserrat - Barcelona - Espanha
Vista aérea central do complexo

O Montserrat pode ser visitado durante todo ano. O clima mediterrâneo é de poucas chuvas e dias ensolarados, o mês de agosto pode ser um pouco quente demais e seco.

Apesar disso, o clima em Montserrat pode ser um pouco diferente, por se tratar de uma montanha, a temperatura pode ser um pouco mais baixa, independente da estação do ano. Por isso é muito importante levar um agasalho de frio.

Confira os horários de funcionamento:

  • Mosteiro: Todos os dias, das 07h às 20h;
  • Visita a imagem da Virgem de Montserrat: De segunda à sexta, das 08h às 10h30 e das 12h às 18h25; sábados e domingos, das 19h30 às 20h;
  • Santa Cova: Todos os dias, das 10h30 às 17h;
  • Museu de Montserrat: Todos os dias, das 10h às 17h45min;
  • Cafeteria: Todos os dias, das 8h45 às 18h45;
  • Loja: Todos os dias, das 9h às 18h45;
  • Buffet do restaurante: Todos os dias, das 12h15 às 16h;

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here