Passeio de balão na Capadócia – Turquia

Saiba em detalhes como é o passeio de balão na Capadócia, na Turquia, o mais famoso passeio de balão do mundo.

Passeio de balão na Capadócia - Turquia
Passeio de balão na Capadócia - Turquia
  Por Jair Prandi
 

O passeio de balão na Capadócia é o mais famoso do mundo e uma das experiências mais incríveis para se realizar nas mais belas paisagens da Turquia, repleta de formações pontiagudas de arenito.

O voo de balão Capadócia é o passeio mais procurado e desejado no país, e todo mundo que viaja a Turquia quer viver essa aventura. É um passeio muito seguro e o voo só acontece em condições meteorológicas adequadas.

Eu já havia voado de balão por duas vezes em Praia Grande SC, principal destino de passeio de balão no Brasil. Mas, em minha viagem à Turquia não poderia ficar sem viver esta experiência pela paisagem singular que a Capadócia oferece.

Entre 100 e 200 balões de tamanhos variados enfeitam o céu da Capadócia todas as manhãs. Só não há voos quando as condições climáticas não permitem.

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

Conheça detalhes do funcionamento, saiba como é o passeio de balão na Capadócia e quanto custa:

Balão na Capadócia
Balões em voo rasante próximo às formações rochosas

Passeio de balão na Capadócia

Navegue por este post

Sobre o Balonismo

Turquia - Balão Capadócia
Balões sendo preparados para o voo

O balonismo é considerado o esporte aéreo mais seguro que existe. Mas não basta comprar um balão e sair voando. Cada balão deve ter um prefixo registrado (assim como os aviões) e ter autorização de voo.

Piloto de balão

O piloto passa por um longo treinamento e também deve ser registrado e possuir uma licença específica para voar de balão, emitida pelo órgão oficial de aviação de cada país.

Como é o balão para passeio na Capadócia

Balões Capadócia
Dezenas de calões no céu da Capadócia

O balão de ar quente para passeios turísticos é fabricado em tamanhos variados e que podem levar de 5 a 30 pessoas. É composto por diversos equipamentos, que são essenciais para voar.

Como o balão sobe e desce

O balão sobe pelo aquecimento do ar atmosférico, através das chamas produzidas pelo maçarico, que tem como combustível o gás propano C3H8.
Quando o piloto para de injetar ar quente, aos poucos o balão vai perdendo altitude.

Passeio balão Capadócia
Balão levantando com a adição de ar quente

Equipamentos do balão

Saiba quais os equipamentos necessários para o funcionamento do balão:
Envelope – É o balão em si, fabricado com tecido super-resistente que mantém o ar quente. A parte mais próxima ao cesto e ao maçarico é composta de um tecido antichama.

Cesto – O cesto do balão é como se fosse a cabine, onde ficam os passageiros, feito em vime trançado, por ser um material leve, flexível e de fácil manutenção.

Maçarico – É como se fosse o motor do balão, utilizado para queimar o gás propano que aquece o ar do interior do envelope, fazendo com que ele suba.

Ventoinha – A ventoinha é utilizada somente em solo para iniciar a inflagem do balão, ainda deitado. Depois do balão já estar um pouco inflado e com a boca aberta é o maçarico que termina de inflar.

Equipamentos eletrônicos – Durante o voo o piloto utiliza equipamentos para controle de voo. Entre eles, o altímetro, GPS e Rádio para comunicação com a equipe de solo.

Voo de balão na Capadócia - Turquia
Voo de balão na Capadócia – Turquia

Pilotagem do balão Capadócia

A primeira coisa que o piloto faz é verificar a direção do vento soltando uma bexiga com gás Hélio para escolher o local de decolagem. Com isso, já terá uma ideia da área aproximada de pouso.

No local escolhido a equipe começa a inflar o balão, primeiro com uma ventoinha, depois com o maçarico, injetando ar quente até o balão ficar em pé.

Após os passageiros entrarem no cesto se inicia o voo e o piloto via controlando a altitude injetando ar quente. Também existe o recurso de abrir a “Tape”, parte superior do balão, caso precise descer mais rápido.

A direção é completamente determinada pelo vento, porém existe um recurso técnico de subir e descer para pegar correntes de ar que sopram em direções diferentes conforme a altitude.

O voo de balão na Capadócia como em qualquer outro lugar, ocorre quase sempre ao amanhecer, quando há menos ventos e as condições climáticas são mais adequadas.

Voltar ao índice

Passeio de balão na Capadócia, Turquia

Passeio de balão na Capadócia - Goreme - Turquia
Balões sobre a cidade de Goreme

Muita gente viaja à Turquia motivado pelo passeio de balão na Capadócia, sendo o mais famoso e provavelmente o mais bonito passeio de balão do mundo.

No grupo de brasileiros que estávamos havia um casal que voltou à Turquia somente para voar de balão na Capadócia porque não haviam conseguido na primeira viagem.

Passeio de balão Capadócia (antes da decolagem)

Balões Capadócia - Turquia
Balão enchendo e outras dezenas de balões no ar

Existe sim, chances do passeio não acontecer. Em nosso primeiro dia na Capadócia saímos as 5 horas da manhã para fazer e todos os voos foram cancelados de última hora, por condições climáticas adversas. Fizemos na manhã seguinte.

As vans vão buscar os turistas por volta das 5 horas da manhã nos hotéis e levam até uma ampla área aberta onde os balões costumam decolar. Como há muitos balões (entre 100 e 200), ocorrem em locais diferentes e também em horários diferentes.

Balão Capadócia - Turquia
Balões prontos para o voo

Enquanto o balão é preparado, é possível ficar tirando fotos tanto dos balões que estão em solo se enchendo como os inúmeros que já estão nos céus da Capadócia.

Voo de balão Capadócia

Após a decolagem, a primeira parte do passeio de balão Capadócia é feita em baixa altitude, passando próximo das formações de arenito em voos rasantes.

Balão na Capadócia
Balões sobre as formações rochosas

De um lado se vê as paisagens belíssimas das curiosas formações de arenito e muitos balões que dão a impressão que vão bater nas rochas, do outro o nascer do sol com a vista de outros balões.

Balão Capadócia - Nascer do Sol
Belo visual do nascer do sol entre os balões

Na segunda parte do voo o balão sobe bastante, chegando aos 1000 metros de altitude, quando é possível ter uma vista panorâmica mais ampla da imensidão da Capadócia e das cidades.

Passeio de balão na Capadócia
Nosso balão a 1000 metros de altitude

O pouso acontece em áreas variadas, dependendo do vento e das correntes de ar. Após descer do balão, a experiência se completa com um brinde de espumante feita no local do pouso. Na sequência a van leva de volta ao hotel.

Duração do passeio de balão Capadócia

Confira abaixo os tempos de nosso voo e do passeio de balão na Capadócia.

  • Somente tempo de voo: Entre 40 minutos e 1 hora.
  • Montagem do balão + voo + desmontagem: 1:45h
  • Tempo total, incluindo deslocamentos: Em torno de 2:30h

Voltar ao índice

Quando voar de balão na Capadócia

Passeio de balão na Capadócia, Turquia
Balões entre as formações rochosas

É possível fazer o passeio de balão na Capadócia em qualquer época e estação do ano, porém, o que podem impedir o voo é as condições climáticas do dia, que devem estar favoráveis.

A ocorrência ou não dos voos de cada dia é determinada por um órgão do governo da Turquia. Pode ser cancelado no dia anterior ou até mesmo poucos minutos antes da decolagem.

Claro que indo no inverno ou no verão a experiência de viagem pode ser bem diferente.

Passeio de balão na Capadócia no inverno

Balão Capadócia inverno
Visual da Capadócia no inverno – Crédito: Pexels

Faz bastante frio na Capadócia no inverno, especialmente entre dezembro e fevereiro, quando é comum as temperaturas ficarem negativas e a ocorrência de neve.

Fica ainda mais bonito com a neve cobrindo toda a região de branco, misturando com o tom laranja das rochas pontiagudas.
No inverno chove um pouco mais, mas com pouca intensidade, com médias de apenas 50 mm por mês.

Se for no inverno prepare-se para o frio, mas saiba que dentro do sexto do balão faz calor, já que o piloto fica injetando ar quente a todo momento.

Obs: nesta época há mais chances de cancelamento por chover com mais frequência e também nevar.

Voar de balão na Capadócia no verão

Passeio de balão na Capadócia - Goreme
Balões sobrevoando a cidade de Goreme

Entre junho e outubro chove muito pouco na região e a tendência de cancelamento é bem menor. Nessa época também faz um friozinho pela manhã, mas um agasalho leve resolve. Depois de entrar no cesto você irá passar calor devido às chamas do maçarico.

Voltar ao índice

Passeio de balão: Preço e como reservar

Pacotes para a Turquia

Você terá que viajar à Turquia e à Capadócia. A Turquia é um país um pouco complicado para viajar por conta própria, principalmente pela dificuldade da língua, além de outros fatores. Por isso, é recomendado viajar em um pacote em grupo.

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Turquia com guia que fala português.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

Reserva do passeio de balão

Antes de mais nada, queremos avisar que é importante contratar o passeio com antecedência para não correr o risco de ficar sem vaga. O número de balões é muito grande, mas a procura também.

Às vezes acontece de haver cancelamento em um dia e com isso esses passageiros fazem no dia seguinte, se somando com quem já ia voar também no dia seguinte.

Atenção! Recomendamos que você reserve com antecedência e marque o passeio de balão no seu primeiro dia na Capadócia. Desta forma se houver cancelamento você terá outra chance no dia seguinte.

Capadócia - Passeio de balão
Início do voo ao nascer do sol

Quanto custa?

Voar de balão não é barato! Mas o investimento é alto (um balão grande com seu equipamento custa em torno de R$200 mil), precisa haver uma equipe envolvida, tem os deslocamentos, consumo de Gás Propano e todo o trabalho.

O passeio de balão na Capadócia é precificado em Dólar e custa a partir de USD150 por pessoa. Inclui o transporte a partir do hotel, um lanche de café da manhã, o voo e o brinde de espumante.

Reserve o passeio de balão com transporte

Passeio de balão na Capadócia - Turquia
Passeio de balão na Capadócia – Turquia

Onde se hospedar na Capadócia

As três cidades turísticas mais importantes da Capadócia, são: Goreme, Uçhisar, Urgup e Avanos. Se hospedando em qualquer uma destas cidades você será buscado para fazer o voo.

Voltar ao índice

Onde mais fazer passeio de balão na Turquia

Além da Capadócia, outro lugar que ocorre passeios de balão na Turquia, todos os dias é na cidade de Pamukkale. É uma cidade turística famosa pelas formações de travertinos chamada de Castelo de Algodão, de onde brotam águas termais.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here