Istambul, Turquia: 40 pontos turísticos e dicas

Conheça Istambul, a maior e principal cidade da Turquia. Listamos 38 pontos turísticos e todas as dicas para visitar a maior cidade da Europa.

O que fazer em Istambul
  Por Jair Prandi
 

Istambul é a principal cidade da Turquia, apesar de não ser a capital do país. É uma grande metrópole que mistura áreas modernas com um vasto centro histórico repleto de atrações arquitetônicas e históricas.

A cidade que já foi chamada de Constantinopla e que foi muito importante na história mundial, hoje é a maior cidade da Europa, com 15,5 milhões de habitantes (2022).

Um fato curioso é que Istambul se situa em dois continentes, basta atravessar uma das pontes do Bósforo para ir da Istambul europeia para a Istambul asiática, ainda dentro da cidade.

A cidade de Istambul reúne atrações bastante variadas, relacionadas a sua rica história e a mistura dos diferentes povos que por ali passaram, principalmente quanto à cultura e religião. Dizem que na cidade há em torno de 3 mil mesquitas.

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

Pontos turísticos e passeios é o que não faltam na cidade. Saiba agora o que fazer em Istambul, na Turquia.

Istambul - Ponte de Gálata
Ponte de Gálata, que atravessa o Corno de Ouro

Turismo em Istambul

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Istambul, Turquia

Navegue por este post

Para saber o que precisa para viajar para a Turquia e entrar no país sem problemas, recomendamos que leia também o nosso artigo sobre a Imigração na Turquia: Documentos e regras.

O que fazer em Istambul: Pontos turísticos

Istambul - Turquia
Praça em frente à Mesquita Azul

A lista do que fazer em Istambul reúne atrações de muita história, cultura, arquitetura, religião, lazer e natureza. Entre os principais pontos turísticos destacam-se as grandes mesquitas, palácios e as pontes da cidade.

Você visitará mesquitas, templos, pontes, palácios, parques e museus que tirarão o seu folego e te farão viajar na história e apreciar as diversas culturas dos antigos e atuais povos que estiveram na região.

Veja o que fazer em Istambul na Turquia:

Escolha o seu hotel na cidade com a Booking

Voltar ao índice

O que fazer em Istambul: Mesquitas e templos

É praticamente impossível pensar em Istambul sem pensar em suas mesquitas. São quase 3.000 templos religiosos e construções que datam da época de dominância dos impérios Bizantino, Romano e Otomano.

Obs: Para entrar nas mesquitas as mulheres devem visitar a mesquita com roupas consideradas adequadas e todos precisam tirar os sapatos para entrar.

Reservar tour pelos palácios e mesquitas

Mesquita Azul – Istambul

Istambul - Turquia - Mesquita Azul
Mesquita Azul vista do Parque Sultão Ahmet

A construção da Mesquita Azul foi ordenada pelo Sultão Ahmed I, mas só foi finalizada e inaugurada quando o Mustafa I estava no poder de Istambul, no ano de 1617. A Mesquita do Sultão Ahmed I é a principal mesquita da lista do que fazer em Istambul.

A construção conta com seis minaretes, mostrando a sua importância e imponência. A arquitetura da mesquita é impecável e enche olhos por sua beleza e imponência, sua cúpula central tem 43 metros de altura e 23 de diâmetro.

O nome deste ponto turístico de Istambul é Mesquita Azul, por sua cúpula na parte interna ser coberta por cerca de 20.000 azulejos azuis. Na parte interna há também diversos lustres e cerca de 200 vitrais que iluminam a mesquita.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h30 às 11h30, das 13h às 14h30 e das 15h30às 16h45.

Comprar ingresso e tour guiado sem fila na Mesquita Azul e de Santa Sofia

Mesquita Santa Sofia e museu

Istambul - Mesquita Santa Sofia
Mesquita Santa Sofia vista da praça

A Mesquita Santa Sofia divide o espaço com a Mesquita Azul entre as principais atrações de Istambul, uma próxima à outra.
Foi construída para ser a grande catedral da antiga Constantinopla, no Império Bizantino em 532. Foi só no ano de 1453 que ela virou uma mesquita, quando o Império Otomano tomou a cidade.

A antiga Catedral foi considerada a maior do mundo por cerca de 1000 anos, tendo a sua cúpula com mais de 30 metros de diâmetro e como mesquita conta com quatro minaretes.

A Mesquita de Santa Sofia é uma das mais importantes construções de arquitetura bizantina do mundo. A visita ao seu museu e interior é muito procurada, sendo comum haver imensas filas para a visitação.

Horário de funcionamento: Todos os dias 24h.

Comprar ingresso e tour guiado sem fila na Mesquita de Santa Sofia

Mesquita de Solimão (Suleymaiye) – Istambul

Istambul - Mesquita Suleymaniye
Mesquita Suleymaniye vista da Ponte de Gálata

A Mesquita de Solimão (Süleymaniye Camii) é uma mesquita imperial otomana. A sua posição elevada bastante visível a partir do Chifre de Ouro faz dela uma das vistas mais conhecidas de Istambul, Turquia.

É uma das maiores mesquitas da cidade, mandada construir pelo sultão Solimão, entre 1550 e 1557. O complexo ocupa a área do “Eski Saray”, o palácio onde funcionava a corte otomana. A cúpula principal tem 48 metros de altura e um diâmetro de 27,5 m.

Abre todos os dias, das 8h às 21h30.

Mesquita Ortakoy – Istambul

Istambul - Mesquita de Ortakoy
Mesquita de Ortakoy vista do passeio de barco pelo Bósforo

Localizada no bairro de Ortaköy, num dos locais mais movimentados de Istambul, a Mesquita de Ortaköy é uma mesquita imperial que tem sua origem remontada ao século XVIII e tem como principal característica o neobarroco otomano.

Nas margens do Bósforo, a beleza da mesquita é de encher os olhos, ainda mais misturadas com o resto da paisagem como a Ponte do Bósforo. O interior da mesquita é muito bem decorado e bem iluminado.

Horário de funcionamento: Todos os dias: das 16h às 22h.

Mesquita de Dolmabahçe

Istambul - Mesquita Dolmabahçe
Mesquita Dolmabahçe vista do barco no Bósforo

A Mesquita Dolmabahçe data de 1855 e se localiza bem próxima ao Palácio Dolmabahce e do estádio Vodafone Park, às margens do Bósforo. É uma bela fusão da arquitetura otomana tradicional, combinada com o estilo das catedrais ocidentais.

O interior é ricamente ornado, com belos vitrais e lustres. A mesquita é bastante visível através do passeio de barco pelo Bósforo e fica próxima da última parada do bonde pela estação Kabatas.

Mesquita Yeni

Istambul - Mesquita Yeni
Mesquita Yeni

Yeni Camii significa Mesquita Nova, apesar disso a sua construção foi iniciada no ano de 1597, mas finalizada em 1663, sendo localizada no distrito de Faith, ao lado do Chifre de Ouro, próximo à Ponte de Galata.

A Mesquita tem um formato de pirâmide formado por mais de 60 cúpulas e semicúpulas que dão a ela um aspecto único, sendo a principal delas com 36 metros de altura. O interior dela conta com um grande pátio, em ouro, azulejos Iznik e mármore.

Horário de funcionamento: Todos os dias: das 07h às 19h.

Mesquita de Nuruosmaniye – Istambul

Pontos turísticos de Istambul - Mesquita Nuruosmaniye
Mesquita Nuruosmaniye – Crédito: Arild Vagen / Wikimedia Commons

A Mesquita de Nuruismaniye teve sua construção iniciada no ano de 1749 e foi finalizada em 1755. A edificação foi construída a mando do Sultão Mamude I e está localizada no distrito de Fatih, Istambul, a leste do Grande Bazar.

A obra é um dos maiores exemplos do estilo arquitetônico barroco otomano da região. O complexo tem uma escola, túmulos, biblioteca e um quiosque, mas diferente da maioria das mesquitas, ela não tem uma fonte de ablução.

Horário de funcionamento: De segunda a sábado: das 9h às 19h; Segundas e feriados: fechado.

Mesquita de São Salvador em Chora (Kariye)

Pontos turísticos de Istambul - Mesquita São Salvador em Chora
Mesquita São Salvador em Chora – Crédito: Fossa / Wikimedia Commons

A Igreja de São Salvador em Chora, foi construída entre 527 e 565 em estilo bizantino e foi por muito tempo uma mesquita, até o ano de 1945, quando se tornou um museu. Os ornamentos em mosaico, os afrescos e os detalhes do templo chamam a atenção dos visitantes.

A igreja tem cerca de 750 metros quadrados e conta com três partes principais: o corpo principal, um vestíbulo e uma capela funerária. São Salvador em Chora tem seis cúpulas, sendo a maior com quase 8 metros de comprimento.

Horário de funcionamento: De quinta à terça, das 09h às 16h30. (No verão, fecha às 19h).

Mesquita Yavuz Sultan Selim

Pontos turísticos de Istambul - Mesquita Sultan Selim
Mesquita Sultan Selim – Crédito: R Prazeres / Wikimedia Commons

Localizada numa parte alta da cidade de Istambul, a Mesquita Yavuz Sultam Selim Camii, é a segunda mesquita de característica imperial otomana mais antiga da cidade.

A mesquita é decorada com azulejos İznik e conta com um grande pátio sustentado por colunas de mármore e granito. São encontradas diversas salas todas decoradas, e cobertas por uma cúpula de 32 metros de altura.

Horário de funcionamento: Todos os dias, 24 horas.

Mesquita Fatih – Istambul

O que fazer em Istambul - Mesquita Fatih
Mesquita Fatih – Crédito: Ezzeldin.Elbaksawy / Wikimedia Commons

A Mesquita do Conquistador, foi construída em 1471, sob a antiga Igreja dos Santos Apóstolos e passou por diversos problemas e restaurações para se manter de pé e manter a atual caraterística arquitetônica otomana-islâmica.

A Mesquita é formada por uma grande cúpula central com 26 metros de diâmetro, sustentada por quatro semicúpulas menores e colunas de mármore e o interior é decorado com azulejos.

Horário de funcionamento: Todos os dias: 24h.

Mesquita Sehzade

O que fazer em Istambul - Mesquita Sehzade
Mesquita Sehzade– Crédito: Brian Jeffery Beggerly / Wikimedia Commons

Localizada no distrito de Kalenderhane, em frente ao Palácio do Município de Istambul, foi construída por volta de 1543 para homenagear o filho do então sultão, Suleiman, o Magnífico.

A cúpula principal da edificação tem cerca de 18 metros de diâmetro e é cercada por quatro semicúpulas e tem planta quadrada. Com um grande pátio central sustentado por 12 colunas e com 16 cúpulas que a cercam.

Mesquita Beyazıt

O que fazer em Istambul - Mesquita Beyezid
Mesquita Beyezid – Crédito: Ugur Başak / Wikimedia Commons

Localizada na praça de mesmo nome, a Mesquita Beyazit foi construída em 1500. O complexo conta com túmulo, refeitório, escola primária, entre outros espaços e serviços.

A cúpula central da mesquita tem cerca de 17 metros diâmetro, além de duas semicúpulas nas laterais da maior. A mesquita conta com dois grandes minaretes que ficam em estruturas separadas da construção principal.

Horário de funcionamento: Todos os dias: das 16h às 10h.

Escolha o seu hotel na cidade com a Booking

Voltar ao índice

O que fazer em Istambul: Pontes

Istambul é cortada pelo Chifre de Ouro (canal natural que divide o lado europeu da cidade) e pelo Estreito de Bósforo (canal que divide a Europa da Ásia e fica dentro de Istambul).
Os dois canais possuem pontes marcantes que são pontos turísticos de Istambul, conheça as principais pontes da cidade:

Ponte de Gálata

Istambul - Turquia - Ponte de Gálata
Ponte de Gálata com os restaurantes em baixo

A Ponte Gálata é a mais famosa de Istambul, por se situar junto ao centro histórico. Foi construída em 1845, com quase 500 m de extensão, para ligar as duas partes europeias da cidade e passou por diversas reformas e reconstruções.

Na parte de baixo da ponte há vários bares e restaurantes e acima dela se tem belas vistas da paisagem da cidade nos dois lados do Chifre de Ouro, além do movimento dos barcos que por ali navegam.

Ponte do Chifre de Ouro do metrô

Istambul - Ponte Corno de Ouro do metrô
Ponte Corno de Ouro do metrô

A ponte do Chifre de Ouro (em turco: Haliç Metro Köprüsü) é uma ponte estaiada onde passa a linha M2 do metrô de Istambul. Ela conecta Karaköy e Küçükpazarı no lado europeu de Istambul, e está localizada entre a Ponte Galata e a Ponte Atatürk.

Inaugurada em 2014, a ponte estaiada tem um comprimento total de 936 m e duas torres em design de harpa com 65 m de altura. A ponte de 12,6 metros de largura comporta dois trilhos ferroviários entre duas calçadas de pedestres. Vale a pena atravessar a ponte caminhando pelas paisagens que oferece.

Ponte do Bósforo – Istambul

Istambul - Ponte do Bósforo
Ponte do Bósforo vista do passeio de barco

A Ponte do Bósforo é uma ponte suspensa que atravessa o estreito de Bósforo, inaugurada em 1973, famosa por ligar o lado europeu e asiático de Istambul, a maior cidade da Turquia.

A ponte tem 1560 m de comprimento e uma distância de 1074 m de vão livre entre as duas torres de 105 m de altura. O tabuleiro sustentado por cabos de aço de tem 39 m de largura, erguido a uma altura de 64 m do nível do mar.

A melhor forma de conhecer a ponte do Bósforo é através de um passeio de barco que parte do cais ao lado da Ponte de Gálata. É uma atração imperdível na lista do que fazer em Istambul, na Turquia.

Reservar Cruzeiro pelo Bósforo e Corno de Ouro

Ponte do Conquistador Sultão Maomé (segunda Ponte do Bósforo)

Istambul - Segunda Ponte do Bósforo
Segunda Ponte do Bósforo

Inaugurada em 1988, a Ponte do Conquistador Sultão Maomé (em turco: Fatih Sultan Mehmet Köprüsü), é a Segunda Ponte do Bósforo, em Istambul, Turquia.

A ponte pênsil que cruza o Estreito do Bósforo tem 1510 m de comprimento, 39 m de largura, vão de 1090 m entre as duas torres de 105 m de altura, com o tabuleiro a 64 m do nível da água.

O passeio de barco pelo Bósforo vai até esta ponte e retorna ao cais do centro histórico.

Voltar ao índice

O que fazer em Istambul: Outros marcos arquitetônicos

Por ser uma cidade e uma região muito antiga, a cidade de Istambul, na Turquia reúne diversas construções e obras que datam de séculos passados e que contam muito da história, não só da região, como de todo o mundo.
Saiba o que fazer em Istambul em outros marcos arquitetônicos além das mesquitas:

Palácio Dolmabahçe

Istambul - Palácio Dolmabahçe
Área externa do Palácio Dolmabahçe

Localizado na parte europeia de Istambul, nas margens do Bósforo, o palácio foi construído na metade do século XIX. Serviu como residência para os sultões e como centro da administrativo do Império Otomano por quase um século.

As características da arquitetura do edifício mostram uma mistura dos estilos Neoclássico, Barroco e Rococó, além dos detalhes da arquitetura otomana. Com cerca de 15.000 m² de área e 600 metros de fachada, se trata do maior edifício da Turquia.

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 16h; Segunda-feira: fechado.

Comprar ingresso e tour guiado no Palácio Dolmabahce

Palácio de Topkapi

Pontos turísticos de Istambul - Palácio Topkapi
Palácio Topkapi – Foto de divulgação

O Palácio de Topkapi foi construído em 1460, pouco tempo depois de Mehmed II capturar Constantinopla e ampliado por diferentes governantes.

Atualmente, abriga quatro pátios e múltiplos edifícios no seu interior, com destaque para: o Tesouro, a Casa da Moeda Imperial e o Quiosque de Bagdad, onde estão expostos alguns dos objetos mais valiosos do mundo.

Horário de visitação: Abre de quarta a segunda, das 10h às 16h. Não abre às terças.

Palácio de Beylerbeyi (lado asiático de Istambul)

Istambul - Turquia - Palácio Beylerbeyi
Palácio Beylerbeyi visto do passeio de barco no Bósforo

O Palácio de Beilerbei (em turco: Beylerbeyi Sarayı) é uma antiga residência dos sultões do Império Otomano situada na margem asiática do Bósforo, muito perto da monumental Ponte do Bósforo.

Foi construído entre 1861 e 1865 de estilo neobarroco ou Segundo Império, por ordem do sultão Abdulazize como residência de veraneio e de recreio para chefes de estado estrangeiros de visita a Istambul.

A vista mais atraente do palácio é do Bósforo, através do passeio de barco. O edifício principal é mármore branco e de forma retangular. Um dos salões mais belos é o das receções, o qual tem um lago e uma fonte.

Horário de visitação: Abre de terça a domingo, das 9h às 17h. fecha às segundas.

Reservar passeio no lado asiático + Palácio BeylerBeyi

Fortaleza de Rumeli

Istambul - Fortaleza de Rumeli
Fortaleza de Rumeli vista do cruzeiro pelo Bósforo

A Fortaleza de Rumeli foi construída 1452, em um curto período de quatro meses, por Mehmet, o Conquistador, antes da conquista de Istambul, a fim de evitar ataques e bloquear o norte do Bósforo, em sua parte mais estreita.

A monumental fortaleza foi restaurada como museu em 1953 e abriu suas portas aos visitantes em 1968. Existem 4 portões principais nomeados; “Portão da Montanha”, “Portão Dizdar”, “Portão Hisarpeçe” e “Portão Sel” e um portão secundário denominado “Portão Mezarlik”. Há um total de 17 torres altas e pequenas.

Apenas apreciar a vista a partir do passeio de barco do Bósforo ou a partir do seu exuberante jardim já é um bom motivo para visitá-lo.

Horário de funcionamento: Abre de terça a domingo, das 9h às 18h. Não abre às segundas.

Torre de Gálata – Istambul

Istambul - Vista da Torre de Gálata
Parte da cidade vista da Torre de Gálata

Um dos principais pontos turísticos de Istambul, a Torre de Gálata é muito famosa, não só por sua bela arquitetura e imponência, mas também por ser vista dos antigos bairros da cidade e pela incrível vista panorâmica que proporciona de vários pontos da cidade.

Acredita-se que a origem da torre date do ano 500 e teve diversas funções e diversos nomes ao longo da sua história. A torre tem 61 metros de altura e oferece vistas de 360º da cidade e por isso é uma atração imperdível na lista do que fazer em Istambul.

Horário de Funcionamento: Todos os dias: das 09h às 18h.

Tour guiado em Gálata com subida na torre

Istambul Surlari (Muralhas de Constamtinopla)

Pontos turísticos de Istambul - Muros de Constantinopla
Muros de Constantinopla – Crédito: Burger Behr / Wikimedia Commons

Se trata das Muralhas de Constantinopla, nome da região que hoje é Istambul e são parte do patrimônio cultural da cidade. A muralha teve sua construção iniciada no século V e foi de fundamental importância para proteger o Império Bizantino.

Ao todo são 244 torres e 61 portões que restaram. Visitar o local é uma viagem na história que foi de extrema importância para todo o mundo.

Cisterna da Basílica (Yerebatan Saray)

Pontos turísticos de Istambul - Cisterna da Basílica
Cisterna da Basílica – Foto de divulgação

Conhecida também como Palácio Submerso, a construção tinha o intuito de reservar água para possíveis ataques a cidade durante o Império Bizantino. Foi edificada no ano de 532 e permanece praticamente intacta até hoje.

Localizada no subterrâneo do bairro de Sultanahmet, a cisterna conta com uma estrutura de 336 colunas com 9 metros de altura, que formam um espaço de 140 metros de comprimento e 70 de largura.

Visitar a Cisterna da Basílica é uma experiência única, com pouca iluminação e muito silêncio, o local traz uma sensação muito diferente do resto da cidade de Istambul.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 09h às 17h30.

Excursão guiada na Cisterna da Basílica sem fila

Voltar ao índice

O que fazer em Istambul: Parques e praças

Apesar do foco do turismo de Istambul ser relacionado a cultura, história e religião, a cidade também conta com alguns parques e praças que fazem você fugir um pouco do movimento e encontrar lugares mais tranquilos e verdes.

Parque Sultão Ahmet – Istambul

Istambul - Turquia - Parque Sultão Ahmet
Parque Sultão Ahmet

Conhecido também como Cidade Velha, o Sultanahmet é o principal e mais antigo bairro de Istambul. É um local de muita história e ponto de partida do crescimento da região, ainda no ano 1000 a.C..

O centro histórico de Istambul que abriga a Mesquita Azul, Santa Sofia e outras edificações históricas, é cortado pelo parque Sultão Ahmet, repleto de calçadões, jardins e fontes.

Parque Gülhane – Istambul

Istambul - Turquia - Parque Gulhane
Fonte no Parque Gulhane

Gülhane é o mais antigo parque de Istambul, inaugurado em 1912, lugar tranquilo e mais conectado com a natureza dentro da agitada cidade.

Além da grande área verde, o parque também abriga museus e alguns monumentos históricos, como a estátua de Mustafa Kemal Atatürk e um grande pilar de mármore que se destaca no meio do parque.

Parque Azapkapı Sahil – Istambul

Istambul - Parque Azapkapi Sahil
Parque Azapkapi Sahil

O parque Azapkapı Sahil é um parque à beira-mar do Corno de Ouro, no bairro de Karaköy, em Istambul. É um belo espaço aberto com gramados, jardins e árvores, locais para caminhada, ciclismo, ou simplesmente curtir o movimento dos barcos e pássaros comuns por lá.

Ao lado do parque fica a bela ponte estaiada do metrô e de pedestres que pode ser atravessada a pé e proporciona belas vistas da cidade.

Parque Sarachane – Istambul

Pontos turísticos de Istambul - Aqueduto do parque Sarachane
Aqueduto do parque Sarachane – Foto: Lowcarb23 / Wikimedia Commons

O Parque Sarachane é uma área verde em meio ao bairro de mesmo nome. Além dos jardins e das árvores, abriga diversas atrações, principalmente o Aqueduto Bozdogan, uma construção do século IV.

Sarachane é mais um dos bairros antigos de Istambul que abriga diversas atrações e pontos turísticos, incluindo também uma mesquita que fica dentro do parque.

Parque e Praça Taksim Gezi – Istambul

O que fazer em Istambu - Parque Taksim Gezi
Parque Taksim Gezi – Crédito: Wiki Picture / Wikimedia Commons

A Praça Taksim é um dos principais símbolos da parte mais moderna de Istambul, sendo muito frequentada tanto por populares quanto por turistas, local para a realização de eventos, festividades e manifestações.

A praça conta com o Monumento ao Aguador e o Monumento à República. É uma área repleta de bares, restaurantes, lojas, além de ter a maior concentração de hotéis luxuosos de Istambul ao seu redor.

Parque Yıldız – Istambul

Istambul - Parque Yldiz
Parque Yldiz

O parque Yildiz é um dos maiores parques de Istambul, na Turquia. São cerca de 160 hectares de área verde, com belíssimas árvores, jarsdins, lagoas e cachoeiras numa imensa área verde.

O Parque Yıldız fazia parte do parque imperial do Palácio Yıldız, que foi construído no século XVIII, atualmente aberto ao público para visitação. Há também diversas construções históricas de vilas e pavilhões, alguns deles transformados em restaurantes e cafés.

Parque Maçka – Istambul

O que fazer em Istambu - Parque Macka
Parque Macka – Crédito: Myaymaz / Wikimedia Commons

O Parque Maçka é mais uma atração verde na lista do que fazer em Istambul. Trata-se de uma área de lazer, com trilhas para caminhadas, bancos e árvores que proporcionam ótimas sombras.
O parque possui também nove lagoas que mais parecem piscinas que refrescam um pouco o ambiente. Fica próximo ao estádio Vodafone Park.

Voltar ao índice

O que fazer em Istambul: Museus

Uma cidade tão rica em história e cultura não poderia deixar de ter grandes museus, atrações importantes na lista do que fazer em Istambul. Conheça os principais museus da cidade:

Museu de Arte Turca e Islâmica

Istambul - Turquia - Museu da Arte Turca
Museu da Arte Turca e Islâmica

Sediado no Palácio de Ibrahim Pasha, ao lado da Mesquita Azul, o Museu da arte turca e islâmica é um dos principais museus da cidade de Istambul, reunindo peças da história do povo islâmico de diferentes épocas.

São mais de 40.000 peças expostas que tem origem no Califado Omíada, por volta dos anos 600, até a atualidade. São diversas peças, entre elas, os famosos tapetes turcos, esculturas, versões do Corão e sarcófagos.

Horário de funcionamento:

  • De abril a outubro: De terça a domingo: das 9h às 19h.
  • De novembro a março: De terça a domingo: das 9h às 17h.

Museu Arqueológico de Istambul

Museu Arqueológico de Istambul - Turquia
Museu Arqueológico – Foto de divulgação

Inaugurado em 1891, o Museu Arqueológico de Istambul divide espaço com o Museu do Antigo Oriente e Museu do Quiosque Esmaltado, formando um grande complexo situado entre o Palácio Topkapi e o Parque Güllhane.

O Museu Arqueológico reúne peças de pedra e cerâmica, moedas, selos, medalhas, documentos e uma grande biblioteca. Mas os objetos que mais se destacam são os sarcófagos históricos expostos nele.

O Museu do Quiosque Esmaltado expõe peças da era Otomana e Seljuk e o Museu do Antigo Oriente tem objetos e tesouros da Mesopotâmia e do Egito. Vale destacar a grande beleza dos prédios em que os museus são sediados.

Horário de funcionamento: De terça a domingo: das 9h às 19h.

Museu da história da Ciência e Tecnologia de Istambul

Istambul - Turquia - Museu da História e da Ciência
Museu da História e da Ciência

O Museu da história da Ciência e tecnologia de Istambul tem a missão de mostrar uma parte da história islâmica na cidade. O museu fica localizado nos antigos estábulos do Palácio de Topkapi.

O museu reúne invenções, descobertas e objetos que datam desde o século VIII até o século XVI. Mapas, teorias relacionadas a biologia, química, astronomia e a ciência em geral.

Horário de funcionamento: De terça a domingo: das 9h às 18h30.

Museu Naval Deniz

Museu Naval de Istambul - Turquia
Embarcação no Museu Naval

Apesar de ser inaugurado em 1960, o Museu Naval de Istambul foi criado em 1897. Está localizado logo depois do Palácio Dolmabahçe e se trata do maior museu marítimo da Turquia, reunindo cerca de 20.000 peças.

Os itens do museu pertencem a antiga Marinha Otomana, e eles contam um pouco da história da navegação mundial e da região. Embarcações, uniformes, maquetes, armas e diversos objetos e imagens compõem o magnífico acervo.

Horário de funcionamento: De terça a domingo: das 9h às 17h.

Museu da Pintura de Istambul (Resim Muzesi)

Istambul - Museu da Pintura
Um dos quadros enormes no Museu da Pintura

O museu da Pintura foi criado em 2014 e está instalado em um prédio anexo ao Palácio Dolmabahçe. O museu possui um grande acervo com mais de 500 pinturas do século 19 e início do século 20.

Os destaques do museu são as enormes pinturas expostas nos salões principais do edifício.

Horário de funcionamento: Abre de terça a domingo, das 9h às 17h. Não abre nas segundas.

Escolha o seu hotel na cidade com a Booking

Voltar ao índice

Outros pontos turísticos de Istambul, Turquia

Grand Bazaar

Grand Bazzar - Istambul
Belíssimas peças de decoração no Grand Bazzar

É literalmente impossível visitar a cidade e não visitar o Grand Bazzar, atração imperdível da lista do que fazer em Istambul. Trata-se do maior e um dos mais antigos mercados da cidade.

Os primeiros blocos do Grand Bazaar começaram a ser erguidos em 1455 e ao passar dos anos foi sendo expandido até chegar no que é hoje. São cerca de 5.000 lojas, nas mais de 60 ruas e 45.000 m², que recebem milhares de visitantes todos os dias.

Lá você encontrará de tudo, cerâmicas, pratos, tapetes, joias, roupas e é claro, muita culinária típica e especiarias. Você provavelmente passará horas lá dentro, conhecendo muito da cultura turca.

Horário de funcionamento: De segunda a sábado: das 8h30 às 19h30. (Fecha no domingo)

Estádio Vodafone Park – Beşiktaş

Istambul - Vodafone Park
Vista externa do Vodafone Park

Inaugurado em 2016 o Vodafone Park é a casa de um dos maiores clubes da Turquia, o Beşiktaş e foi construído para substituir o antigo estádio da equipe, o Inonu Stadi.

O estádio está localizado próximo ao Bósforo e ao lado do Palácio Dolmabahçe. Tem capacidade para 41.903 espectadores, sendo um dos mais modernos do país. Tanto o interior, quanto o exterior do estádio são de grande beleza pela arquitetura e modernidade.

Horário de tours: Todos os dias, às: 10h30, 12h00, 14h00, 15h15, 16h30, 17h45.

Vale ressaltar que em dias de jogos e eventos alguns horários podem estar indisponíveis.

Estádio Nef – Galatasaray

Estádio Nef - Galatasaray
Estádio Nef – Galatasaray – Crédito: 1886kusagi / Wikimedia Commons

O Complexo Esportivo Ali Sami Yen (Estádio NEF) é um estádio de futebol localizado em Istambul, na Turquia, inaugurado em 15 de janeiro de 2011, com capacidade máxima de 52 280 espectadores.

É atualmente a casa do Galatasaray, um dos maiores clubes da Turquia. O novo estádio substituiu o demolido Estádio Ali Sami Yen, local por onde jogou de 1964 a 2010, que tinha capacidade máxima de 24 354 espectadores.

Horários de visita ao estádio e ao museu do Galatasaray: De terça a domingo, das 10h às 17h.

Miniaturk – Istambul

O que fazer em Istambul - Miniaturk
Miniaturk – Foto de divulgação

Inaugurado em 2003, o Miniaturk é um “grande” parque/museu em miniatura, que representa em maquetes de escala 1:25 a cidade de Istambul e os seus principais edifícios históricos e pontos turísticos.

A área total do parque é de 60.000 m² com atrações que encantam pessoas de todas as idades. Há também outras estruturas e atrações em miniatura da Turquia e até mesmo de outros lugares do mundo.

Horário de funcionamento: Todos os dias: das 09h às 19h.

Istanbul Dolphinarium

O que fazer em Istambu - Dolphinarium
Dolphinarium – Foto: Divulgação do parque

Instanbul Dolphinarium é um grande golfinário da cidade, que foi inaugurado no ano de 2008, se trata do maior golfinário indoor da Europa. São cerca de 3.000 m³ de água do mar em uma área de quase 9.000 m² e 7 diferentes piscinas.

Localizado ao lado do Chifre de Ouro, o Istanbul Dolphinarium oferece nado com os golfinhos, podendo tocá-los e interagir com eles. Quem quem não sabe nadar ou para quem tem menos de 10 anos, poderá interagir com eles uma parte mais rasa, na borda das piscinas.

Horário de funcionamento: Os shows e mergulhos acontecem todos os dias, nos seguintes horários: 11h, 14h e 17h.

Voltar ao índice

Ingressos para atrações e passeios em istambul

É possível comprar ingressos para as atrações de Istambul pela internet, com antecedência.
É recomendado, pois muitas atrações tem os ingressos esgotados pela quantidade limitada.
Outra vantagem é evitar as longas filas das bilheterias, como é o caso da Mesquita de Santa Sofia.

Fila na Mesquita de Santa Sofia
Fila gigante para visitar Santa Sofia

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados no exterior com a Civitatis e também com a GetYourGuide, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Entre os passeios e atividades mais tradicionais em Istambul podemos citar o banho turco e o passeio de barco pela Bósforo.

Reservar experiência do Banho Turco

Reservar Cruzeiro pelo Bósforo e Corno de Ouro

Ingressos e passeios na cidade com a Civitatis

Ingressos e passeios na cidade com a GetYourGuide

Voltar ao índice

Mapa de Istambul: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Istambul listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Onde fica Istambul: Como chegar

Istambul fica no extremo Noroeste da Turquia, mais precisamente junto ao Estreito de Bósforo, canal natural que divide a Europa da Ásia e faz a ligação entre o Mar Negro e o Mar de Mármara, que depois se liga ao Mar Egeu.

A cidade de Istambul se divide nos dois lados do canal (lado europeu e lado asiático. No lado Europeu ficam os principais pontos turísticos de Istambul, Turquia.

Istambul - Turquia - Mesquita Ortakoy
Mesquita Ortakoy no lado europeu, a ponte do Bósforo, e o lado asiático ao fundo

Pacotes para a Turquia

A Turquia é um país um pouco complicado para viajar por conta própria, principalmente pela dificuldade da língua, além de outros fatores. Por isso, é recomendado viajar em um pacote em grupo.

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Turquia com guia que fala português.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

Como chegar em Istambul na Turquia

Para chegar a Istambul de avião saindo do Brasil, você irá passar pelo aeroporto de Guarulhos, que oferece voos diretos para o aeroporto de Istambul, através da companhia aérea turca Turkish Airlines.

O novo mega aeroporto de Istambul foi inaugurado em 2018 e deverá ser aumentado, se tornando um dos maiores do mundo e sem dúvida um dos mais bonitos e modernos.

Istambul é repleta de portos que recebem cruzeiros durante todo o ano, vindo de várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Outra opção é chegar de trem se estiver vindo de outras cidades europeias, ou até mesmo de ônibus. A estação rodoviária e a estação de trem são bem próximas da cidade.

Do aeroporto ao centro de Istambul

Como circular em Istambul
Seguindo de táxi para o centro da cidade

O Aeroporto de Istambul fica a 60 km do centro da cidade e no meio do caminho ficam alguns bairros hoteleiros como o Mahmutbey. Saiba que o deslocamento na maior cidade da Europa pode ser bem complicado em horários de pico.

Transfer – A opção mais cômoda é reservar um transfer, tendo um motorista esperando a sua chegada. Você pode também deixar reservado a volta do hotel para o aeroporto.

Reservar transfer do aeroporto

Táxi e aplicativo – Em Istambul o aplicativo da Uber funciona com os táxis amarelos e a corrida entre o bairro Mahmutbey ao centro custa em torno de 200 liras turcas, equivalente a 10 Dólares e do Aeroporto ao centro, em torno de 20 Dólares.

Carro alugado – Alugar um carro para conhecer Istambul não é uma boa ideia, considere alugar somente se for seguir em um roteiro por outros destinos do país, como a Capadócia e Pamukkale, entre outros.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Como se locomover na cidade

Bonde de Istambul - Turquia
Bonde de Istambul, ótima opção que percorre a parte mais turística da cidade
  • Se ficar em um hotel distante do centro histórico, provavelmente irá precisar de um táxi, que pode ser solicitado pelo aplicativo da Uber. Mas combine bem o valor antes, pois alguns taxistas querem um valor maior do que o aplicativo determina.
  • Estando ou chegando no centro histórico faça um roteiro caminhando, há muitas atrações nesta área que são próximas ou não tão distantes.
  • Uma ótima opção de transporte turístico é o moderno VLT (bonde de Istambul) que passa pelo Gran Baazar, centro histórico, atravessa a ponte de Gálata e segue até próximo da Arena Vodafone Park, passando ou levando próximo à várias atrações da lista do que fazer em Istambul.

Voltar ao índice

Onde ficar em Istambul: Dicas de hotéis

Na lista do que fazer em Istambul, você verá que a maior parte das atrações está no lado europeu. Com isso, recomendamos que se hospede neste lado da cidade.

Clarion Hotel Istambul
Recepção do Clarion Hotel
  • O centro histórico (Sultanahmet) é o local da cidade onde você encontrará mais atrações e o maior movimento de turistas na cidade de Istambul. É uma área repleta de hotéis e uma das melhores opções para se hospedar, facilitando conhecer os pontos turísticos
  • Outra boa opção é ficar no bairro de Karakoy, atravessando a Ponte de Gálata, onde a noite é mais agitada.
  • Entre o aeroporto e o centro há uma área repleta de grandes hotéis, mas fica distante do centro.

Conheça algumas opções de hotéis bem recomendados em Istambul, Turquia:

Voltar ao índice

Onde comer em Istambul

A cidade de Istambul é gigante, fica difícil definir locais e restaurantes específicos, mas podemos citar algumas áreas que se destacam nesse aspecto.

Kumpir
Kumpir, comida tradicional da praça ao lado da mesquita Ortakoy no Bósforo
  • A área que fica ao lado da Mesquita de Santa Sofia oferece várias opções de restaurantes.
  • A praça ao lado da Mesquita Ortakoy é um polo gastronômico onde se destaca a comida típica “Kumpir”, batata assada recheada.
  • Se quer mais dicas de restaurantes na cidade recomendamos que leia o artigo: Onde comer em Istambul

Voltar ao índice

Quando ir a Istambul

A cidade de Istambul na Turquia, pode ser visitada durante todo o ano, pois suas atrações podem ser visitadas em qualquer época. As temperaturas são agradáveis, não é muito frio no inverno, nem tão calor no verão.

  • Entre abril e setembro é a época menos chuvosa (média de 40mm/mês) e mais quente, com temperatura média entre 12°C e 25°C.
  • Entre outubro e março chove um pouco mais (média de 90mm/mês) e a temperatura média varia de 6°C a 18°C.
  • No verão (entre julho e agosto) a cidade de Istambul fica mais movimentada, época de férias na Europa.

Voltar ao índice

Roteiro em Istambul: Quantos dias ficar

Istambul - Parque Gulhane
Parque Gulhane, opção para relaxar do agito da grande cidade

Recomendo que fique pelo menos 2 dias na cidade de Istambul, mas ainda é pouco. Para conhecer bem a cidade precisa de 3 a 5 dias. No mapa abaixo você pode ver a localização dos pontos turísticos de Istambul e definir seu roteiro.

Sugestões de roteiros:

Roteiro de 2 dias

Dia 01: Mesquita Azul, Mesquita Santa Sofia, Cisterna, Parque Gulhane, Palácio Topokapi e atrações próximas.

Dia 02: Grande Bazar, descer e atravessar a Ponte de Gálata, subir a Torre de Gálata, voltar pela ponte do metrô e fazer o cruzeiro de 1,5 horas pelo Bósforo que sai ao lado da Ponte de Gálata.

Roteiro de 3 dias

Dias 01 e 02: Atrações do roteiro de 2 dias acima.

Dia 03: Pegar o bonde próximo ao Grande Bazar ou da Mesquita Santa Sofia e ir até a última parada (estação Kabatas). Visitar o Palácio Dolmabahçe (atrações e museu), seguir para o Museu Naval, mesquita Ortakoy e a praça ao lado com vista para a Ponte do Bósforo.

Voltar ao índice

Seguro Viagem para Turquia

O Seguro Viagem para Turquia não é obrigatório, sendo assim, você não será barrado na fronteira se não tiver. Porém, não é nem um pouco recomendado viajar para o exterior sem um Seguro Viagem.

O seguro viagem pode evitar grandes gastos em caso de necessidade de uso. Além do atendimento médico, o seguro é a garantia de que você terá auxílio em caso de contratempos com atraso de voo, extravio de bagagem, e problemas jurídicos. Problemas que podem te dar uma grande dor de cabeça se não estiver de posse de uma apólice.

O site da Seguros Promo compara preços de várias seguradoras simultaneamente, mostrando valores e coberturas de cada um.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

5 COMENTÁRIOS

  1. Jair, você teve uma boa viagem. Parabéns! Mas a minha experiência em Istambul foi muito ruim e não a recomendo para ninguém.

    Eu desembarquei à noite no aeroporto de Istambul (IST). Antes do voo, eu tinha comprado um serviço de transfer para o traslado único do aeroporto ao hotel, no valor de 32 libras esterlinas.

    Na chegada ao aeroporto, não encontrei o motorista no local combinado e falei com um motorista que estava lá. Mostrei a ele o nome e número de telefone da pessoa que deveria me buscar. Ele ligou então e do outro lado da linha alguém se passou pelo motorista que me esperava, dizendo que houve um engano e que eu deveria fazer a corrida com aquele motorista que eu tinha encontrado. Foi colocado o preço de 3590,00 liras turcas e que o pagamento seria aceito por cartão de crédito. Como estava muito cansado, era tarde da noite e não sabia a cotação da lira turca, acabei aceitando. Na saída do aeroporto, o motorista chamou um colega seu para acompanhar a viagem.

    No caminho, eles pararam no primeiro caixa eletrônico e fui forçado a sacar o dinheiro. Naquele momento, vi que era um golpe e que corria risco de vida. Ao chegar ao hotel, tirei uma foto da placa do carro e pedi ajuda aos recepcionistas. Não consegui dormi naquela noite.

    Na manhã do dia seguinte, fui ao posto policial para turista – localizado no centro histórico da cidade. Contei o que tinha acontecido, mas não foi feito boletim de ocorrência e o agente de polícia disse apenas que iria localizar o proprietário do veículo com base na placa e falar com ele para devolver o dinheiro.

    Na noite do dia seguinte, um representante do proprietário do veículo foi ao hotel e o gerente do hotel intermediou o contato e negociação. Os dois, representante e gerente, disseram que caberia a mim apenas 85,00 euros, pois haveriam taxas a serem cobertas. Eu paguei o equivalente a 225,00 euros pela corrida criminosa e recebi apenas 85 euros ao final. Não tive boletim de ocorrência registrado. Fui coagido e roubado. É totalmente absurdo tudo isso. O crime e a impunidade prevaleceram. O gerente do hotel disse que há uma grande máfia no transporte por carro no aeroporto de Istambul.

    Além disto, eu tinha comprado um city tour a pé pelo centro histórico, mas o guia não apareceu. O serviço que você recebe no hotel é inferior ao valor pago. Na cidade, eles sempre querem tirar algum proveito e cobrar a mais. Você precisa estar o tempo inteiro confirmando e checando os preços de produtos e serviços. Sem falar que as pessoas de lá são mais mal educadas… percebi isso já no voo de ida na companhia aérea turca. A comida é bem diferente e não tem qualidade e sabor próximos à do Brasil.

    Enfim… uma grande decepção e péssima experiência. Não recomendo de forma alguma Istambul e Turquia a ninguém. Certamente há opções melhores no exterior.

    • Nossa Igor! Realmente uma experiência horrível, muito bom você relatar isso para as pessoas tomarem cuidado.
      Realmente há também tive uma experiência com uma taxista que chamei pelo Uber por 200 liras e ele pediu 250. Aceitei os 250 e quando começou a andar disse que tinha que ser 400 liras. cancelei e desci, voltei e peguei outro por 200 liras.
      Também notei outras tentativas mais modestas onde eles tentam sempre levar um pouco a mais do turista, infelizmente é a cultura deles, mas o que relatou é mesmo algo criminoso, muito maior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here