O que fazer em Boa Vista – Roraima

Boa Vista - Monumento ao Garimpeiro
Boa Vista - Monumento ao Garimpeiro
  Por Jair Prandi
 

Boa Vista é a capital do estado de Roraima, a mais ao Norte do Brasil, cidade situada na margem direita do Rio Branco, que possui um traçado urbano planejado em forma de leque, inspirado nas ruas de Paris.

Projetada a partir de 1944, as principais avenidas do centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico, onde se concentram as sedes dos poderes estaduais. Boa Vista RR concentra cerca de dois terços da população do estado, com aproximadamente 437 mil habitantes (2022).

A cidade de Boa Vista RR possui áreas modernas e também uma área mais antiga localizada em especial às margens do rio Branco, no baixo centro, onde estão algumas construções históricas mais interessantes como a Prezalia, a igreja matriz Nossa Senhora do Carmo.

Entre as áreas turísticas mais interessantes se destacam a Orla Taumanan, o Parque Rio Branco e a Praça das Águas. Nesse post iremos mostrar o que fazer em Boa Vista, Roraima, e dar todas as dicas sobre a visita à cidade.

Boa Vista - Roraima
Orla de Boa Vista vista do mirante Edileusa Lóz

Turismo em Boa Vista, Roraima

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Boa Vista RR

Navegue por este post

História de Boa Vista RR

  • A ocupação em Boa Vista surgiu por volta de 1830, quando o capitão Inácio Lopes de Magalhães construiu uma fazenda de gado no local, na época pertencente ao estado do Amazonas.
  • Em 1858 a povoação foi elevada à categoria paroquial e em 1890 a uma vila, sede de um novo município denominado Boa Vista do Rio Branco.
  • Em 1944, tornou-se a capital do recém-criado Território Federal do Rio Branco, quando cresceu muito incentivado pelo garimpo.
  • Finalmente em 1962 passou a se chamar Território Federal de Roraima, elevado à categoria de Estado, pela Constituição de 1988.
Boa Vista RR
Vista aérea da cidade a partir do Mirante Edileuza Lóz

Voltar ao índice

Quando ir a Boa Vista, Roraima

A cidade de Boa Vista RR pode ser visitada em qualquer época do ano, faz calor o ano todo, porém, há uma época mais chuvosa, outra menos.

O clima de Boa Vista é considerado tropical úmido, com o inverno seco e o verão chuvoso. É uma cidade quente devido à sua localização próxima à linha do equador. A temperatura varia de 22°C a 35°C, com temperatura média anual de 28 °C.

  • Os meses mais chuvosos em Boa Vista, Roraima, vão de abril e agosto, quando chove entre 200 e 300 mm ao mês.
  • A época em que chove menos vai de setembro a março, quando chove entre 40 e 100 mm mensais.

A época mais seca é a melhor para visitação, já que muita gente passa pela cidade para fazer o trekking do Monte Roraima, como também para conhecer as atrações da Serra do Tepequém e a Gran Sabana – Venezuela.

Voltar ao índice

Boa Vista - Orla Taumanan
Letreiro para fotos na Orla Taumanan

Onde fica Boa Vista: Como chegar

Com altitude de 90 metros, Boa Vista é a única capital de estado brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador, como também a mais distante de Brasília, capital federal.

Como chegar em Boa Vista

Para quem vem de outros estados, a melhor forma de chegar é de avião pelo Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Brasil Cantanhede (BVB).

O aeroporto de Boa Vista recebe voos diretos de algumas capitais, especialmente Brasília e Manaus de onde se conectam com outras capitais brasileiras.

Viajar de carro a Boa Vista torna-se praticamente inviável, já que fica muito distante do restante do Brasil. Para se ter uma ideia, outra capital de estado mais próxima é Manaus, situada a 743 km de distância.

  • Para se locomover na cidade o Uber é uma solução, mas há poucos carros trabalhando e o tempo de espera costuma ser bem maior que em outras cidades.
  • Considere a opção de alugar um carro, principalmente se for incluir também a Serra do Tepequém em sua viagem.
  • Conhecer a cidade caminhando torna-se cansativo devido ao forte calor.
  • Outra opção é fazer um passeio guiado pela cidade. Há também opção de passeio de barco pelo Rio Branco.

Opções de passeios guiados na cidade

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Boa Vista: Dicas de hotéis

Onde ficar em Boa Vista RR - Aipana Plaza Hotel
Piscina do Aipana Plaza Hotel – Foto de divulgação do hotel

Boa Vista não é considerada uma cidade turística, com isso não conta com grandes hotéis, mas há boas opções espalhadas pela cidade. Considere ficar numa área próxima entre o Centro Cívico e a Orla que é a área mais interessante.
Confira algumas dicas com as melhores opções de hospedagem em Boa Vista RR:

Voltar ao índice

Onde comer na capital de Roraima

A cidade é grande e há muitas opções de locais para comer espalhados pela capital de Roraima. Porém, há alguns pontos de maior concentração de quiosques, lanchonetes e restaurantes que iremos listar abaixo:

  • Orla Taumanan – Na orla há algumas opções gastronômicas com vista para o Rio Branco, incluindo o refinado Riu Restaurante.
  • Entorno da Praça das Águas – Na Av. Capitão Ene Garcês, próximo à praça, há várias opções gastronômicas.
  • Mercado Municipal São Francisco – O mercado municipal também reúne algumas opções de lanchonetes e restaurantes.

Voltar ao índice

Pontos turísticos de Boa Vista na Orla do rio Branco

Orla Taumanan – Boa Vista

Boa Vista - Orla Taumanan
Orla Taumanan

Inaugurada em julho de 2004, a Orla Taumanan é uma área de lazer e gastronômica, sobre uma grande estrutura suspensa de 6.500 m², sobre a margem do Rio Branco, no centro histórico.

Junto com o Parque Rio Branco que fica ao lado, são os principais pontos turísticos de Boa Vista, abrigando espaços de convivência, praças de alimentação, e áreas para eventos.

O local fica mais movimentado durante a noite e mais deserto durante o dia pelo forte calor. Do local se tem uma bela vista do Rio Branco para a Ilha de São Sebastião e para a Ponte dos Macuxis.

Parque Rio Branco – Boa Vista RR

Parque Rio Branco - Boa Vista - Roraima
Parque Rio Branco

O Parque do Rio Branco é um grande complexo turístico situado na orla de Boa Vista, Roraima, que foi inaugurado em 20 de dezembro de 2020, com diversas atrações para a população e turistas.

O Parque dispõe de vários atrativos como:

  • O mirante Edileusa Lóz com 120 metros de altura, que propicia a melhor vista da cidade do Boa Vista.
  • A Selvinha Amazônica, uma espécie de parque de diversões infantil, com enormes estátuas com elementos da fauna e a flora Amazônica.
  • O espelho d’agua com cascata artificial e um lago em formato de meia-lua.
  • Uma praia artificial e um atracadouro, que também serve como barra correnteza.
  • Quadras de esportes, calçadões para prática de caminhadas.
  • Dois murais artísticos, um com 34 pinturas de artistas regionais, e outro pintado pelo artista de renome internacional Eduardo Kobra.

Mirante Edileuza Lóz

Boa Vista - Mirante Edileuza Lóz
Mirante Edileuza Lóz, vista da cidade do rio

Situado às margens do Rio Branco, o mirante Edileusa Lóz tem 120 metros de altura e é a estrutura mais alta de Boa Vista. Lá de cima, o visitante tem a melhor vista panorâmica da cidade e do rio, uma atração imperdível na lista do que fazer em Boa Vista RR.

Inaugurado em 20 de dezembro de 2020, junto com o complexo Parque do Rio Branco, o mirante recebeu o nome de Edileusa Lóz em homenagem à ex-servidora da Prefeitura de Boa Vista.

A parte superior do mirante, tem 250m² e fica a 93 metros de altura, o observatório possui piso de vidro. O Mirante conta com elevador panorâmico com vista para o Rio Branco.

  • Horário de funcionamento: De quarta a domingo, das 08:30h às 14:30h e das 15:00h às 21:00h.
  • Os ingressos são gratuitos, mas devem ser agendados nesse site, onde tem mais informações.
  • A visitação pode ser agendada pelo site minutos antes da visitam desde que haja vagas para o horário. Foi dessa forma que visitamos.

Selvinha Amazônica

Boa Vista - Parque Rio Branco - Selvinha Amazônica
Parque Rio Branco – Selvinha Amazônica

A Selvinha Amazônica é uma parte do Parque do Rio Branco com 6.984 m², composta por mais de 160 elementos artísticos e esculturas de animais da Amazônia, divididos em 8 cenários diferentes.

Entre eles há uma área molhada composto por esculturas de jacaré, cobra, iguana, e outros animais, alimentado por sistema hidráulico e um reservatório de água.

Os outros 7 cenários são em áreas secas, cada uma com enormes esculturas de diferentes animais ou árvores bastante coloridos e com esculturas menores complementares entre os brinquedos infantis.

Centro de Artesanato de Boa Vista

Boa Vista - Centro de Artesanato
Centro de Artesanato

O Centro de artesanato de Boa Vista fica próximo da Orla Taumanan, é um local simples e expões peças de artesanato local, entre elas os bichos da fauna brasileira feitos de balata, uma espécie de látex local.
Em dois que passamos pela orla em horários diferentes o local não estava aberto.
Abre de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Monumento aos Pioneiros

Boa Vista - Monumento aos Pioneiros
Monumento aos Pioneiros

O monumento aos Pioneiros foi construído em 1995 pelo artista plástico Luíz Canará em homenagem a chegada dos imigrantes ao estado, além de simbolizar outros elementos que fazem parte da construção histórica de Roraima.

O monumento mostra a chegada de um casal pioneiro em uma canoa, principal meio de transporte utilizado na época, além de outros grupos de migrantes e suas famílias.

Há também um homem a cavalo que simboliza os fazendeiros, o busto de Macunaíma, personagem da mitologia indígena roraimense e atrás dele estão esculpidos grupos de indígenas, além da fauna e flora local.

Fica na praça Barreto Leite, no Centro histórico de Boa Vista, em frente a Orla Taumanan.

Igreja matriz nossa Senhora do Carmo

Boa Vista - Igreja matriz Nossa Senhora do Carmo
Igreja matriz Nossa Senhora do Carmo

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo foi construída no século XIX, tendo sua primeira igreja erguida em 1856. O prédio histórico foi tombado pela Prefeitura de Boa Vista em 1990, e restaurada em 1996.

Atualmente a igreja se encontra em ótima situação de conservação e possui um estilo um pouco diferente do habitual para as igrejas. Fica próxima a Orla Taumanan.

Voltar ao índice

O que fazer em Boa Vista: Parques e praças

Praça das Águas e Portal do Milênio

Boa Vista - Praça das Águas
Letreiro na Praça das Águas

A Praça das Águas é uma das áreas de lazer mais agitadas da cidade, frequentada por pessoas de todas as idades. No local há chafarizes e uma grande área aberta, mais movimentada à noite por ser mais fresco.

Junto à praça fica o Portal do Milênio, erguido no ano 2000 para homenagear a entrada do século 21. No local há também uma concentração de quiosques, restaurantes e bares, que torna o local uma ótima opção gastronômica.

Na verdade, a Praça das Águas é a área mais interessante de um enorme parque com 2,5 km de extensão que se estende pelo canteiro central da Av. Capitão Ene Garcês, desde a Praça da Cultura, próxima ao palácio do governo até a Praça da pirâmide.

Parque Anauá

Boa Vista - Praça das Águas
Parque Anauá

Anauá significa lugar de encontro, em makuxi. Assim é o parque, um grande local público de laser na cidade de Boa Vista, Roraima, com 106 hectares de área, incluindo um lago, denominado como Lago dos Americanos.

Possui área para eventos, quadras de esporte, local para caminhada e ciclismo e um lago, porém, o parque está um pouco descuidado e deveria passar por uma revitalização. Fica próximo ao aeroporto de Boa Vista RR.

Parque do Mirandinha

Boa Vista - Parque Mirandinha
Escultura da Iguana no Parque Mirandinha

O Parque do Mirandinha é composto por uma área verde estreita e comprida com aproximadamente 800 metros. Em sua área principal o que chama a atenção é a escultura de iguana gigante localizada no centro do gramado.

O parque conta também com muitas árvores e uma área de sombra, além de playground e pista de caminhadas e quadras de esportes. Fica em um bairro ao Norte, a 4 km do centro de Boa Vista.

Parque Ecológico Bosque dos Papagaios

Boa Vista - Parque Ecológico Bosque dos Papagaios
Parque Ecológico Bosque dos Papagaios

Localizado no bairro Paraviana, Zona Oeste da cidade de Boa Vista RR, o parque tem como principal atrativo, um enorme viveiro com animais, mas conta também com trilhas em uma área preservada.

Criado em 2009, o Bosque dos Papagaios conta com diversas espécies de árvores e plantas, animais silvestres, como arara, tucano, jabuti, cutia, paca e uma capivara.

O local dispõe de um grande viveiro, que abriga alguns animais, todos provenientes de apreensão e também por entrega voluntária.

  • O Parque abre à visitação de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
  • Aos sábados e domingos, somente no horário das 14h às 18h, não abrindo nos feriados.
    O acesso é gratuito!

Voltar ao índice

Outros pontos turísticos de Boa Vista -Roraima

Catedral de Boa Vista Cristo Redentor

Catedral de Boa Vista RR
Catedral Cristo Redentor

A igreja catedral do Cristo Redentor de Boa Vista, Roraima, foi projetada em 1967 e suas obras ocorreram entre 1968 e 1972, quando foi inaugurada. A edificação tem um estilo moderno, com formas que contemplam três símbolos: uma harpa, um navio e uma maloca indígena. Fica junto ao lado da Praça do Centro Cívico.

Monumento ao Garimpeiro

Boa Vista - Monumento ao Garimpeiro
Monumento ao Garimpeiro situado na Praça do Centro Cívico

Construído na década de 1960, o monumento representa um homem garimpando com sua bateia, uma homenagem aos tempos áureos da extração de ouro que contribuiu para o desenvolvimento do Estado de Roraima.

A obra fica na praça do Centro Cívico, em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, ponto central da cidade de Boa Vista RR.

Mercado Municipal São Francisco

Boa Vista - Mercado Municipal São Francisco
Praça de alimentação no Mercado Municipal São Francisco

O Mercado Municipal de Boa Vista é popularmente conhecido como uma ótima opção gastronômica na cidade. Um dos costumes do povo local é ir bem cedo, tomar um café com leite e comer uma tapioca regional.

O mercado municipal conta com 41 espaços destinados aos comerciantes, que vendem os mais variados produtos. Há também 6 restaurantes, 7 lanchonetes, banheiros e uma praça de alimentação.

Abre de segunda a sábado, das 6h às 18h e domingo, das 6h às 14h.

Ponte dos Macuxis

Boa Vista - Ponte do Rio Branco
Ponte dos Macuxis, no Rio Branco

A Ponte dos Macuxis atravessa o Rio Branco ligando a capital Boa Vista aos municípios do Cantá, Normandia e Bonfim. Faz parte da BR-401 e tem 1.200 metros de extensão.

Esta ponte, além de municípios vizinhos liga o Brasil à vizinha Guiana. Foi inaugurada em 1975 e o nome Macuxi é uma referência à maior etnia indígena de Roraima. A ponte pode ser vista ao longe a partir do Mirante Edileusa Lóz.

Voltar ao índice

O que fazer em Boa Vista: Praias e parques aquáticos

Por ser uma cidade quente e longe do mar, há algumas prainhas situadas nos afluentes do Rio Branco, assim como parques aquáticos, para se refrescar do intenso calor que faz em Boa Vista, Roraima.

Praia do Caçari

Boa Vista - Praia Caçari
Vista aérea da Praia do Caçari

Praia do Rio Cauamé que conta com uma bela faixa de areia e banho de águas mornas e rasas, mas de cor marrom. O local dispões de algumas sombras nas árvores e lanchonetes que servem refeições.

Evite os finais de semana de dia quando a praia costuma ficar super lotada. Fica a 7,5 km do centro da cidade de Boa Vista.

Praia do Polar

Boa Vista - Praia do Polar
Praia do Polar com o rio Cauamé cheio

Menor e mais estreita que a Praia do Caçari, a Praia do Polar também fica às margens do Rio Cauamé. Fica numa área mais fechada de mata onde o rio é mais estreito. Quando o rio está alto a praia praticamente some. Fica a 7 km do centro.

Eco Parque Roraima

Eco Parque Roraima
Eco Parque Roraima – Foto de divulgação do parque

O Eco Parque Roraima é uma grande área de lazer composta por um parque aquático e praia às margens de um lago artificial. O local dispões de inúmeras piscinas, toboáguas e uma grande infraestrutura com chalés e apartamentos para se hospedar, além de restaurante.

No lago é possível praticar atividades como caiaque, banana boat e stand-up. O parque oferece também quadra de esportes e sala de jogos.

Fica 40 km a oeste do centro da cidade de Boa Vista. Para mais informações, consulte o site do parque.

Aquamak Park

Aquamak Boa Vista RR
Aquamak – Foto de divulgação do parque

O Aquamak park é um parque aquático repleto de atrações situado entre lagos artificiais. Possui piscinas e diversas atrações como o Rio Lento, a Rampa, AquaKids, AquaMarine, Lagoa dos Peixes, Piscina Volei, Bar Molhado, entre outros.

Para mais informações sobre os dias de funcionamento, acesse o site do parque. Fica 40 km ao Sul do centro da cidade de Boa Vista.

Lagoa do Robertinho

Lagoa do Robertinho
Lagoa do Robertinho – Crédito: @lagodorobertinho

O Lago do Robertinho é um balneário de águas transparentes esverdeadas no meio da savana de Roraima. O lago forma uma prainha natural ideal para relaxar e se refrescar do forte calor que faz na região.

O local oferece uma ótima infraestrutura para os visitantes, com redes na água, barracas de palha, mesas e cadeiras na beira do lago. Tem restaurante, bar, banheiros e chalés de frente para o lago.

  • A Lago do Robertinho fica a 50 km do centro de Boa Vista, sendo 30 km de asfalto pela BR-174 e 20 km de estrada de terra.
  • Vá de preferência na quinta ou sexta, pois nos finais de semana o lugar costuma ficar lotado. Abre de quinta a domingo, das 7h às 18h.

Voltar ao índice

Mapa de Boa Vista: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com cada um dos pontos turísticos de Boa Vista, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Passeios guiados em Boa Vista, Roraima

Se você não tiver muito tempo e não for alugar carro uma opção é fazer um dos passeios guiados para conhecer a capital. Há também uma opção de passeio de barco pelo Rio Branco.

Opções de passeios guiados na cidade

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Sou boavistense e realmente Boa Vista não é uma cidade turística, embora poderia ser. Por aqui pela região tem atrações da natureza com grande potencial, como cachoeiras, trilhas, etc. O texto tá muito bem escrito, resumiu bem a cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here