Calpe, Espanha: Praias e montanhas na mesma cidade

Conheça a cidade de Calpe, uma joia da costa do Mediterrâneo, na Espanha, cidade de belas praias e montanhas rochosas que oferece paisagens espetaculares.

Calpe, Espanha - Parque natural Peñón Difac
Topo do parque natural Peñón Difac
  Por Jair Prandi
 

Calpe é uma cidade do litoral da Espanha situada na província de Alicante, na parte norte da região de Costa Blanca. A cidade de aproximadamente 25 mil habitantes é um destino de praias e também de belas montanhas à beira mar.

A cidade de Calpe, Espanha, é repleta de belas praias e enseadas dispostas por seu litoral de cerca de 13 km, além de diversas atrações naturais que são protegidas para conservá-las, destacando-se o parque Peñón de Ifach.

Além dos atrativos naturais, a cidade tem com uma rica história que data desde a época dos ibéricos, romanos e mouros, difundindo assim várias culturas e características.

Calpe é com certeza é uma ótima cidade para se visitar, principalmente se você busca atrações de maior contato com a natureza, como praias e paisagens cinematográficas. Saiba o que fazer em Calpe, na Espanha.

Calpe - Espanha
Vista da cidade a partir do Peñón Ifach

Turismo em Calpe, Espanha

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Calpe, Alicante

Navegue por este post

Quando ir a Calpe, na Espanha

Para saber quando ir, primeiro deve ter em mente que tipo de viagem vai querer, se a intenção é pegar praia ou se quer curtir as paisagens e pontos turísticos.

A cidade de Calpe tem um clima mediterrâneo e apresenta boas temperaturas e poucas chuvas durante quase todo o ano.

  • Os meses de junho, julho e agosto são os mais quentes, com uma média de 25ºC, sendo a melhor época para quem busca praia. Porém são os mais movimentados e as hospedagem ficam mais caras.
  • Os meses de setembro e outubro também tem boas temperaturas, dias ensolarados, mas com menor movimento e os preços mais em conta.
  • Novembro e dezembro são os meses mais chuvosos e a temperatura não é tão alta. Já entre janeiro e maio, a temperatura gira em torno de 16º C e 20º C, mas não chove tanto, sendo uma boa época para curtir as paisagens.

Voltar ao índice

Calpe - Parque natural Peñón Difac
Gaivota no Parque natural Peñón Difac

Como chegar a Calpe – Alicante

Calpe fica na Costa do Mediterrâneo, litoral Sudeste da Espanha, a 468 km de Madri, 123 km de Valência, 480 km de Barcelona, e a 23 km de Benidorm.

A cidade de Calpe não possui aeroporto, sendo que os mais próximos são, o aeroporto de Alicante (76 km), mas que não recebe muitos voos, e o aeroporto de Valência (140 km), que possui voos mais frequentes.

Alugar um carro em um dos aeroportos é uma ótima opção para conhecer vários destinos do país com total liberdade. Rodei mais de 2 mil quilômetros e um roteiro pela Espanha de carro alugado saindo de Madri e chegando em Barcelona, incluindo a passagem pela cidade de Calpe.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Calpe: Dicas de Hotéis

Apesar de Calpe ser uma cidade pequena, recebe muitos turistas durante o verão, e com isso oferece um bom número de opções de hospedagem, em pousadas, hotéis e apartamentos.

Hotel Ifach - Calpe
Hotel Ifach – Ótima opção na cidade – Foto de divulgação

Na alta temporada de verão (junho a agosto) os valores de hospedagem sobem por conta do aumento na procura. As principais acomodações são encontradas no centro da cidade ou nas proximidades das praias.

Confira algumas dicas de hospedagens bem avaliadas em Calpe, Espanha:

Voltar ao índice

O que fazer em Calpe: Pontos turísticos

Parc Natural del Peñón de Ifach – Calpe

Calpe, Espanha - Peñón Difac
Vista a partir da trilha do Peñón Difac

O parque Peñón de Ifach é uma reserva natural localizada em uma montanha rochosa em Calpe com 332 metros de altura e que chama a atenção de longe, sendo visto de toda a cidade.

O parque tem 53,3 hectares e é composto por sítios arqueológicos, uma flora com cerca de 300 espécies de plantas, 80 espécies de animais, além das duas praias.

Calpe, Espanha - Parque natural Peñón Difac
Ponto mais alto do Peñón Difac e a vista espetacular da cidade

A montanha de pedra que é vista de longe se destacando no mar cercado pelas belas praias de Fossa e Cantal Roig. Uma trilha de cerca 5 Km (ida e volta) leva ao topo e proporciona vistas cinematográficas da cidade das praias.

Atenção! A visitação é gratuita, porém, é necessário fazer a reserva com antecedência, pois há um limite de 300 visitas diárias. Faça sua reserva pelo site oficial aqui.

Mirador Monte Toix – Calpe

Calpe - Mirante Morro de Toix
Mirante Morro de Toix

O mirante do Monte Toix é um dos melhores mirantes de toda a Costa Blanca, localizado na montanha no extremo Oeste de Calpe, próximo a cidade de Altea.

A vista panorâmica do Mirador Monte Toix mostra conta com o Peñón de Ifach ao fundo, as várias praias da cidade, o Mar Mediterrâneo, olhando para o continente, você verá ao fundo o topo da Sierra Nevada.

O acesso de carro vai até 300 metros antes do mirante, o restante da subida é percorrido a pé por uma calçada.

Praça Maior de Calpe

Calpe - Praça Maior
Praça Maior

A Plaça Major fica localizada nas proximidades da Praia del Arenal-Bol, muito frequentada por populares e turistas. Ao seu redor são encontradas diversos hotéis e opções de hospedagem por ser bem localizada.

A praça conta com diversas galerias abertas que a rodeiam e fornecem sombra aos visitantes. A praça é coberta por blocos de cimento coloridos que formam faixas e dão um toque especial ao local. O Auditório Casa de la Cultura de Calpe é abrigado na praça.

Plaza Colón – Calpe

Calpe - Praça Colón
Praça Colón

A Plaza Colón está localizada em frente à Praia del Arenal-Bol, no centro da cidade de Calpe e pode ser acessada pela Avenida Gabriel Miró e se junta com a praia por meio de uma escadaria.

A praça conta com um pequeno espelho d’água com uma uma cerca em formato de algas com diversas esculturas com referências a figuras marinhas, além de jatos de água que dão vida a praça.

Calle Puchalt – Calpe

Calpe - Carrer del Puchalt
Carrer del Puchalt e as escadarias coloridas

Calle Puchalt, conhecida também como Calle de las Banderas, é a rua mais fotografada da cidade. É uma rua para pedestres com escadarias coloridas com as cores da bandeira espanhola.

Localizada no centro histórico da cidade de Calpe, além do colorido, a rua também é decorada com diversos vasos de flores e as casas com varandas que dão à rua um aspecto único charmoso à essa via.

Lago Les Salines

Calpe - Lagoa les Salines
Flamingos na Lagoa les Salines

Les Salines é uma lagoa de água salgada, localizada dentro da cidade de Calpe, que foi utilizada por muitos anos para a extração de sal, até o ano de 1988, quando se tornou uma área protegida para preservação.

Laguna Les Salines é cercada por um calçadão que facilita o acesso e a apreciação da lagoa e tem como atrativos, os flamingos que costumam frequentar a lagoa o dia todo.

Voltar ao índice

Praias de Calpe

Junto com o Peñón de Ifach, as praias de Calpe são as principais atrações da cidade. O munícipio conta com 14 praias ao longo de seus 13 km de litoral e falaremos aqui sobre um pouco sobre algumas delas.

Praia Puerto Blanco

Calpe - Praia Puerto Blanco
Vista aérea da Praia Puerto Blanco

Recebe esse nome por estar situada ao lado da Marina del Puerto Blanco. É uma pequena praia de cerca de 140 metros de extensão, bastante visitada por populares e pouco movimentada.

É uma praia bem tranquila de areia clara e águas calmas, ótima para famílias. A praia é de fácil acesso e é premiada com Bandeira Azul pela qualidade de suas águas e dos serviços.

Praia de Arena-Bol

Calpe - Praia Arenal-Bol
Praia Arenal-Bol

Uma das mais conhecidas e movimentadas praias de Calpe, a Playa del Arena-Bol é também a mais longa da cidade, com 1,5 km de extensão. Possui areia dourada e fofa, as águas calmas e de boa temperatura que convida para um mergulho.

A praia é bem estruturada, conta com restaurantes e bares em sua orla, além de banheiros, salva-vidas, passarelas e aluguel de espreguiçadeiras guarda-sóis, o que lhe dá a classificação de bandeira azul.

Praia de Cantal Roig

Calpe - Praia Cantal Roig
Praia Cantal Roig vista do Peñón Ifach

Situada ao lado da Playa del Arena-Bol, Cantal Roig, também é premiada com Bandeira Azul. De fácil acesso, tem cerca de 200 metros de extensão é bem estruturada e muito boa para passar o dia.

A praia conta com um local de mergulho, delimitado por boias, é muito comum ver pessoas com snorkel curtindo o fundo do mar mediterrâneo da região, nas suas águas calmas e tranquilas.

Praia Fossa

Calpe - Praia la Fossa
Praia la Fossa e Peñón Ifach ao fundo

Também conhecida como Praia Levante, é uma das maiores praias de Calpe cidade com 950 metros de comprimento. Também de Bandeira Azul, parte dela faz parte do Parc Natural del Peñón de Ifach.

Com ótima vista para a grande pedra, a praia conta com uma ótima estrutura, sua orla é cercada por um grande calçadão com diversos bares e restaurantes. A água da praia é calma, morna e clara que favorece a prática de mergulho.

Voltar ao índice

Mapa de Calpe: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Calpe listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Ingressos para atrações e passeios em Calpe

É possível reservarm transfer do aeroporto, passeios e atividades de Calpe pela internet, com antecedência. Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados na Europa com a Civitatis e também com a GetYourGuide, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Passeios guiados, atividades e translado com a Civitatis

Passeios guiados, atividades e translado com a GetYourGuide

Voltar ao índice

Seguro Viagem Espanha

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here