Ilha de Chios – Grécia: Destino de belas praias e vilas medievais

Conheça a Ilha de Chios, uma das maiores da Grécia, que oferece belas praias e vilas medievais, próximo da costa da Turquia.

Chios - Grécia - Praia das Pedras Pretas
Praia das Pedras Pretas
  Por Jair Prandi
 

A Ilha de Chios, também descrita como Quios ou Quio é uma ilha da Grécia, localizada no Mar Egeu, muito próxima da Turquia. A capital e principal cidade da ilha também tem o nome de Chios e é onde fica o porto de entrada.

A ilha de Chios é famosa pela sua paisagem de montanhas com belas praias de pedras com suas águas transparentes e também pelas belas aldeias de pedra que parecem ter parado no tempo.

Quios também é famosa pela produção de mastique, resina das aroeiras. A ilha ficou conhecida como a Ilha de Aroeira, por ser o único lugar da Grécia que tem as famosas árvores.

Vila Mesta - Ilha de Chios - Grécia
Vila medieval de Mesta

Turismo em na Ilha de Chios, Grécia

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Chios – Grécia

Navegue por este post

Quando ir a Ilha de Chios, na Grécia

Ilha de Chios - Praia dos Emporios
Praia dos Emporios

A melhor época para visitar a ilha de Chios e aproveitar as praias vai de abril a setembro, quando chove muito pouco e as temperaturas estão mais altas. Março e outubro também são meses bons.

Entre novembro e fevereiro chove um pouco mais, mas nada tão significativo e as temperaturas baixam se tornando inviável o banho de mar, mas, ótimo para visitar as vilas medievais da Ilha de Chios.

Voltar ao índice

Como chegar na Ilha de Chios, Grécia

Chios - Grécia
Vista da cidade de Chios Grécia, chegando de barco

Chios é uma das maiores ilhas da Grécia, fica a 215 km de Atenas, e, linha reta e a apenas 15 km de Cesme, em Izmir, na Turquia. Isso mesmo, fica muito mais próximo da Turquia do que o restante da Grécia.

De Atenas a Chios

De Atenas a Chios há opções para viajar de avião ou de barco.

  • A viagem de avião de Atenas a Chios dura em torno de 50 minutos e há 3 companhias aéreas que operam voos diários para lá: Sky Express, Olympic e Aegean.
  • Chegar a Chios de barco, a partir do Porto de Piréus, em Atenas no Pireu demora cerca de 10 horas em um trecho de aproximadamente 300 km.

De Cesme, na Turquia a Chios

A opção mais rápida e barata para chegar a Chios é de barco saindo do Porto de Cesme, próximo a Izmir, na Turquia. Porém, será necessário fazer a imigração, mas costuma ser rápido.

Mar Egeu, entre Grécia e Turquia
Mar Egeu, entre a Grécia e a Turquia

Se você estiver em Izmir, na Turquia pode fazer um bate-volta, tem muitas agências que fazem esse passeio. Se for fazer por conta, a passagem de barco custa em torno de 20 Euros.

Obs: O porto de Cesme fica a 80 km da cidade de Izmir e é preciso ver que tipo de transporte faz esse trecho. Se for uma excursão estará incluído.

Voltar ao índice

Onde ficar na Ilha de Chios, Grécia

A Ilha de Chios é grande, com aproximadamente 50 km de extensão e 15 km de largura. Uma boa opção é ficar na capital da ilha, a cidade de Chios e fazer passeios pelas praias e vilas da ilha.

Se preferir ficar numa cidade medieval, a Vila de Mesta é uma boa opção. Nos links abaixo é possível escolher a hospedagem em pontos variados da ilha, confira!

Voltar ao índice

O que fazer na Ilha de Chios: Pontos turísticos

Ilha de Chios - Vila Pyrgi
Vila Pyrgi, no sul da ilha

A Ilha de Chios é formada por uma costa rochosa, mas conta também com diversas praias de areias negras ou de pequenas pedras.
A cidade de Chios (Capital) tem em torno de 30 mil habitantes e conta com algumas atrações como a fortaleza de Chios, o Museu Arqueológico e o Museu Bizantino.

Conheça algumas atrações da Ilha de Chios, na Grécia:

Mesta

Ilha de Chios - Vila Mesta
Vila Mesta

Mesta é uma vila medieval repleta de ruas estreitas e floridas (somente para pedestres), com casas de pedra com muitos arcos, bancos de pedra e pequenas torres circulares.

Interior da igreja Maiores Brigadeiros, em Mesta

No meio da vila fica a igreja e a praça principal, com alguns bares, restaurantes e lojinhas. É um lugar que parece que parou no tempo e que vale a pena a visita. Fica a 35 km de Chios, da capital da ilha.

Pyrgi

Vila Pyrgi - Ilha de Chios - Grécia
Vila Pyrgi

Pyrgi é outra vila interessante do Sul da Ilha de Chios, com bela arquitetura, onde a maior parte das casas tem dois ou três andares com belas varandas.

Na vila há também algumas belas igrejas ortodoxas. Fica a 24 km da capital da vila e a 9 km da vila de Mesta.

Igreja em Pyrgi - Chios - Grécia
Igreja em Pyrgi

Outras vilas de Chios

Outras vilas que não visitamos, mas que são recomendadas pelo blog Uma Brasileira na Grécia:

  • Anavatos: Aldeia construída sobre uma acrópole e fortaleza medieval.
  • Lagkada: Vila pitoresca de Lagada e da praia de Nagos.
  • Volissos: Grande vila na parte norte de Chios, com uma fortaleza bizantina no topo da colina.

Praia das Pedras Pretas (Mavra Volia)

Chios - Grécia - Praia das Pedras Pretas
Praia das Pedras Pretas

A Praia das Pedras Pretas, também conhecida como Mavra Volia, é uma das mais famosas entre as praias da Ilha de Chios. A praia de 250 metros de extensão não possui areia, é toda tomada de pedras negras arredondadas de tamanho pequeno.

Ilha de Chios - Praia Pedras Pretas
Praia Pedras Pretas

Suas águas são bastante transparentes e o mar é calmo, no mês de agosto, quando visitei, a água estava com temperatura bastante agradável. Fica no extremo Sul da ilha a 30 km da cidade sede.

Outras praias da Ilha de Chios, Grécia

Há muitas praias ao redor da ilha, boa parte delas de pequeno tamanho, mas de grande beleza com águas calmas. Geralmente as que possuem a melhor infraestrutura ficam na parte leste da ilha.

Praia Foki - Chios - Grécia
Vista da Praia Foki

Se você ficar uns dias na ilha vale a pena alugar um carro e ir circulando para conhecer diversas delas.

Voltar ao índice

Mapa da Ilha de Chios: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Chios listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here