Serra do Tepequém: Ecoturismo em Roraima

Conheça a Serra de Tepequém, destino de Roraima ainda pouco conhecido no Brasil, mas que se revelou uma ótima opção para adeptos do ecoturismo.

Serra do Tepequém - Mirante Mão de Deus
Mirante Mão de Deus
  Por Jair Prandi
 

Tepequém é um destino de ecoturismo do estado de Roraima, extremo norte do Brasil. A povoação que surgiu na serra através do garimpo de diamantes, atualmente recebe turistas e aventureiros em busca de suas atrações naturais.

Os principais pontos turísticos da Serra do Tepequém são os mirantes e cachoeiras, porém, o garimpo, apesar da degradação, deixou um legado com algumas atrações, como o Tilim do Gringo, a Lagoa do Paraíso e a Lagoa Esmeralda.

A Serra de Tepequém, no município de Amajari, destaca-se na região por ser uma região alta entre as planícies do estado de Roraima. É procurada para atividades como trekking, banho de cachoeira, e observação da flora e fauna.

É uma ótima opção para quem vai visitar o Monte Roraima e Boa Vista e quer estender a viagem.
Neste post iremos mostrar seus principais pontos turísticos, com todas as dicas de visitação e o que fazer em Tepequém, confira!

Tepequém - Roraima
Letreiro de Tepequém

Turismo em Tepequém – Roraima

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer na Serra do Tepequém, Amajari RR

Navegue por este post

História da Serra de Tepequém

A lenda mais conhecida sobre o nome Tepequém é de origem indígena. Surgiu da união de duas palavras nativas: “tupã”e “queem”, que significa “deus do fogo”. Os povos antigos acreditavam que a serra abrigava um vulcão.

Serra do Tepequém - Vista do Mirante Mão de Deus
Vista da serra a partir do Mirante Mão de Deus

A ocupação no local começou por volta de 1936, incentivada pelo garimpo de diamante que teve seu auge nas décadas de 40 e 50. Nessa época, áreas da serra foram bastante degradadas e modificadas devido à intensa e descontrolada exploração do mineral.

A cachoeira do Funil é um exemplo de paisagem que foi modificada no passado por explosões de dinamite que desviou o leito do rio e local da queda.

Serra do Tepequém - Cachoeira do Funil
Vista aérea da Cachoeira do Funil

Atualmente ainda há exploração de garimpo, mas somente de forma manual sem degradar o meio ambiente. A Serra do Tepequém vem se tornando cada vez mais um destino de ecoturismo e a Vila do Paiva se preparando para receber os turistas, com novas pousadas, restaurantes e comércio em geral.

Vila do Paiva - Serra do Tepequém
Vista aérea da Vila do Paiva

Voltar ao índice

Quando ir a Serra de Tepequém, Roraima

Em Tepequém há duas “estações” bem definidas, como é comum no extremo Norte do Brasil. A temperatura média anual é de 26º C e não muda muito durante o ano.

  • A estação chuvosa vai de abril a agosto, geralmente com chuvas mais intensas em junho. No período chuvoso, as quedas d’água são mais volumosas e tendem a ficar mais perigosas, além dos dias serem mais fechados.
  • A estação seca vai de setembro a março, sendo essa a melhor época para visitar a serra do Tepequém e curtir melhor as suas atrações. Os dias são mais ensolarados e com menos chuva as águas ficam mais mornas e transparentes, ideais para banho de cachoeira.

Voltar ao índice

Tepequém - Mirante Mão de Deus
Mirante Mão de Deus (foto de drone)

Onde fica Tepequém: Como chegar

Onde fica Tepequém

A Serra do Tepequém fica no município de Amajari, ao Norte do estado de Roraima, extremo Norte do Brasil. A Vila do Paiva situada na Serra tem em torno de 350 moradores e fica a 52 km da cidade de Amajari e a 207 km de Boa Vista, capital de Roraima.

De avião

Para quem vem de outros estados, a melhor forma de chegar é de avião pelo Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Brasil Cantanhede (BVB).

O aeroporto de Boa Vista recebe voos diretos de algumas capitais, especialmente Brasília e Manaus de onde se conectam com outras capitais brasileiras.

De carro alugado

Do Aeroporto de Boa Vista a Vila do Paiva o mais indicado é alugar um carro, pois além desse percurso de 207 km, você vai precisar do carro para se deslocar entre os pontos turísticos da Serra do Tepequém.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Aproveite para conhecer a capital Boa Vista, recomendamos que fique um dia para visitar seus atrativos.

Veja as opções de hotéis em Boa Vista

De carro próprio

Ir de carro próprio é recomendado somente para quem mora no estado de Roraima. Manaus, por exemplo, que é a outra capital mais próxima fica a quase 1000 km.

Atenção! Não há posto de gasolina em Tepequém, o posto mais próximo fica na cidade Amajari, 52 km antes da serra. Previna-se de combustível, pois precisará uma quantia também para rodar por lá. Também não há bancos na Vila do Paiva.

Trecho entre Boa Vista e Tepequém e as atrações

BR-174 entre Boa Vista e Paracaima em Roraima
Trecho com muitos buracos na BR-174 entre Boa Vista e Paracaima em Roraima

O trecho entre Boa Vista e a Vila do Paiva é todo pavimentado. Porém, tanto na rodovia BR-174 (metade do percurso) e a RR-203 (outra metade) há trechos bons, mas outros com grandes buracos (ref. out 2022), por isso, muito cuidado.

Na Serra do Tepequém há estradas que levam próximos aos principais atrativos, complementado por trilhas, umas curtas, outras longas, que iremos especificar em cada atração da lista do que fazer em Tepequém. Umas estradas estão em boas condições outras ruins (ref. out 2022).

Estrada na Serra do Tepequém
Trecho da subida da serra

Voltar ao índice

Onde ficar na Vila de Tepequém: Dicas de pousadas

A pequena Vila do Paiva, principal povoado da Serra do Tepequém vem ganhando cada vez mais novas pousadas, a maioria delas estão no povoado e algumas um pouco mais distantes.

Muitas delas ficam lotadas nos finais de semana e praticamente vazias nos outros dias da semana. Se puder vá no meio da semana para uma visitação mais tranquila.

Pousada Platô - Tepequém
Pousada Platô

Fiquei por 2 noites na Pousada Platô, que fica em um local bem tranquilo, bem próximo da vila. Segue uma pequena lista das principais pousadas:

Voltar ao índice

Onde comer na Vila do Paiva

A Vila do Paiva conta com vários restaurantes, alguns deles anexos à pousadas, porém, quase todos abrem apenas nos finais de semana.

O único que encontramos com buffet a quilo que abre todo dia, tanto para o almoço como  para o jantar, foi o restaurante anexo à Pousada das Estrelas situado na Rua Cabo Sobral (ref. out 2022).

Outra opção que almoçamos em um dos dias foi no restaurante do Baiano, mas que funciona somente à la carte. Em ambos a comida é caseira e muito boa.
Voltar ao índice

O que fazer em Tepequém: Pontos turísticos

Como já falamos as atrações da Serra do Tepequém são principalmente as cachoeiras e mirantes na borda da serra. Mas há também atrações que se originaram da época do garimpo.

Algumas atrações são de fácil acesso e podem ser feitas sem guiamento, porém, recomendamos que contrate um guia, que em algumas das atrações é indispensável. Depois iremos passar o contato!

Agora iremos mostrar o que fazer em Tepequém, destacando os principais pontos turísticos, confira!

Mirantes na Serra do Tepequém – Roraima

Platô da Serra do Tepequém

Nascer do Sol no Platô de Tepequém
Nascer do Sol no Platô

O Platô do Tepequém fica na parte mais alta da serra e seu cume chega a 1.022 metros de altitude. A vista lá do alto alcança uma longa distância e é o melhor local para assistir nascer o Sol na Serra de Tepequém.

Mirante do Platô do Tepequém
Mirante do Platô

Esta é a trilha mais longa e mais puxada do local, são 4,8 km (9 km ida e volta). A subida dura entre 1h30 e 2 horas e é preciso siar bem cedo para ver o Sol nascer.

O ponto de partida da trilha fica às margens da rodovia ao lado de uma propriedade privada, a 3 km da Vila do Paiva. A trilha é puxada, principalmente na ida por ser quase toda subindo e pela distância.

Mirante Mão de Deus – Serra do Tepequém

Serra do Tepequém - Mão de Deus
Mirante Mão de Deus

O Mirante Mão de Deus, apesar de não ser o mais alto, é no meu ponto de vista é o mais bonito. A formação rochosa avança para o abismo como se fosse uma mão estendida para o horizonte possibilitando fotos fantásticas.

O mirante é de fácil acesso através de uma caminhada de aproximadamente 1 km, que inclui a travessia do rio, acima da Cachoeira do Paiva. O acesso à trilha fica a 3 km do centro da Vila do Paiva.

Nota! Uma semana após minha visita ao Mirante Mão de Deus, houve uma vistoria dos bombeiros e o acesso à pedra foi interditado por rachaduras e pelo risco de desabamento (ref. out 2022). Segundo informações, o local deverá receber um cercado limitando o acesso até um ponto seguro para ser liberado novamente à visitação.

Mirante do Paiva – Serra do Tepequém

Serra do Tepequém - Mirante do Paiva
Mirante do Paiva e a cachoeira ao fundo

O Mirante do Paiva fica a 800 metros em linha reta da Mão de Deus e proporciona a vista da Cachoeira do Paiva, das corredeiras do rio, e da paisagem de mata fechada de todo o vale abaixo.

O acesso é bastante fácil com a estrada chegando a 100 metros do mirante na borda da serra. Fica a 4 km do centrinho da Vila do Paiva.

Cachoeiras na Serra do Tepequém RR

Cachoeira do Paiva

Serra do Tepequém - Cachoeira do Paiva
Cachoeira do Paiva

A Cachoeira do Paiva é a mais conhecida da Serra do Tepequém pela facilidade de acesso. Fica logo acima do Mirante do Paiva com acesso por uma escadaria que leva até a base e a piscinas naturais e corredeiras.

Na cachoeira não é possível tomar banho, pois não possui piscina natural, somente na área mais abaixo ou acima dela. O acesso e estacionamento fica a 3 km da vila.

Cachoeira Laje Verde – Serra do Tepequém

Serra do Tepequém - Cachoeira Laje Verde
Cachoeira Laje Verde

A Cachoeira da Laje Verde fica em uma área cercada de mata nas encostas da serra em um local de difícil acesso. O mesmo rio que passa pela Cachoeira do Paiva, desce por uma sequência de corredeira e pequenas quedas até despencar na Cachoeira Laje Verde.

É uma cachoeira para contemplação da natureza e a trilha para chegar até ela apesar de não ser tão longa (aproximadamente 1 km) percorre um terreno bastante acidentado com passagem pelo rio.

Obs: Por questões de segurança, se o rio estiver cheio não é possível visitar. O acesso é pelo mesmo local da Cachoeira do Paiva a 3 km da Vila de Tepequém. Vá somente com guia.

Cachoeira do Barata

Tepequém - Cachoeira do Barata
Cachoeira do Barata

A Cachoeira do Barata tem pouca altura, mas possui uma belíssima piscina natural de águas transparentes e verdes na sua base. A piscina natural possui uma parte profunda e outra mais rasa, onde é preciso tomar cuidado com as pedras lisas.

É acessível através de uma trilha de aproximadamente 300 metros, que primeiro desce por uma escadaria de pneus e depois pelas pedras do leito do rio. O acesso à trilha fica a 6 km da Vila do Paiva.

Cachoeira do Funil – Tepequém

Tepequém - Cachoeira do Funil
Cachoeira do Funil

A Cachoeira do Funil teve o local de sua queda modificado durante a época em que o garimpo não tinha qualquer tipo de limite e fiscalização. O rio foi desviado para explorar áreas de seu leito original.

O paredão é bastante alto, mas a queda não é tão vertical, mas sim diagonal. A visitação é pela parte superior e não há piscina natural para banho, somente para contemplação.

O ideal é visitar a Cachoeira do Funil junto com o Tilim do Gringo pela proximidade das duas atrações e pela trilha ser uma das mais longas de Tepequém.

O acesso é pelo Sítio Sobral situado a 5 km da vila e a caminhada é de 3,5 km (7 km ida e volta), passando pelo Tilim do Gringo, com um trecho pelo leito do rio. Vá somente com guia.

Cachoeira do Cupim

Tepequém - Cachoeira do Cupim
Cachoeira do Cupim

A cachoeira do Cupim é a de mais fácil acesso da Serra de Tepequém, basta estacionar o carro às margens da rodovia e caminhar em torno de 150 metros.

É uma cachoeira pequena, mas que conta com uma piscina natural propícia para banho. Á água do riacho tem tonalidade laranja escuro que lembra uma coca cola pela coloração das rochas.
O acesso à trilha fica a 3 km da Vila de Tepequém, à beira da rodovia, sentido Boa Vista.

Cachoeira do Cipó – Tepequém

Tepequém - Cachoeira do Cipó
Cachoeira do Cipó – Crédito: @tepequem.aventura

Situada no igarapé do Barata, a Cachoeira do Cipó possui pequenas piscinas de águas cristalinas e ao final dela, se encontra uma queda d’água ornamentada com alguns Cipós.

A é lugar pra chamar de seu, onde o acesso dificulta um pouco, pois precisa ser em veículo 4×4. O atrativo fica a 3 km da vila, com trilha considerada leve.

Corredeira da Laje

Tepequém - Corredeira da Laje
Piscina natural da Corredeira da Laje

A Corredeira da Laje é uma atração formada por um grande lajeado inclinado por onde desce uma corredeira íngreme. No topo da corredeira há uma piscina natural propícia para banho na coloração de coca cola, mas com água bastante transparente.

Em alguns pontos é preciso ter cuidado com as pedras lisas.
O acesso à trilha é pelo mesmo local da Lagoa do Paraíso (ideal visitar junto) a 3 km da vila e depois uma caminhada de 500 m (1 km ida e volta).

Corredeira do Cabo Sobral

Tepequém Corredeira do cabo Sobral
Corredeira do Cabo Sobral

A Corredeira do cabo Sobral é menos interessante que as outras cachoeiras, mas que vale a pena dar uma passada ao visitar o Tilim do gringo, pelo acesso ser bem próximo. A corredeira forma pequenas quedas d’água e uma piscina natural onde é possível se banhar.

O acesso é pelo Sítio Sobral situado a 5 km da vila de Tepequém e a caminhada é de uns 200 metros.

Igarapé do Miudinho

"Tepequém

Igarapé do Miudinho Afluente do igarapé do Cabo Sobral, um tesouro escondido que forma uma pequena queda d’água com uma piscina natural, um local pouco conhecido na Serra de Tepequém.

A trilha é de nível fácil, mas que exige uma caminhada de aproximadamente 1h. Acesso para veículos altos de preferência.

Igarapé Preto

Tepequém - Igarapé Preto
Igarapé Preto – Crédito: @tepequem.aventura

Atrativo bem família e pra quem quer sair da muvuca da vila. Possue pequenas piscinas de água corrente, por lá chamadas de Coca-Cola. O mais interessante do lugar são as histórias vividas ali na época do garimpo. Atrativo de nível fácil.

Igarapé do Zé Quirino

Igarapé do Zé Quirino
Igarapé do Zé Quirino – Crédito: @tepequem.aventura

O Igarapé do Zé Quirino nasce próximo ao mirante do Platô, afluente do igarapé do Paiva, possui diversas piscinas naturais a céu aberto e pequenas quedas d’água, em meio ao verde com muita sombra.

É considerada uma trilha de nível médio e fica a aproximadamente 6 km da vila, incluindo a trilha com veículo 4×4.

Outros pontos turísticos de Tepequém – Amajari

Tilim do Gringo

Tepequém - Tilim do Gringo
Tilim do Gringo

O Tilim do Gringo é uma atração da lista do que fazer em Tepequém, resultante da época da extração desordenada do garimpo de diamante. É um canal estreito e rochoso que foi aberto artificialmente para a passagem do rio.

Na época, um investidor estrangeiro comprou as terras para mineração. O rio passa por uma caverna alagada e ele queria procurar diamante nele, com isso, criou um canal artificial para desviar o rio possibilitando a exploração.

Tepequém - Rio do Tilim do Gringo
Caminho pelo rio que leva ao Tilim do Gringo

O passeio ao Tilim do Gringo consiste em percorrer o leito do rio e atravessar esse canal. Recomenda-se fazer a visita em conjunto com a Cachoeira do Funil, que é visitada na sequência.

O acesso é pelo Sítio Sobral situado a 5 km da vila e a caminhada é de 2,5 km (5 km ida e volta), com um trecho pelo leito do rio. Vá somente com guia.

Lagoa do Paraíso – Tepequém

Tepequém - Lagoa do Paraíso
Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso é outra atração resultante do garimpo de diamantes em Tepequém, formada a partir da exploração e alimentada por um lençol freático.

A lagoa possui solo arenoso, com águas esverdeadas e transparentes, uma verdadeira prainha no topo da serra. Possui locais rasos ideal para crianças, mas também áreas mais profundas.

O acesso à trilha fica a 3 km da Vila do Paiva e uma caminhada de trilha de uns 300 m.

Lago Esmeralda – Tepequém

Tepequém - Lago Esmeralda
Lago Esmeralda

Com procedência parecida com a Lagoa do Paraíso, através da mineração, a Lagoa Esmeralda possui um formato diferente, por ser cercada por um alto barranco e ser mais profunda.

O nome se deve á sua coloração verde mais forte semelhante a esmeralda. É um lugar ideal para quem nada bem e gosta de pular na água, mas há uma descida íngreme de acesso também.

Fica a pouco mais de 2 km do centrinho da vila, acessível por uma estrada de areia e o carro chega ao lado do lago.

Letreiro de Tepequém

Letreiro de Tepequém
Letreiro de Tepequém

O letreiro colorido de Tepequém é também uma parada obrigatória para foto. Fica no descampado numa área central da Vila do Paiva ao lado da rodovia com a vista da montanha do platô ao fundo.

Caverna do Igarapé Preto

"Tepequém

É um local onde os garimpeiros descobriram cascalho com diamantes sob as rochas. O atrativo é guardado pela família Guimarães, proprietários do sítio e que vivem lá.

A recomendação é de contratar um dos moradores do sítio para se ter acesso e fazer o guiamento, pois o local requer muita atenção e cuidado em relação a bichos. Fica a aproximadamente 4 km da Vila do Paiva, requer um veículo 4×4. Nível de dificuldade moderado.

Voltar ao índice

Mapa de Tepequém: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com cada um dos pontos turísticos de Tepequém, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Agência e guia de turismo em Tepequém

Todo nosso roteiro em Tepequém foi feito com nosso carro alugado, mas com o acompanhamento de um guia local, organizado por uma agência.

Há assim algumas atrações de fácil acesso que podem ser visitadas por conta, mas para algumas mais distantes, de caminhos confusos e mais perigosas, que é muito recomendado e essencial estar acompanhado de um guia.

Fizemos todos os passeios com um guia da Tepequém Aventura e Turismo. Para fazer uma cotação e formular seu roteiro, acesse o botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine as atividades!

Contato Tepequém Aventura
Voltar ao índice

Nosso roteiro na Serra do Tepequém

Veja como foi nosso roteiro de 3 dias em Tepequém onde visitamos as principais atrações do destino.

Primeiro dia

  • Saída de Boa Vista as 7h da manhã, chegada em Tepequém as 10h.
  • Cachoeira do Cupim, Mirante do Paiva e Cachoeira do Paiva pela manhã.
  • Tilim do Gringo, Cachoeira do Funil e Corredeira do Cabo Sobral à tarde.

Segundo dia

  • Platô do Tepequém (saída as 3h30 para o nascer do Sol)
  • Lagoa do Paraíso e Corredeira da Laje pela manhã
  • Cachoeira do Barata e descanso à tarde

Terceiro dia

  • Mirante Mão de Deus e Lago Esmeralda pela manhã
  • Retorno a Boa Vista á tarde

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here