Aswan, Egito: 17 atrações imperdíveis ao redor do Rio Nilo

Conheça a cidade de Aswan, no Egito. Dicas de viagem, atrações e passeios deste destino do Sul do Egito, às margens do Rio Nilo.

Assuã - Egito
Passeio de barco pelo Rio Nilo
  Por Jair Prandi
 

Aswan é um dos principais destinos turísticos do sul do Egito, ponto de parada dos cruzeiros pelo Rio Nilo, repleta de templos e atrações históricas e culturais milenares, além de ótimas opções de passeios.

O nome da cidade se escreve: Assuã (português brasileiro), Assuão (português europeu) ou ainda Aswan (inglês). A cidade de 1,57 milhão de habitantes é um importante centro turístico do Egito, destino inicial ou final dos cruzeiros pelo Nilo.

Aswan é famosa pelas belas paisagens ao longo do Rio Nilo, pela cultura núbia (nativos locais), pela Barragem de Aswan e pelos templos de Philae, Abu Simbel, além de Edfu e Kom Ombo nas redondezas.

Opções de pacotes para o Egito – parcelado em 10x, com guia em português

Neste post iremos mostrar o que fazer em Aswan, Egito, destacando seus pontos turísticos, além de dicas para sua viagem.

Passeio de camelo em Assuã - Egito
Passeio de camelo na Vila Nubia ao lado do Rio Nilo

Turismo em Aswan – Egito

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Aswan – Egito

Navegue por este post

História de Aswan – Egito

Aswan foi denominada na antiguidade como: Swenett ou Taseti, e depois Siena, na antiguidade. Era a cidade fronteiriça sul do Egito Antigo, por isso sua história foi sempre marcada pela importância da sua posição geográfica em relação ao tráfego do Rio Nilo, considerada a ligação entre o Egito e o resto da África.

Aswan fazia parte do território núbio, que com a fundação do Egito em 1953, foi dividido entre o Egito e o Sudão. A Assuã atual, como é hoje se iniciou a partir de 1902, com a construção da Barragem de Aswan e depois em 1971, com a construção da represa bem mais alta.

Voltar ao índice

Assuã - Passeio de charrete
Passeio de charrete pela cidade

Quando ir a Aswan, no Egito

A cidade pode ser visitada em qualquer época do ano, fica no deserto e nunca chove nesta região do Egito. Porém, é melhor ir no inverno devido às altas temperaturas, fomos em outubro, já fora do verão é mesmo assim pegamos calor de 43°C.

  • O inverno vai de novembro a março, quando fica mais fresco e as máximas podem ir no máximo a 30°C.
  • O verão vai de maio a setembro e as temperaturas podem chegar aos 45°C.

Voltar ao índice

Como chegar em Aswan

Aswan fica a 240 km de Luxor e 876 km ao Sul de Cairo por via rodoviária e em torno de 680 km em linha reta. A cidade dispõe de aeroporto internacional e estação de trem.
Também é possível chegar em um dos Cruzeiros Rio Nilo, que fazem o trajeto Luxor – Aswan ou Aswan – Luxor.

Pacotes para o Egito

O Egito é um país complicado para viajar por conta própria, principalmente pela dificuldade da língua, além de outros fatores. Por isso, é recomendado viajar para o Egito em um pacote em grupo.

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para o Egito com guia em português.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para o Egito – parcelado em 10x, com guia em português

Aeroporto de Assuã - Egito
Voo da Egyptair para Cairo, embarcando no Aeroporto de Assuã

De avião

Aeroporto Internacional de Assuã fica a 26 km do centro da cidade, próximo da represa. Os voos de Cairo a Assuã duram em torno de 1 hora.

De trem

Há linha de trem de passageiro que liga Cairo a Luxor e Aswan, porém, muito demorada, a viagem dura em torno de 12 horas, mas é uma opção econômica.

De carro

Há rodovias pavimentadas que atravessam o deserto e vão de Cairo a Assuã (876 km), Luxor (240 km) e Hurghada (620 km). Porém, alugar um carro é inviável porque só é permitido dirigir no Egito com carteira de habilitação egípcia.

Como ir de Aswan para Luxor (ou vice versa)

Cruzeiro pelo Rio Nilo - Egito
Cruzeiro pelo Rio Nilo – Egito

A maneira mais comum de fazer este trecho que tem em torno de 220 km é através de um Cruzeiro pelo Rio Nilo. Há dezenas, até centenas de navios fazendo este trecho, nos dois sentidos.

A viagem, geralmente dura 3 dias e 4 noites, mas os navios ficam bastante tempo parados em alguns destinos, para fazer visitação em vários templos e atrações.

Reserve o Cruzeiro de 4 noites no Nilo

Voltar ao índice

Onde ficar em Aswan: Dicas de Hotéis

Aswan - Parque Durrat El Nil
Parque Durrat El Nil – Nova praça na orla do Rio Nilo

Muitos turistas ficam hospedados nos navios durante o período do cruzeiro e se a viagem for um pacote, pode ser que nem se hospede na cidade. Mas dependendo de seu roteiro, terá que se hospedar antes ou depois do cruzeiro, ou ainda se não for fazer a navegação.

Em geral, é bem barato para se hospedar em Aswan, assim como em todo o Egito. Os melhores lugares para se hospedar em Aswan são nas proximidades da orla ou na Ilha Elefantina, que fica em frente ao centro.

Confira algumas boas opções:

Voltar ao índice

O que fazer em Aswan: Pontos turísticos

Na lista do que fazer em Aswan, se destacam o passeio de barco pelo Rio Nilo e a visita a Vila Nubia. Mas há muitas atrações na cidade e outras distantes, como os templos de Abu Simbel, além de Edfu e Kom Ombo.

Conheça os principais pontos turísticos de Aswan, dentro e fora da cidade:

O que fazer em Aswan: Na cidade

Orla do Rio Nilo – Assuã

Luxor - Orla do Rio Nilo
Orla do Rio Nilo

Boa parte da orla do Rio Nilo que acompanha a cidade é composta por um grande calçadão em dois níveis. O cais é o ponto de parada de dezenas de navios de cruzeiro todos os dias com bastante movimento de turistas.
Logo ao lado ficam centenas de felucas e barcos núbios para passeios ou travessias até a ilha Elefantina.

Parque Durrat El Nil

Assuã - Parque Durrat El Nil
Parque Durrat El Nil

O Parque Durrat El Nil é uma enorme e moderna praça situada bem próxima da orla do Rio Nilo, em frente ao prédio do governo de Assuã. É parte de um projeto cultural e estético de alto nível que visa melhorar a estética da cidade de Aswan, Egito.

Obelisco Inacabado de Assuã

Obelisco inacabado de Aswan
Obelisco inacabado – Crédito: Olias Rovielo / Flickr creative Commons

O Obelisco Inacabado está situado na pedreira de granito do lado norte da cidade. Se tivesse sido concluído, seria o maior obelisco do antigo Egito, com 42 metros de altura e aproximadamente 1200 toneladas.

O enorme Obelisco nunca foi finalizado porque durante a sua construção apareceu uma grande fenda em sua estrutura, e com isso foi descartado. Três lados do obelisco já estavam prontos e o que seria o quarto lado ainda estava ligado à rocha.

A construção do Obelisco Inacabado se deu a pedido da rainha faraó Hatshepsut (1508-1458 aC) durante a XVIII dinastia. Arqueólogos acreditam que este obelisco seria destinado ao templo de Karnak, em Luxor.

Catedral Ortodoxa de Assuã

Catedral Ortodóxa de Aswan
Catedral Ortodóxa de Assuã

A catedral Ortodoxa Arcanjo Miguel é uma bela e imponente igreja de Aswan. Um edifício moderno e de bela arquitetura externa. Seu interior possui decoração de madeira entalhada no altar e nos bancos e pinturas no teto.

Um senho abriu a igreja para nós e nos conduziu a um tour pela parte interna da igreja.

Grande Mesquita El-Tabia

Grande mesquita de Aswan
Grande mesquita El-Tabia

A Mesquita El-Tabia possui arquitetura típica de mesquitas de cúpula central com entrada em arco, ladeada por dois minaretes, e sala de orações sob uma cúpula central.

Localizada no meio de um parque numa área elevada, é cercada por belos jardins. É uma mesquita relativamente nova, concluída no ano de 1974.

Jardim Botânico de Aswan

Aswan - Passeio de barco Vila Nubia
Jardim botânico

O jardim botânico de Assuã é especial por se localizar em uma ilha no meio do Rio Nilo. A ilha que tem um formato de navio tem em torno de 150 m de largura por 700 m de comprimento.

A ilha recebeu o nome de Kitchener em homenagem ao Marechal Herbert Kitchener que morava lá enquanto trabalhava como cônsul geral do Egito.

Toda a ilha é ocupada pelo jardim botânico de Assuã, que tem espécies de todos os continentes do mundo. A melhor forma de chegar até a ilha é de Feluca, uma tradicional embarcação egípcia semelhante às jangadas brasileiras.

Represa de Aswan

Represa de Aswan - Egito
Represa de Aswan

A represa de Aswan está localizada no Rio Nilo e a sua construção teve três objetivos: A produção de energia hidrelétrica, o controle das cheias do Nilo, e possibilitar a produção agrícola às margens do rio, aumentando as áreas cultiváveis através do controle do fluxo das águas.

A construção na represa alta se iniciou em 1960 e foi concluída em 1971. É um impressionante feito de engenharia, com mais de 90 metros de altura e 12.500 pés de diâmetro.

A construção teve também alguns impactos negativos:

  • Mais de 100 mil núbios, cuja civilização ficava às margens do rio Nilo, tivera que se deslocar.
  • 22 monumentos que tiveram que ser movidos para outras áreas, entre eles o Templo de Abu Simbel e o Templo de Philae.

Curiosidade: Se a represa de Aswan fosse explodida ou estourasse praticamente destruiria o país, pois a maioria das cidades e a população vive no entorno do Rio Nilo.
A represa fica a 18 km do centro da cidade de Assuã.

Monumento da Amizade Soviética-Egípcia

Aswan - Monumento Soviético Egípcio
Monumento Soviético Egípcio

Este grande monumento situa-se acima da barragem de Assuã e simboliza a amizade entre Egito e Rússia na construção conjunta da barragem. Há um elevador que leva à plataforma no topo, de onde se tem belas vistas da barragem.

Desenhado pelo arquiteto russo Yuri Umelitar Shenko, o símbolo da amizade egípcio-russa foi concluído em 1967. Tem 72 metros, de altura e figura uma flor de lótus aberta, que simboliza sua subida acima da superfície da água, abrindo as suas cinco folhas ao nascer do sol.

Lago Nasser

Aswan - Lago Nasser
Lago Nasser visto da represa

O Lago Nasser foi originado da construção da grande represa de Assuã e foi batizado em homenagem ao presidente Gamal Abdel Nasser, que governava o Egito na época da construção.

O lago que terminou de ser preenchido em 1976, inicia 16 km ao sul do centro da cidade de Aswan, e estende-se por 479 km até além da fronteira sul do Egito e no norte do Sudão.

Com a ajuda de organizações internacionais, muitos monumentos ameaçados pela subida das águas foram transferidos para terras mais altas ao longo das margens do lago, onde os turistas podem facilmente visitá-los hoje de barco.

O lago é o único lugar no Egito onde ainda é possível ver o crocodilo do Nilo.

Vila Nubia

Assuã - Casa na Vila Nubia
Interior de uma casa na Vila Nubia

A Vila Nubia é um dos pontos turísticos de Aswan, situada na margem oposta do Rio Nilo. A vila colorida revela a cultura do povo núbio local com sua arquitetura, tradição, comida, vestimenta e estilo de vida.

Núbia é uma das civilizações mais antigas da África, situada na região que fica ao longo do rio Nilo entre o Egito e o Sudão. O Povo Nubio tem seu idioma local que ainda é preservado e repassado de geração em geração.

Ao chegar à vila, você ficará encantado com as casas coloridas, que tem o teto em forma de cúpula e com a grande quantidade de artesanato. No local é possível também andar de camelo, fazer tatuagem de henna e segurar um um filhote de crocodilo.

Museu Nubio

Aswan - Museu Nubio
Museu NubioMuseu núbio – By © Vyacheslav Argenberg /, CC BY 4.0

O Museu da Núbia foi inaugurado em 1997 em Aswan, Egito, e tem como objetivo preservar a história da cultura e civilização nubia.

Além da parte interna do museu que tem 7 mil m² e cerca de 3 mil peças, repleto de objetos preservados, o museu conta com um enorme jardim externo que também guarda 90 monumentos.

Abre todos os dias, das 9h às 17h.

Mausoléu de Aga Khan

Assuã - Mausoléus Aga Khan
Mausoléus Aga Khan visto do Rio Nilo

O Mausoléu de Akah Kan em Assuan está localizado no topo de uma colina na margem oeste do Rio Nilo. O edifício que é visto de longe é o túmulo do sultão Mahommed Shah, Aga Khan III, que morreu em 1957.

Devido a sua localização o Mausoléu tem vista para a residência de Verão do Aga Khan, o Villa Blanca e o Mosteiro de San Simon. Em 1997 o mausoléu foi fechado para visitação ao público, mas pode ser visto através do passeio de barco pelo Rio Nilo.

Templos em Aswan

Templo de Philae

Aswan - Templo Philae
Templo Philae – Imagem de divulgação turismo Egito

Philae era uma das ilhas do rio Nilo, localizada entre a barragem antiga e barragem alta, a 7 km de Aswan. Com a construção da barragem os templos e a ilha ficaram submersos, e com isso foram transferidos para a ilha Aglika mais alta. Pra chegar, é preciso pegar um táxi aquático até a ilha.

O Templo de Philae, conhecido como Templo de Ísis era um ponto para adoração da deusa. A vista do templo a partir do rio revela a ilha, com suas palmeiras, e o templo com suas colunatas e pilares, parece surgir do rio como uma miragem.

Templo de Kom Ombo e Museu do Crocodilo

Templo de Kom Ombo - Egito
Templo de Kom Ombo – Egito

Construído há mais de 2 mil anos, o templo de Kom Ombo é dedicado a duas divindades, o deus crocodilo Sobek (conhecido como deus da fertilidade e criador do mundo) e o deus falcão Hórus.

Kom Ombo teve sua construção iniciada no reinado de Ptolomeu IV (224–205 a.C.) mas só foi concluída em reinados seguintes. É considerado único porque a sua estrutura conta com tribunais, salões, santuários e quartos.

Além do templo você pode conhecer também o Museu do Crocodilo, localizado ao lado, onde é possível ver de perto vários crocodilos mumificados enormes.

Museu do Crocodilo - Egito
Museu do Crocodilo – Egito

Kom Ombo fica no topo de um morro às margens do Rio Nilo e é uma das paradas dos navios de cruzeiro entre Aswan e Luxor. Fica a 45 km da cidade de Aswan e a 60 km de Edfu.

Abre todos os dias, das 9h às 17h.

Templo de Edfu

Templo de Edfu
Templo de Edfu

Dedicado a Hórus, o Templo de Edfu é considerado o mais impressionante ao lado do Nilo, entre Luxor e Aswan. Foi construído durante o período greco-romano por Ptolomeu III e Ptolomeu IV.

O templo é muito completo, incluindo a fachada do pilone, construída pelo pai de Cleópatra no século I aC. A entrada principal leva a um salão aberto de depois ao santuário de Hórus, na parte mais importante do templo.

O Templo de Edfu está localizado na cidade de Edfu, a 1 km da margem ocidental do Rio Nilo. Esta atração do Egito antigo é uma parada obrigatória de todos os navios de cruzeiro. O trajeto entre o navio e o templo é feito por charretes.

Templo de Abu Simbel

Abu Simbel - Egito
Abu Simbel – Egito

O templo de Abu Simbel é o mais famoso templo de todo o Egito, depois das Pirâmides de Gizé. Fica situado ao sul de Aswan, ao longo da margem do Lago Nasser. Este templo foi removido de lugar porque o antigo local foi inundado pelo lago após a conclusão da represa de Aswan.

As quatro estátuas que guardam a entrada do templo de Abu Simbel são as maiores esculturas que sobreviveram da era faraônica. As grandes estátuas de Ramsés II e da sua esposa preferida Nefertari, que adornam suas fachadas, ainda hoje são inspiradoras.

Abu Simbel foi redescoberto em 1813 pelo explorador suíço John Lewis Burckhardt, parcialmente encobertos pela areia. Hoje o templo se encontra 61 metros de altura da posição anterior, à 200 metros da margem do lago Nasser.

Abu Simbel fica 290 km ao Sul de Assuã e pode ser visitada através de tours de três formas.

  • Excursão de micro ônibus: 3,5h de viagem de ida + 2 h de visitação + 3,5 h de volta.
  • De avião: Voo de 30 minutos + 2 horas de visitação + volta do avião.
  • Cruzeiro no Lago Nasser

Reservar excursão a Abu Simbel

Passeio de barco pelo Rio Nilo e Vila Núbia

Assuã - Egito
Passeio de barco pelo Rio Nilo

Este passeio imperdível começa no cais de Aswan, repleto de barcos coloridos, e vai até a Vila Nubia, num trajeto de aproximadamente 6 km (12 km ida e volta), passeio de 3 horas aproximadamente.

O trajeto contorna a Ilha Elefantina, passa pelo jardim botânico, uma área de correnteza do rio Nilo e paisagens belíssimas de grandes dunas à beira do Rio.

Chegando próximo a vila o barco atraca para banho no Rio Nilo, depois há um trecho até a vila que é percorrido de camelo. Por fim, a visita à vila colorida, repleta de lojinhas de artesanato e suas peculiaridades.

Reservar excursão de barco

Cruzeiro pelo Rio Nilo – Aswan-Luxor

Cruzeiro Rio Nilo - Luxor
Nosso navio do Cruzeiro Rio Nilo

O cruzeiro pelo Rio Nilo é um passeio indispensável no Egito. Além de toda a paisagem do trecho entre Assuã e Luxor, o cruzeiro faz paradas estratégicas para a visitação dos templos nas proximidades do rio.
A duração é de 4 noites e 3 dias e pode ser feito nos dois sentidos: Assuã a Luxor ou Luxor a Assuã.

Reserve o Cruzeiro de 4 noites no Nilo

Voltar ao índice

Mapa de Aswan: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Aswan listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Ingressos para atrações e passeios em Aswan

É possível comprar ingressos para as atrações de Aswan pela internet, com antecedência.

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados no exterior com a GetYourGuide e também com a Civitatis, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Passeios e excursões com a Civitatis

Passeios e excursões com a GetYourGuide

Voltar ao índice

Passeio de barco em Assuã - Egito
Passeio de barco pelo Rio Nilo a Vila Nubia

Seguro Viagem Egito

O Seguro Viagem para o Egito não é obrigatório, mas altamente recomendável. É um destino exótico com comidas diferentes, onde faz muito calor e é bem fácil ocorrer algum tipo de problema estomacal, por exemplo.

Além de atendimento médico e hospitalar, o seguro cobre problemas como extravio de mala, atraso de voo, atendimento jurídico e muitos outros benefícios dependendo do plano.

Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto. Procure no buscado da Seguros Promo o seguro que melhor atende suas necessidades:

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here