Pamukkale, Turquia: Castelo de Algodão e Hierápolis

Conheça Pamukkale, famoso destino da Turquia conhecido por sua montanha de calcário repleta de piscinas termais, conhecido como Castelo de Algodão.

Pamukkale - Turquia
Pamukkale - Turquia
  Por Jair Prandi
 

Pamukkale é um dos principais destinos turísticos da Turquia, uma montanha calcária conhecida como “castelo de algodão“, de onde brotam águas termais que descem formando um conjunto de piscinas termais.

Localizado a 18 km da cidade de Denizli, a vila turística cresceu e hoje é quase uma cidade, onde turistas do mundo inteiro chegam para conhecer o incrível Castelo de Algodão, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde 1988.

Seu nome Pamukkale é uma tradução do turco: Pamuk = Algodão e Kale = Castelo, “Castelo de Algodāo”. Ganhou o nome de algodão pela coloração branca, porém poderia ser o Castelo de Calcário.

Mas não é só essa a atração de Pamukkale. O complexo conta ainda com o enorme sítio arqueológico de Hierápolis, um teatro romano e as piscinas de Cleópatra.

Pamukkale
Piscina termal e a vila ao fundo

Turismo em Pamukkale

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Pamukkale, Turquia

Navegue por este post

Quando ir a Pamukkale na Turquia

  • A melhor época para visitar Pamukkale é entre junho e setembro, quando faz calor e há menos probabilidade de chuva. Nesse período é difícil chover e as fotos saem perfeitas com o sol e céu azul.
  • No inverno (entre dezembro e março) as temperaturas podem chegar a 2°C e há maior chance de chuvas.
  • Nos demais meses do ano as temperaturas são médias e também é pouco chuvoso.

Voltar ao índice

Onde fica Pamukkale: Como chegar

Pamukkale - Turquia
Vista da parte mais alta do castelo de Algodão e a vila ao fundo

Pamukkale é um distrito do município de Denizli, situada a18 km, cidade do Oeste da Turquia. Fica a 573 km de Istambul, a 190 km de Éfeso, a 224 km de Izmir e a 615 km de Goreme, na Capadócia, e a 480 km de Ancara, capital da Turquia.

Existem diversas formas de chegar, entre elas, através de tours, de carro alugado, de ônibus e de avião.

Chegar através de um tour

Há diversos tours saindo de Istambul, Capadócia e outras cidades que levam à Pamukkale. Eu fui em um pacote que saiu de Istambul, e passou também pela Capadócia, Éfeso, Izmir e Bursa, além de outros lugares no caminho.

De Izmir, Kusadasi e Éfeso, há bate e volta de um dia. Já de Istambul, há excursões de 2 dias ou mais, que incluem ainda outros destinos. No botão abaixo você pode reservar alguns tours com a GetYourGuide.

Opções de tours de 1 ou 2 dias para Pamukkale

Chegar de ônibus

Viajar de ônibus pela Turquia é uma opção comum e é uma opção para chegar de forma independente. Há linhas de ônibus das principais acidades até a cidade de Denizli, que fica a 18 km de distância.

Há a opção de ônibus noturno que leva em torno de 10h, tanto de Istambul como da Capadócia. Chegando em Denizli, pegue um mini bus ou taxi até o destino.

Chegar de avião

O aeroporto de Denizli fica a 70 km de distância, de onde será preciso pegar um ônibus ou táxi ate o destino.

De carro alugado pela Turquia

Outra opção mais aventureira é alugar um carro em Istambul e fazer um roteiro por conta tudo a seu tempo, incluindo vários destinos do país.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Pamukkale: Dicas de hotéis

Lycus River Thermal Hotel - Pamukkale - Turquia
Lycus River Thermal Hotel, ótima opção de hospedagem

Em Pamukkale há duas vilas repletas de opções de hospedagem. A primeira delas é na vila localizada em frente ao Castelo de Algodão da Turquia.

Já a segunda é uma vila formada por vários resorts e hotéis termais de alto padrão situados a 5 km da vila principal. Em minha visita ao local fiquei hospedado no Lycus River Thermal Hotel.

Voltar ao índice

Onde comer

Restaurantes em Pamukkale
Restaurantes na rua principal da vila

Dentro do complexo de Pamukkale há uma praça de alimentação localizada ao lado da Piscina de Cleópatra. Já, na vila, há diversos restaurantes localizados em frente ao Castelo de Algodão, na avenida principal.

Voltar ao índice

O que fazer em Pamukkale: Pontos turísticos

Sem dúvida, o Castelo de Algodão Pamukkale é a principal atração que atrai turistas do mundo todo para o local. Porém, há outras atrações citadas abaixo e que iremos detalhar como são:

  • Pamukkale (Castelo de Algodão)
  • Hierápolis
  • Teatro Romano de Hierápolis
  • Piscina da Cleópatra
  • Lago de Pamukkale
  • Ege Kleopatra Aquapark
  • Hotéis termais
  • Passeio de balão e parapente

Castelo de algodão de Pamukkale

Pamukkale - Castelo de Algodão da Turquia
Piscinas do Castelo de Algodão da Turquia

Uma montanha de calcário repleta de terraços com piscinas de águas termais azuis, assim é Pamukkale, na Turquia. As piscinas termais de Pamukkale estão numa montanha de calcário com quase 200 metros de altura, e além de sua paisagem espetacular, possuem propriedades terapêuticas.

Castelo de Algodão da Turquia
Formações de calcário vistas de perto

Declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1988, Pamukkale foi se formando através do derrame de carbonato de cálcio por ressurgências de água termal que foi se solidificando e criando durante séculos a montanha branca, chamada de Castelo de Algodão.

A entrada na área das piscinas só é permitida sem calçados para a preservação do local.

Piscina da Cleópatra – Pamukkale

Pamukkale - Piscina de Cleópatra
Piscina de Cleópatra

Segundo a lenda, Cleópatra, a famosa rainha do Egito mandou construir uma piscina termal só para ela no local, para se banhar nas águas quentes e medicinais.

Essa piscina foi reconstruída em 2005, e é uma das atrações de Pamukkale. Cercada de bares e restaurantes, a piscina tem sua temperatura em torno de 35°C e 50°C.

Hierápolis

Hierápolis
Parte das ruínas de Hierápolis

Hierápolis é um dos mais impressionantes sítios arqueológicos da Turquia. Localizado na parte superior, ao lado de Pamukkale, mostra indícios de uma civilização que viveu no século II a.C.
O complexo de ruínas tem mais de 2 km de extensão, repleto de construções, entre elas um teatro romano e um museu.

Teatro Romano de Hierápolis

Teatro Romano de Hierápolis
Teatro Romano de Hierápolis

O belo teatro romano é a estrutura mais bem conservada de Hierápolis, em Pamukkale. Foi construído no século II d.C, e tinha capacidade para receber cerca de 15 mil pessoas. É a principal atração de Hierápolis de visitação obrigatória.

Lagoa de Pamukkale

Lagoa de Pamukkale
Gansos na lagoa e o Castelo de Algodão ao fundo

Abaixo da montanha de Pamukkale há uma bela lagoa abastecida pelas águas que descem das piscinas termais. É um ótimo local para descansar e observar as dezenas de gansos que habitam o local.

No local há pedalinhos para andar no lago, restaurante e bancos para sentar, além de uma ilha no centro.

Ege Kleopatra Aquapark

"Pamukkale

Ege Kleopatra Aquapark de Pamukkale, é um parque aquático aberto ao público, localizado logo na saída da vila a 1,5 km do Castelo de Algodão. O parque oferece 4 piscinas e 10 toboáguas.
Abre todos os dias, das 9h às 19h.

Passeio de balão em Pamukkale e parepente

Passeio de balão em Pamukkale
Passeio de balão no castelo de algodão – Crédito: depositphotos.com

Uma maneira de observar todo o complexo de Pamukkale pelo alto é através de um passeio de balão ou um voo de parapente, ambos disponíveis diariamente. Esses passeios possibilitam uma vista aérea de todo o Castelo de Algodão da Turquia.

Reservar passeio de balão em Pamukkale

Reservar voo de parapente em Pamukkale

Voltar ao índice

Mapa de Pamukkale: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com cada um dos pontos turísticos de Pamukkale, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Passeios em Pamukkale e excursões de outras cidades

É possível comprar ingressos para passeios em Pamukkale, assim como excursões saindo de noutras cidades da Turquia para o destino, pela internet, com antecedência, com a GetYourGuide.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Opções de passeios e excursões para Pamukkale

Voltar ao índice

Seguro Viagem para Turquia

O Seguro Viagem para Turquia não é obrigatório, sendo assim, você não será barrado na fronteira se não tiver. Porém, não é nem um pouco recomendado viajar para o exterior sem um Seguro Viagem.

O seguro viagem pode evitar grandes gastos em caso de necessidade de uso. Além do atendimento médico, o seguro é a garantia de que você terá auxílio em caso de contratempos com atraso de voo, extravio de bagagem, e problemas jurídicos.

O site da Seguros Promo compara preços de várias seguradoras simultaneamente, mostrando valores e coberturas de cada um.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here