Parque Estadual Rio Canoas – Campos Novos

Conheça o Parque Estadual Rio Canoas, em campos Novos SC. Saiba como chegar, como visitar e o que fazer nesta área de conservação catarinense!

Campos Novos - Parque Rio Canoas - Cachoeira do Lajeado Roberto
Campos Novos - Parque Rio Canoas - Cachoeira do Lajeado Roberto
  Por Jair Prandi
 

O Parque Estadual Rio Canoas foi criado a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Campos Novos. A Enercan (empresa que construiu a usina) foi obrigada a adquirir a área e doar ao governo do estado como compensação ambiental.

Com isso, foi criado em 27 de maio de 2004, o Parque Estadual Rio Canoas, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, situado na localidade de Palmeira do Ibicuí, no município de Campos Novos SC, com uma área total de 1.228,7 hectares.

Atualmente (ref, nov. 2022) o parque está bem estruturado, conta com Centro de Visitantes com recepção, ambientação, banheiros, escritórios, auditório, laboratório e três trilhas com visitação guiada.

Parque Estadual Rio Canoas - Santa Catarina
Ponte de acesso a uma nova área do parque

Parque Estadual Rio Canoas

Navegue por este post

Sobre o Parque Estadual Rio Canoas

Localizado no centro-sul do estado de Santa Catarina, o Parque Rio Canos preserva um bioma de Mata Atlântica. Esta Unidade de Conservação é formada por uma faixa de transição entre o ecossistema da Floresta Estacional Decidual (FED) e a Floresta Ombrófila Mista (FOM).

Campos Novos - Parque do Rio Canoas
Parque do Rio Canoas -Cachoeira do Lajeado Roberto

A flora tem como destaques as araucárias, xaxins, imbuias, cedros, além do pequeno cacto Ora-pro-nóbis (Parodia linkii), presente nos paredões rochosos e cânions do parque, especialmente junto à Cachoeira do Lajeado Roberto.

Os animais encontrados no parque estadual Rio Canos vão desde cervídeos a felinos, dentre eles o gato-maracajá, gato-mourisco e a onça-parda.

Araucárias no Parque Estadual Rio Canoas
Araucárias no Parque Estadual Rio Canoas

Aberto para visitação, o parque conta com infraestrutura para visitação, além de educação ambiental e outras atividades em meio à natureza.

Voltar ao índice

O que fazer no Parque Estadual Rio Canoas

O Parque oferece três trilhas ecológicas para visitação, além do centro de visitantes, conheça um pouco de cada atração:

Trilha do Lajeado do Roberto

Campos Novos -SC - Parque Rio Canoas - Cachoeira do Lajeado Roberto
Parque Rio Canoas – Vista aérea da Cachoeira do Lajeado Roberto

É a principal trilha do parque, que leva a cachoeira do Lajeadinho e a Cachoeira do Lajeado Roberto, com 40 metros de altura, situada em um pequeno cânion, principal ponto turístico dentro do parque e símbolo do parque estadual Rio Canoas.

Parque Rio Canoas - Cachoeira do Lajeadinho
Parque Rio Canoas – Cachoeira do Lajeadinho

São 2,5 km percorrido com veículo próprio e 3,1 km (ida e volta) percorrida a pé. Durante o percurso da trilha o visitante passa por inúmeras araucárias de grande porte e xaxins centenários.

Trilha das Águas

Parque Rio Canoas - Trilha das Águas
Lago na Trilha das Águas – Foto de divulgação do parque

A Trilha das Águas possui um percurso total de 4.400 metros, seus principais atrativos são a Lagoa Grande e um antigo cemitério que já existia no local antes da criação do parque Rio Canoas.

Trilha do Lajeado Pequeno

Parque Rio Canoas - Trilha Lajeado Pequeno
Trilha Lajeado Pequeno – Foto de divulgação do parque

Caminhada curta, de apenas 800 m ida e volta, até as duas nascentes do Lajeado Pequeno, e uma cascata de aproximadamente 1,5 metros de altura, cercada por pedras e vegetação.

Centro de visitantes do Parque Rio Canoas

Parque Rio Canoas - Coleção no centro de Visitantes
Coleção exposta no centro de visitantes

O Centro de Visitantes conta com recepção, ambientação, banheiros, escritórios, auditório e laboratório. No local destinado à ambientação, é possível conhecer um pouco da história do parque.

Há uma área onde se pode observar diversas exemplares da fauna e da flora do Parque Estadual Rio Canoas, animais como a irara, jararaca, aranhas, besouros, e borboletas que fazem parte na coleção do parque.

Voltar ao índice

Mapa do Parque Rio Canoas

Mapa do Parque Estadual Rio Canoas
Mapa do Parque Estadual Rio Canoas

No mapa acima é possível ver a localização de cada uma das trilhas e atrações do parque e ter uma noção de como é.

Quando visitar o Parque Estadual Rio Canoas

O Parque estará aberto para visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h, com acesso gratuito.

Atenção! Para percorrer as trilhas os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de condutor de trilha autorizado pelo Parque, além de realizar o agendamento prévio pelo site.

Basta acessar esse site, escolher a trilha e agendar. É gratuito!

Obs: É possível visitar o centro de visitantes do parque estadual Rio Canoas sem agendamento. Porém, não é possível fazer as trilhas sem o guia do parque. Se você tiver sorte e tiver um guia livre para o acompanhar, o agendamento é feito na hora.

Outros contatos:
Whatsapp: (49) 8818-7363
Email: [email protected]

Parque Rio Canoas - Centro de Visitantes
Centro de Visitantes

Voltar ao índice

Onde fica o Parque Rio Canoas: Como chegar

O centro de visitantes do parque fica a 25 km do centro da cidade de Campos Novos, basta colocar no GPS do Google Maps para chegar. No centro de visitantes há uma ampla área de estacionamento.

Quase todo o percurso é asfaltado, primeiro pela BR-470, depois pela rodovia estadual que leva ao distrito de Ibicui. Somente os 3 km finais são de estrada de terra, mas muito bem conservada.

Portal do Parque Estadual Rio Canoas
Portal do Parque

Voltar ao índice

Onde se hospedar

Se for se hospedar na região, a opção mais próxima é a cidade de Campos Novos que conta com algumas boas opções.

Confira as duas melhores opções para se hospedar em Campos Novos:

Voltar ao índice

Onde comer

Não há restaurante ou lanchonete no parque e nem mesmo próximo. Por isso, faça sua refeição em Campos Novos ou leve um lance para comer no parque.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here