O que fazer em Sengés PR

Conheça as cachoeiras e pontos turísticos de Sengés, destino de ecoturismo do Nordeste do estado do Paraná.

O que fazer em Sengés - Cachoeira do Corisco
Mirante da Cachoeira do Corisco
  Por Jair Prandi
 

Sengés é um destino de ecoturismo do Paraná, ainda pouco conhecido, porém, com um enorme potencial turístico. O município possui inúmeras belezas naturais, especialmente cachoeiras e cânions.

O nome Sengés é uma homenagem ao engenheiro Gastão Sengés, responsável pela construção da estrada de ferro que cortava a cidade. A povoação da vila iniciou em 1917 e em 1934 Sengés se tornou um município, hoje, com população aproximada de 20 mil habitantes (ref. ano de 2022).

Com a economia fortemente direcionada ao ramo madeireiro, Sengés PR é considerada a “Capital da Madeira”. Porém o município tem forte potencial turístico ainda pouco explorado, que vem se desenvolvendo aos poucos.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Sengés, mostrando seus pontos turísticos.

Sengés PR - Cachoeira do Sobradinho
Vista aérea da Cachoeira do Sobradinho

Turismo em Sengés

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Sengés PR

Navegue por este post

Quando ir a Sengés – Paraná

A cidade de Sengés e seus pontos turísticos podem ser visitados em qualquer época do ano. Porém, para aproveitar o banho nas piscinas naturais das cachoeiras, a melhor época é no verão, entre dezembro e março, quando faz mais calor.

Quanto ao tempo, os meses mais chuvosos historicamente são: dezembro e janeiro (mas geralmente com pancadas rápidas) e os menos chuvosos, de abril a agosto.

Voltar ao índice

Onde fica Sengés: Como chegar

Sengés PR
Vista aérea da cidade

A cidade de Sengés fica a Nordeste do estado, na região dos Campos Gerais do Paraná, a 623 metros de altitude. Fica a 270 km de Curitiba, capital do estado, a 157 km de Ponta Grossa, a 16 km de Itararé e da divisa com estado de São Paulo e a 357 km de São Paulo, capital Paulista.

Como chegar de avião

Para quem vem de longe por vias aéreas, a melhor opção é chegar pelo Aeroporto internacional de Curitiba, situado a 270 km, onde há uma oferta maior de voos.
Há também a opção do Aeroporto de Ponta Grossa, localizado a 170 km, que opera alguns voos da Azul e da Voepass.

A partir de um dos aeroportos você deve alugar um carro para chegar em Sengés, assim como também para se deslocar entre as inúmeras cachoeiras e atrações do destino.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Sengés: Dicas de hospedagem

Na cidade de Sengés, ainda há poucas opções de hospedagens e nos finais de semana e feriados, fica difícil conseguir vaga. As opções são o hotel Sengés, Centro de Lazer Boa Vista e algumas casas de aluguel.

Porém, há a opção de ficar nas cidades vizinhas, Jaguariaíva (37km) e Itararé (16 km). Em nossa visita à região ficamos 3 noites no hotel San Juan, em Jaguariaíva e 3 noites na Casa da Magui, em Sengés

Voltar ao índice

O que fazer em Sengés PR

Sengés - Cachoeira do Postinho
Cachoeira do Postinho

Sengés é prioritariamente um destino de ecoturismo, até possui algumas atrações na cidade, mas pouco significativas. Já, o interior do município é repleto de atrações naturais, especialmente cachoeiras.

Há mais de 60 cachoeiras no município, porém muitas delas não são acessíveis ou não são liberadas ao público. As cachoeiras visitáveis são divididas em três roteiros para fazer uma para cada dia, são eles: Roteiro do Sobradinho, das 7 cachoeiras e do Corisco.

Com isso iremos separar as cachoeiras e atrações por roteiro assim como as atrações urbanas. Veja o que fazer em Sengés no Paraná.

  • Obs: Algumas cachoeiras estavam com as águas barrentas devido às chuvas que ocorreram em dias anteriores. Considere que normalmente as águas são bem mais cristalinas.
  • Nota: Algumas atrações só podem ser visitadas com o acompanhamento de um guia, como é o caso da Cachoeira do Corisco e Roteiro das Cachoeiras. No final do post iremos passar o contato!

Voltar ao índice

O que fazer em Sengés: Roteiro Corisco, Parque da Barreira

Conheça os pontos turísticos de Sengés inseridos nesse roteiro:

Cachoeira do Corisco

Sengés - Cachoeira do Corisco
Cachoeira do Corisco vista do mirante

A Cachoeira do Corisco é a cachoeira mais alta da região, com 106 metros de altura. A queda d’água forma um belo cenário ao despencar em um paredão rochoso em forma de coração com cores variadas. Completando a sua beleza natural, o vale abaixo forma um cânion bastante preservado com floresta nativa.

Não é possível acessar nem a parte de cima, nem a de baixo da cachoeira, somente no mirante que fica em frente a ela a 700 metros de distância.

A cachoeira fica a poucos metros do limite do Município de Sengés PR, com o município de Itararé SP. O Rio Capivari que forma esta queda desemboca no Rio Itararé, 500 metros abaixo onde é a divisa dos dois estados.

  • A Cachoeira do Corisco se localiza na propriedade particular da Arauco, a 22 km do centro de Sengés, 11 km do percurso por asfalto e 11 km de estrada de chão.
  • O acompanhamento de um guia autorizado é obrigatório, para retirada da chave do portão e liberação do acesso, que é gratuito.

Parque Ecológico da Barreira – Itararé e Sengés

Gruta do Parque da Barreira - Sengés - Itararé
Gruta do Parque da Barreira

O parque ecológico da Barreira é cortado pelo rio Itararé e marca a divisa entre os estados do Paraná e São Paulo, como também dos municípios de Sengés PR e Itararé SP.

O nome “barreira” se deve ao fato de que o local fazia parte da antiga rota dos tropeiros que saia de Viamão RS, com destino a Sorocaba SP. No local havia um posto que cobrava pela passagem das mercadorias, uma barreira comercial.

Parque da Barreira - Sengés
Acesso ao rio no Parque da Barreira, lado paranaense

O acesso é livre e gratuito e no local há várias atrações que compõem um circuito de aproximadamente 1 km de caminhada. As atrações são as seguintes:

Gruta da Barreira ou Gruta da Santa – O Rio Itararé atravessa por dentro de uma gruta nesse trecho. No local há uma escadaria em concreto para acessar o interior da gruta onde há uma imagem de santa.

Parque da Barreira - Itararé SP
Brechão das Andorinhas no Parque da Barreira

Brechão das Andorinhas – O rio passa por um mini cânion extremamente estreito que é abrigo as andorinhas. Há escadarias para descer nos dois lados, pelo lado do Paraná e o de São Paulo, vale a pena visitar os dois.

Pontilhão do Parque da Barreira - Sengés
Pontilhão do Parque da Barreira

Trilha do Pontilhão – O Pontilhão é uma antiga estrutura de ferro de uma ponte ferroviária. Construída em curva, tem em torno de 50 metros d extensão.

Cachoeira do Chuveirinho – Pequena cascata sem piscina natural.

O parque fica a 12 km de Sengés. O acesso é pelo lado paulista um pouco antes da entrada da cidade de Itararé.

Cachoeira das Margaridas

Sengés - Cachoeira das Margaridas
Cachoeira das Margaridas

A Cachoeira das Margaridas é uma que d’água de aproximadamente 10 metros de altura que forma uma grande piscina natural propícia para banho.
Fica a 11,5 km da cidade de Sengés por estrada de terra até o ponto onde deixa o carro e mais 500 metros de trilha até a cachoeira. Há duas travessias de rio com a água na canela na trilha.

Cachoeira do Funil

Sengés - Cachoeira do Funil
Cachoeira do Funil

A Cachoeira do Rio Funil é uma pequena queda d’água, mas que forma uma bela piscina natural para banho. Fica bem próximo da ponte do Rio Funil na rodovia PR-239 e pode ser vista a partir dela.
Para chegar até ela basta estacionar às margens da rodovia e seguir por 100 metros. Fica a 9 km da cidade de Sengés PR.

Voltar ao índice

O que fazer em Sengés: Roteiro Cachoeira do Sobradinho

Este roteiro consiste em percorrer trechos de carro intercalados com caminhadas curtas em cada atrativo. São visitadas 4 cachoeiras e um cânion.
O percurso total é de aproximadamente 42 km de carro e 4 km de caminhada. Conheça as atrações desse roteiro:

Cachoeira Erva Doce

Sengés - Cachoeira do Erva Doce
Cachoeira do Erva Doce

A Cachoeira do Erva Doce possuí uma linda queda d’água com uma boa piscina natural de pouca profundidade, ótima para banho.
Localizada no Vale do Jaguaricatu, é acessível por uma trilha fácil de 700 m (1,4 km ida e volta), que começa próxima à represa do Rio Jaguaricatu. Fica a 17 km da cidade de Sengés por estrada de terra.

Mirante do Cânion do Jaguaricatu

Sengés - Cânion Jaguaricatu
Mirante do Cânion Jaguaricatu

O amplo Cânion do Jaguaricatu é formado por paredões de arenito de 80 a 100 metros de altura, com um vale fechado de mata nativa de cerrado, com largura entre 400 m e 1 km.

A visitação ao cânion acontece em mirante natural em cima de uma plataforma natural rochosa. Fica a 22 km da cidade de Sengés por estrada de terra e depois por uma trilha de apenas 250 m.

Cachoeira do Sobradinho (Véu da Noiva)

Sengés - Cachoeira do Sobradinho
Cachoeira do Sobradinho também conhecida como Véu da Noiva

A Cachoeira do Sobradinho, também é conhecida como Cachoeira Véu da Noiva, é o principal ponto turísticos de Sengé, no Paraná. Com aproximadamente 40 metros de altura, forma uma grande piscina natural com água cristalina e esverdeada.

Sua base de areia funciona como uma prainha, porém, é preciso ter cuidado e não ir próximo à queda porque a água é muito forte. Também é possível visitar o topo da queda, onde há cachoeiras menores.

Fica no Rio Jaguaricatu, a 18 km do centro por estrada de chão e a trilha de acesso é bem tranquila, com 700 m de extensão (1,4 km ida e volta).

Cachoeira da Ponte

Sengés - Cachoeira da Ponte
Cachoeira da Ponte

Esta cachoeira ganhou este nome por se situar a poucos metros de uma ponte no Rio Jaguaricatu. Após o rio passar pela ponte, logo despenca a uma altura de aproximadamente 10 metros.

Para ver a queda por cima basta estacionar ao lado da ponte e descer alguns metros. Fica a 17 km de Sengés por estrada de terra.

Cachoeira do Navio

Sengés - Cachoeira do Navio
Cachoeira do Navio (parte de baixo)

A Cachoeira do Navio é formada por duas quedas em sequência e recebeu este nome devido a uma pedra no formato de navio, no poço abaixo da segunda cachoeira.
Aa cachoeira superior começa em baixo de uma ponte e é formada por uma sucessão de pequenas quedas em sequência com um poço para banho no final.

A cachoeira de baixo despenca num paredão de aproximadamente 15 metros em um local muito bonita, porém é um local difícil de descer e perigoso para banho.

Obs: A água costuma ser cristalina, porém, na foto ficou barrenta devido às chuvas que ocorreram antes de nossa visita.
É de fácil acesso à beira da estrada, a 5 Km da cidade de Sengés PR.

Voltar ao índice

O que fazer em Sengés: Roteiro das Cachoeiras

Este roteiro consiste em um deslocamento inicial de 18 km com carro até um ponto. Depois, os visitantes seguem em um roteiro circular de 11 km de caminhada com parada em 7 diferentes cachoeiras, além de outras corredeiras.

Quase todo o trecho da trilha é por um labirinto de florestamento de pinus em área particular. O acompanhamento de um guia é necessário para essa trilha. Conheça os atrativos:

Cachoeira do Postinho

Sengés PR - Cachoeira do Postinho
Cachoeira do Postinho

A Cachoeira do Postinho tem uma queda d’água de aproximadamente 35 metros de altura. Além da beleza da cachoeira, sua piscina natural forma a mais bela prainha entre as cachoeiras de Sengés.

É a primeira atração da Trilha das 7 Cachoeiras de Sengés PR. Primeiro é visitada a parte superior e depois a inferior.
Fica a 18 km da cidade de Sengés por estrada e depois mais 900 metros de caminhada.

Cachoeira do Pinheirinho

Sengés - Cachoeira do Pinheirinho
Cachoeira do Pinheirinho

Situada a apenas 200 metros da cachoeira do Postinho, a cachoeira do Pinheirinho é formada por duas quedas em sequência. Porém, não é uma cachoeira perene e só se mostra depois de períodos chuvosos.

Cachoeira dos Veadinhos

Sengés - Cachoeira dos Veadinhos
Cachoeira dos Veadinhos

A Cachoeira dos Veadinhos é formada por uma queda d’água de baixa altura no Rio Lajeado Grande. É formada por degraus, seguida de um lajeado e piscinas naturais boas para banho de rio.

É uma ótima cachoeira para brincar em seu lajeado e ir em baixo das pequenas quedas para uma hidromassagem. Fica em torno de 2 km depois da cachoeira do Postinho.

Cachoeira do Lajeadão

Sengés - Cachoeira do Lajeadão
Cachoeira do Lajeadão

A Cachoeira do Lajeadão possui uma queda de aproximadamente 10 metros de altura e uns 20 de largura. Após a queda principal há um lajeado e várias outras quedas menores até formar uma bela piscina natural de águas verdes.

O acesso à parte de baixo é um pouco difícil e depois é preciso atravessar o rio.

Cachoeira do Bugre

Sengés - Cachoeira do Bugre
Cachoeira do Bugre

A Cachoeira do Bugre tem em torno de 20 metros de altura e é visitada apenas em sua parte de cima. É possível visualizar a queda lateralmente por cima em um mirante ao lado de um pinheiro.
Obs: Esta foto foi tirada com nosso drone.

Cachoeira do Poço Fundo

Sengés - Cachoeira do Poço Fundo
Cachoeira do Poço Fundo

A Cachoeira do Poço Fundo tem em torno de 2 metros de altura é fica uma pouco escondida e apertada entre as árvores. O que chama mesmo a atenção é a piscina natural situada no lajeado na parte de cima da queda.

O Poço Fundo, como é chamado, possui formato arredondado e tem em torno de 5 metros de profundidade. Além do poço maior há outros buracos menores e uma boa área pra banho no rio.

Voltar ao índice

Pontos turísticos de Sengés: Cidade

Igreja matriz de Sengés São Sebastião

Igreja matriz de Sengés PR
Igreja matriz de Sengés PR

A igreja paroquial de São Sebastião, igreja matriz de Sengés, possui um formato diferenciado situada em uma praça retangular, próximo ao centro da cidade.
A igreja possui um formato que se assemelha à lona de um círculo, com uma torre no centro. Na praça situada em frente à igreja há uma araucária, além de outras árvores.

Estátua de São Sebastião

Estátua de São Sebastião - Sengés PR
Estátua de São Sebastião

A estátua de São Sebastião tem em torno de 5 metros de altura e se localiza em um canteiro gramado às margens da rodovia PR-239 que corta a cidade.

Praça do Letreiro de Sengés

Praça do Letreiro - Sengés PR
Praça do Letreiro da cidade

A praça com o letreiro da cidade de Sengés, também situada ao lado da rodovia PR-239, além do letreiro, conta com parquinho infantil, academia ao ar livre, espaço para caminhadas e algumas árvores com sombra.

Réplica da Estação Ferroviária de Sengés

Réplica da Estação ferroviária de Sengés PR
Réplica da da antiga estação ferroviária

A miniatura da réplica da antiga estação ferroviária de Sengés fica exposta em uma construção fechada de vidro, situada em frente à uma rotatória entre as ruas Cristóvão Sabino, Prefeito Daniel Jorge e Rui Barbosa.

Voltar ao índice

Mapa de Sengés: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com cada um dos pontos turísticos de Sengés, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Roteiro em Sengés e região

Sengés possui atrações para um roteiro de 3 dias, porém, se você tiver mais tempo, inclua também mais 2 dias em Jaguariaíva e 1 dia em Arapoti. Outra opção é visitar o cânion de Pirituba, já no lado paulista.
Confira como foi nosso roteiro de 7 dias na região:

  • Primeiro dia: Jaguariaíva – Complexo Lagoa Azul + Parque do Cerrado
  • Segundo dia: Jaguariaíva – 4×4 no Vale do Codó, cânion e cachoeiras + atrações na cidade.
  • Terceiro dia: Sengés – Roteiro Cachoeira do Sobradinho.
  • Quarto dia: Roteiro das Cachoeiras.
  • Quinto dia: Roteiro do Corisco e Parque da Barreira.
  • Sexto dia: Itararé e Cânion Pirituba.
  • Sétimo dia: Cachoeiras de Arapori.

Voltar ao índice

Guia condutor em Sengés, Paraná

Sengés PR - Trilha das Cachoeiras
Trilha das Cachoeiras, eu e o condutor Livo

Como mencionamos há atrações situadas em propriedades privadas onde é obrigatório o acompanhamento de um guia como também pela dificuldade de encontrar as atrações.

No caso da cachoeira do Corisco, umas das principais atrações, é impossível visitar sem um guia. No roteiro das Cachoeiras é imprescindível por estarem em áreas particulares e difíceis de encontrar.

Para nosso roteiro em Sengés contratamos o casal de guias Grazi e Livo, que se revezaram para nos acompanhar nas trilhas.

  • Whatsapp da guia Grazi: 43 9920 2525
  • Whatsapp do guia Livo: 43 9901 3948

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here