Cairo, Egito: O que fazer além das pirâmides

1572
Pirâmides do Egito
Pirâmides do Egito - Cairo

Cairo é a capital do Egito, cidade famosa no turismo por abrigar as magníficas Pirâmides de Gizé, mas conhecidas como Pirâmides do Egito, localizadas ao lado da cidade.

Além dessas e outras pirâmides, a capital do Egito reúne diversos pontos turísticos que contam a história de sua rica e antiga civilização. História, cultura, religião, obras e marcos históricos estão entre os principais pontos turísticos de Cairo.

Em Cairo, Egito, você terá a oportunidade de visitar alguns dos museus mais importantes do mundo, entrar em mesquitas que te mostram outra realidade religiosa, visitar mercados e marcos arquitetônicos.

Porém, a atração principal da lista do que fazer em Cairo, são mesmo as Pirâmides de Gizé, um dos maiores marcos da engenharia antiga, que impressionam os visitantes e se perguntam, como foi possível naquela época.

Preparamos este post para que você possa ver os principais pontos turísticos do Cairo e escolher o que visitar na capital do Egito.

O que fazer em Cairo – Egito

Turismo em Cairo – Egito

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Cairo, Egito

Navegue por este post

Quando ir a Cairo, no Egito

Em Cairo, as temperaturas não são tão extremas quando ao Sul do Egito, que passa de 40°C facilmente. Procure evitar os meses de junho a setembro que são os mais quentes, as temperaturas chegar a quase 40°C e a sensação térmica ainda mais, pois quase não tem vento.

A época em que você vai fugir desse calor, é no inverno, entre dezembro e março, quando você encontrará temperaturas mais baixas. A temperatura nessa época gira entre 15ºC e 20ºC, favorecendo a vida do turista.
As chuvas são bem raras em Cairo, Egito, mas podem acontecer entre novembro e maio.

Voltar ao índice

Como chegar em Cairo, Egito

Cairo - Pirâmide de Queóps
Pirâmide de Queóps, a maior do mundo

A cidade do Cairo fica a Nordeste do Egito, assim como também a Nordeste do continente africano. A cidade tem mais de 10 milhões de habitantes e quase 22 milhões na região metropolitana. É cortada pelo Rio Nilo que forma um oásis em meio ao árido deserto africano.

Se o seu ponto de partida for o Brasil, o Aeroporto Internacional do Cairo é a porta de entrada. Apesar disso, não existe uma linha aérea direta, entre Brasil e Egito, e você fará uma escala em alguma cidade da Europa ou do Oriente Médio, dependendo da cia aérea, possivelmente Istambul ou Dubai.

PASSAGENS PROMO – Acesse o buscador de passagens aéreas promocionais com os melhores preços do mercado! Pague em até 10x!
FAÇA SUA BUSCA DE VOOS BARATOS!

O Aeroporto Internacional do Cairo está a 22 km do centro da cidade e a 50 km das Pirâmides do Egito. Entre o aeroporto e o hotel há várias maneiras de chegar, sendo o mais indicado um transfer pelo preço e comodidade.

Reservar transfer

Indicamos também ir com alguma excursão ou pacote de viagem, para que tenha menos problemas para chegar em seu hotel ou no centro da cidade.

Atenção! Alugar um carro em Cairo e no Egito é uma opção inviável já que, além de não valer a pena pela loucura que é a cidade, é preciso ter a carteira de motorista Egípcia para poder dirigir por lá.

Cairo - Egito
Avenida que leva às famosas Pirâmides de Gizé, no Egito

Voltar ao índice

Onde ficar em Cairo: Dicas de hotéis

O valor para se hospedar em Cairo é bem barato se comparando a outros países e até ao Brasil.
A cidade é gigante e com isso é bom escolher a localização conforme o seu roteiro pela cidade. As duas áreas mais comuns, são ao redor das pirâmides e no centro da cidade, nas proximidades do Rio Nilo.

Se você é uma pessoa que não se incomoda com o movimento intenso e muito barulho, o centro da cidade tem a vantagem de ficar mais próximo da maioria dos pontos turísticos do Cairo.

Muita gente gosta de se hospedar com a vista das pirâmides de Gizé, onde há várias opções. Afinal, se hospedando em qualquer um dos dois locais, você terá que fazer o deslocamento de cerca de 20 km entre um e outro para conhecer as atrações de Cairo, Egito.

Hotel Pirâmides do Egito - Comfort Pyramids inn
Hotel Pirâmides do Egito – Comfort Pyramids inn – Fotode divulgação do hotel

Confira algumas boas opções de hotéis em Cairo, próximo às Pirâmides do Egito:

Opções de hotéis no centro de Cairo, Egito:

Voltar ao índice

O que fazer no Cairo: Pontos turísticos

Cairo reúne muita história, cultura e religião como poucas cidades. As pirâmides, mesquitas, construções históricas, museus e atrativos naturais como o Rio Nilo estão entre as principais atrações.
Veja agora o que fazer em Cairo, no Egito:

Voltar ao índice

Pirâmides de Gizé e Esfinge

Pirâmides de Gizé - Cairo - Egito
Pirâmides de Gizé – Egito

Com certeza, o grande símbolo da história, cultura e turismo do Egito, as pirâmides são o que vem primeiro na cabeça de quem pensa em conhecer este país. Há 123 pirâmides espalhadas por todo o Egito, mas são as Pirâmides de Gizé, as mais famosas e monumentais em todo o mundo.

O Complexo das Pirâmides de Gizé temo como principais atrações as 3 grandes pirâmides: Queóps, Quéfren e Miquerinos, além da grande Esfinge. Saiba um pouco sobre cada uma destas atrações:

Horário de funcionamento do complexo das Pirâmides de Gizé:

  • De abril a setembro: Todos os dias: das 7h às 19h;
  • De outubro a março: Todos os dias: das 7h às 17h.

Reservar excursão de 8 horas pelas Pirâmides de Gizé, Esfinge, Sacará e Mênfis

Pirâmide de Quéops

Pirâmides de Gizé - Pirâmide de Queóps
Pirâmide de Queóps

As Pirâmides de Gizé estão entre “As Sete Maravilhas do Mundo Antigo” e a Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé é a maior e mais antiga entre elas e um dos principais pontos turísticos mundiais.

Pirâmide de Queóps - Cairo
Pirâmide de Queóps e os enormes blocos de pedra

Considerada a maior e mais pesada obra criada pelo homem, a Pirâmide de Quéops tem cerca de 147 metros de altura. Com o passar dos séculos já perdeu 9 metros devido a erosão e pelo peso dos quase 6 milhões de toneladas distribuídas em mais de 2 milhões de rochas que sustentam e formam a pirâmide.

Segundo historiadores, a construção durou cerca de 20 anos e foi concluída no ano de 2560 a.C. para sepultar o faraó Quéops, atualmente com quase 4600 anos, a maior obra da engenharia e arquitetura da história antiga mundial.

Pirâmide de Quéfren

Pirâmides de Gizé - Pirâmide de Quefrén
Pirâmide de Quefrén

Local do sepultamento do faraó Quéfren, a Pirâmide de Quéfren é a segunda maior entre as Pirâmides de Gizé. Tem altura de 143 metros e 215 metros de base, e conforme o ponto de vista dá a impressão de sair maior que a de Quéops por estar em um terreno mais elevado.

Construída por volta de 2540 a.C., a Pirâmide de Quéfren atualmente tem cerca de 136 metros de altura e recebe visitantes para contemplar a sua grandeza e seu interior com a câmara funerária e a câmara subsidiária.

Visitar o local, assim como as outras Pirâmides de Gizé é indispensável quando se está no Egito, a obra é de encher os olhos e fazer você viajar em uma história de mais de 4,5 mil anos atrás.

Pirâmide de Miquerinos

Pirâmides de Gizé - Pirâmide de Miquerinos
Pirâmide de Miquerinos

Apesar de ser a menor e a menos famosa entre as três Pirâmides de Gizé, foi construída por volta do ano 2.600 a.C., para o sepultamento do faraó Miquerinos, filho de Quéfren e neto de Quéops, formando assim as três famosas pirâmides do Egito.

Pela precoce morte de Miquerinos, a sua pirâmide teve que ser finalizada às pressas, por isso teve um tamanho menor e com qualidade inferior as demais. Ainda assim a obra é um grande símbolo da história egípcia.

Atualmente, a Pirâmide de Miquerinos em 61 metros de altura, devido a erosão ela perdeu cerca de 5 metros. Uma curiosidade sobre esta pirâmide, é que um governante do Egito tentou demolir as pirâmides formando nela uma grande lacuna.

Grande Esfinge de Gizé – Cairo

Grande Esfinge de Gizé
Grande Esfinge de Gizé

Talvez a mais importante e imponente escultura de toda a história mundial, a Grande Esfinge de Gizé é formada por um grande corpo de leão e uma cabeça de ser humano com cerca de 20 metros de altura e 70 metros de comprimento.

Acredita-se que a Esfinge de Gizé foi construída por volta de 2.500 a.C. para o faraó Quéfren, com o intuito de proteger a tumba do faraó. Apesar de seus mais de 4.000 a.C., a esfinge ainda está razoavelmente preservada. O corpo da escultura passou coberto de areia por séculos.

Voltar ao índice

Cidadela de Saladinho e arredores

Cairo - Egito - Cidadela de Saladino
Cidadela de Saladino

A Cidadela do Cairo foi construída entre 1176 e 1183 sob a ordem de Saladino para proteger a cidade dos ataques europeus. Depois das Pirâmides do Egito, é a segunda principal atração na lista do que fazer no Cairo, Egito.

O local oferece vistas privilegiadas da cidade de Cairo e em seu interior é possível visitar importantes mesquitas (Mesquita de Mohamed Ali, do Sultão Hassan, Ibn Tulun e a Mesquita de Al Rifa’i), além do imponente Palácio Gawhara, o Museu das Carruagens ou o Museu Militar.

Reservar tour complete em Cairo: Cidadela, mercado, mesquita e Museu Egípcio

Conheça um pouco das atrações da Cidadela de Cairo, Egito:

Mesquita de Muhamaad Ali (Alabastro)

Cairo - Mesquita Alabastro - Muhamaad Ali
Mesquita Alabastro – Muhamaad Ali

A Grande Mesquita de Muhammad Ali Pasha ou Mesquita de Alabastro, foi construída entre 1830 e 1848. Esta mesquita, junto com a cidadela, é uma atração imperdível da lista do que fazer em Cairo.

Situada no cume da cidadela, esta mesquita otomana é a maior construída na primeira metade do século XIX, a mesquita mais visível do Cairo.

A mesquita foi construída com uma cúpula central de 21 metros de diâmetro e 52 metros de altura, rodeada por quatro cúpulas pequenas e quatro semicirculares, além de dois minaretes cilíndricos de tipo turco de 82 metros.

Mesquita do Sultão Hassan – Cairo

Considerada um dos monumentos islâmicos mais importante no mundo, a Mesquita do Sultão Hassan teve sua construção iniciada no ano de 1356, com um estilo arquitetônico raro, conhecido como mameluco.

A Mesquita é constituída de um grande minarete na extrema esquerda de sua fachada com 86 metros de altura e um menor, na parte da direita. Tem cerca de 8 mil m² e grande imponência arquitetônica.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 17h.

Cairo - Mesquita do Sultão Hassan e Mesquita Real Al Rifai
Mesquita do Sultão Hassan à esquerda e Mesquita Real Al Rifai à direita – Crédito: depositphotos.com

Mesquita Real Al Rifai – Cairo

Também conhecida como Mesquita Real, por ser o local onde alguns membros da antiga família real egípcia foram sepultados, a Mesquita de Al Rifa’i foi construída em duas épocas diferentes, 1869 e 1912. Trata-se de um dos templos muçulmanos mais importantes da cidade do Cairo, Egito.

Ela está localizada ao lado da Mesquita do Sultão Hassan e conta com uma área de cerca de 1700 m² de muita beleza, história e cultura. A edificação conta com um minarete único e interior com três naves, se destacando a área dedicada ao sepultamento da realeza.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 16h30.

Mesquita de Ibn Tulun – Cairo

Cairo - Mesquita Ibn Tulun
Mesquita Ibn Tulun – Crédito: depositphotos.com

Considerada a terceira maior mesquita do mundo, a Mesquita de Ibn Tulun tem uma área de mais de 26 mil m². O templo ainda está muito preservado, apesar de ser a mesquita mais antiga do Cairo, construída entre os anos de 876 e 879.

É uma construção muito imponente e conta com um grande pátio central. O minarete da mesquita é cercado em sua parte externa por uma escadaria, sendo o primeiro deste estilo no Egito.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 18h.

Palácio Gawhara

Cairo - Palácio Gawhara
Varanda do Palácio Gawhara – Crédito: depositphotos.com

Construído por volta do ano de 1814, o Palácio Museu Gawhara foi encomendado pelo governador otomano Mehmet Ali e foi palco de importantes acontecimentos da história recente do Egito.

Além das características otomanas, a construção apresenta detalhes de diferentes arquiteturas europeias. O palácio tem um aspecto único e com certeza merece sua visita, fazendo você viajar na história mais recente de Cairo e do Egito.

Horário de funcionamento: Todos os dias: das 8h às 21h.

Voltar ao índice

O que fazer em Cairo: Mesquitas e templos fora da Cidadela

Mesquita de Al Azhar

Cairo - Mesquita Al Azhar
Mesquita Al Azhar

A Mesquita de Al Azhar é uma das mais antigas da cidade e desde 988 abriga a maior e mais antiga universidade islâmica do mundo. Foi a primeira mesquita do Califado Fatídima, sendo construída por volta do ano de 970.

A Mesquita passou por diversas modificações e amplificações, o que resultou em uma mistura de diversas características arquitetônicas de épocas e regiões diferentes. São três minaretes, um lindo mihrab e um grande pátio central. É considerada um Patrimônio da Humanidade e a Mesquita Nacional do Egito.

  • Fica próxima do mercado Khan El-Khalili.
  • Horário de funcionamento: De segunda a quinta, das 8h às 17h. Sexta, das 8h às 11h e das 15h às 17h.

Mesquita Hussein

Cairo - Mesquita Hussein
Mesquita Hussein

Construída no ano de 1154, a Mesquita Hussein é uma das mais importantes e sagradas para o povo islâmico. Possui bela arquitetura de cor amarelada, com belos detalhes em revelo, com apenas um minarete na parte esquerda da fachada.

Fica em frente ao mercado Khan El-Khalili.

Mesquita Amr Ibn Al Aas

Cairo - Mesquita Ibn Al-Aasa
Mesquita Ibn Al-Aasa – Crédito: depositphotos.com

O local onde está construída a Mesquita Amr Ibn Al Aas, era onde ficava a primeira e mais antiga mesquita de todo o continente africano. As partes mais antigas da atual mesquita, datam do século IX, apesar de várias alterações, a arquitetura do local ainda mantém um estilo simples.

Amr Ibn Al Aas é um dos nomes mais importantes da história do Egito, já que foi ele que introduziu o Islã no país africano. Por todos estes motivos, a Mesquita recebe muitos fiéis e também visitantes que buscam saber um pouco mais da história.

Mesquita do Sultão al Muayyad

Cairo - Mesquita do Sultão al Muayyad
Mesquita do Sultão al Muayyad

Construída no século XV, a Mesquita do Sultão al-Mu’ayyad tem sua fundação sob uma antiga prisão em que o Sultão al-Mu’ayyad foi aprisionado. Apesar de sua beleza, de cor amarelada, é uma das menos visitadas da cidade.

Ela é considerada a última mesquita hipostilo do Cairo e tem características mamelucas, com um interior muito bem decorado. Possui um grande pátio cercado por galerias sustentadas por arcos e os dois grandes minaretes em uma das laterais.

Horário de funcionamento:
Aberta todos os dias durante as manhãs e tardes. Permanece fechado nas sextas-feiras, durante os momentos de oração.

Voltar ao índice

O que fazer em Cairo: Parques e praças

Park Al Azhar – Cairo, Egito

Cairo - Egito - Parque Al Azhar
Parque Al Azhar – Crédito: depositphotos.com

Lugar que por dois séculos foi praticamente um lixão, hoje é um parque de 30 hectares e de muita vegetação. Inaugurado no ano de 2005, o Park Al Azhar é um dos mais bonitos e importantes de toda a cidade do Cairo, no Egito.

Um verdadeiro pulmão verde no meio da cidade, são diversos jardins repletos de árvores e flores que são inspirados nos antigos jardins históricos islâmicos. Um grande canal de água percorre o centro do parque, até chegar em um belo lago.

É praticamente um oásis dentro do deserto e do calor do Cairo, local onde diversas famílias egípcias usam para o lazer, mas que vale muito para turistas que procuram respirar um ar mais fresco. ´

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 09h às 22h.

Jardim Orman – Jardim Botânico de Cairo

Ormam Jardim Botânico do Cairo - Egito
Ormam Jardim Botânico do Cairo -Crédito: Wilrooij / Wikimedia Commons

Criado no ano de 1875, o Jardim Orman é um dos principais espaços de área verde dentro da cidade do Cairo. Orman, em turco, significa “A Floresta”, ele tem um estilo de jardim francês sendo um dos principais parques da capital.

São cerca de 11 hectares muito bem arborizado, com jardins de rosas, de cactos e até de pedras, sendo de grande beleza. Algumas espécies de plantas e flores que estão por lá, são únicas dentro do Egito, mostrando a importância deste jardim botânico.

Horário de funcionamento:

  • Segunda, terça e quinta, das 08h às 15h;
  • Quarta, das 08h às 15h30;
  • Sexta, das 08h às 16h.
  • Sábado, das 20h à 00h;
  • Domingo, das 00h às 15h.

Ilha de Gezira – Cairo

Cairo - Egito - Ilha de Gezira
Ilha de Gezira – Crédito: depositphotos.com

Se trata de uma ilha artificial que foi desenvolvida no ano de 1860 para abertura do canal de Suez. A ilha abriga o bairro de Zamalek, e diversos pontos turísticos e atrações.

Além de uma parte muito arborizada no norte da ilha, estão na ilha o antigo Palácio Gezira, a bela Torre do Cairo, o estádio do clube de futebol mais antigo do Egito, o Gezira Sporting Club. O Cairo Opera House e os ótimos restaurantes da ilha também são destaques.

Voltar ao índice

O que fazer em Cairo: Museus

Museu Egípcio – Cairo

Museu Egípcio - Cairo
Museu Egípcio

O museu mais importante do Egito e talvez do mundo, o Museu Egípcio conta a história de um dos maiores impérios de toda a humanidade. São mais de 120.000 peças e artefatos que foram retirados de todo o território do Egito.

Entre as principais peças do museu, podemos destacar o túmulo e a máscara de ouro de Tutankamon, além de diversas tumbas, múmias, joias, achados arqueológicos e preciosos tesouros do antigo Egito.
É realmente uma atração imperdível na lista do que fazer em Cairo.

Horário de funcionamento:

  • De segunda a quarta: das 9h às 19h.
  • Quintas e domingos: das 9h às 21h.
  • Sextas e domingos: das 9h às 16h.

Comprar ingresso do Museu Egípcio

Museu nacional da Civilização Egípcia

Cairo - Egito - Museu Nacional da Civilização Egípcia
Museu Nacional da Civilização Egípcia – Crédito: depositphotos.com

O Museu da Civilização Egípcia possui um acervo de 50 mil objetos, artefatos e peças, que datam desde a pré-história até a atualidade dispostos em uma área de 135 mil m². Foi inaugurado em 04 de abril de 2021 para valorizar a história egípcia e sua importância.

Um dos grandes destaques do museu, são as múmias reais egípcias que antes ficavam no Museu Egípcio. Além do Salão das Múmias, o Salão Principal conta a história das seguintes épocas: pré-história, faraônico, greco-romano, cristão, islâmico e Egito Moderno.

Também não podemos deixar de destacar, a bela arquitetura do edifício que abriga o museu. Localizado perto das Pirâmides de Gizé, o museu tem uma fachada com desenhos triangulares que lembram as pirâmides.

Horário de funcionamento:

  • De sábado a quinta, das 9h às 17h;
  • Sexta, das 9h às 17h e das 18h às 21h.

Museu Egípcio de Geologia

Cairo - Egito - Museu Egípcio de Geologia
Museu Egípcio de Geologia – Crédito: Hatem Moushir / Wikimedia Commons

Foi o primeiro museu de geologia em todo o Oriente Médio e do continente africano. Foi inaugurado no ano de 1904 e criado para contar um pouco da importância da participação dos egípcios na exploração de minerais e materiais geológicos na história.

Além de diversos documentos em sua biblioteca que comprovam essas histórias, você verá a exposição de fósseis, de minerais, minérios e rochas. Alguns meteoritos que formam uma valiosa coleção estão exibidos lá.

Horário de funcionamento: De domingo a segunda, das 09h às 14h.

Museu de Arte Islâmica

Cairo - Egito - Museu da Arte Islâmica
Museu da Arte Islâmica – Crédito: depositphotos.com

Inaugurado em 1903, o Museu da Arte Islâmica do Cairo é um dos mais antigos do mundo, além de ser um dos maiores. Possui um acervo de cerca de 100.000 peças que mostram as fases da arte islâmica, além de objetos não tão relacionados a arte.

São peças de cerâmica, objetos de metais, vidro, madeira, tapetes e também painéis que contam em linha do tempo a história dos Califados Islâmicos, além de livros e documentos que auxiliam nisso.

Horário de funcionamento: Todos os dias: das 09h às 17h (no sábado fica aberto até as 21h).

Museu Militar do Cairo

Museu Nacional Militar - Egito
Museu Nacional Militar – Egito – Crédito: depositphotos.com

O museu mostra boa parte da evolução militar dos egípcios, contando as técnicas de guerra de diferentes épocas. Exibe também armas, armaduras e trajes usados pelos guerreiros das diferentes épocas.

O Museu Militar está sediado em um prédio histórico datado do ano 1827, que já funcionou como residência da família real e como hospital militar durante a Segunda Guerra Mundial.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 17h.

Voltar ao índice

Outros pontos turísticos de Cairo, Egito

Saqqara e a pirâmide mais antiga do mundo

Cairo - Complexo de Saqqara
Complexo arqueológico de Saqqara

O complexo arqueológico de Saqqara abriga a primeira pirâmide do mundo, a Pirâmide Escalonada de Djoser. São cerca de 9 km de sítio arqueológico que reúne diversas pirâmides que conta muito da história do país.

A Pirâmide Escalonada de Djoser é a principal atração do local e foi construída por volta de 2.630 a.C.. Tem 140 metros de comprimento, 118 metros de largura e 60 metros de altura.

Há tesouros na região que foram descobertas ainda no ano de 2022, mostrando a riqueza em história do local.

  • O complexo de Saqqara fica a 32 km do centro da cidade do Cairo e a 23 km das Pirâmides de Gizé.
  • Abre todos os dias, das 8h às 17h.

Cairo Copta

"<yoastmark

Cairo Copta é o bairro dos cristãos na cidade de Cairo, apesar de 95% da população do Egito ser islâmica, na capital há essa rara exceção da cultura e religião cristã. Apesar de Copta ser uma religião, ela é vertente do Cristianismo.

Em Cairo Copta há diversos edifícios que datam da época em que mais cristãos estiveram pela região. Destacam-se o Museu Copta, a Igreja Suspensa, a de Abu Sarga, a de São Jorge, a de Santa Bárbara, além de uma sinagoga e a Fortaleza da Babilônia.

Uma igreja especial no bairro Copta de Cairo é a Igreja de São Sérgio e São Baco. Essa igreja do século IV presumivelmente foi construída onde Maria, José e o menino Jesus descansaram por um tempo em sua jornada.

Reservar visita guiada pelo Bairro Copta com transporte e almoço

Igreja da Caverna – Cairo

Igreja da Caverna - Cairo - Egito
Igreja da Caverna – Crédito: Salut / Wikimedia Commons

Localizada na montanha Mokattam, no sudeste do Cairo em uma região conhecida como Cidade do Lixo, a Igreja da Caverna, tem o nome original de Mosteiro de São Simão.

Criada em 1975, a Igreja da Caverna é a maior Igreja do Oriente Médio, com uma capacidade para 20.000 pessoas. O interior da Igreja dentro das montanhas é simplesmente de tirar o fôlego, com os detalhes esculpidos nas paredes da caverna.

Fica a 9 km do centro da cidade do Cairo.

Mercado Khan El-Khalili

Cairo - Egito - Mercado de Khan el Khalili
Peças decorativas no Mercado de Khan el Khalili

Construído por volta de 1382, o Mercado Khan El-Khalili é considerado o mercado mais famoso do Egito e inclusive, do Oriente Médio. Localizado na parte islâmica do Cairo, o mercado recebe milhares de turistas por dia.

Você verá todo o tipo de mercadoria por lá, as famosas especiarias egípcias, souvenires, tapetes, tecidos, como também as mais variadas comidas típicas. O mercado é formado por um labirinto de caminhos entre centenas de lojas.

Reservar tour complete em Cairo: Cidadela, mercado, mesquita e Museu Egípcio

Torre do Cairo

Torre de Cairo - Egito
Torre de Cairo situada na Ilha de Gezira

Com 187 metros de altura, a Torre do Cairo é uma das grandes atrações da cidade, localizada no bairro de Zamalek. Foi construída no 1961 e é de grande beleza, inspirada na flor de lótus que é um símbolo do Egito.

No topo da torre há um mirante que proporciona ótimas vistas panorâmicas da cidade do Cairo, que vale a visita. Além disso, a Torre do Cairo conta com um restaurante giratório que também oferece vista da cidade.

Horário de funcionamento:

  • Inverno: Todos os dias: das 8h à 00h.
  • Verão: Todos os dias: das 9h à 1h.

Palácio Abdeen

Cairo - Palácio Abdeen
Palácio Abdeen – Crédito: depositphotos.com

Inaugurado no ano de 1874, a construção do Palácio Abdeen foi iniciada em 1863. O palácio possui uma arquitetura muito delicada e é de grande beleza, sendo considerado um dos palácios mais decorados do mundo, inclusive com peças e detalhes em ouro que chamam a atenção.

Atualmente, o Palácio Abdeen abriga 5 museus diferentes, sendo eles: o Museu da Prata, o Museu das Armas, o Museu da Família Real, o Museu dos Presentes Presidenciais e o Museu dos Documentos Históricos, que com certeza merecem sua visita.

Horário de funcionamento: De sábado a quinta: das 09h às 15h.

Cidade dos Mortos

Cairo - Cidade dos Mortos
Cidade dos Mortos

Uma das atrações mais curiosas do Cairo, com certeza é a Cidade dos Mortos, considerada a maior necrópole do mundo com uma área de 7 quilômetros. A sua origem remonta aos anos 600 e faz parte da história de todo o Cairo.

Mas o que mais surpreende é que ao longo da história, esse grande cemitério começou a se tornar um bairro, onde muitas pessoas moram. Muitas casas tem em seus terrenos, tumbas e sepulturas tanto de familiares quanto de pessoas desconhecidas.

A Cidade dos Mortos é o bairro mais pobre do Cairo e a maioria das pessoas mora lá por questões financeiras. A vida e a morte “convivem” juntas, o que atiça a curiosidade de muitas turistas em visitar o local.

Dream park

Dream Park - Cairo - Egito
Dream Park – Cairo – Foto de divulgação

Localizado dentro do complexo Dreamland, na cidade de 6 de Outubro, bem ao lado do Cairo, o Dream Park é o maior parque de diversões de todo o Egito, um grande centro de lazer dos moradores de Cairo, além dos turistas, é claro.

São diversos passeios e brinquedos para pessoas de todas as idades, desde montanhas-russas até carrosséis. Um diferencial do parque são os teatros que realizam espetáculos, além de concertos.

Horário de funcionamento: Todos os dias: das 13h às 22h (na sexta abre às 11h).

Orla Rio Nilo

Cairo - Rio Nilo
Orla do Rio Nilo

O maior rio em extensão do mundo dispensa apresentações, com seus 6.650 km de extensão, rio que é de extrema importância na existência da maioria das cidades do Egito, incluindo o turismo.

E Cairo a parte do rio que corta o centro oferece agradáveis calçadões para uma caminhada ao anoitecer e para ver o pôr do sol.

Zoo de Cairo

Giza Zoo - Cairo
Giza Zoo – Crédito: @aya_s.gallery

Inaugurado em 1891, o Cairo Zoo ou então Giza Zoo começou sendo um jardim botânico com diversas plantas e muitos exemplos da flora da região do Egito, mas tomou forma de zoológico com o tempo.

Com uma área de 80 hectares, o zoológico é uma das poucas áreas verdes do Cairo. Você verá diversos animais por lá, entre eles os mamíferos, principalmente macacos, pássaros, répteis de diversas regiões do mundo.

Horário de funcionamento:

  • De abril a setembro: Todos os dias, das 8h30, às 17h;
  • De outubro a março: Todos os dias, das 8h30 às 16h.

Voltar ao índice

Mapa de Cairo: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Cairo listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Passeios e excursões em Cairo e no Egito

É possível comprar ingressos para as atrações de Cairo, passeios e até mesmo pacotes completos por todo o Egito pela internet, com antecedência.

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados com a GetYourGuide e também com a Civitalis, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Passeios, excursões em Cairo e no Egito com a Civitalis

Passeios, excursões em Cairo e no Egito com a GetYourGuide

Voltar ao índice

Seguro Viagem Egito

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista no Egito. É preciso fazer a contratação antecipada de um plano, ainda no Brasil.
Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here