O que fazer em Jaguariaíva PR

Conheça Jaguariaíva, destino de ecoturismo do Nordeste do Paraná repleto de cachoeiras, cânions e atrações naturais.

1216
Jaguariaíva - Vale do Codó
Jaguariaíva - Vale do Codó

Jaguariaíva é um destino de ecoturismo, ainda pouco conhecido no estado do Paraná, que possui uma gama enorme de atrativos turísticos com diversas belezas naturais, dentre elas se destacam as cachoeiras, parques naturais e edificações históricas.

O nome da cidade é referência ao Rio Jaguariaíva que corta o município e a povoação surgiu a partir de 1795, quando Luciano Carneiro Lobo adquiriu a fazenda Jaguariaíva. Foi declarado município em 1875 e atualmente possui população aproximada de 35 mil habitantes (ref. ano de 2022).

A economia é fortemente direcionada a madeira, com fábricas de celulose e papel, além de resina e compensado etc… No turismo, Jaguariaíva PR se destaca pelas belezas naturais além de agregar cultura através do patrimônio histórico.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Jaguariaíva PR, mostrando seus pontos turísticos.

Jaguariaíva - Cachoeira Véu da Noiva e Andorinhas
Cachoeira Véu da Noiva e Andorinhas no Parque Lago Azul

Jaguariaíva Turismo

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Jaguariaíva PR

Navegue por este post

Quando ir a Jaguariaíva – Paraná

A cidade de Jaguariaíva e seus pontos turísticos podem ser visitados em qualquer época do ano. Porém, para aproveitar o banho nas piscinas naturais das cachoeiras, a melhor época é no verão, entre dezembro e março, quando faz mais calor.

Quanto ao tempo, os meses mais chuvosos historicamente são: dezembro e janeiro (mas geralmente com pancadas rápidas) e os menos chuvosos, de abril a agosto.

Voltar ao índice

Jaguariaíva PR
Vista aérea da Praça Getúlio Vargas e parte da cidade

Onde fica Jaguariaíva: Como chegar

Onde fica Jaguariaíva

A cidade de Jaguariaíva PR fica a Nordeste do estado do Paraná, na região dos Campos Gerais, a 870 metros de altitude. Fica a 234 km de Curitiba, a 16 km de Itararé, na divisa com estado de São Paulo e a 357 km de São Paulo, capital Paulista.

Jaguariaíva - Rio das Mortes
Rodovia PR-151 e Rio das Mortes

Como chegar de avião

Para quem vem de longe por vias aéreas, a melhor opção é chegar pelo Aeroporto internacional de Curitiba, situado a 252 km, onde há uma oferta maior de voos.
Há também a opção do Aeroporto de Ponta Grossa, localizado a 132 km, que opera alguns voos da Azul e da Voepass.

PASSAGENS PROMO – Acesse o buscador de passagens aéreas promocionais com os melhores preços do mercado! Pague em até 10x!
FAÇA SUA BUSCA DE VOOS BARATOS!

A partir de um dos aeroportos você deve alugar um carro para chegar em Jaguariaíva, assim como também para se deslocar entre as inúmeras cachoeiras e atrações dos destinos da região.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Jaguariaíva: Dicas de Hotéis

As atrações de Jaguariaíva, além da zona urbana, estão espalhadas em direções variadas pelo município. Com isso, o melhor lugar para ficar é mesmo na cidade, principalmente, no centro onde se concentra também mais opções de restaurantes e comércio em geral.

Ficamos por três noites na cidade no hotel San Juan, melhor opção na cidade, mas há também outras opções, confira!

Voltar ao índice

Jaguariaíva - Complexo Matarazzo e Estação Cidadã
Estação Cidadã e Complexo Matarazzo ao fundo

Onde comer na cidade

O restaurante e Pizzaria Primavera, situado na Av. Conde Francisco Matarazzo é uma ótima opção para fazer suas refeições. O Restaurante Popular, situado na mesma rua é uma opção econômica.

Voltar ao índice

O que fazer em Jaguariaíva PR: Pontos turísticos

Jaguariaíva possui atrações tanto na zona urbana com na zona rural do município. Algumas atrações podem ser distribuídas por roteiros ou por diferentes parques, além de outras cachoeiras em áreas particulares.
Por isso iremos separar as atrações por parques, como o Parque Estadual do Cerrado, Parque Municipal Lago Azul e Parque Estadual Vale do Codó, confira!

Voltar ao índice

Pontos turísticos de Jaguariaíva: atrações urbanas

Praça Getúlio Vargas e Estação Cidadã

Jaguariaíva - Praça Getúlio Vargas
Praça Getúlio Vargas e Estação Cidadã ao fundo

A Praça Getúlio Vargas é aberta a público, possui arborização e jardinagem, bancos e um chafariz, trazendo um ambiente agradável para lazer e sociabilidade aos moradores e turistas.

A Estação Cidadã está localizada junto à Praça Getúlio Vargas, no centro de Jaguariaíva. É uma antiga estação ferroviária construída em meados de 1930, que por anos também foi sede de Poder Executivo Municipal.

Foi tombada em 2000 pela União Federal, e atualmente abriga diversos setores e serviços públicos. A entrada no local é franca.

Praça Isabel Branco

Jaguariaíva - Praça Isabel Branco
Praça Isabel Branco

Localizada na parte alta da cidade, a Praça Isabel Branco recebeu este nome porque no passado era o local de uma fazenda habitada por uma senhora com esse nome.

A praça é toda trabalhada em pedras portuguesas, possui grandes árvores, bem como canteiros e gramados, de um busto de Isabel e um belo coreto. Em seu entorno estão, a Prefeitura de Jaguariaíva e a Igreja Senhor Bom Jesus da Pedra Fria.

Santuário Bom Jesus da Pedra Fria

Jaguariaíva - Santuário Bom Jesus da Pedra Fria
Santuário Bom Jesus da Pedra Fria

A Igreja do Padroeiro de Jaguariaíva fica localizada na colina da Cidade em frente à praça Isabel Branco. Foi construída nos anos de 1863-1864 e possui muitos elementos em pedra e se mantém conservada desde então.

Sua edificação deve-se inteiramente a devoção dos pioneiros ao Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, devoção essa de origem portuguesa. Abre somente em horários de missa.

Paróquia São Francisco de Assis – Jaguariaíva

Igreja São Francisco - Jaguariaíva PR
Igreja São Francisco

A Igreja de São Francisco de Assis fica no centro da cidade e chama atenção por seus vitrais coloridos em meio a sobriedade dos tons da edificação.
A Paróquia fica aberta durante grande parte do dia para visitação, com horários de missa diferentes entre um dia e outro.

Museu Histórico Municipal Conde Francisco Matarazzo

Museu Matarazzo - Jaguariaíva PR
Museu Histórico Municipal Conde Francisco Matarazzo

O museu está instalado na edificação construída em 1924 para a família Matarazzo, onde nos fundos localizava-se a moradia para funcionários e na frente a casa dos diretores do Frigorifico Matarazzo.

Em 2007 o palacete tornou-se museu e em 2010 o espaço foi aberto ao publico com exposições permanentes da história dos Matarazzo, bem como exposições temporárias.

A entrada é gratuita, a visitação externa ocorre em qualquer horário e a interna durante eventos.

Complexo Matarazzo – Jaguariaíva

Jaguariaíva - Complexo Matarazzo
Vista aérea do Complexo Matarazzo

O Complexo Matarazzo é um enorme prédio de bela arquitetura que chama a atenção na cidade de Jaguariaíva. Inicialmente foi um frigorífico, depois tornou-se uma fábrica de tecelagem.

Posteriormente o complexo foi adquirido pela Prefeitura e atualmente abriga uma escola municipal, duas empresas privadas e órgãos da prefeitura incluindo uma sala de cinema para os alunos da rede pública.

Casa da Cultura Professor Doutor João Batista da Cruz

Casa da Cultura de Jaguariaíva
Casa da Cultura Professor Doutor João Batista da Cruz

A Casa da Cultura está instalada em uma construção de dois pavimentos inaugurada em 1918 com detalhes nos estilos neoclássico e art nouveau, uma edificação é de suma importância histórica para Jaguariaíva.

A casa da Cultura do município conta com galeria dos prefeitos, galeria do festival Cultural de Jaguariaíva, exposições de obras de artistas locais, sala de reunião e a sede administração cultural.

Centro histórico de Jaguariaíva PR

Centro histórico de Jaguariaíva PR
Centro histórico de Jaguariaíva PR

O centro histórico de Jaguariaíva conta com museus, igrejas, praças e algumas outras edificações trazendo um contexto e a noção da importância de determinados elementos no desenvolvimento do município.

A Rua Prefeito Aldo Sampaio Ribas apresenta um belo conjunto de casas históricas.

Parque Ambiental Doutor Ruy Cunha

Jaguariaíva - Parque Ruy Cunha
Parque Ruy Cunha

Localizado às margens do Rio Jaguariaíva, além de ser uma reserva, o parque tem importância histórica já que no local os Tropeiros atravessavam com suas tropas de mulas vindos do Rio Grande do Sul.

O local possui infraestrutura com área de lazer, sanitários, espaço para educação ambiental, centro de informações turísticas, museu do tropeiro, cantinho do chimarrão, e trilhas ecológicas que levam até a margem do rio Jaguariaíva.

A visitação é livre e ocorre de quarta a domingo, das 09h às 17h.

Parque Linear do Rio Capivari e Cachoeirão

Jaguariaíva - Cachoeira do Parque Linear do Rio Capivari
Cachoeira do Parque Linear do Rio Capivari

O parque Linear do Rio Capivari é um refúgio verde que fica praticamente dentro da cidade. Um mirante de madeira oferece a vista do Cachoeirão que é um dos principais cartões postais de Jaguariaíva PR.

Possui infraestrutura com pista de caminhada, lago artificial, academia ao ar livre, parque infantil e um belo bosque.
A entrada para o local é gratuita e o horário de funcionamento é das 08h às 17h.

Voltar ao índice

Parque Municipal Lago Azul – Jaguariaíva

Jaguariaíva - Parque Municipal Lago Azul
Vista aérea do Parque Municipal Lago Azul, cachoeira Véu da Noiva e das Andorinhas

O Parque Municipal Lago Azul é o mais visitado, a principal atração na lista do que fazer em Jaguariaíva PR. O Local conta com 3 belíssimas quedas d’água: Cachoeira Lago Azul, Cachoeira Véu da Noiva e Cachoeira das Andorinhas.

O parque fica a 6 km do centro da cidade, sendo uma parte do caminho pela rodovia e uma parte em estrada de terra.
A entrada para o parque é gratuita, das 09h às 16h.

Cachoeira Lago Azul

Jaguariaíva - Cachoeira Lago Azul
Cachoeira Lago Azul

Logo na chegada do Parque há uma ponte para pedestres para travessia do Rio Jaguariaíva. Atravessando ela, chega-se ao outro rio e à primeira cachoeira do parque, que é a do Lago Azul.

A Cachoeira Lago Azul é de grande beleza cênica, com as águas que escorrem em um paredão de pedra e concluem sua queda em um profundo poço de água cristalina. Mas confesso que achei a água mais verde do que azul.

A entrada na água é permitida em sua piscina natural, porém, indicada para quem sabe nadar, pela profundidade.

Cachoeira Véu da Noiva

Jaguariaíva - Cachoeira Véu da Noiva
Cachoeira Véu da Noiva

Esta cachoeira é considerada uma das mais bonitas do Paraná, porém, o acesso é complexo e perigoso, tanto por cima, como por baixo. A queda d´água tem em torno de 30 metros de altura e está localizada entre dois paredões rochosos, em uma fenda.

O acesso por baixo só pode ser feito através de caminhada entre pedras e a nado, não recomendado com o rio cheio. O ideal é fazer o acqua trekking guiado com todos os equipamentos de segurança.

Acqua Trekking Cachoeira Véu da Noiva
Acqua Trekking Cachoeira Véu da Noiva

O acesso por cima é mais fácil, por trilha íngreme de 500 metros, porém só é possível ver parte da cachoeira e é preciso ter muito cuidado, pois não há qualquer proteção.

A agência Caçadores de Aventuras Ecoturismo faz o passeio do acqua trekking na cachoeira Véu da Noiva. Para agendar basta entrar em contato pelo Whastapp.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine a aventura!

Entrar em contato com o guia!

Cachoeira das Andorinhas

Jaguariaíva - Cachoeira das Andorinhas
Cachoeira das Andorinhas

A Cachoeira das Andorinhas fica logo acima da queda da Véu da Noiva, uma bela queda d’água com uma piscina natural de águas verdes e outras quedas mais acima.
O acesso a esta cachoeira é fácil, apesar da trilha íngreme de 500 metros. O caminho é por uma trilha bem demarcada com vegetação mais limpa, a mesma que leva ao topo da cachoeira Véu da Noiva.

Corredeiras do Parque Municipal Lago Azul

Jaguariaíva - lajeado das Andorinhas
Lajeado acima da cachoeira das Andorinhas

Além das três cachoeiras, já mencionadas acima, o parque Lago Azul de Jaguariaíva, oferece ainda uma grande área de corredeiras e pequenas piscinas naturais para banho.

Fica acima da cachoeira das Andorinhas, basta seguir a trilha da direita por mais 400 metros.

Voltar ao índice

Parque Estadual do Cerrado – Jaguariaíva

Jaguariaíva - Parque Estadual do Cerrado
Parque Estadual do Cerrado

O Parque Estadual do Cerrado é uma reserva remanescente de campos de cerrado, bem como cachoeiras e cânions. O parque conta com mais de 2 km de trilhas auto guiadas e as duas principais atrações são a trilha do Cerrado e a cachoeira do Cerrado.

  • A entrada no parque é gratuita, mas é necessário o cadastro na portaria.
  • O funcionamento do parque é de quarta a domingo, das 08h às 16h.

Trilha do mirante do Cânion Jaguariaíva

Jaguariaíva - Mirante do Parque Estadual
Mirante do Parque Estadual do Cerrado

O acesso ao mirante se dá através de uma trilha circular de mais de 3 km de extensão que vai por dentro da mata e retorna por uma área mais aberta. No mirante é possível contemplar uma vista do Cânion Jaguariaíva, e a vegetação típica do local e o rio.

Cachoeira do Cerrado

Jaguariaíva - Cachoeira do Cerrado
Cachoeira do Cerrado

Outra trilha com 300 metros de extensão acompanha o rio, passa por belas corredeiras e ao mirante da Cachoeira do Ribeirão Santo Antônio (cachoeira do Cerrado), com 40m de altura.

Voltar ao índice

Parque Estadual Vale do Codó – Jaguariaíva

Jaguariaíva - Vale do Codó - Pedra da Taça
Vale do Codó – Pedra da Taça

Outro parque do município de Jaguariaíva é o do Vale do Codó, com uma área de aproximadamente 760 hectares, formado por cânions, cachoeiras e afloramentos do arenito, onde passa os rios Lajeado Grande e Jaguariaíva.

  • O Parque abre das 8h às 17h, com entrada gratuita.
  • As principais atrações do parque são: Cachoeira do Butiá, Cachoeira da Ilha, Mirante da Pedra da Taça e Mirante da Pedra Bonita.
  • Os locais são difíceis de achar entre um labirinto de floresta de pinus, recomendamos ir com agência no passeio 4×4 pelo Vale do Codó.

Fizemos o passeio 4×4 no Vale do Codó com o guia Oseias da Caçadores de Aventuras Ecoturismo. Para agendar basta entrar em contato pelo Whastapp.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine a aventura!

Entrar em contato com o guia!

Cachoeira do Butiá

Jaguariaíva - Cachoeira do Butiá
Mirante frontal da Cachoeira do Butiá

A Cachoeira do Butiá é uma das mais bonitas de Jaguariaíva, com aproximadamente 30 metros de altura, localizada em um vértice do cânion. Há dois mirantes para a queda, um ao lado dela e outro em frente, ambos por cima.

Jaguariaíva - Vale do Codó - lajeado do Butiá
Vale do Codó – Lajeado do Butiá

Além da Cachoeira do Butiá, antes dela há outras quedas menores, corredeiras e piscinas naturais no caminho, locais onde é possível tomar banho de rio, além de belas vistas do cânion e do Vale do Codó.

  • Para chegar na cachoeira, que fica a cerca de 12 km da cidade, há duas formas.
  • De carro normal e uma caminhada de cerca de 3 km (6km ida e volta).
  • Com 4×4 que segue mais adiante e a trilha encurta para 1 km (2 km ida e volta).

Cachoeira da Ilha

Jaguariaíva - Cachoeira da Ilha
Vista aérea da Cachoeira da Ilha

Uma das mais belas e grandiosas cachoeiras de Jaguariaíva com cerca de 100 metros de altura, a Cachoeira da Ilha é também a de mais difícil acesso se for por baixo e por cima o acesso é proibido.

Com isso, ela é vista somente de longe através dos mirantes da Pedra Bonita e também da pedra da Taça, a cerca de 1 km de distância.

Mirante da Pedra da Taça – Vale do Codó

Jaguariaíva - Vale do Codó
Jaguariaíva – Vale do Codó

O Mirante da Pedra da Taça oferece uma das mais belas vistas do Vale do Codó, de onde se tem uma ampla vista do cânion do Rio Jaguariaíva, da Cachoeira da Ilha, de um lago formado pelo rio, e das formações rochosas, especialmente a Pedra da Taça, situada a poucos metros do mirante.

Através do passeio 4×4 a caminhada é de cerca de 500 m (1 km ida e volta

Mirante Pedra Bonita – Vale do Codó

Jaguariaíva - Vale do Codó - Mirante da pedra Bonita
Vale do Codó – Mirante da pedra Bonita

Outro mirante com belíssimas vistas é o da Pedra Bonita. O local oferece uma ampla vista do cânion, da Cachoeira da Ilha e do Vale do Codó, através de uma grande pedra situada no alto.

O local é acessível através de uma caminhada de 2 km ida e volta a partir da Pedra da Taça.

Voltar ao índice

O que fazer em Jaguariaíva: Outras atrações

Conheça outras atrações dispersas, além das atrações urbanas e dos parques mencionados acima:

Rio das Mortes e antiga ponte férrea – Jaguariaíva

Jaguariaíva - Ponte Férrea do Rio das Mortes
Ponte Férrea do Rio das Mortes

O Rio das Mortes na área situada junto à rodovia PR-151, rumo a Sengés, oferece belas paisagens, além da vista da antiga ponte férrea que atravessa o rio.

Inaugurada em 1913, a ferrovia foi desativada em 1964 por ser de difícil acesso e não obter resultados esperados, sendo considerada como “pior trecho ferroviário do Brasil”.

Fica a 9 km do centro da cidade de Jaguariaíva rumo a Sengés, às margens da rodovia.

Túnel Fabio Rego – Jaguariaíva

Túnel alagado de Jaguariaíva
Túnel alagado – Crédito: @cacadoresdeaventuraspr

O Túnel Fabio Rego foi construído em 1956, tem 863 metros de extensão, e fazia parte da linha férrea que cruza a rodovia Itararé-Jaguariaíva PR-151. Foi desativado em 1994 em função de um novo ramal ferroviário e teve seus trilhos arrancados.

Atualmente é explorado pelos praticantes de off-road, tendo em vista que para sua travessia é necessária tração 4×4 e uma boa altura do solo em função da profundidade da água, que pode chegar a um metro ou mais, dependendo das chuvas.

  • O passeio consiste em atravessar o túnel alagado e depois retornar.
  • Quem não tem 4×4 pode fazer o passeio com uma agência da cidade.

O Oseias da agência Caçadores de Aventuras Ecoturismo faz o passeio do Túnel Alagado. Para agendar essa e outras aventuras, basta entrar em contato pelo Whastapp.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine a aventura!

Entrar em contato com o guia!

Santa do Paredão

"Jaguariaíva

Santa do Paredão é uma Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, em que, diz uma lenda desde o século XIX, a imagem de uma santa pode ser vista no alto do paredão pelos que têm fé, dando assim origem ao nome do local, que também é conhecido como a “Santa da Serra”.

A parte de cima do paredão oferece uma bela vista e é um local para ver o pôr do Sol. Na parte de baixo há a imagem de uma santa junto ao paredão.

Fica a 21km da cidade de Jaguariaíva, num percurso quase todo de estrada de terra.

Usina São Joaquim (usina velha) e cachoeira

Jaguariaíva - Cachoeira da Usina Velha
Cachoeira da Usina Velha

A Usina São Joaquim era uma hidrelétrica que foi construída nas margens do Rio Capivari, por volta de 1920 para fornecer energia ao Frigorifico Matarazzo, mas acabou sendo desativada quando houve o fechamento do frigorífico.

Abaixo da usina há duas cachoeiras. É possível visitar o local de quarta a domingo entre as 08h e 18h.

Cachoeira Chico Fontana

Arapoti - Cachoeira do Chico Fontana
Cachoeira do Chico Fontana

A Cachoeira Do Chico Fontana é uma bela queda d’água que tem em torno de 10 m de altura e 60 m de largura. Se destaca por sua belíssima piscina natural, uma verdadeira prainha de água doce.

Fica em Jaguariaíva, mas o acesso é passando pela cidade vizinha de Arapoti a 20 km do centro, 17 km por asfalto e 3,5 km por estrada de terra em péssimo estado. A caminhada é de aproximadamente 500 m (300 m ida e volta).

Cachoeira da Fenda do Macaco

Arapoti - Cachoeira da Fenda do Macaco
Cachoeira da Fenda do Macaco

Com pouco mais de 10 metros de altura, é uma bela cachoeira que conta com três formações curiosas. Uma formação que lembra a cabeça de um macaco, uma fenda estreita atrás dela e um portal com duas enormes pedras que é o caminho de chegada à cachoeira.

O local é uma propriedade particular, pertencente ao senhor Pieter Arthur Biersteker, sendo necessário permissão do proprietário para ter acesso ou acompanhamento de um guia autorizado.

A Cachoeira está localizada na Fazenda Casa de Pedra, localizada no município de Jaguariaíva, porém, o acesso é pelo município de Arapoti, distante 31 km da cidade, seguindo pela PR-239 por 16 km, depois por 15 km de estrada de terra.

Do local onde fica o carro é preciso caminhar 1,7 km (3,4 ida e volta) até a base da cachoeira. É indispensável a presença de um guia autorizado.

Voltar ao índice

Mapa de Jaguariaíva PR: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com cada um dos pontos turísticos de Jaguariaíva, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Agência e passeios em Jaguariaíva, Paraná

Como mencionamos há atrações situadas em propriedades privadas, onde é obrigatório o acompanhamento de um guia como também pela dificuldade de encontrar as atrações e passeios que dependem de 4×4.

Fizemos passeios com o guia Oseias da Caçadores de Aventuras Ecoturismo. Para agendar passeios como o aqutrekking, 4×4 no Vale do Codó e Túnel Alagado, basta entrar em contato pelo Whastapp.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine a aventura!

Entrar em contato com o guia!
Voltar ao índice

Roteiro em Jaguariaíva e região

Jaguariaíva possui atrações para um roteiro de 2 dias, porém, se você tiver mais tempo, inclua também mais 3 dias em Sengés e 1 dia em Arapoti. Outra opção é visitar o cânion de Pirituba, já no lado paulista.
Confira como foi nosso roteiro de 7 dias na região:

  • Primeiro dia: Jaguariaíva – Complexo Lagoa Azul + Parque do Cerrado
  • Segundo dia: Jaguariaíva – 4×4 no Vale do Codó, cânion e cachoeiras + atrações na cidade.
  • Terceiro dia: Sengés – Roteiro Cachoeira do Sobradinho.
  • Quarto dia: Sengés – Roteiro das Cachoeiras.
  • Quinto dia: Sengés – Roteiro do Corisco e Parque da Barreira.
  • Sexto dia: Itararé e Cânion Pirituba.
  • Sétimo dia: Cachoeiras de Arapoti.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here