Bursa Turquia: O que fazer na cidade

Dicas de viagem para Bursa na Turquia. 16 pontos turísticos para conhecer na cidade.

Bursa - Turquia
Letreiro da cidade ao lado da Mesquita Verde
  Por Jair Prandi
 

Bursa é uma cidade do noroeste da Turquia com muita história, que já foi um dos pontos de partida para a Rota da Seda e faz parte de um Patrimônio Mundial da UNESCO

Fundada em 202 a.C., a cidade de Bursa tem em torno de 1,9 milhões de habitantes, que faz dela a quarto maior cidade da Turquia, situada a uma altitude média de 100 m.

Entre as atrações da cidade, se destacam a sua comida, as praias, mesquitas, bazares, fontes termais e também pela estação de esqui da montanha de Uludag, acessada por teleférico.

Atualmente a cidade é o polo da indústria automobilística turca, onde a Fiat e a Renault sediaram as suas fábricas, e também rica na agricultura. Porém, iremos mostrar aqui uma lista do que fazer em Bursa, Turquia.

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

Turismo em Bursa

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Bursa, na Turquia

Navegue por este post

Quando ir a Bursa – Turquia

Com clima mediterrâneo, a cidade possui verões bem quentes e secos e invernos frios e úmidos, com chuvas e até mesmo neve.
Veja as informações de melhores meses, mais, quentes, mais frios e mais chuvosos do ano em Bursa, Turquia.

  • Melhor tempo em Bursa: De Abril até Novembro.
  • Meses mais quentes: De Julho a Setembro.
  • Meses mais frios: De Dezembro a Janeiro.
  • Mais chuvosos: De Dezembro a março.

Voltar ao índice

Onde fica Bursa: Como chegar

Bursa - Turquia
Vista da cidade

A cidade de Bursa fica situada na região de Mar Mármara, Noroeste da Turquia, localizada no sopé do Monte Uludag. Fica a 154 km de Istambul, 345 km de Izmir e a 386 km de Ancara, capital Turca.

Pacotes para a Turquia

A Turquia é um país um pouco complicado para viajar por conta própria, principalmente pela dificuldade da língua, além de outros fatores. Por isso, é recomendado viajar em um pacote em grupo, pois a visita a Bursa, costuma fazer parte dos pacotes.

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Turquia com guia que fala português.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

De avião

Pela proximidade com Istambul, Bursa utiliza o seu aeroporto para receber visitantes. Não há um grande aeroporto na cidade.

De excursão

Esta é uma das maneiras mais fáceis de conhecer Bursa se você estiver em Istambul. Basta reservar um passeio de 1 dia e embarcar sem se preocupar com nada.

Excursões a Bursa saindo de Istambul

De ferry

Ir de Istambul a Bursa de ferry é uma boa opção, num trajeto que dura entre 1h30 e 2h.

  • O ferry chamado IDO sai do porto de Yenikapi em Istambuel e leva ao porto de Güzelyalı, em Bursa.
    No porto, pegue o ônibus 1-GY até a estação Emek.
    Em Emek, pegue o metrô até a estação Osmangazi no centro da cidade.
  • O ferry chamado BUDO parte do porto de Kabatas em Istambul e vai até o porto de Mudanya, em Bursa.
    No porto pegue o ônibus 1-M que também lhe deixará na estação Emek.
    Em Emek, pegue o metrô até a estação Osmangazi no centro da cidade.

De ônibus

Outra opção é pegar uma das linhas de ônibus numa viagem que dura em torno de 3 horas. Ao chegar na rodoviária de Bursa, pegue o ônibus 91 para o centro da cidade.

Voltar ao índice

Onde ficar em Bursa: Dicas de hotéis

A melhor localização para se hospedar em Bursa é na área central, onde há mais ofertas de hotéis e maior estrutura turística.
Conheça algumas boas opções:

Voltar ao índice

O que fazer em Bursa: Pontos turísticos

Principais mesquitas em Bursa

Mesquita Verde (Yeşil Cami’i)

Bursa - Mesquita Verde
Mesquita Verde

Esta não é a principal mesquita da cidade, mas é a mais conhecida pelos turistas. A Mesquita Verde, também conhecida como Mesquita de Mehmed I, é ricamente decorada com azulejos azuis e verdes, que deram nome a ela.

A Mesquita Verde, concluída no ano de 1424, é frequentemente vista como o ápice do estilo arquitetônico otomano inicial, devido ao nível de beleza estética que representa. Desde 2014, faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

A visitação interna é permitida, mas precisa tirar os calçados e as mulheres com véu.

Grande Mesquita de Bursa (Ulu Cami’i)

Grande Mesquita de Bursa - Turquia
Interior da Grande Mesquita – Crédito: depositphotos.com

Construída no século 14, a impressionante Grande Mesquita de Bursa (Ulu Cami) é a maior da cidade. Está localizada no centro da Cidade Velha, um exemplo da arquitetura otomana inicial com elementos da arquitetura seljúcida, incluindo 2 minaretes, 20 cúpulas, esculturas em madeira fina e quase 200 inscrições caligráficas.

A Grande Mesquita de Bursa foi construída por Bayazid I em 1399 e é a obra mais histórica e mais importante da cidade.

Mausoléu Verde de Bursa

Bursa - Mausoléu Verde
Mausoléu Verde

O Mausoléu Verde é o mausoléu do quinto sultão otomano, Mehmed I, erguido pelo filho e sucessor Murad II, logo após sua morte em 1421. Fica atrás da Mesquita Verde, localizado no topo da colina no bairro de Yeşil, em Bursa, Turquia.

Foi construído em um plano hexagonal e coroado por uma cúpula hemisférica, com seu exterior revestido a azulejos verdes e azuis. No interior fica o túmulo real acompanhado de outras sete sepulturas, ricamente decoradas.

Principais mercados em Bursa

Grande Bazar de Bursa

Silk Bazar - Bursa
Decorações típicas vendidas no bazar

O Grande Bazar é um dos centros comerciais mais prestigiados e antigos de Bursa e da Turquia, com muita história, que remonta à era otomana. Hoje, o bazar possui lojas de um pouco de tudo, roupas, joias, seda, comida e culinária local, além de muitos outros produtos.

Koza Han Silk Bazar – Mercado de Seda de Bursa

Pátio do Mercado de Seda de Bursa - Turquia
Pátio do Mercado de Seda – Crédito: depositphotos.com

Este é um mercado de seda muito antigo e histórico herdado do império otomano. Nele você pode encontrar todos os tipos de produtos de seda e muitas lojas de produtos variados.

Koza Han foi o primeiro centro têxtil da Turquia, que tornou-se famoso porque os tecidos ali vendidos foram usados por pessoas ricas por muitos séculos.

O edifício de dois andares do Koza Han (Mercado da Seda), construído em 1491 é também uma obra-prima da arquitetura otomana, com um pátio no meio, é coberto e arqueado.

Museus em Bursa – Turquia

Panorama 1326 Bursa Conquest Museum
Panorama 1326 Museu da Conquista – Crédito: depositphotos.com

Há inúmeros museus em Bursa, ideais para quem gosta de arte e antiguidades. Segue uma lista com uma descrição bem resumida de seu propósito e acervo.

Museu da cidade de Bursa – O museu tem exposições que retratam a história da cidade com objetos desde os tempos pré-históricos até os dias de hoje.

Museu arqueológico de Bursa – Localizado num belo e grande parque, o museu possui principalmente artefatos arqueológicos do período em que Bursa era uma das capitais romanas.

Panorama 1326 Museu da Conquista de Bursa – O museu retrata o processo que começou depois que a cidade caiu sob o domínio otomano em um edifício em 360 graus. É o maior museu panorâmico do mundo.

Outros pontos turísticos de Bursa – Turquia

Torre do Relógio Tophane

Bursa - Torre do relógio Tophane
Torre do Relógio Tophane – Crédito: depositphotos.com

Construída em 1905, a histórica Torre do Relógio Tophane tem 33 metros de altura e 6 andares. Em cada andar há uma janela retangular em cada lado.
A Torre do Relógio Tophane fica em uma praça em uma área alta da cidade que serve de mirante com belas vistas panorâmicas.

Teleférico Bursa – Monte Uludag

Teleférico Bursa - Uludag
Teleférico de Uludag – Crédito: depositphotos.com

Inaugurada em 2013, a nova linha de teleférico da montanha Uludag substituiu a antiga construída em 1963. A linha tem 8,8 km de comprimento desde a cidade de Bursa até a estação final Oteller, estão situados os hotéis da estação de esqui na montanha Uludag.

Há um total de 45 torres de suporte e 174 cabines de 8 lugares cada capazes de transportar 1.500 passageiros por hora entre a Estação Teferrüç a 395 m até a estação final Oteller a uma altitude de 1.870 m, numa viagem de 22 minutos.

Timsah Arena

Timsah Arena - Bursa - Turquia
Timsah Arena e sua forma de jacará

O Estádio Municipal Metropolitano, também denominado Timsah Arena, é um estádio multiuso, com capacidade máxima é de 43.331 espectadores, casa do Bursaspor.

Construído entre 2011 e 2015, o estádio tem o formato de um crocodilo em repouso, uma referência ao mascote do clube Bursaspor.

A cobertura do estádio é composta por membranas brancos e verdes, acompanhadas de fibra de vidro que formam o corpo do crocodilo, enquanto a arquibancada norte é coberta pela cabeça gigante.

Zoo de Bursa, Turquia

Zoo de Bursa - Turquia
Tigre no zoo da cidade – Crédito: @ikranurrsy

O Zoológico de Bursa é um pequeno parque localizado no bairro de Soganlı, ao lado do espaçoso Parque Botânico. São 20 hectares de área verde arborizada com 700 animais representando quase 100 espécies de todo o mundo.

Inaugurado em 1998 o zoo exibe animais endêmicos da Turquia, e também os grandes animais da savana africana, como girafas, zebras, leões, entre outros.

Ponte Irgandi

Bursa - Ponte Irgandi
Ponte Irgandi – Crédito: depositphotos.com

A curiosa Ponte Irgandi é um local de exposição e venda de artesanatos tradicionais na cidade. Foi construído em 1442, danificado no Grande Terremoto de Bursa em 1854, bombardeada pelo exército grego na Guerra da Independência da Turquia e renovada e colocada em uso em 2004.

A Ponte Irgandi, que conecta os distritos de Osmangazi e Yıldırım, é uma ponte em arco de pedra com construções em cima, formando uma arquitetura singular.

Parque Cultural Reşat Oyal

Bursa - Parque da Cultura Resat Oyal
Parque da Cultura Resat Oyal – Crédito: yaz-tatili.com

Inaugurado em 1955, o Parque Cultural Reşat OYAL, é uma grande área verde na cidade com 40 hectares. Em 2006 teve sua área aumentada com mais áreas verdes.
Conta com um belo lago em sua parte central e vários caminhos calçados entre as árvores, repleto de bancos e áreas de recreação e esportes.

Portão Imperial do Castelo de Bursa

Portão do Castelo de Saltanat - Bursa
Portão Saltanat – Crédito: depositphotos.com

O Castelo da cidade é uma construção histórica do século I a.C. localizada dentro dos limites da cidade. Das extensas e altas paredes de pedra restaram algumas partes, especialmente o Portão Imperial, que vale a pena conhecer.

Vila de Cumalikizik

Vilva Cumalikizik - Bursa - Turquia
Casas típicas na Vilva Cumalikizik – Crédito: depositphotos.com

A vila histórica de Cumalıkızık surgiu por volta do ano de 1300 durante a formação do Império Otomano. É uma vila medieval de pedra com 270 casas históricas e muitas casas coloridas feitas de madeira e pedras de entulho.

Suas ruas estreitas de paralelepípedos lembram os tempos medievais já serviu de cenário para a filmagem de muitos filmes históricos.

A vila otomana de Cumalıkızık fica a 10 km do centro da cidade e é uma atração imperdível da lista do que fazer em Bursa, Turquia.

Voltar ao índice

Mapa de Bursa: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Bursa, Turquia, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.


Voltar ao índice

Seguro Viagem para Turquia

O Seguro Viagem para Turquia não é obrigatório, sendo assim, você não será barrado na fronteira se não tiver. Porém, não é nem um pouco recomendado viajar para o exterior sem um Seguro Viagem.

O seguro viagem pode evitar grandes gastos em caso de necessidade de uso. Além do atendimento médico, o seguro garante auxílio em caso de contratempos com atraso de voo, extravio de bagagem, e problemas jurídicos. Problemas que podem te dar uma grande dor de cabeça se não estiver de posse de uma apólice.

O site da Seguros Promo compara preços de várias seguradoras simultaneamente, mostrando valores e coberturas de cada um.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here