Éfeso, Turquia: História e visitação

Saiba como é e como visitar as ruínas de Éfeso na Turquia, cidade romana que foi a segunda mais importante na antiguidade.

Éfeso - Turquia
Ruínas de Éfeso
  Por Jair Prandi
 

Éfeso é uma antiga cidade da Turquia, um verdadeiro museu ao ar livre, que foi por muito tempo na antiguidade a segunda mais importante cidade do Império Romano. As ruínas da cidade de Éfeso compreendem um dos maiores museus arqueológicos do mundo ao ar livre.

A cidade de Éfeso, construída por volta de 1000 a.C. pelos gregos, teve suas escavações arqueológicas iniciadas há 100 anos e, segundo arqueólogos, apenas 25% ainda foi redescoberto.

Éfeso é atualmente é um dos destinos mais visitados da Turquia, sendo parte de roteiros pelo país, que inclui outros destinos como a Capadócia, Pamukkale e a cidade de Izmir.

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

Sítio arqueológico de Éfeso - Turquia
Ruínas do sítio arqueológico

Turismo em Éfeso – Turquia

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Éfeso, Turquia

Navegue por este post

História da cidade de Éfeso

Éfeso - Biblioteca de Celso
Biblioteca de Celso, uma das mais belas construções da antiga cidade

Éfeso foi construída pelos gregos por volta de 1000 a.C. e teve seu apogeu em 129 a.C., quando foi a segunda mais importante cidade da era romana, perdendo apenas para Roma.

Estima-se que a cidade chegou a ter 400 mil habitantes, sendo um dos mais importantes centros comerciais da época, por sua localização estratégica, ligada à Roma pelo mar e por terra com grande parte da Ásia.

Ruínas de Éfeso - Turquia
Ruínas da antiga cidade

A prosperidade econômica de Éfeso possibilitou a construção de várias edificações memoráveis, como a Biblioteca de Celso, o Templo de Ártemis, Templo de Adriano, e o grande estádio, com capacidade para 25 mil pessoas.

Ao longo do tempo, grandes nomes da história desfilaram pela cidade, como Alexandre (o Grande), Cleópatra, São Paulo, São João e a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

Entre terremotos e invasões, a cidade de Éfeso foi reconstruída 4 vezes. O declínio da cidade aconteceu devido ao assoreamento do porto artificial. Atualmente o Mar Egeu fica a 5 km de distância.

Voltar ao índice

O que fazer em Éfeso: Principais atrações

Teatro Romano de Éfeso

Teatro Romano de Éfeso - Turquia
Vista do interior do teatro romano

O Grande Teatro de Éfeso está localizado na encosta do morro Panayir, em frente à “Harbour Street”, uma grande avenida da entrada sul da antiga cidade.

O teatro romano de Éfeso é considerado o maior da Turquia, antiga Anatolia. Tem uma estrutura de18 metros de altura, constituída com 66 fileiras de assentos, divididos em 2 lados juntos com 3 andares horizontais.

Sua fachada é ornamentada com vários relevos, colunas, estátuas e janelas. O Teatro de Éfeso era usado para peças de teatro, concertos, batalhas de gladiadores e acontecimentos em geral.

Biblioteca de Celso

Éfeso - Biblioteca de Celso
Biblioteca de Celso

A Biblioteca de Celso era um dos edifícios mais imponentes da antiga cidade de Éfeso, e atualmente o que mais chama a atenção por ter grande parte de sua estrutura ainda em pé.

Foi construída em homenagem ao antigo senador romano Tibério Júlio Celso Polemeano, concluído em 135 a.C. A biblioteca guardava 12 000 rolos de documentos e também o mausoléu de Celso.

Templo de Adriano

Éfeso - Templo de Adriano
Templo de Adriano – Crédito: depositphotos.com

O Templo de Adriano foi deificado ao imperador Adriano, construído por seu filho e sucessor Antonino Pio, em 145 a.C.. Em ruínas, tem uma das paredes ainda está de pé, com 11 colunas coríntias com 15 metros de altura da colunata exterior.

Templo de Ártemis

Localizado em Éfeso, o Templo de Ártemis ou Templo de Diana foi uma das sete maravilhas do Mundo Antigo. Era o mais significativo templo feito na civilização grega, construído para a deusa grega Ártemis, da caça e dos animais selvagens.

Foi construído no século VI a.C. no porto mais rico da Ásia Menor. Era composto por 127 colunas de mármore, com 20 metros de altura. Após sucessivos terremotos e saques, atualmente, há apenas uma solitária coluna que foi reerguida por arqueólogos alemães no século XIX.

Obs: foi muito importante na antiguidade, porém, não há nada que justifique a visitação atualmente.

Museu de Éfeso

Museu de Éfeso - Estátua de Ártemis
Museu de Éfeso – Estátua de Ártemis – Crédito: depositphotos.com

Localizado na cidade de Selcuk, próximo das ruinas da antiga cidade, o Museu de Éfeso preserva artefatos arqueológicos recolhidos em torno das ruínas. Seus principais destaques são as duas estátuas de Ártemis, em mosaicos e afrescos.

  • O Museu Arqueológico de Éfeso fica a 4 km de distância das ruínas, próximo da famosa Basílica de São João.
  • Abre todos os dias. Das 8h às 17h.

Casa da Virgem Maria

Casa da Virgem Maria - Turquia
Casa da Virgem Maria – Turquia

Situada a 8 km das ruínas de Éfeso, a casa da Virgem Maria é um lugar sagrado para cristãos e muçulmanos, supostamente a casa onde teria vivido seus últimos 9 anos de vida a Virgem Maria, mãe de Jesus.

A versão de Maria morando nos arredores de Éfeso ganhou força no ano de 1842. Em 1891, dois padres seguindo as afirmações e orientações descobrem as ruínas da casa de Maria. Um ano depois, autoridades da diocese de Esmirna, decretam a autenticidade da descoberta da casa de Maria.

Hoje, a casa de pedra (A Casa de Maria) é um santuário que recebe por ano mais de 800 mil visitantes, entre eles, cristãos, ortodoxos e muitos muçulmanos, já que no Alcorão Maria é muito também respeitada.

Sobre a morte de Maria na casa, o Vaticano não se pronuncia, já que não existem provas científicas para comprovação da sua morte no local. Porém, a casa de Maria já recebeu a visita de três papas: Paulo VI, em 1967; João Paulo II, em 1979, e Bento XVI, em 2006. O local foi considerado sagrado e lugar de peregrinação.

Voltar ao índice

Mapa de Éfeso – Turquia

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com cada uma das atrações de Éfeso, assim como ter uma noção dos acessos.

Voltar ao índice

Onde fica Éfeso: Como chegar

O parque arqueológico de Éfeso está localizado na parte ocidental da Ásia Menor, na região de Anatólia, próximo ao Mar Egeu, na Turquia. Fica a 3 km da cidade de Selçuk e a 82 km da cidade de Izmir.

Ruínas de Éfeso
Ruínas de Éfeso

Pacotes para a Turquia

A Turquia é um país um pouco complicado para viajar por conta própria, principalmente pela dificuldade da língua, além de outros fatores. Por isso, é recomendado viajar em um pacote em grupo e a visita a Éfeso sempre está inserida nos pacotes.

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Turquia com guia que fala português.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

O grande aeroporto mais próximo é o da cidade de Izmir, Aeroporto de Esmirna-Adnan Menderes situado a 64 km de Éfeso. Não há voos diretos do Brasil, mas tem com conexão em Istambul.

A partir do aeroporto ou da cidade de Izmir, as melhores opções para visitar Éfeso são através de uma excursão ou com carro alugado.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Passeios excursões a Éfeso

É possível reservar passeios e excursões para Éfeso saindo de Izmir, assim como outros destinos pela internet, com antecedência.

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados no exterior com a Civitatis e também com a GetYourGuide, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Excursão de 1 dia a Éfeso saindo de Izmir

Passeios e excursões pela região saindo de Izmir com a Civitatis

Passeios e excursões pela região saindo de Izmir com a GetYourGuide

Voltar ao índice

Onde se hospedar

A cidade mais próxima de Éfeso é Selçuk situada de 2 a 3 km de distância. Outra opção é ficar em Izmir, que fica a 80 km e fazer o passeio bate-volta ou visitor Éfeso no deslocamento entre Pamukkale e Izmir em um roteiro pela Turquia.

Voltar ao índice

Seguro Viagem para Turquia

O Seguro Viagem para Turquia não é obrigatório, sendo assim, você não será barrado na fronteira se não tiver. Porém, não é nem um pouco recomendado viajar para o exterior sem um Seguro Viagem.

O seguro viagem pode evitar grandes gastos em caso de necessidade de uso. Além do atendimento médico, o seguro garante auxílio em caso de contratempos com atraso de voo, extravio de bagagem, e problemas jurídicos. Problemas que podem te dar uma grande dor de cabeça se não estiver de posse de uma apólice.

O site da Seguros Promo compara preços de várias seguradoras simultaneamente, mostrando valores e coberturas de cada um.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here