O que fazer em Itararé SP

Conheça os pontos turísticos de Itararé, município do Sul do estado de São Paulo com atrações de ecoturismo.

Parque da Barreira - Itararé SP
Brechão das Andorinhas no Parque da Barreira
  Por Jair Prandi
 

Itararé é um destino de ecoturismo do Sul do estado de São Paulo, na divisa com o Nordeste do Paraná. A área é conhecida como Campos de São Pedro, e vai do Rio Verde até o rio Itararé, que dá o nome ao município.

O município de Itararé SP possui interessantes atrativos turísticos para quem gosta de belezas naturais, tais como cachoeiras, cânions, trilhas e atividades de ecoturismo em geral.

A povoação de Itararé em São Paulo teve início em 1725 com a doação de 3 sesmarias para o desenvolvimento da agricultura e criação. Tornou-se município em 1893 e atualmente conta com cerca de 51 mil habitantes (ref. ano de 2022).

A Barreira de Itararé foi um importante ponto de passagem desde a época dos tropeiros, no ponto onde o rio Itararé se estreita e suas margens se unem formando uma passagem natural. O rio foi estabelecido como divisa entre as vilas de Sorocaba e Curitiba.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Itararé São Paulo, mostrando seus pontos turísticos.

Gruta do Parque da Barreira - Sengés - Itararé
Gruta do Parque da Barreira

Turismo em Itararé

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Itararé SP

Navegue por este post

Quando ir a Itararé SP

A cidade de Itararé e seus pontos turísticos podem ser visitados em qualquer época do ano. Porém, para aproveitar o banho das cachoeiras e as aventuras ao ar livre, a melhor época é no verão, entre dezembro e março, quando faz mais calor.

Quanto ao tempo, os meses mais chuvosos historicamente são: dezembro, janeiro e fevereiro (mas geralmente com pancadas rápidas). Os meses menos chuvosos vão de abril a agosto.

Voltar ao índice

Onde fica Itararé: Como chegar

Itararé SP
Vista aérea de parte da cidade

A cidade de Itararé fica a 343 km de São Paulo, capital paulista, a 287 km de Curitiba, a 17 km de Sengés e a 58 km de Jaguariaíva, outros importantes destinos de ecoturismo da região.

Voltar ao índice

Onde ficar em Itararé: Dicas de hotéis

Uma ótima opção de hospedagem é ficar no hotel que leva o nome da cidade, situado na Rua São Pedro, principal rua do centro da cidade. Outras opções são os hotéis Paraíso 1 e 2.

Reservar no hotel Itararé

Voltar ao índice

O que fazer em Itararé: Pontos turísticos urbanos

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição – Itararé

Itararé SP - Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição
Vista aérea da Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição

A igreja Imaculada Conceição se localiza entre as praças Coronel Jordão e Praça Siqueira Campos no centro da cidade. Tem como principal destaque a alta e única torre sineira com relógio que se destaca no horizonte da cidade.

Praça Coronel Jordão – Itararé

Itararé SP - Praça Coronel Jordão
Vista aérea da Praça Coronel Jordão

A Praça Coronel Jordão á também conhecida como a praça da Matriz por estar situada em frente á igreja matriz de Itararé. É uma praça simples e aberta com algumas árvores e bancos à sombra.

Praça Francisco Alves Negrão

Itararé SP - Praça Francisco Alves Negrão
Praça Francisco Alves Negrão

A Praça Francisco Alves Negrão está situada em frente á igreja de São Pedro, possui grandes árvores com bancos para sentar e um termômetro. No local está instalado o centro de informações turísticas da cidade.

Igreja São Pedro – Itararé

Itararé SP - Igreja São Pedro
Igreja São Pedro

Igreja dedicada à São Pedro situada em frente à Praça Francisco Alves Negrão no centro da cidade. É uma igreja simples de duas torres com arcos em seu interior e belos vitrais.

Parque Linear Fábio Alves Veiga

Itararé - Parque Linear Fábio Alves Veiga
Lago no Parque Linear Fábio Alves Veiga

Criado em 2020, o Parque Linear Fábio Alves Veiga tem mais de 25 mil m² de área verde com pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre e iluminação pública, dando vida ao local que era abandonado e degradado.

Museu Histórico Municipal Camillo de Mello

Itararé - Museu Histórico Municipal Camilo Mello
Museu Histórico Municipal Camilo Mello – Crédito: Prefeitura de Itararé

Localizado na rua Belizário Pinto, 70, Vila Jurandir, o Museu conta com diversas peças e artefatos históricos, além de fotografias e recortes de jornal que retratam um pouco da história de Itararé SP.

Abre de segunda a sexta, das 9h às 16h30. Fecha aos sábados, domingos e feriados. Entrada livre.

Voltar ao índice

O que fazer em Itararé: Fora da cidade

Parque Ecológico da Barreira – Itararé e Sengés

Gruta do Parque da Barreira - Sengés - Itararé
Gruta do Parque da Barreira

O parque ecológico da Barreira é cortado pelo rio Itararé e marca a divisa entre os estados do Paraná e São Paulo, como também dos municípios de Sengés PR e Itararé SP.

O nome “barreira” se deve ao fato de que o local fazia parte da antiga rota dos tropeiros que saia de Viamão RS, com destino a Sorocaba SP. No local havia um posto que cobrava pela passagem das mercadorias, uma barreira comercial.

Parque da Barreira - Sengés
Acesso ao rio no Parque da Barreira, lado paranaense

O acesso é livre e gratuito e no local há várias atrações que compõem um circuito de aproximadamente 1 km de caminhada. As atrações são as seguintes:

Gruta da Barreira ou Gruta da Santa – O Rio Itararé atravessa por dentro de uma gruta nesse trecho. No local há uma escadaria em concreto para acessar o interior da gruta onde há uma imagem de santa.

Parque da Barreira - Itararé SP
Brechão das Andorinhas no Parque da Barreira

Brechão das Andorinhas – O rio passa por um mini cânion extremamente estreito que é abrigo as andorinhas. Há escadarias para descer nos dois lados, pelo lado do Paraná e o de São Paulo, vale a pena visitar os dois.

Pontilhão do Parque da Barreira - Sengés
Pontilhão do Parque da Barreira

Trilha do Pontilhão – O Pontilhão é uma antiga estrutura de ferro de uma ponte ferroviária. Construída em curva, tem em torno de 50 metros d extensão.

Cachoeira do Chuveirinho – Pequena cascata sem piscina natural.

O parque fica a 12 km de Sengés. O acesso é pelo lado paulista um pouco antes da entrada da cidade de Itararé.

Cânion Pirituba

Cânion Pirituba - Cachoeira Palmito Mole
Cânion Pirituba e Cachoeira Palmito Mole

O Cânion Pirituba junto com a Cachoeira do Palmito Mole e outras quedas, é uma ótima opção de ecoturismo onde se destacam as formações rochosas e as belas cachoeiras de águas cristalinas.

Fica no município vizinho de Bom Sucesso de Itararé a 38 km da cidade. Escrevemos um post completo sobre o cânion e como chegar.

Saiba mais sobre o Cânion Pirituba

Rio Verde

Rio Verde - Itararé
Rio Verde – Crédito: Ken Chu – Expressão Stúdio

O Rio Verde é um dos rios mais conhecidos da região, sendo que o seu nome deriva da sua coloração esverdeada devido às rochas do seu leito. Pelo fato do rio ter seu leito rochoso com exposição ao sol, costuma ter a temperatura da água agradável para banho.

A Lanchonete do Chico Arruda, localizado nas margens da rodovia, é um tradicional ponto de parada que atrai os visitantes pela facilidade de acesso, descanso ao lado do rio e apoio para alimentação.

Mirante do Morro Chato

Itararé - Mirante do Morro Chato
Mirante do Morro Chato – Crédito: Turismo Itararé

O Mirante do Morro Chato está localizado no bairro homônimo e pode ser acessado através da estrada para Pinheirão, Sta. Barbara e Morro Chato. O mirante possui uma vista de 360° e proporciona um belo pores do sol da região. No local há uma lanchonete como ponto de apoio e um balanço.
Os horários para visitação são: Sábados das 14h às 18h e domingos das 10h às 18h.

Serra da Lumber

Itararé - Serra da Lumber
Serra da Lumber – Crédito: Edilson Moraes / Turismo Itararé

Com 1200 metros de altitude, a Serra do Lumber está localizada na divisa entre Itararé e Bom Sucesso de Itararé. A acidentada estrada de 4 km de extensão é composta pos paredões rochosos que chegam a 100 metros de altura, em meio à Mata Atlântica.

Ao longo da serra existem vários mirantes de onde podem ser observados a região do Alto do Ribeira e Campos Gerais no Paraná.

Trilha Barreira-Caiçara

Itararé - Cachoeira na trilha Barreira Caiçara
Cachoeira na trilha Barreira Caiçara – Crédito: Prefeitura de Itararé

A trilha Barreira-Caiçara tem 3,8 km de extensão (7,2 km ida e volta) e leva a várias pequenas quedas d’água do rio Caiçara, dentro da área do parque da Barreira. A última cascata deságua dentro dos paredões rochosos do Rio Itararé.

Outras cachoeiras de Itararé SP

Itararé - Cachoeira do Rio da Vaca
Cachoeira do Rio da Vaca – Crédito: Edilson Moraes

Há diversas cachoeiras espalhadas pela área do município que podem ser visitadas através das estradas, muitas delas em meio a áreas de reflorestamento. Não chegamos a visitar, o ideal é contratar um guia ou salvar mapas para visitar.

Confira a lista de algumas cachoeiras do município: Cachoeira do rio da Vaca, Cachoeira do Córrego da Prata, Cachoeira do Corvo, Cachoeira Capituva, Cachoeira das Crateras.

Voltar ao índice

Mapa de Itararé: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Itararé SP, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here