Izmir – Turquia: O que fazer na cidade

Conheça Izmir na Turquia: Pontos turísticos e dicas da terceira maior cicade turca, situada a sudoeste do país.

Izmir - Turquia
Izmir - Turquia - Crédito: https://br.depositphotos.com
  Por Jair Prandi
 

Izmir, também chamada de Esmirna é uma cidade do sudoeste da Turquia situada na Região do Mar Egeu. É a terceira maior cidade da Turquia com população de aproximadamente 3,4 milhões de habitantes e também a cidade mais ocidental do país.

Izmir na Turquia, é uma das cidades mais antigas da bacia do Mediterrâneo, estabelecida por volta do 3º milênio a.C. Fundada pelos gregos, passou pela ocupação romana, reconstruída por Alexandre, o Grande, depois fez parte do Império Otomano no século XV.

Situada à beira do Mar Egeu, Izmir é atualmente considerada a cidade mais ocidentalizada da Turquia quanto ao estilo de vida de seus habitantes. Seu nome surgiu de um termo em grego, Smyrne, que, significa “mirra”, uma resina que produz aroma agradável.

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

Neste post iremos mostrar o que Fazer em Izmir, na Turquia, destacando seus pontos turísticos e dicas de viagem.

City of Izmir seen from the hill above, Turkey
Vista aérea da cidade

Turismo em Izmir

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Izmir, Turquia

Navegue por este post

Quando ir a Izmir

Dá para visitar Izmir em qualquer época do ano, porém, há algumas diferenças, confira:

  • A melhor época é de maio a setembro, quando chove pouco e as temperaturas estão mais altas, porém, é a alta temporada em Izmir, quando alguns lugares ficam lotados, especialmente Éfeso.
  • Os meses mais chuvosos e frios vão de novembro a março, mas nada tão intenso. Outros meses intermediários também são boas opções.
  • Viajei para Izmir em agosto e fez bastante sol e calor.

Voltar ao índice

Onde fica Izmir: Como chegar

Onde fica Izmir

Como chegar em Izmir
Visual pela passagem pela cidade

Izmir se localiza próxima ao mar Egeu, a sudoeste da Turquia, é uma ótima opção também para quem quer chegar ao país a partir da Grécia, fica a poucos quilômetros da ilha Grega de Chios.
Ismirna fica a 480 km de Istambul, 590 km de Ancara (capital turca), 223 km de Pamukkale, 774 km de Goreme (Capadócia), e a 80 km de Éfeso.

Pacotes para a Turquia

A Turquia é um país um pouco complicado para viajar por conta própria, principalmente pela dificuldade da língua, além de outros fatores. Por isso, é recomendado viajar em um pacote em grupo, que quase sempre inclui a cidade de Izmir no roteiro.

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Turquia com guia que fala português.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

De avião

Não existem voos diretos do Brasil para Esmirna, mas há voos com conexão em Istambul como também na Europa. O Aeroporto de Esmirna-Adnan Menderes fica 16 km ao Sul do centro da cidade de Izmir.

De ônibus

Há opções de rotas de ônibus que ligam Izmir com diversas cidades da Turquia incluindo as mais turísticas. A viagem partindo de Istambul (principal cidade turca) dura entre 6 a 7 horas. No site 12go você pode pesquisar rotas e horários.

De carro

Alugar um carro é com certeza a opção que vai te dar mais conforto e liberdade em uma viagem pela Turquia. Brasileiros podem dirigir na Turquia com a carteira de motorista brasileira (CNH), por um período máximo de 6 meses. As rodovias da Turquia são ótimas, as principais delas todas duplicadas.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De barco

Por estar localizado no Mar Egeu, Izmirna fica bem próximo da Grécia. Em Izmir, assim como Cesme há opções de ferry para ilhas gregas. Em nossa visita Izmir fizemos um tour de 1 dia na Ilha de Chios saindo do Porto de Cesme.

De excursão

Há opções de excursões saindo de diversos destinos da Turquia para Izmir e até mesmo pacotes que incluem roteiros por vários destinos do país.

Passeios e excursões para Esmirna

Voltar ao índice

Onde ficar em Izmir: Dicas de hotéis

A melhor região para se hospedar em Izmir é entre o centro e a orla, onde tem um extenso calçadão e área verde. É também a região da cidade de Esmirna que conta com o maior número de hotéis.
Confira algumas das melhores opções e também outras com bom custo benefício:

Voltar ao índice

O que fazer em Izmir: Pontos turísticos

Praça Konak e Torre do Relógio

Izmir - Torre do Relógio - Praça Konak
Torre do Relógio – Praça Konak – Crédito: depositphotos.com

A Praça Konak (Konak Meydanı) localizada no centro da cidade de Izmir é marcada principalmente por sua icônica Torre do Relógio. É um importante ponto de encontro comum para turistas e moradores.

Construída em 1901, a Torre do Relógio de Izmir sempre foi um símbolo da cidade, situada em frente à residência oficial do governo da província de Izmir (konak).

No entorno da praça Konak há também uma pequena mesquita, e os prédios da prefeitura e da estação rodoviária. No extremo leste da praça, fica o Píer Konak, ponto de embarque de ferry.

Kemeralti Bazar – Izmir

Izmir - Kemeralti Bazaar
Kemeralti Bazaar – Crédito: depositphotos.com

Kemeraltı Bazaar é o centro comercial mais importante de Izmir, repleto de antigas lojas em áreas abertas e cobertas que vendem de tudo. É possível encontrar qualquer tipo de artesanato tradicional sendo uma ótima opção para comprar lembranças da Turquia.

Ágora de Izmir

Ágora de Izmir - Turquia
Ágora de Izmir – Turquia – Crédito: depositphotos.com

As ágoras eram grandes áreas públicas presentes nas antigas cidades gregas, local de acontecimentos políticos, religiosos e comerciais, onde ficava, também todos os prédios públicos.

Ágora de İzmir foi originalmente construída pelos gregos no século IV a.C., e arruinada por um terremoto em 178 d.C. As escavações começaram em 1933 e em 2020, a Ágora de Esmirna tornou-se um Patrimônio Mundial Provisório como parte da “Cidade Portuária Histórica de Izmir”.

Castelo de Izmir

Castelo de Esmirna - Turquia
Castelo de Esmirna e a cidade ao fundo

Fortaleza histórica localizada no alto da colina, construído no século III a.C., para proteger a cidade. É uma área vazia cercada por muralhas sem mais atrativos, mas que vale a pena visitar pela bela vista panorâmica da cidade de Izmir.

Elevador histórico de Izmir

Torre do Elevador - Elevador histórico de Esmirna
Torre do Elevador – Elevador histórico de Izmir

O Ascensor Binası, como é chamado em turco, é uma torre com elevador que liga a parte baixa com a parte alta da cidade de Esmirna.

Foi construída em 1907 para oferecer transporte rápido e fácil onde só existia uma escadaria. Da parte alta do elevador se tem belas vistas da orla e de parte da cidade.

Kulturpark

"Izmir

Kulturpark é talvez o principal parque urbano em Izmir, Turquia. Foi fundado em 1936 em tem uma área de 420 mil m². Possui inúmeras esculturas, lagos e fontes, bem como museus e belos caminhos entre as árvores, onde dá para passar horas agradáveis.

Kordon Izmir (calçadão)

Izmir - Parque Kordon
Vista aérea do Parque Kordon – Credito: @izmir_kordon

É um extenso calçadão na orla de Izmir, Turquia, com quase 2 km de extensão, acompanhado de um largo gramado, jardins, ciclovias e pistas de caminhada, além de algumas grandes esculturas.

O local é bastante procurado também para ver o pôr do sol em seu entorno há vários cafés, restaurantes e lojas, além de outras construções como casas gregas, igrejas, sinagogas e píer.

Mesquita Yale

Izmir - Mesquita Yale
Mesquita Yale

A Mesquita de Yale é uma pequena construção octogonal do século XVIII, que apesar do tamanho é bastante encantadora. Possui azulejos coloridos ao redor das janelas e um fino minarete.
Está situada no entorno da Praça Konak, ao lado do palácio do governador da província.

Mesquita Hisar

Izmir - Mesquita Hisar
Mesquita Hisar – Crédito: depositphotos.com

Hisar é a maior mesquita de Izmir e de grande beleza, construída em 1597, localizada no centro da cidade. É rica em detalhes no teto e nas paredes, com um tapete vermelho que completa a decoração.

É aberta à visitação, porém, homens não podem estrar de bermudas, mulheres precisam de véu, e todos tem que tirar os sapatos para entrar, além de fazer silêncio.

Museus em Izmir

Há diversos museus na cidade de Izmir:

  • O Museu de Arqueologia preserva artefatos arqueológicos que foram encontrados em toda província de Izmir.
  • O Museu Ataturk preserva utensílios de Atatürk (o primeiro presidente e fundador da República da Turquia).
  • No bairro Alsancak fica o Museu Ticaret Tarihi, que conta um pouco da história do comércio de Izmir.
  • A Galeria de Artes Arkas Sanat Merkezi tem diferentes exposições a cada semestre, com obras de artistas famosos.

Voltar ao índice

Arredores de Izmir: Passeios bate-volta

Éfeso

Éfeso - Turquia
Ruínas de Éfeso

Éfeso é uma atração imperdível na lista do que fazer em Izmir, pela proximidade e deve ser incluída em seu roteiro. Foi uma antiga cidade grega construída no século X a.C. por colonos gregos jônicos.

Foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população de 250 000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época.

A cidade era famosa pelo Templo de Ártemis (terminado ao redor 550 a.C.), uma das sete maravilhas do mundo antigo. Entre muitos outros edifícios monumentais estão a Biblioteca de Celso e um teatro capaz de abrigar cerca de 25.000 espectadores.

As ruínas de Éfeso são uma atração turística internacional incluídas na lista do Patrimônio da Humanidade. Fica a 3 km a sudoeste de Selçuk, e a 83 km de Izmir, Turquia.

Excursão de 1 dia a ´feso saindo de esmirna

Saiba mais sobre Éfezo

Casa da Virgem Maria

Casa da Virgem Maria - Turquia
Casa da Virgem Maria – Turquia

A Casa da Virgem Maria é um santuário católico localizado no monte Koressos, próximo da cidade de Éfeso. Foi descoberta no século XIX e acredita-se que Maria foi levada para esta casa de pedra por São João e ali eles viveram até a Assunção de Maria.

A Igreja Católica jamais se pronunciou sobre a autenticidade da casa por conta da falta de evidências aceitáveis. De qualquer forma, o local recebe um grande fluxo de peregrinos e turistas e já recebeu visitas de diversas papas. Fica a 5 km de Éfeso e a 87 km de Izmir.

Sirince

"<yoastmark

Sirince é uma aldeia de 600 habitantes na província de İzmir, na Turquia, localizada a cerca de 8 km a leste da cidade de Selçuk e a 85 km de Esmirna.

O vilarejo histórico repleto de casarões remonta ao século XIX e foi colonizada por escravos gregos libertos que nomearam a vila Çirkince que mudou depois para Sirince.

Ilha de Chios – Grécia

Chios - Grécia - Praia das Pedras Pretas
Praia das Pedras Pretas na Ilha de Chios

Um passeio bastante comum a partir da cidade de Izmir é a excursão bate-volta até a Ilha de Chios, em território grego. Esta ilha fica mais perto da Turquia do que qualquer outra ilha grega.

A ilha possui belíssimas praias, além de aldeias históricas. Para chegar até ela é preciso percorrer 86 km por terra até o Porto de Cesme, passar pela imigração, e navegar 15 km de ferry até a capital da ilha.

Saiba mais sobre a Ilha de Chios na Grécia

Voltar ao índice

Mapa de Izmir: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Izmir, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Passeios e excursões em Esmirna e região

É possível reservar passeios e excursões para Izmir e região, assim como excursões saindo da cidade pela internet, com antecedência.

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados no exterior com a Civitatis e também com a GetYourGuide, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Passeios e excursões em Esmirna com a Civitatis

Passeios e excursões em Esmirna com a Get Your Guide

Seguro Viagem para Turquia

O Seguro Viagem para Turquia não é obrigatório, sendo assim, você não será barrado na fronteira se não tiver. Porém, é muito recomendado viajar para o exterior com um Seguro Viagem.

O seguro viagem pode evitar grandes gastos em caso de necessidade de uso. Além do atendimento médico, o seguro garante auxílio em caso de contratempos com atraso de voo, extravio de bagagem, e problemas jurídicos. Problemas que podem te dar uma grande dor de cabeça se não estiver de posse de uma apólice.

O site da Seguros Promo compara preços de várias seguradoras simultaneamente, mostrando valores e coberturas de cada um.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here