Pirâmides do Egito e Pirâmides de Gizé

Tudo sobre as Pirâmides do Egito e as Pirâmides de Gizé, principais atrações do país. História, curiosidades e dicas de visitação.

Cairo - Pirâmide de Queóps
Pirâmide de Queóps, a maior do mundo
  Por Jair Prandi
 

As Pirâmides do Egito são os mais famosos marcos da engenharia da antiguidade, gigantescas obras, construídas em pedra como necrópoles para abrigar os túmulos dos antigos faraós.

Há 123 pirâmides catalogadas no Egito, no entanto, as mais famosas são as Pirâmides de Gizé, conjunto de três monumentais pirâmides (Quéops, Quéfren e Miquerinos) situadas na cidade de Cairo, Egito.

As Pirâmides do Egito impressionam os visitantes que se perguntam, como foi possível a construção naquela época, a mais de 3 mil anos. Nesse post iremos contar um pouco da história, curiosidades, além de dar todas as dicas para visitar essas maravilhas do mundo antigo.

Opções de pacotes para o Egito com guia em português

Pirâmides do Egito

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Cairo, Egito

Navegue por este post

O que são as Pirâmides do Egito

Pirâmides do Egito
Pirâmides do Egito – Cairo

As Pirâmides do Egito são antigas estruturas feitas em blocos de pedra e alvenaria, construídas pela civilização do Antigo Egito. A maioria delas foi construída como túmulos para os antigos faraós que governavam o país.

A edificação das pirâmides do Egito ocorreu no Antigo Império (por volta de 2686 a.C. até 2181 a.C.). O auge das construções é registrado entre a Terceira e a Sexta Dinastia, em torno do ano de 2325 a.C.

Nesse período de prosperidade econômica do Antigo Egito os faraós mandavam construir as pirâmides como sarcófagos, porque acreditavam ser uma espécie de divindade escolhida para serem os mediadores entre deuses e humanos.

Luxor - Múmia de Tutancâmon
Múmia de Tutancâmon em sua tumba no Vale dos Reis

Assim, seus cadáveres eram mumificados, onde o corpo do faraó era preparado com óleos e envolto em faixas para resistir ao tempo. Alguns órgãos, como o intestino e o fígado, eram retirados e guardados em urnas junto ao sarcófago.

Além disso, o faraó era enterrado com todos os seus tesouros, e até móveis. Por isso, a maioria dos túmulos forma encontrados já saqueados, com exceção do sarcófago de Tutancâmon.

Voltar ao índice

Como as Pirâmides do Egito foram construídas

Pirâmide do Egito - Queóps
Pirâmide Queóps e os enormes blocos de pedra que compõem sua base

A construção das Pirâmides do Egito é um dos maiores mistérios da engenharia. Há várias teorias de como eram transportadas as gigantescas pedras que compõem as pirâmides.

Em 2014, cientistas holandeses apresentaram a última versão aceita e que implicaria o uso de água para mover os blocos de pedra.
A teoria surgiu a partir da observação de imagens onde uma pessoa joga água à frente de um trenó onde estava assentada uma pedra puxada por pelo menos 150 homens.

Os egípcios também aproveitavam as cheias do Rio Nilo para transportar as pedras pelo seu leito.

Voltar ao índice

Pirâmide mais antiga do mundo

Pirâmide de Djoser - Saqqara - Egito
Pirâmide de Djoser – Saqqara – Egito

O complexo arqueológico de Saqqara abriga a primeira pirâmide do mundo. É a Pirâmide Escalonada de Djoser, principal atração do local, construída por volta de 2.630 a.C.. Tem 140 metros de comprimento, 118 metros de largura e 60 metros de altura.

O complexo de Saqqara fica a 32 km do centro da cidade do Cairo e a 23 km das Pirâmides de Gizé.

Confira a lista de pirâmides do Egito no Wikipédia, classificadas por antiguidade.

Voltar ao índice

Maior pirâmide do mundo

Cairo - Pirâmide de Queóps
Pirâmide de Queóps, a maior do mundo

A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé é a maior e mais conhecida pirâmide do Egito. Tem cerca de 147 metros de altura e com o passar dos séculos perdeu 9 metros de sua altura devido a erosão do revestimento externo no topo.

A Pirâmide de Quéops é considerada a maior e mais pesada obra criada pelo homem, com quase 6 milhões de toneladas distribuídas em mais de 2 milhões de rochas que sustentam e formam a pirâmide.

A maior pirâmide do mundo é constituída por 2,3 milhões de blocos de pedra que pesam entre 2,5 a 60 toneladas cada. O trabalho de construção teria durado 20 anos e contou com a força de 100 mil homens.

Pirâmides do Egito - Queóps
Visual das pedras que compõem a base da Pirâmide de Queóps

Voltar ao índice

Fim da era das Pirâmides do Egito

O fim da era da construção das pirâmides ocorreu aos poucos, à medida em que o poder e a riqueza dos reis do Egito forma diminuindo. Entre a quinta e sexta dinastias, as edificações foram ficando cada vez menores.

O último dos grandes construtores foi o faraó Pepi II, da Sexta Dinastia, que viveu entre 2278 e 2184 a.C. Após a sua morte, o Egito entrou em colapso.

Voltar ao índice

Pirâmides de Gizé

Pirâmides de Gizé - Egito
Pirâmides de Gizé – Egito – Crédito: depositphotos.com

Quando se fala nas Pirâmides do Egito, são as Pirâmides de Gizé, as mais famosas e monumentais conhecidas mundialmente. É o grande símbolo da história, cultura e turismo do Egito, principal atração para quem pensa em conhecer o país.

Situado na cidade de Cairo, o Complexo das Pirâmides de Gizé temo como principais atrações as 3 grandes pirâmides: Queóps, Quéfren e Miquerinos, além da grande Esfinge. Saiba um pouco sobre cada uma destas atrações:

Horário de funcionamento do complexo das Pirâmides de Gizé:

  • De abril a setembro: Todos os dias: das 7h às 19h;
  • De outubro a março: Todos os dias: das 7h às 17h.

Reservar excursão de 8 horas pelas Pirâmides de Gizé, Esfinge, Sacará e Mênfis

Pirâmide de Quéops

Pirâmides de Gizé - Pirâmide de Queóps
Pirâmide de Queóps

As Pirâmides de Gizé estão entre “As Sete Maravilhas do Mundo Antigo” e a Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé é a maior pirâmide do mundo e a mais conhecida pirâmide do Egito.

Considerada a maior e mais pesada obra criada pelo homem, a Pirâmide de Quéops tem cerca de 147 metros de altura. Com o passar dos séculos já perdeu 9 metros devido a erosão e pelo peso dos quase 6 milhões de toneladas distribuídas em mais de 2 milhões de rochas que sustentam e formam a pirâmide.

Segundo historiadores, a construção durou cerca de 20 anos e foi concluída no ano de 2560 a.C. para sepultar o faraó Quéops. Atualmente tem quase 4600 anos e é a maior obra da engenharia e arquitetura da história antiga mundial.

Pirâmide de Quéfren

Pirâmides de Gizé - Pirâmide de Quefrén
Pirâmide de Quefrén

Local do sepultamento do faraó Quéfren, a Pirâmide de Quéfren é a segunda maior entre as Pirâmides de Gizé. Tem altura de 143 metros e 215 metros de base, e conforme o ponto de vista dá a impressão de sair maior que a de Quéops por estar em um terreno mais elevado.

Construída por volta de 2540 a.C., a Pirâmide de Quéfren atualmente tem cerca de 136 metros de altura e recebe visitantes para contemplar a sua grandeza e seu interior com a câmara funerária e a câmara subsidiária.

Visitar o local, assim como as outras Pirâmides de Gizé é indispensável quando se está no Egito, a obra é de encher os olhos e fazer você viajar em uma história de mais de 4,5 mil anos atrás.

Pirâmide de Miquerinos

Pirâmides de Gizé - Pirâmide de Miquerinos
Pirâmide de Miquerinos

Apesar de ser a menor e a menos famosa entre as três Pirâmides de Gizé, foi construída por volta do ano 2.600 a.C., para o sepultamento do faraó Miquerinos, filho de Quéfren e neto de Quéops, formando assim as três famosas pirâmides do Egito.

Pela precoce morte de Miquerinos, a sua pirâmide teve que ser finalizada às pressas, por isso teve um tamanho menor e com qualidade inferior as demais. Ainda assim a obra é um grande símbolo da história egípcia.

Atualmente, a Pirâmide de Miquerinos em 61 metros de altura, devido a erosão ela perdeu cerca de 5 metros. Uma curiosidade sobre esta pirâmide, é que um governante do Egito tentou demolir as pirâmides formando nela uma grande lacuna.

Grande Esfinge de Gizé – Cairo

Grande Esfinge de Gizé
Grande Esfinge de Gizé

Talvez a mais importante e imponente escultura de toda a história mundial, a Grande Esfinge de Gizé é formada por um grande corpo de leão e uma cabeça de ser humano com cerca de 20 metros de altura e 70 metros de comprimento.

Acredita-se que a Esfinge de Gizé foi construída por volta de 2.500 a.C. para o faraó Quéfren, com o intuito de proteger a tumba do faraó. Apesar de seus mais de 4.000 a.C., a esfinge ainda está razoavelmente preservada. O corpo da escultura passou coberto de areia por séculos.

Voltar ao índice

Outras pirâmides em Cairo, Egito

Além das Pirâmides de Gizé, que são as mais famosas pirâmides do Egito, há outras que podem ser visitadas nos arredores da capital, Cairo, entre elas, a Pirâmide Escalonada de Djoser, a mais antiga do mundo.

Conheça outras pirâmides do Egito que podem ser visitadas em Cairo:

Pirâmide Escalonada de Djoser – Saqqara

Cairo - Complexo de Saqqara
Complexo arqueológico de Saqqara e a pirâmide de Djoser ao fundo

A Pirâmide Escalonada de Djoser faz parte do complexo arqueológico de Saqqara e foi a primeira pirâmide do mundo. Foi construída por volta de 2.630 a.C., tem 140 metros de comprimento, 118 metros de largura e 60 metros de altura.

Diferentes das pirâmides do Egito mais conhecidas, possui formato escalonado, com degraus em sua arquitetura. O complexo de Saqqara é um sítio arqueológico com 9 km de extensão que reúne diversas pirâmides e ruínas.

  • Saqqara fica a 32 km do centro da cidade do Cairo e a 23 km das Pirâmides de Gizé.
  • Abre todos os dias, das 8h às 17h.

Pirâmide Vermelha

Pirâmide Vermelha - Cairo
Pirâmide Vermelha – Cairo

A Pirâmide Vermelha é assim chamada pela coloração de suas pedras, mas é também denominada como el-haram el-watwat. Foi concluída em 2600 a.C. (4ª Dinastia), tem 105 m de altura, 220 m de base, 43 graus de inclinação e um volume de 1.694.000 m³.

É a maior das três principais pirâmides localizadas na necrópole de Dachur, e é a terceira maior pirâmide do Egito, atrás apenas de Quéops e Quéfren, as Pirâmides de Gizé.

Quando foi terminada, era a maior estrutura criada pelo homem no mundo e foi também a primeira “verdadeira” pirâmide com lados lisos do mundo. Ela foi construída durante o reinado do faraó Seneferu.

  • Fica 1 km ao norte da pirâmide curvada, a 31 km das Pirâmides de Gizé e a 38 km do centro da cidade de Cairo.
  • É uma das poucas pirâmides do Egito em que é possível ser escalada por dentro. Possui acesso por uma longa passagem inclinada de 62m com altura de 91cm e largura de 1.23m, não recomendada para quem sofre da coluna ou claustrofobia.

Pirâmide Torta

Pirâmide Torta - Pirâmides do Egito
Visual da Pirâmide Torta

A Pirâmide Curvada possui formato irregular e foi mandada construir pelo faraó Seneferu. Não satisfeito com a obra, mandou erguer a Pirâmide Vermelha, a 1 km de distância.

Concluída em 2600 a.C. (4ª Dinastia), tem 102m de altura e 190m em sua base. Sua inclinação é de 54 graus na parte inferior e 43 graus na parte superior.

Essa pirâmide também difere das demais pelo fato de possuir duas entradas (Norte e Oeste). É também uma das pirâmides do Egito mais bem conservadas na sua cobertura.

Esta pirâmide pode ser visitada por dentro, mas já adianto que é preciso ter um bom preparo físico e não ter claustrofobia. O caminho que leva até o centro da pirâmide é baixo, estreito, composto também por longas escadarias.

Interior da Pirâmide Torta
Passagem que leva ao interior da Pirâmide Torta

Voltar ao índice

Curiosidades sobre as Pirâmides do Egito

  • A pirâmide de Quéops (maior pirâmide do Egito) foi o prédio mais alto do mundo até o século XIV, quando foi construída a Catedral de Lincoln, na Inglaterra.
  • Assim como o Cristo Redentor no Brasil, a Torre Eiffel na França, as pirâmides de Gizé representam o Egito.
  • O corpo do faraó nunca foi encontrado na pirâmide de Quéops, a maior de todas.
  • A expressão “obra faraônica” surgiu a partir das construções do Egito Antigo, relacionada com a grandeza das edificações feitas para os faraós.
  • A única tumba encontrada com a múmia e todos os seus tesouros foi a do faraó Tutancâmon no Vale dos Reis. As demais já estavam todas saqueadas.

Voltar ao índice

Onde fica as Pirâmides do Egito: Como chegar

Cairo - Egito
Avenida que leva às famosas Pirâmides de Gizé, no Egito

As principais pirâmides do Egito (complexo de Gizé) ficam ao lado da cidade do Cairo, a Nordeste do Egito, e também do continente africano.

Pacotes para o Egito

O Egito é um país complicado para viajar por conta própria, principalmente pela dificuldade da lingua árabe. Com isso, é aconselhável viajar através de um pacote em grupo.

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para o Egito com guia que fala português.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para o Egito com guia em português

Se o seu ponto de partida for o Brasil, o Aeroporto Internacional do Cairo é a porta de entrada. Apesar disso, não existe uma linha aérea direta, entre Brasil e Egito, e você fará uma escala em alguma cidade da Europa ou do Oriente Médio, dependendo da cia aérea.

O Aeroporto Internacional do Cairo está a 22 km do centro da cidade e a 50 km das Pirâmides do Egito. Entre o aeroporto e o hotel há várias maneiras de chegar, sendo o mais indicado um transfer pelo preço e comodidade.

Reservar transfer

Há inúmeras opções de passeios que levam os turistas às Pirâmides de Gize e também à outras como Saqqara, Pirâmide Vermelha e Pirâmide Torta.
Mais abaixo iremos mostrar opções de passeios em Cairo e nas pirâmides.

Atenção! Alugar um carro em Cairo e no Egito é uma opção inviável já que, além de não valer a pena pela loucura que é a cidade, é preciso ter a carteira de motorista Egípcia para poder dirigir por lá.

Voltar ao índice

Quando ir nas Pirâmides de Gizé, Egito

Pirâmide de Queóps - Cairo
Pirâmide de Queóps e os enormes blocos de pedra

Em Cairo, as temperaturas não são tão extremas quando ao Sul do Egito, mas procure evitar os meses de junho a setembro que são os mais quentes, as temperaturas chegar a quase 40°C e a sensação térmica ainda mais, pois quase não tem vento.

A época em que você vai fugir desse calor, é no inverno, entre dezembro e março, quando você encontrará temperaturas mais baixas. A temperatura nessa época gira entre 15ºC e 20ºC, favorecendo a vida do turista.

As chuvas são bem raras em Cairo, Egito, mas podem acontecer entre novembro e maio.

Voltar ao índice

Onde se hospedar com vista para as Pirâmides do Egito

Hotel Pirâmides do Egito - Comfort Pyramids inn
Hotel Pirâmides do Egito – Comfort Pyramids inn

O valor para se hospedar em Cairo é bem barato se comparando a outros países e até ao Brasil. Há várias opções para se hospedar com a vista das pirâmides de Gizé.

Confira algumas boas opções de hotéis em Cairo, próximo às Pirâmides do Egito:

Voltar ao índice

Passeios nas Pirâmides do Egito

  • É possível visitar algumas pirâmides do Egito, algumas até mesmo por dentro, inclusive a Grande Pirâmide de Quéops. O ingresso a este passeio é pago à parte.
  • A partir de Cairo as mais visitadas são as Pirâmides de Gizé, além do complexo de Saqqara e as pirâmides Vermelha e Torta.
  • Ao redor das pirâmides é possível fazer passeios de camelo, de charrete, além de quadriciclo pelo deserto com vista para s pirâmides.
  • Também há vários passeios e city tour de várias formas pela cidade do Cairo, além de excursões por outros lugares do Egito.
Pirâmides do Egito
Camelos para passeio entre as Pirâmides do Egito

É possível comprar ingressos para as atrações de Cairo, passeios e até mesmo pacotes completos por todo o Egito pela internet, com antecedência.

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados com a GetYourGuide e também com a Civitatis, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Passeios, excursões em Cairo e no Egito com a Civitatis

Passeios, excursões em Cairo e no Egito com a GetYourGuide

Voltar ao índice

Seguro Viagem Egito

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista no Egito. É preciso fazer a contratação antecipada de um plano, ainda no Brasil.
Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here