O que fazer em Holambra SP: Cidade das Flores

Conheça os pontos turísticos de Holambra SP, destino conhecido como Cidade das Flores, maior produtor de flores e plantas ornamentais da América Latina.

O que fazer em Holambra SP
Moinho dos Povos Unidos
  Por Jair Prandi
 

Holambra é uma cidade turística da região de Campinas, em São Paulo, conhecida como ”cidade das flores”, por ser o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Fundada em 1948, Holambra foi denominada pela junção de Holanda e Brasil, em virtude de ter recebido uma grande quantidade de imigrantes holandeses que se firmaram na antiga fazenda Ribeirão. Porém foi emancipada como cidade somente em 1991.

Atualmente a cidade de Holambra SP destaca-se por seu índice de qualidade de vida e segurança e principalmente por ter se tornado uma estância turística reconhecida pela Embratur em 1998.

A cidade que promove a maior exposição de flores da América Latina (Expoflora) é repleta de praças, lagos, jardins e monumentos.
Neste post iremos mostrar o que fazer em Holambra SP, destacando os principais pontos turísticos.

Holambra - Cidade das Flores
Plantação de girassóis no parque Bloemen

Turismo em Holambra

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Holambra SP

Navegue por este post

Quando ir a Holambra: Cidade das Flores

Holambra, a cidade das flores, pode ser visitada em qualquer época do ano, porém, setembro é considerada a melhor época por ser o período de maior floração com a chegada da primavera.

A cidade de Holambra SP promove vários eventos, exposições e feiras temáticas durante o ano. A Expoflora, principal evento da cidade, é realizada todos os anos no mês de setembro. É a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, atraindo em torno de 300.000 visitantes.
Para mais informações e sobre a data do próximo evento, consulte o site da Explofora.

Voltar ao índice

Letreiro Holambra
Letreiro da cidade na Praça dos Coqueiros

Onde fica Holambra: Como chegar

  • Holambra fica na região de Campinas, Centro-Leste do estado, a 40 km da cidade de Campinas e a 130 km da cidade de São Paulo.
  • A rodovia que corta a cidade é a SP-107 que se conecta com a SP-340 e SP-332, que vem de Campinas.
  • Para quem chega de avião, a principal opção é o aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (67 km), ou ainda o Aeroporto de Congonhas em São Paulo (140 km) e o Aeroporto Internacional de Guarulhos (150 km).

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

O ideal é estar de carro para se deslocar entre os pontos turísticos de Holambra, porém, se você estiver a pé, há algumas opções de passeios guiados.

Chegamos pelo aeroporto de Campinas e fizemos um roteiro pelas seguintes cidades: Aparecida, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Monte Verde, Atibaia, Holambra, Piracicaba e Campinas.

Reservar passeios guiados em Holambra

Voltar ao índice

Onde ficar em Holambra: Dicas de hospedagem

Holambra - Pousada Rancho da Cachaça
Pousada Rancho da Cachaça – Foto de divulgação da pousada

Holambra é uma cidade pequena, tranquila e aconchegante. Apesar de pequena suas atrações são espalhadas e o ideal é estar de carro para transitar entre os parques e atrações. Com isso, escolha sua hospedagem pela boas indicações e não tanto pela localização.

Confira algumas dicas de hotéis e pousadas bem recomendadas por quem já se hospedou:

Voltar ao índice

Onde comer em Holambra SP

Há várias opções de restaurantes espalhadas pela cidade, um bom lugar para comer em Holambra SP, é no Boulevard Holandês onde há uma concentração de restaurantes e opções gastronômicas.
Uma opção que almocei por lá e gostei bastante foi o Casa Bela Restaurante, com ótima comida e ambiente muito agradável.

Voltar ao índice

O que fazer em Holambra: Monumentos

Moinho Povos Unidos – Holambra SP

O que fazer em Holambra - Moinho dos Povos Unidos
Moinho dos Povos Unidos

O majestoso Moinho dos Povos Unidos é uma das principais atrações na lista do que fazer em Holambra. Foi construído em 2008 para o aniversário de 60 anos da imigração holandesa e é o maior moinho típico de grãos da América Latina.

Com 38 metros de altura, o moinho é rodeado por uma praça com jardins de flores e oferece um mirante no quarto andar com vista panorâmica e cinco andares temáticos abertos à visitação.

  • A visitação externa é gratuita.
  • A visita interna e ao mirante abre de quarta à domingo, das 10h às 17h, além dos feriados.
  • O ingresso custa R$16 (ref. março 2023). Meia entrada: R$8 (professor, estudante e idoso). Crianças até 10 anos (grátis).

Portal do Moinho – Holambra

O que fazer em Holambra - Portal do Moinho
Portal do Moinho

Situado junto ao trevo oeste de entrada da cidade, ao lado do Moinho Povos Unidos, o Portal do Moinho também possui arquitetura típica dos moinhos holandeses.
Junto ao portal fica também a estátua em homenagem a Piet Schoenmaker, que foi um importante personagem da história da cidade de Holambra SP.

Portal turístico da cidade de Holambra

O que fazer em Holambra - Portal Turístico
Portal Turístico

O principal Portal da cidade de Holambra fica na entrada leste da área urbana que dá acesso ao centro. O grande foi inaugurado em 2004, e também segue as características da arquitetura típica holandesa.

Torre do Relógio – Holambra SP

O que fazer em Holambra - Torre do Relógio
Torre do Relógio

A Torre do Relógio é mais uma atração na lista do que fazer em Holambra que faz referência a arquitetura holandesa. Possui um relógio no topo que mostra as horas em seus quatro lados.

Não é aberto pra visitação, apenas para fotos externas. A Torre do Relógio está localizada na rotatória entre a Rua das Dálias e a Rua Massaranduba.

Memorial do Imigrante – Holambra SP

O que fazer em Holambra - Memorial do Imigrante
Memorial do Imigrante

Construído em Homenagem aos pioneiros que vieram da Holanda, o Memorial do Imigrante fica entre o grande Portal Turístico e o Boulevard holandês. É uma estátua simples que representa um casal de imigrantes em tamanho natural, situado em uma rotatória.

Igreja matriz do Divino Espírito Santo e praça

Holambra - Igreja matriz do Divino Espírito Santo
Igreja matriz do Divino Espírito Santo

A igreja matriz católica de Holambra, consagrada ao Divino Espírito Santo foi construída entre 1963 e 1966. É um templo um pouco diferente do habitual, que possui grandes vitrais e uma torre separada ao lado.
Em frente à igreja fica a praça ajardinada com o mesmo nome.

Voltar ao índice

O que fazer em Holambra: Parques e praças

Nossa Prainha

Holambra SP - <yoastmark class=

Nossa Prainha é um lago situado na cidade que oferece opção de caminhada e bancos à sombra de frondosas árvores em seu entorno. No local há um bar e lanchonete, além de patos que interagem com os visitantes em busca de comida.

Parque Van Gogh – Holambra

Holambra SP - Parque Van Gogh
Parque Van Gogh

Inaugurado em 2018, o parque Van Gogh é um espaço que conta com uma bela paisagem na área urbana, com um grande lago, muitas árvores e chalés para alugar.

Situado na Orla dos Chalés, às margens do Lago do Holandês, há réplicas das obras de Van Gogh e o espaço recebe também exposições de arte e atrações culturais.

O parque oferece também lugares para descanso na beira do lago e algumas atrações pagas, como canoas, pedalinhos, aluguel de bicicletas, uma parede de escalada e uma tirolesa, além de restaurante e café.

  • Abre de quinta a segunda, das 9h às 18h.
  • Entrada livre e atividades esportivas pagas.

Praça dos Coqueiros e letreiro da cidade de Holambra

Holambra SP - Praça dos Coqueiros
Praça dos Coqueiros

A Praça dos Coqueiros é um mais um dos pontos turísticos de Holambra, local onde fica o letreiro com o nome da cidade, sempre procurado para fotos.

A praça dispões de bastante sombra e bancos para sentar, além de um laguinho com chafariz e uma pequena ponte, além de vários jardins e locais para caminhada e descanso.

Praça da Cachoeira

Holambra SP - Praça da Cachoeira
Praça da Cachoeira

A Praça da Cachoeira como o nome sugere, tem como principal destaque um pequeno riacho que desce por ela e forma uma pequena queda d’água, corredeiras e um pequeno laguinho. Fica em uma rotatória na avenida Mário Bonano.

Deck do Amor e Lago Vitória Régia

Holambra - Deck do Amor
Deck do Amor e lago Vitória Régia

O Deck do Amor, junto com o Lago Vitória Régia, é mais uma atração da lista do que fazer em Holambra SP. Na ponta do lago há um deck bastante ajardinado, com um cercado para os casais apaixonados colocarem um cadeado e selar o seu amor.

Em um dos lados do lago há uma praça linear com local para caminhada, parquinho e um grande coração de metal, também para colocar cadeados.

Parque da Expoflora

Parque Expoflora - Holambra
cenário para fotos em frente ao Parque Expoflora

Explofora é o maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina. O parque é um centro de eventos onde acontece a festa e que oferece algumas atrações.
Mesmo que o parque esteja fechado vale a pena passar em frente, pois há bons locais para fotos.

Praça Bento Euzébio Tobias – Prefeitura de Holambra

Holambra - Praça bento Euzébio Tobias
Praça bento Euzébio Tobias

A praça que fica em frente à prefeitura de Holambra foi inaugurada em 2018, após uma revitalização do espaço. No local há um pequeno lago com peixes, um belo pergolado repleto de folhagens, gramados e jardins que formam um belo cenário.
O nome da praça foi uma homenagem à Bentão, um dedicado funcionário público que faleceu antes da inauguração.

Parque Cidade das Crianças

O que fazer em Holambra - Parque Cidade das Crianças
Parque Cidade das Crianças

O Parque Cidade das Crianças é um espeço interativo voltado para o público infantil, que oferece diversas atrações interativas e estátuas temáticas.

O parque conta também com lago, lanchonete, fonte interativa, pista para caminhada e de skate, oferecendo opções de um passeio para toda a família passar o dia.

Abre de sexta a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.

Bloemen Park

Holambra - <yoastmark class=

Bloemen Park é uma fazenda produtora de flores que conta com um parque para receber turistas e visitantes em parte de seu espaço. São mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais.

Além da visitação a uma estufa, é possível visitar alguns campos de flores e o parque disponibiliza também um restaurante, quiosques, uma área infantil e uma loja com flores e artesanatos.

  • O parque abre à visitação de terça a domingo, das 9h às 17h.
  • O ingresso custa R$30 por pessoa e a meia-entrada R$15 (ref. marco de 2023). Crianças de até 06 anos não pagam.

Macena Flores

Holambra - Macena Flores
Macena Flores – Foto de divulgação

A Macena Flores é uma propriedade privada produtora de flores e plantas ornamentais que recebe visitas turísticas, uma excelente atração na lista do que fazer em Holambra SP.

A visitação é feita a pé e guiada, em partes da fazenda que inclui estufas de produção de flores e passeios livres pelos campos de Girassóis, Lavandas entre outras flores.

  • A Macena Flores abre à visitação todos os dias, das 9h às 17h.
  • O ingresso custa R$30 por pessoa e a meia-entrada R$15 (ref. marco de 2023). Crianças de até 07 anos não pagam.

Voltar ao índice

Outros pontos turísticos de Holambra SP

Boulevard Holandês

O que fazer em Holambra - Boulevard Holandês
Boulevard Holandês

O Boulevard Holandês é um complexo com estilo arquitetônico holandês, um charmoso local repleto de restaurantes, lojinhas, local ideal para fazer suas refeições e umas comprinhas de souvenirs.

Chafariz do Boulevard Holandês

Holambra - Chafariz do Boulevard Holandês
Chafariz do Boulevard Holandês

A rotatória que fica em frente ao Boulevard é também um ótimo local para fotos com o chafariz rodeado de jardins floridos. Pena que o belo chafariz não fica o tempo todo ligado, mas nos finais de semana deve ficar.

Guarda chuvas de Holambra

Guarda chuvas de Holambra
Rua dos guarda chuvas de Holambra

A rua Maurício de Nassau, junto ao parque da Explofora, é coberta por guarda-chuvas coloridos, um dos locais preferidos para fotos na lista dos pontos turísticos de Holambra.

Além dos guarda-chuvas, há outros belos cenários para fotos e belas praças próximas, além de opções gastronômicas no local.
Nos fins de semana a rua fecha para os carros, porém, durante a semana é preciso ter cuidado na hora das fotos, pois a rua fica aberta ao trânsito de veículos.

Museu histórico de Holambra

Museu Histórico de Holambra SP
Museu Histórico

Este museu conta um pouco da história de Holambra SP, cidade fundada pelos holandeses em 1948. No hall de entrada há uma grande exposição de fotos, filmes e objetos. No pátio, ao ar livre há maquinários e tratores antigos.

O local expões também réplicas de casas mobiliadas ao estilo da época, onde se pode ter uma ideia de como era a vida dos primeiros imigrantes da cidade.

Abre somente aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
O ingresso normal custa R$10 por pessoa e R$5 a meia entrada (ref. marco de 2023). Crianças até 12 anos não pagam.

Núcleo de artesãos de Holambra

Núcleo de Artesãos de Holambra
Núcleo de Artesãos

Para quem deseja levar uma lembrança de Holambra em artesanato, o lugar ideal para comprar é no Container do Artesanato, localizado ao lado do Moinho Povos Unidos.

O local reúne centenas de trabalhos manuais confeccionados por um grupo de 28 artesãos da região. O Núcleo de Artesãos de Holambra disponibiliza roupas, acessórios e objetos de decoração, símbolos da cidade e sua cultura.

Castelo Holambra – Chateau du Berry

Castelo de Holambra - São Paulo
Castelo Chateau du Berry

O Chateau du Berry é um pequeno castelo feito todo de pedra que recebe visitantes e abre espaço para eventos. O corredor de entrada possui guarda-chuvas coloridos similar aos da rua da cidade. É um ótimo lugar para fotos ao ar livre, com paisagem medieval.

Abre de quinta a domingo. das 9h às 17h.

Voltar ao índice

Mapa de Holambra SP: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Holambra, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here