O que fazer em Piracicaba SP: 20 pontos turísticos

Conheça as atrações da cidade de Piracicaba, cortada pelo rio de mesmo nome onde se concentram os principais pontos turísticos.

Piracicaba
Parque do mirante
  Por Jair Prandi
 

Piracicaba é um município do interior do estado de São Paulo, situado a 160 km da capital paulista, famoso pelo rio de mesmo nome que corta a cidade, onde estão seus principais pontos turísticos.

Fundada em 1767, a cidade tem atualmente (ano de 2023) em torno de 410 mil habitantes. É uma cidade industrial, porém, tem sim, várias atrações turísticas, que estão situadas principalmente às margens do Rio Piracicaba.

Quem nunca ouviu a música “O rio de Piracicaba – Vai jorrar água pra fora / Quando chegar a água dos olhos de alguém que chora”. Eu ouvia quando criança, essa canção composta por Lourival dos Santos, em 1970 gravada por Tião Carreiro e Pardinho.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Piracicaba SP, destacando seus principais pontos turísticos, além de dicas em geral.

Piracicaba SP
Vista aérea do rio e a cidade na época mais seca – crédito: depositphotos.com

Turismo em Piracicaba

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Piracicaba SP

Navegue por este post

Quando ir a Piracicaba SP

A cidade de Piracicaba pode ser visitada em qualquer época do ano, as temperaturas durante o ano oscilam entre 13°C e 30°C entre inverno e verão.

O verão (entre outubro e março é mais chuvoso), enquanto o inverno (entre abril e setembro) é mais seco. O Rio Piracicaba estando mais cheio costuma ficar com a água mais barrenta.

Durante o ano ocorrem várias festas e eventos na cidade de Piracicaba, confira os principais:

  • Salão Internacional de Humor de Piracicaba – Realizado anualmente entre agosto e outubro no Engenho Central.
  • Festa do Divino Espírito Santo – Acontece na segunda semana de julho, ao longo da rua do Porto com uma série de eventos.
  • Festa do Milho Verde – Acontece no mês de março, no Centro Cultural de Tanquinho, com pratos variados de milho, shows sertanejos e folclóricos.
  • Festa das Nações – Realizada no mês de maio no Engenho Central, tem 5 dias de shows, danças folclóricas e gastronomia típicas.
  • Festa de São João de Tupi – Tradicional festa realizada na noite de São João, com shows musicais e sertanejos, fogueira e gastronomia.

Voltar ao índice

Piracicaba - São Paulo
Elevador Alto do Mirante, uma das principais atrações da cidade – Crédito: depositphotos.com

Onde fica Piracicaba: Como chegar

A cidade de Piracicaba fica 158 km a Noroeste da cidade de São Paulo e a 70 km de Campinas, sendo que o principal acesso é a SP-308, rodovia duplicada Luiz de Queiróz.
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas é o aeroporto grande mais próximo, situado a 80 km.

Em nossa viagem à região, descemos pelo Aeroporto de Campinas, pegamos o carro alugado e fizemos um roteiro por Aparecida, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Monte Verde, Atibaia, Holambra, Piracicaba e Campinas.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Piracicaba: Dicas de hotéis

A melhor localização para se hospedar em Piracicaba SP é entre o centro da cidade e a orla do rio Piracicaba onde estão os principais pontos turísticos, sendo que a maior parte dos hotéis se localizam no centro.

Confira alguns dos hotéis mais recomendados na cidade:

Voltar ao índice

Pontos turísticos no Rio Piracicaba

Nas duas margens do Rio Piracicaba se concentram as principais atrações da lista do que fazer em Piracicaba.
Lamentável que alguns dos principais pontos turísticos como o Elevador Turístico Alto Do Mirante e o Museu da Água só abram nos finais de semana.

Elevador Turístico Alto Do Mirante

Piracicaba - Elevador Turístico Alto do Mirante
Elevador Turístico Alto do Mirante

Inaugurado em 2013, o Elevador Turístico Alto do Mirante foi construído sobre a Ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, tem 24 metros de altura e oferece belíssimas vistas panorâmicas do Rio Piracicaba e de parte da cidade.

Nota! Estivemos na cidade em uma sexta-feira e foi uma decepção ao saber que o atrativo só abre aos sábados e domingos, pois era a atração mais esperada. Lamentável!

Abre somente aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Acesso gratuito.

Salto do Rio Piracicaba

Salto Rio Piracicaba
Salto Rio Piracicaba visto do parque do Mirante

O Salto do Rio Piracicaba é uma das principais atrações na lista do que fazer em Piracicaba SP. A queda d’água tem em torno de 5 m de altura e 200 m de largura em diagonal em relação ao rio.

Na época seca a água fica mais bonita e as pedras expostas, já na época das chuvas, com o rio cheio, as águas ficam barrentas, quando ocorre também o fenômeno da “Piracema”, período de desova dos peixes, que ocorre entre os meses de outubro e fevereiro.

Parque do Mirante – Parque Ladice Soriano Salgot

Piracicaba - Parque do Mirante
Um dos vários mirantes do Parque do Mirante

Localizado às margens do rio Piracicaba, o parque do Mirante acompanha um trecho de uns 300 metros do rio. Seus atrativos são os diversos mirantes para o salto e o rio, o aquário e a vegetação nativa com enormes árvores.

O parque é de visitação livre e conta com trilhas calçadas na sombra, bancos, escadarias e mirantes para o rio.

Aquário Municipal de Piracicaba

Aquário Municipal de Piracicaba SP
Aquário Municipal – Crédito: @cantodafotigrafi

O aquário municipal Ilda Borges Gonçalves é uma atração localizada dentro do Parque do Mirante. Foi inaugurado em 2012 e conta com 3 aquários e 70 espécies e mais de 2 mil peixes, divididos em diferentes espécies, além de 2 lagos.

Nota! Ao chegar pata visitar o aquário (março de 2023) tivemos a notícia que está fechado há tempo para reformas, já era pra ter aberto e não abriu.

Museu da Água Francisco Salgot Castillon

O que fazer em Piracicaba - Museu das Águas
Museu das Águas

Inaugurado em 2000, o Museu da Água ocupa uma área de 12 mil m² às margens do Rio Piracicaba, no local que abrigou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade, construído em 1887.

A estrutura para visitação tem um foco na educação ambiental e histórica. O prédio é rico em detalhes arquitetônicos, como arcos, paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro.

Abre somente aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Entrada gratuita.

Parque do Engenho

O que fazer em Piracicaba - Engenho Central
Engenho Central – Parque do Engenho

O Parque do Engenho Central “Barão de Rezende” ocupa o espaço e os prédios do complexo construído a partir de 1881, pelo Barão Estevão Ribeiro de Rezende que foi um antigo engenho de açúcar.

Foi um dos mais importantes engenhos do país produtores de açúcar e álcool. Desativado em 1974, é reconhecido como patrimônio histórico da cidade de Piracicaba SP.

A partir de 1990, passou a abrigar um espaço cultural, onde acontece o Salão Internacional de Humor, o espetáculo da ‘Paixão de Cristo’ e a Festa das Nações. Sua área verde é de 80 mil m² e sua área construída é de 12 mil m².

Abre de segunda a sexta, das 6h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 6h às 18h.

Ponte Pênsil do Rio Piracicaba

Ponte Pênsil de Piracicaba SP
Ponte Pênsil

Inaugurada em 1992, a Ponte Pênsil que atravessa o Rio Piracicaba leva o nome de José Dias Nunes (Tião Carreiro) em homenagem ao músico que ajudou a cidade a ser conhecida.

A ponte é somente para pedestres e tem 77 metros de extensão, com estrutura de ferro sustentada por cabo de aço e piso de madeira. Liga a Rua do Porto ao Engenho Central e proporciona belas vistas do rio.

Passarela Estaiada Rio Piracicaba

Passarela Estaiada de Piracicaba SP
Passarela Estaiada

Inaugurada em 2013, a Passarela Estaiada sobre o Rio Piracicaba (Dr. Aninoel Dias Pacheco) é destinada somente a pedestres, tem 198 m de extensão, largura de 4,2 m, e mastros de 35 m de altura.

Da mesma forma que a Ponte Pênsil, é mais uma ligação entre a avenida Beira Rio e o Engenho Central, porém 600 metros rio abaixo.

Parque da Rua do Porto

Piracicaba - Parque da Rua do Porto
Parque da Rua do Porto

O Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto” é uma grande área verde ao lado da Rua do Porto com 200 mil m². Possui um lago para canoagem e pedalinho, pista de caminhada, parque infantil, e um teatro de arena.

A Rua do Porto é um ponto de encontro da população e turistas, especialmente um local de bares e restaurantes.

Abre diariamente das 6h às 22h

Figueira de Piracicaba

Piracicaba - Figueira Gigante
Figueira Gigante

Apesar de não ser mencionada como um ponto turístico de Piracicaba, fiquei impressionado pelo tamanho e largura da estrutura de troncos e raízes desta figueira.

A figueira monumental fica na entrada da Ponte Irmãos Rebouças, lado direito do rio, ao lado da entrada do parque do Mirante e próximo ao Elevador Turístico.

Voltar ao índice

O que fazer em Piracicaba: Outros Pontos turísticos

Igreja Matriz Imaculada Conceição

Piracicaba - Igreja Matriz Imaculada Conceição
Igreja Matriz Imaculada Conceição

Inaugurada em 1972, a Igreja Matriz Imaculada Conceição possui estilo arquitetônico moderno e diferente do habitual. É conhecida popularmente como “Igreja da Vila Rezende”, pelo bairro que se localiza no lado direito do rio.

Em seu interior o destaque fica pela beleza e originalidade de seus grandes vitrais. Em frente à igreja há uma grande, porém, quando visitamos (março de 2023) estava com aspecto de abandono.

Abre todos os dias das 8h às 18h.

Estação da Paulista

O que fazer em Piracicaba - Estação Paulista
Estação Paulista

Aberta em 1922, a Estação da Paulista recebeu esse nome para diferenciá-la da Estação Sorocabana, situada no centro da cidade. Funcionou com o tráfego de passageiros até 1977 e para cargas até 1990.

Atualmente a estação abriga o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz. Além disso, há também o Armazém Maria Dirce de Almeida Camargo, que abriga ações culturais e uma praça no pátio interno.

Centro Cultural Martha Watts

Piracicaba - Centro Cultural Martha Watts
Centro Cultural Martha Watts

O Centro Cultural Martha Watts é um espaço de atividades culturais e de pesquisa, e preservação de acervos históricos. Funciona desde 2003 em um edifício de 1884, tombado pelo patrimônio histórico.

Nota! Na data de nossa visita (março de 2023) o espaço estava temporariamente fechado. Para informações atualizadas sobre o funcionamento consulte o site oficial.
http://www.unimep.br/ccmw/
Mesmo fechado vale a pena dar uma passada para vislumbrar a beleza do prédio, que fica no centro da cidade.

Catedral de Piracicaba – Paróquia Santo Antônio

Piracicaba - Catedral Santo Antônio
Catedral Santo Antônio

A Catedral de Santo Antônio foi inaugurada em 1959, possui estilo neo-romântico e foi projetada pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto. Possui duas torres de grande altura e em uma delas um relógio nos 4 lados e fica na Praça José Bonifácio.

Abre todos os dias da semana, das 8h às 18h.

Praça José Bonifácio

O que fazer em Piracicaba - Praça José Bonifácio
Praça José Bonifácio

A Praça José Bonifácio de Piracicaba foi demarcada no ano de 1784 e passou por diversas mudanças em todos esses anos, mas continua sendo o largo central da cidade com a catedral em um dos lados.

É uma praça sem grandes atrativos, porém, um espaço de grande circulação dos piracicabanos e visitantes da cidade.

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes

Piracicaba - Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Morais
Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Morais

Fundando em 1957 o museu é tombado a nível municipal, estadual e até mesmo federal pelo IPHAN. Possuí um acervo de mais de 12 mil peças, sendo que a coleção Prudente de Moraes também é tombada pelo IPHAN.

É um dos mais antigos museus do Estado de São Paulo, e o prédio serviu de moradia do primeiro Presidente Civil da República Prudente de Moraes, entre os anos de 1870 e 1902.

Abre de terça a sexta, das 9h às 17h e a o sábado, das 10h às 14h.
A entrada é gratuita.

Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte

Piracicaba - Igreja Senhor Bom Jesus do Monte
Igreja Senhor Bom Jesus do Monte

A igreja Senhor Bom Jesus do Monte de Piracicaba SP foi inaugurada em 1938 e fica no Largo Bom Jesus, no bairro Alto, região central da cidade. O templo foi tombado em 2002 pelo Codepac.

Abre de segunda a sexta, das 7h30 às 18h e no sábado, das 7h30 às 11h.

Zoológico Municipal de Piracicaba

Zoo de Piracicaba SP
Zoo de Piracicaba – – Foto de divulgação

O Zoológico Municipal é mais uma atração da lista do que fazer em Piracicaba. Abriga mais de 400 animais de inúmeras espécies em recintos que reproduzem seus habitats de origem.

Anexa à área do Zoo funciona o “Paraíso da Criança” uma área de 23 mil m², arborizada e temática repleta de brinquedos.

Abre de terça a domingo das 09h00 às 16h00.
Entrada gratuita.

Voltar ao índice

O que fazer em Piracicaba: Fora da cidade

Horto Florestal de Tupi

O que fazer em Piracicaba - Horto Florestal Tupi
Horto Florestal Tupi – Crédito: @acsenrafilho

O Horto de Tupi é uma área verde de preservação que oferece 198 hectares, ótimo local para caminhada por trilhas sombreadas, entre grandes árvores, além de lagos e riachos.

O parque abre de segunda a sexta, das 7h às 16h e aos sábados e domingos, das 7h às 17h.

Vale das Águas Termas Park

Vale das Águas Termas Park - Piracicaba
Vale das Águas Termas Park – Foto de divulgação

O Vale das Águas Termas Park é uma atração para lazer e diversão na lista do que fazer em Piracicaba SP. O parque aquático conta com uma grande infraestrutura, piscinas temáticas e brinquedos como toboáguas, tampa, escorregadores, balde maluco, entre outros, além de opção de hospedagem.

  • Abre de terça a domingo, das 10h às 17h.
  • O ingresso do day use custa R$60 de terça a sexta e R$80 nos sábados e domingos (ref. março de 2023).

Voltar ao índice

Mapa de Piracicaba: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Piracicaba SP, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here