São Bento do Sapucaí SP: O que fazer na cidade e região

Conheça as atrações turísticas de São Bento do Sapucaí, cidade localizada na Serra da Mantiqueira, estado de São Paulo.

Pousada Quilombo - São Bento do Sapucaí
São Bento do Sapucaí
  Por Jair Prandi
 

São Bento do Sapucaí é uma pequena cidade do estado de São Paulo situada em um vale da Serra da Mantiqueira, a 886 m de altitude, rodeada por montanhas, entre elas a espetacular Pedra do Baú, com 1964 m de altitude, o maior ícone da Mantiqueira.

Além das belas paisagens da serra e atividades de ecoturismo, a simpática cidade de São Bento do Sapucaí SP, é repleta de antigas igrejas, casas históricas e restaurantes com as delícias da região serrana.

Com aproximadamente 11 mil habitantes, São Bento do Sapucaí fica a 35 km de Campos do Jordão, ligada por uma estrada serrana, que leva à sua principal atração, o complexo do Baú, formado por três montanhas de pedra: Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata.

Saiba o que fazer em São Bento do Sapucaí, conheça seus principais pontos turísticos na cidade e zona rural.

Pedra do Baú
Pedra do Baú, vista da ponta do Bauzinho

Turismo em São Bento do Sapucaí

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em São Bento do Sapucaí SP

Navegue por este post

Quando ir a São Bento do Sapucaí SP

Como é comum em destinos serranos, o inverno (maio a agosto) é a época em que a cidade recebe mais visitantes pelo friozinho aconchegante que faz na região. Porém, nessa época pode fazer bastante frio para subir as montanhas do Complexo do Baú, as principais atrações de São Bento do Sapucaí.

O verão (dezembro a fevereiro), são os mais chuvosos, mas pegando períodos de tempo bom é a melhor época para atividades de ecoturismo nas montanhas.

Outros meses como março, abril, setembro e outubro, podem ser ótimas épocas, com clima intermediário.

Voltar ao índice

Onde fica São Bento do Sapucaí: Como chegar

São Bento do Sapucaí SP
Vista panorâmica da cidade a partir do Mirante do Cruzeiro

São Bento do Sapucaí fica no Leste do estado de São Paulo, na divisa com Minas Gerais, a 192 km do centro da cidade de São Paulo, a apenas 35 km de Campos do Jordão.

Os aeroportos mais próximos são: Guarulhos (177 km), São Paulo-Congonhas (200 km), Campinas-Viracopos (230 km).

Estar de carro é essencial para visitar as atrações do interior do município como o Complexo da Pedra do Baú. Nossa visita à São Bento do Sapucaí foi parte de nosso roteiro onde visitamos outros diversos destinos da região: Aparecida, Campos do Jordão, Monte Verde MG, Atibaia, Holambra, Campinas e Piracicaba.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em São Bento do Sapucaí: Dicas de hospedagem

Pousada do Quilombo - São Bento do Sapucaí SP
Pousada do Quilombo

São Bento do Sapucaí SP oferece boas opções de hospedagem, e por ser uma cidade pequena, não importa tanto a localização, por tudo ficar próximo.

A zona rural também é repleto de pousadas e chalés, para quem curte se hospedar em um contato mais próximo com a natureza, principalmente nos arredores da Pedra do Baú.

Conheça algumas boas opções na cidade de São Bento do Sapucaí:

Conheça algumas boas opções em mais contato com a natureza:

Voltar ao índice

Onde comer em São Bento do Sapucaí

Restaurante Sabor da Serra - São Bento do Sapucaí
Restaurante Sabor da Serra

Quero recomendar um excelente restaurante onde comemos na cidade, que foi o melhor que estivemos na região, é o Restaurante Sabor da Serra, localizado no centro da cidade.
Também nos recomendaram o Taipa restaurante, mas não chegamos a comer lá.

Voltar ao índice

O que fazer em São Bento do Sapucaí: Pontos turísticos urbanos

Mirante do Cruzeiro

O que fazer em São Bento do Sapucaí - Mirante do Cruzeiro
Mirante do Cruzeiro

Localizado em um morro ao lado da cidade, o Mirante do Cruzeiro é uma atração imperdível da lista do que fazer em São Bento do Sapucaí pela complete vista panorâmica da cidade, que ele oferece.

O local é de fácil acesso por uma rua íngreme a partir do centro. Além do mirante, possui uma grande cruz, vista de toda a cidade, que foi idealizada por um padre para servir de proteção. O acesso é livre.

Capelinha de Mosaico I

São Bento do Sapucaí - Capelinha do Mosaico I
Interior da Capelinha do Mosaico I

Revitalizada em 2008 pelos artistas plásticos Ângelo Milani e Cláudia Vilar, a capela chamava-se anteriormente Santa Cruz, com mais de um século de existência.

O que chama a atenção é o seu interior todo revestido com cacos de diversos materiais, como pedaços de vidro e azulejos e até fragmentos de estátuas de santos abandonados, compondo mosaicos coloridos bem peculiares.
O acesso é livre.

Capelinha do Mosaico II

São Bento do Sapucaí - Capelinha do Mosaico II
Capelinha do Mosaico II

Semelhante à capela número 1 que fica mais próxima ao centro, a capela do Mosaico II é um pouco menor e fica na entrada da cidade para quem vem da Pedra do Baú.

Capelinha do Mosaico III

São Bento do Sapucaí - Capelinha do Mosaico III
Capelinha do Mosaico III

A capela do Mosaico III fica um pouco mais afastada da cidade e é um pouco mais aberta e com aspecto um pouco mais moderno. Se destaca no local a vista das montanhas ao fundo.

Igreja Matriz de São Bento do Sapucaí

Igreja matriz de São Bento do Sapucaí SP
Igreja matriz São Bento

Localizada em uma parte mais alta da cidade, a Igreja Matriz de São Bento do Sapucaí foi edificada por volta do ano de 1853, constituída de taipa de pilão, por meio do trabalho de escravos da região.

A torre central da matriz foi incorporada somente no ano de 1906, e em 1916, foram construídas as torres laterais, como também instalados os altares e a decoração.

Abre de terça a sábado, das 8h às 17h. Domingo, das 7h às 19h.

Igreja Nossa Senhora dos Remédios

São Bento do Sapucaí - Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Construída em 1970, a modesta Igreja Nossa Senhora dos Remédios é simples e pequena com formato que lembra de uma casa normal, pintada em tons de azul. Fica no centro da cidade, em frente à praça Adhemar Pereira de Barros.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

São Bento do Sapucaí - Igreja do Rosário
Igreja do Rosário

Localizada em frente à praça General Marcondes Salgado, a pequena igreja Nossa Senhora do Rosário foi edificada em 1934 e possui uma única torre.

Praça General Marcondes Salgado

São Bento do Sapucaí - Praça General Marcondes Salgado
Praça General Marcondes Salgado

A Praça General Marcondes Salgado marca o local considerado como marco zero a cidade de São Bento do Sapucaí SP. No local fica o colorido letreiro da cidade com a praça e a Igreja do Rosário ao fundo.

Praça Dr. Adhemar Pereira de Barros

São Bento do Sapucaí - Praça Dr Adhemar Pereira de Barros
Praça Dr. Adhemar Pereira de Barros

É a praça mais central da cidade de São Bento do Sapucaí, repleta de árvores e que conta com vários bancos á sombra e tem como destaque um coreto no centro dela.

Portal turístico de São Bento do Sapucaí

Pórtico de São Bento do Sapucaí SP
Pórtico da cidade

Portal turístico de acesso á cidade para quem chega pela rodovia SP-042. Marcado por uma construção que encobre a rua, o local abriga o centro de informações turísticas da cidade.

Museu do Zé Pereira

Museu Zé Pereira
Museu Zé Pereira – Crédito: @museudozepereira

O carnaval de São Bento do Sapucaí é marcado pelos bonecos gigantes do Bloco Zé Pereira, que se tornou um patrimônio cultural e histórico da cidade.

Em 2020 a família de Zé Pereira criou um museu, localizado no Mercado Municipal, que conta a sua história e expõe alguns desses bonecos.

Abre de quarta a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados e domingos, das 12h às 18h

Voltar ao índice

O que fazer em São Bento do Sapucaí: Fora da cidade

Complexo da Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí

Pedra do Baú vista da Pedra do Bauzinho
Pedra do Bauzinho e o Baú ao fundo

O Complexo da Pedra do Baú é sem dúvida, a principal atração número 1 da lista do que fazer em São Bento do Sapucaí. O parque oferece a possibilidade de subir em três diferentes picos rochosos da serra da Mantiqueira: Baú (1969m), Bauzinho (1760m) e Ana Chata (1738m).

O parque Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú fica a 22 km de distância tanto de São Bento do Sapucaí como de Campos do Jordão. Como há várias trilhas e pontos diferentes de visitação, escrevemos um post detalhado sobre a Pedra do Baú.

Saiba tudo sobre a Pedra do Baú

Cachoeira do Toldi

Cachoeira do Toldi
Cachoeira do Toldi – Crédito: @ricardo_coruja

Localizada próxima à Rodovia Benedito Gomes, que liga a Pedra do Baú à cidade, a Cachoeira do Toldi pode ser vista através de um mirante de madeira. A queda tem em torno de 20 metros de altura e fica a uns 300 metros do mirante. Há uma trilha que leva até a base da cachoeira. Fica a 11 km do centro da cidade.

Museu do Carro de Boi Quim Costa

São Bento do Sapucaí - Museu do Carro de Boi
Museu do Carro de Boi Quim Costa

O Museu do Carro de Boi de São Bento do Sapucaí homenageia o renomado fabricante de carros de boi (já falecido) Joaquim Pereira da Costa (Quim Costa).

O museu, localizado em sua antiga propriedade rural, abriga um rico acervo de antigos carros de boi, ferramentas e maquinários construídos por ele, além de possuir a réplica de sua casa.

Fica a 1,5 km da cidade e é cobrada uma taxa de R$10 (ref. março de 2023).

outros pontos turísticos em São Bento do Sapucaí SP

  • Ateliê Ditinho Joana – Esculturas em madeira. Fica no Quilombo a 3 km da cidade.
  • Arte no Quilombo – espaço com produtos de artesanato local. Fica no Quilombo a 3 km da cidade.
  • Vinícola Villa Santa Maria – Situada a 13 km da cidade.

Voltar ao índice

Mapa de São Bento do Sapucaí: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de São Bento do Sapucaí, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here