O que fazer em Grão Pará SC

Conheça as incríveis paisagens de vales e montanhas de Grão Pará, cidade do Sudeste do estado de Santa Catarina.

Vale das Pirâmides - Grão Pará
Lago da Pousada das Pirâmides no Vale das Pirâmides
  Por Jair Prandi
 

Grão Pará é uma cidade do Sudeste de Santa Catarina que vem se destacando no ecoturismo por suas fantásticas paisagens de vales rodeados por majestosas montanhas da encosta da Serra Geral.

O município de Grão Pará SC oferece opções para os aventureiros, como trekking, aquatrekking e rapel, como também, pousadas entre paisagens cinematográficas para quem busca um pouco de descanso e conexão com a natureza.

Em cima das montanhas fica a já consagrada Urubici, com a qual Grão Pará se conecta com a imponente Serra do Corvo Branco, famosa por suas curvas e pela fenda na rocha de 90 metros de altura, que parece um portal nas montanhas.

Neste post iremos mostrar os pontos turísticos da cidade, dicas de viagem, e o que fazer em Grão Pará SC.

Serra Furada - Grão Pará
Serra Furada

Turismo em Grão Pará

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Grão Pará SC

Navegue por este post

História de Grão Pará SC

Grão Pará SC
Vista aérea do centro da cidade

O município originou-se da Colônia Grão Pará, constituída em terras da Princesa Isabel, filha de D. Pedro II. O nome foi uma homenagem ao filho do Conde d’Eu, Príncipe do Grão-Pará.

As terras foram parte do presente de casamento que a princesa Isabel e o Conde d’Eu receberam do imperador Dom Pedro II.

Grão Pará foi desmembrado de Orleans e elevado à categoria de município em 21 de junho de 1958. Atualmente (2023) o município tem pouco mais de 6 mil habitantes.

Onde fica Grão Pará: Como chegar

Serra do Corvo Branco - Grão Pará SC
Vista da cadeia de montanhas da Serra do Corvo Branco para quem vai subir a partir de Grão Pará SC

Grão Pará fica no Sudeste do Estado de Santa Catarina, logo abaixo da Serra Catarinense. A cidade fica a uma altitude de 110 m, mas com montanhas ao redor que chegam aos 1500 m.

A cidade de Grão Pará fica 55 km de Urubici, a 50 km de Tubarão, a 72 km de Criciúma e a 187 km de Florianópolis. O aeroporto mais próximo é o de Jaguaruna, situado a 78 km, seguido ao de Florianópolis, a 196 km.

Chegando por um dos aeroportos, alugue um carro para conhecer este e outros destinos. Um bom roteiro, depois de conhecer os pontos turísticos de Grão Pará, é subir a Serra do Corvo Branco, conhecer atrações de Urubici e Bom Jardim da Serra, depois descer a Serra do Rio do Rastro.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Atenção! As atrações naturais de Grão Pará ficam longes da cidade e são acessadas por estradas de terra, em geral, em boas condições.
O problema é que no interior não pega sinal de internet de nenhuma operadora. A dica é que antes da viaje você salve o mapa off-line da região pelo Google Maps para achar os atrativos no GPS, mesmo sem internet.

Voltar ao índice

O que fazer em Grão Pará: Atrações fora da cidade

Serra do Corvo Branco

Vista aérea da Serra do Corvo Branco
Vista aérea da Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco é uma das estradas cênicas mais famosas do Brasil. Possui o maior corte em rocha do país, com 90 metros de profundidade e curvas de 180 graus, além da belíssima paisagem das montanhas.

A serra é um trecho da rodovia SC-370, situada numa região de topografia acidentada, entre fendas e montanhas íngremes. Fica a 1.470 metros de altitude, entre os municípios de Urubici, na Serra Catarinense e Grão Pará, em baixo da serra.

Saiba mais sobre a Serra do Corvo Branco

Serra Furada

Grão Pará - Parque Estadual da Serra Furada
Parque Estadual da Serra Furada

O Parque Estadual da Serra Furada é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada em 1980, com 1.330 ha entre os municípios de Grão Pará e Orleans. Possui lindas paisagens das encostas da Serra Catarinense e o ponto culminante é o Morro da Forquilha, com 1.508 metros de altitude.

No lado de Grão Pará fica a formação geológica da Serra Furada, a principal atração do parque, uma rocha de arenito com uma grande fenda no meio, que parece uma janela na serra, a 900 m de altitude. A sede do parque fica a 20 km da cidade de Grão Pará SC.

Serra Furada - Grão Pará SC
Fenda da Serra Furada

Trilha da Serra Furada

Há uma trilha que sai da sede Norte do parque e leva ao interior da Serra Furada, com aproximadamente 4 km de extensão (ida e volta), considerada pesada por ser bastante íngreme na maior parte do percurso com um desnível de 450 metros.
O trecho final é uma escalada de 30 metros em via ferrata, feita com ajuda de equipamentos.

Trilha da Serra Furada - Grão Pará
Trilha da Serra Furada

Esta trilha tem duração aproximada de 5 horas e só pode ser feito sob agendamento e acompanhamento de guias credenciados do parque que fornecem os equipamentos de segurança e rapel, que dão todo o suporte.

Guia autorizado na trilha da Serra Furada

Fizemos a trilha com o experiente guia Eduardo, condutor autorizado do parque. Para agendar esta trilha fantástica, basta entrar em contato pelo Whastapp.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp do guia Eduardo. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine a aventura!

Entrar em contato com o guia!

Pirâmides Sagradas e Pousada das Pirâmides

Vale das Pirâmides - Grão Pará SC
Visual do lago no Vale das Pirâmides

As Pirâmides Sagradas, que ganharam esse nome em virtude do formato piramidal estão entre as mais belas montanhas de Santa Catarina. Na verdade são montanhas que fazem parte do Parque Estadual da Serra Furada e se chamam: Morro da Forquilha, Morro do Facão, Garrafão, Gritador e Serra do Minador.

A Pousada das Pirâmides é tornou-se famosa pela paisagem onde se encontra e é o principal ponto de acesso para visitar algumas atrações como a Trilha das Pirâmides, Cachoeira do Funil e Cachoeira do Puma.

Pousada das Pirâmides - Grão Pará
Pousada das Pirâmides no vale em meio às montanhas

Além da pousada, o local é muito procurado por adeptos do camping, pois conta com ótima infraestrutura.

  • O contato da pousada é (48) 99836-5911.
  • Fica a 23 km do centro da cidade, por estrada de terra em bom estado de conservação.
  • Obs: Para visitar a pousada e as atrações não é necessário estar hospedado ou acampado, mas é preciso pagar uma taxa de day use no valor de R$40 (ref. maio de 2023).

Trilha das Pirâmides – Grão Pará

<yoastmark class=

Trilha com saída a partir da Pousada das Pirâmides que leva até um ponto elevado no topo de uma montanha com vista para o Vale das Pirâmides e as montanhas de arenito. No caminho a trilha passa pelo lago e o balanço onde se pode tirar fotos incríveis.

A trilha tem uma extensão de 7 km (ida e volta) e o tempo para ir e voltar é aproximadamente 5 horas. O desnível é de 747 m, inicia em 535 m e termina em 1268, portanto bastante íngreme.

Obs: Para fazer a trilha é cobrada a taxa de day use na pousada das Pirâmides.

Camping Mirante

Camping do Mirante - Grão Pará
Lago no Camping do Mirante com as montanhas ao fundo – Crédito: @campingmirante

O Camping tornou-se uma atração turística imperdível na lista do que fazer em Grão Pará, pela fantástica paisagem que oferece, por se situar em um platô que forma um mirante natural para o Vale das Pirâmides.

O acesso se dá por uma estrada bastante íngreme, numa bifurcação um pouco antes da Pousada das Pirâmides. O camping também dá acesso à trilha do vale das Pirâmides.

  • Fica a 23 km do centro da cidade e a 3 km da Pousada das Pirâmides.
  • É cobrada uma taxa de visitação de R$20 (ref. maio de 2023).

Trilha do Rio Túnel (aquatrekking)

O que fazer em Grão Pará - Rio Túnel
Rio Túnel – Crédito: @janaina_nyc

O Rio Túnel é uma fenda entre os paredões de arenito de até 50 m de altura, com aproximadamente 1 km de extensão, formado pela erosão da água e do ar por onde passa um riacho.

Esta atração fica dentro da propriedade particular da Pousada Rio, Túnel, que é o ponto de partida da trilha circular, que tem um total de 3,7 km de extensão, percorrida em aproximadamente 3 horas.

A Atividade começa com caminhada em gramado, depois pela mata atlântica, até chegar ao leito do rio, que adentra as paredes rochosas estreitas e úmidas. Há pontos onde a água é um pouco profunda com uso de coletes salva-vidas e corda para a travessia.

Esta trilha é feita somente no verão e com acompanhamento de guias autorizados. Não é necessário experiência prévia, porém é necessário estar em bom condicionamento físico e não ter medo de água.

  • Mais informações pelo Whatsapp: (48) 99657-7447
  • Fica a 21 km da cidade de Grão Pará SC, próximo da Serra do Corvo Branco, com acesso asfaltado.

Cachoeira do seu Olívio Kulkamp

Grão Pará - <yoastmark class=

Cachoeira com aproximadamente 40 metros de altura rodeada de paredes rochosas que forma um belo cenário natural. Fica na propriedade particular do Sr. Olívio Kulkamp, na comunidade de Capivaras do Meio, em Grão Pará SC.

O local é de livre visitação, acessível através de uma trilha bem curtinha a partir da propriedade onde fica o carro.

Fica a 15 km do centro da cidade, sendo 8 km por estrada de chão batido.

Salto da Eraci

Grão Pará - Salto da Eraci
Salto da Eraci

O Salto da Eraci é uma queda d’água de menos de 10 metros de altura, localizada na comunidade de Capivaras do Meio. É uma cachoeira menos conhecida em Grão Pará, mas basta colocar no GPS para encontrar.

É acessada a partir de um curto desvio sinalizado na estrada, que leva até uma ponte que fica logo acima da queda. A curta trilha fico logo depois da ponte e é de livre acesso.

Fica a 11 km do centro da cidade, sendo 4 km por estrada de chão batido.

Cachoeira do Funil

Grão Pará - Cachoeira do Funil
Cachoeira do Funil

A Cachoeira do Funil é uma cachoeira que escorre dentro de uma fenda rochosa na encosta da serra. Tem em torno de 10 m de altura e não é uma cachoeira boa para banho, apenas para contemplação.

A trilha é bem batida, começa na Pousada das Pirâmides, e todo o percurso é pela mata fechada. A distância é de 1,5 km (3 km ida e volta) com um trecho se subida.

Cachoeira do Puma

Grão Pará - Cachoeira do Puma
Cachoeira do Puma

A Cachoeira do Puma tem em torno de 20 m de altura e também não possui piscina natural para banho. Sua trilha tem 600 m de extensão (1,2 km ida e volta) e é bastante úmida.

O acesso é pelo início da estrada que leva ao Camping Mirante, onde há placas sinalizando. O acesso é livre.

Voltar ao índice

O que fazer em Grão Pará: Pontos turísticos urbanos

Gruta Nossa Senhora Aparecida

Gruta de Nossa Senhora Aparecida - Grão Pará SC
Gruta de Nossa Senhora Aparecida

A Gruta de Nossa Senhora Aparecida é uma capela situada às margens da rodovia SC-370, as 8 km da cidade, sentido Braço Norte. Além do local de adoração à santa, na parte de trás há uma praça com bancos e quiosques à beira do rio.

Estátua da Índia Aiurê e igreja

Aiurê - Grão Pará
Estátua de Aiurê e a igreja ao fundo

Aiurê é um distrito do município de Grão Pará SC, localizado entre a cidade e a Serra do Corvo Branco. Vale a pena uma parada para fotografar a estátua da menina índia, que deu origem ao nome da vila, com a igreja de fundo.

Paróquia São João Batista

Igreja matriz de Grão Pará SC
Igreja matriz São João Batista

A atual igreja matriz de Grão Pará, paróquia São João batista, foi inaugurada no dia 23/12/1979, situada na parte central da cidade. É uma igreja simples de formato sextavado com uma torre ao lado e uma praça em sua frente, na parte mais baixa do terreno.

Praça Anesio Faust

Grão Pará - Praça Anesio Faust
Praça Anesio Faust

A Praça Anesio Faust é um dos principais pontos turísticos de Grão Pará, na área urbana, uma opção de lazer para os moradores da cidade. Possui canteiros ajardinados, vários bancos, palmeiras, parquinho infantil e academia, além de uma estátua do Príncipe de Grão Pará.

Voltar ao índice

Mapa de Grão Pará: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Grão Pará, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Quando ir a Grão Pará SC

As atrações de Grão Pará podem ser visitadas em qualquer época do ano. Porém, não é recomendado fazer as trilhas em dias chuvosos ou com previsão de chuva. O período menos chuvoso vai de abril e setembro, enquanto de outubro a março chove um pouco mais.

Nessa região de grandes diferenças de altitude entre o vale e montanhas que chegam a 1500 metros, é bastante comum haver neblina. A visibilidade da paisagem pode abrir ou fechar em minutos.

Não faz muito frio no município, as temperaturas mínimas no inverno (entre maio e agosto) ficam em torno de 10ºC, já que fica em um vale a pouco mais de 100 metros de altitude. Porém, se subir a serra e a trilha das montanhas, o frio vai aumentando.

Voltar ao índice

Onde ficar em Grão Pará: Dicas de hospedagem

No interior do município há boas opções para se hospedar em contato com a natureza e com a vista das Pirâmides Sagradas de Grão Pará.

Ficamos no hostel e Camping Flor da Serra, uma ótima opção perto das Pirâmides e também da Serra Furada. Possui ótima infraestrutura de banheiros, cozinha completa, e além do camping oferece a opção de quartos de casal e também quartos compartilhados.

Para agendar a estadia, basta entrar em contato pelo Whastapp abaixo.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp do Camping Flor da Serra. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine a hospedagem!

Entrar em contato com o camping!

Conheça também, outras opções:

  • A Pousada das Pirâmides é a mais conhecida, que oferece também a opção de camping com ótima infraestrutura. Whatsapp: (48) 99836-5911.
  • A Rota do Corvo é uma ótima opção de pousada e restaurante às margens da SC-370 entre Aiurê e a cidade de Grão Pará. Whatsapp: (11) 99169-0231.
  • A Pousada Vale dos Paredões é uma boa opção no caminho entre a cidade e as Pirâmides Sagradas. Whatsapp: (48) 99611-6483.
  • Outra opção é se hospedar em Urubici e fazer passeios bate-volta. Confira s dicas de onde se hospedar em Urubici.
Pousada das Pirâmides - Grão Pará SC
Pousada das Pirâmides

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here