Os Atlantes de Tula são parte da zona arqueológica de Tollan Xicocotitlan, a antiga cidade dos Toltecas, no México.
O Sitio arqueológico de Tula (Tollan-Xicocotitlan) foi a capital do império dos Toltecas e o que mais se destaca são as estátuas de pedra chamadas de Atlantes de Tula.
Estima-se que este povo tenha vivido no local entre 800 a 1200 d.C. onde foi um próspero centro comercial com mais de 30.000 habitantes, entre os séculos X e XII. Na época, os Toltecas dominaram grande parte do centro do México e influenciaram a cultura asteca.
Zona arqueológica de Tula




Há também um museu no local e sua visita está incluída no valor da entrada. Porém quando visitamos Tula o museu estava em reformas e não foi possível visitar.
Os Atlantes de Tula
Os atlantes são majestosas estátuas de guerreiros Toltecas entalhadas. São trabalhados em blocos de basalto e montados, com 4,5 metros de altura.

Posicionadas acima da pirâmide mais alta do complexo, os Atlantes de Tula são visíveis de longe. O propósito original das estátuas era apoiar a cobertura de um templo.
Serviço
Horário: de segunda a domingo, das 9:00 às 17:00

Como chegar às Pirâmides de Tula
O Sitio Arqueológico de Tula fica a 100 km do centro da cidade do México e colado à cidade de Tula de Allende. Para nós, estrangeiros, há basicamente duas maneiras de chegar. De carro alugado ou de ônibus.
De carro alugado
Foi a maneira que escolhemos. Ainda no Brasil salvamos o mapa off-line do México e reservamos um carro pela Rentalcars para 3 dias. O parque arqueológico de Tula foi o primeiro lugar que visitamos neste Roteiro de 6 dias na cidade do México e arredores.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os 2 melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
Na sequência conhecemos a estrada do cânion Tolantongo, as Grutas Tolantongo, a cidade de Pachuca, os Primas Basálticos de Huasca de Ocampo, o Aqueduto Tembleque e as Pirâmides de Teotihuacán. Depois devolvemos o carro e ficamos mais 3 dias na cidade do México.
De ônibus
Primeiro siga até o Terminal Norte da Cidade do México, de onde partem os ônibus para a cidade de Tula de Allende. Procure o guichê da empresa Ovnibus que faz este trecho para cidade de Tula, que leva mais ou menos 2 horas de viagem.
Na rodoviária de Tula, a melhor forma é pegar um táxi. Não vai custar muito caro, pois são menos de 3 km de distância. Se quiser economizar dá para ir caminhando, mas o sol castiga e é melhor deixar para caminhar lá dentro já que ainda há uma trilha da entrada até as ruínas.
Trilha na Zona Arqueológica

Depois de chegar ao complexo há um centro de visitantes onde há um museu e toda uma estrutura. Para chegar às ruínas é preciso fazer uma caminhada de 1 km por um caminho bem demarcado entre os cactos.
Onde ficar em Tula de Allende
Como nossa passagem por Tula foi ainda pela manhã, não passamos a noite na cidade. Mas dependendo do horário que você sair da cidade do México, poderá dormir na cidade para seguir viagem no dia seguinte.
Confira as opções de hotéis em Tula de Allende
Seguro Viagem e Chip Internacional
O Seguro Viagem para o México não é obrigatório para quem viaja como turista, mas é altamente recomendado já que qualquer atendimento médico no país pode custar muito caro.
Além do atendimento médico, o seguro garante auxílio em caso de contratempos com atraso de voo, extravio de bagagem, e problemas jurídicos, entre outros.
MELHOR SEGURO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional. FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Use o cupom VIAGENSECAMINHOS15 e ganhe 15% de desconto.
Não fique sem internet em sua viagem, compre um chip físico ou virtual (e-sim) 5G da SimPremium, com internet ilimitada com antecedência para chegar no país já com internet.
CHIP INTERNACIONAL SIMPREMIUM – Chip físico ou virtual ilimitado com o melhor custo benefício do mercado. COMPRE O CHIP 5G INTERNACIONAL! Use o cupom viagensecaminhos na compra e ganhe 20% de desconto!












Muito legal seu relato. Obrigado pelas informações. E como é a condição das estradas que você pegou?
Olá, Daniel!
Viajamos pelo México em fevereiro de 2019. Na época as estradas por onde passamos estavam em boas condições.