
O Brique da Redenção é uma feira de antiguidades que acontece todos os domingos que se tornou uma atração turística da cidade de Porto Alegre.
História do Brique da Redenção
Semelhante à Feira de Tristán Narvaja, que acontece em Montevidéu, o Brique da redenção foi inaugurado em março de 1978, contava inicialmente com 40 expositores de antiguidades, na época, chamado de Mercado de Pulgas.
Em março de 1983, a feira foi oficializada pela prefeitura. Em 2005, o “Complexo Brique da Redenção” foi declarado como patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
Atualmente a feira conta com 180 expositores de artesanato, 70 de antiguidades, 40 de artes plásticas e 10 de gastronomia. Os expositores vendem um pouco de tudo ,mas o que chama mais a atenção são as antiguidades, onde se encontra peças raras e colecionáveis.
Horários da feira
O Brique da Redenção acontece todos os domingos das 9h as 18h (exceto em dias de chuva) em toda a extensão da Avenida José Bonifácio, junto ao Parque Farroupilha (Redenção) e é administrado pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Porto Alegre.
O espaço do brique reúne antiquários, artesãos, livreiros, artistas plásticos, artistas de rua, artesanato indígena e barracas de gastronomia variada que oferece lanches rápidos, como cocadas, acarajé, quibe, pastéis, biscoitos, empadas e sucos.
O segmento das antiguidades é bem interessante para colecionadores que procuram peças e objetos antigos e raros, como moedas e revistas, entre tantas outras coisas.
Também é comum a presença de artistas de diversos segmentos que se apresentam ao longo da avenida, enriquecendo a exposição com suas manifestações culturais.
Viagens e Caminhos – Mais dicas de Porto Alegre