Cabaceiras é conhecida como a Roliúde Nordestina, é um destino imperdível do Cariri da Paraíba, famoso por suas paisagens áridas, cultura sertaneja e cenários cinematográficos.
O Lajedo de Pai Mateus é a atração mais famosa, com formações rochosas impressionantes, especialmente a Pedra do Capacete e pelo pôr do sol espetacular. Outro destaque é a Saca de Lã, além do Memorial Cinematográfico e do charmoso centro histórico de Cabaceiras.
O turismo em Cabaceiras PB, combina natureza, história, cinema e tradições únicas, ideal para quem busca experiências autênticas no semiárido brasileiro. A região também recebe o tradicional “Bode na Rua”, reforçando o clima cultural vibrante que marca a cidade.
Turismo em Cabaceiras – Paraíba
- Onde fica Cabaceiras: como chegar
- Onde se hospedar em Cabaceiras PB
- O que fazer em Cabaceiras: atrações fora da cidade
- O que fazer em Cabaceiras: pontos turísticos urbanos
- Clima em Cabaceiras e quando visitar a cidade
- Onde comer em Campina PB
- Mapa de Cabaceiras: pontos turísticos

Onde fica Cabaceiras: como chegar
Onde fica Cabaceiras
Cabaceiras fica no sertão do estado da Paraíba, na região conhecida como Cariri Paraibano, a cerca de 180 km de João Pessoa e 70 km de Campina Grande, sendo parte do semiárido mais seco do Brasil.
Como chegar em Cabaceiras PB
O acesso principal é pela BR-230 até Campina Grande e depois pela PB-138, em estrada totalmente asfaltada. Quem vem de João Pessoa ou de outros estados geralmente passa por Campina Grande antes de seguir para Cabaceiras.
Como circular em Cabaceiras – Paraíba
A cidade pode ser explorada a pé, pois o centro é compacto. Para visitar o Lajedo de Pai Mateus e outras atrações rurais, é necessário usar carro próprio, ou contratar guias locais.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
Onde se hospedar em Cabaceiras PB

A melhor área para se hospedar em Cabaceiras é no centro da cidade ou em seus arredores imediatos, onde estão os principais serviços, restaurantes, praças e atrações. Para quem busca uma experiência mais imersiva na natureza, também é possível ficar em pousadas na zona rural, próximas ao lajedo, numa experiência mais imersiva no sertão.
Conheça algumas boas opções de hospedagem em Cabaceiras, Paraíba:
- Pousada Berro do Bode – Nota: 8,3 – no centro histórico
- Pousada Roliúde Nordestina – Nota: 9,7 – na saída da cidade
- Pousada e Restaurante Vale Verde – Nota: 8,8 – na saída da cidade
O que fazer em Cabaceiras: atrações fora da cidade
Lajedo do Pai Mateus e Pedra do Capacete

O Lajedo de Pai Mateus é uma elevação rochosa de granito, famosa por suas gigantescas pedras arredondadas que parecem se equilibrar sobre o chão rochoso em uma paisagem desértica e exótica, típica do Cariri Paraibano.
O Lajedo possui diversas pedras com formato incrível, com destaque para a Pedra do Capacete, a formação mais famosa do local. O nome vem do seu formato peculiar que lembra um capacete militar antigo.

- O Lajedo fica dentro da área privada do Hotel Fazenda Pai Mateus, a 15 km do centro de Cabaceiras. O acesso é feito metade por asfalto, metade por estrada de terra, transitável para carros comuns.
- Dentro da área da fazenda tem mais um trecho de 3 km por estrada de terra para ir de carro e depois uma caminhada leve a moderada, de 1,5 km sobre o lajedo sob o sol escaldante do sertão.
- A visitação ao Lajedo do Pai Mateus é obrigatoriamente guiada. O guia (geralmente funcionário do hotel) acompanha o grupo na subida e conta a história do local. Fui com o guia Gerson – Whatsapp: 83 8774-6610.
- Melhor Horário: O passeio mais procurado é o do Pôr do Sol, com saída da fazenda às 16h, mas tem as opções também dos horários, das 09h, 10h, 11h e 15h.
- O valor da visita guiada é de R$120 por pessoa (ref. dez. de 2025).

Outros lajedos em Cabaceiras PB
Além do Lajedo do Pai Mateus há outros lajedos que podem ser visitados no interior do município de Cabeceiras, Paraíba.
A Saca de Lã é um dos principais monumentos geológicos, formado por uma impressionante formação rochosa composta por grandes blocos de pedra empilhados de forma regular, lembrando fardos ou sacas. No local tem também o Portal da Luz, onde a luz entra por uma fenda e rende belas fotos.
Outras formações conhecidas e visitadas, são: Lajedo Manoel de Souza, Lajedo Salambaia, Lajedo da Tartaruga e Lajedo Do Bravo.
Escolha aqui o seu hotel na cidade
O que fazer em Cabaceiras: pontos turísticos urbanos
Pórtico de Cabaceiras

O Pórtico de Cabaceiras simboliza o título informal de “Roliúde Nordestina” que a cidade ostenta devido à grande quantidade de filmes, séries e produções audiovisuais que utilizaram sua paisagem árida e singular como cenário.
Letreiro Roliúde Nordestina

O enorme letreiro “Roliúde Nordestina”, fica na entrada da cidade, ao lado do Morro do Cruzeiro e é um importante atrativo turístico da cidade de Cabaceiras, na Paraíba.
Ele faz alusão ao fato de Cabaceiras ser um cenário frequente para produções cinematográficas nacionais (mais de 60 filmes e séries, incluindo o famoso filme “O Auto da Compadecida”), ganhando a alcunha de “Hollywood Nordestina”.
Cruzeiro do Século

O Cruzeiro do Século, em Cabaceiras, é um monumento simbólico localizado em um ponto no topo de um rochedo, oferecendo uma das melhores vistas da cidade. Construído para marcar a passagem do século, o cruzeiro se tornou um local de contemplação e um dos cenários mais fotografados do município. O acesso é simples e a visita rende belas imagens da paisagem árida típica do Cariri paraibano.
Centro histórico de Cabaceiras

O Centro Histórico de Cabaceiras PB, cidadezinha do sertão da Paraíba, é um patrimônio cultural e turístico conhecido principalmente por ter sido o cenário de dezenas de produções cinematográficas nacionais.
É caracterizado por seu casario colorido com traços de arquitetura neoclássica e art déco (construções dos séculos XX e XXI com reformas nas décadas de 20 e 30).
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição é um dos marcos mais importantes de Cabaceiras PB, Paraíba. Sua história remonta ao início do povoado, sendo que a capela foi construída por volta de 1720.
É mundialmente famosa por ter sido o principal cenário de igreja na minissérie e no filme “O Auto da Compadecida” (1998/2000). A igreja é facilmente reconhecida nas cenas centrais da história.
Curiosidade do filme: Para a gravação de “O Auto da Compadecida”, a igreja teve sua cor original (que era bege) modificada para o azul, permanecendo assim nos dias atuais.
Armazém de Secos e Molhados

Localizado no centro histórico de Cabaceiras, o Armazém de Secos e Molhados é uma construção histórica preservada que serviu de cenário para grandes produções do cinema brasileiro, com destaque para “O Auto da Compadecida”.
Hoje, o espaço funciona como um memorial cinematográfico. Ele mantém a fachada e características originais das gravações, permitindo que turistas tirem fotos e revivam as cenas de João Grilo e Chicó.
Réplica da Padaria do Alto da Compadecida

Diferente do prédio original usado nas filmagens (que é uma residência privada e só tem a fachada), a Réplica é um espaço cenográfico construído especificamente para o turismo, permitindo que os visitantes “entrem” nos cenários do filme.
Monumento ao Bode Rei

O Monumento ao Bode Rei é uma escultura icônica de Cabaceiras, na Paraíba, que simboliza a importância do bode para a economia e a identidade cultural da região do Cariri, onde é muito comum a criação de cabras e bodes. Na cidade, acontece anualmente, a Festa do Bode Rei, um dos maiores festivais de caprinocultura do Brasil, realizado anualmente na cidade.
Monumento dos Bodes e Rua Coberta

Em Cabaceiras, há uma Rua Coberta como a encontrada em cidades do Sul do Brasil, que abriga os eventos da cidade. Em frente dela há uma escultura com 2 bodes subindo uma formação rochosa, simulando o semiárido do sertão.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é um marco religioso e histórico em Cabaceiras. É uma igrejinha bonita do centro histórico, porém, não é a igreja que serviu de cenário principal para o filme *O Auto da Compadecida, que foi a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São Bento.
Praça Central de Cabaceiras

A Praça Central de Cabaceiras (também chamada de Praça do Coreto) é o coração do Centro Histórico da cidade. A praça e as ruas adjacentes são o cenário real onde se passa grande parte das tramas cinematográficas.
A praça e seu entorno abrigam as as esculturas do Bode Rei, o letreiro da cidade, um palco de eventos, o coreto e outros monumentos e áreas arborizadas.
Prefeitura de Cabaceiras

O prédio da Prefeitura Municipal de Cabaceiras é um dos edifícios que compõem o belíssimo e preservado casario do Centro Histórico da cidade. Sua fachada geralmente apresenta uma arquitetura tradicional, neoclássica ou com traços da arte déco de inícios do século XX.
Museu histórico Cultural de Cabaceiras

O Museu Histórico Cultural de Cabaceiras é um ponto de referência essencial para entender a história e a rica cultura da região do Cariri Paraibano, incluindo sua vocação cinematográfica. A visitação é gratuita.
O local exibe painéis sobre a história da cidade e dos seus moradores, além de peças artesanais (como as feitas em couro, relacionadas à cultura do bode) e utensílios antigos que retratam o cotidiano sertanejo.
Prédio da Cadeia Pública de Cabaceiras

O Prédio da Antiga Cadeia Pública de Cabaceiras é um importante ponto histórico e cultural do município. Construído em 1890, funcionou como cadeia pública (prisão) até o final da década de 1990. Restaurado em 2002, passou a abrigar um espaço cultural, tendo sido utilizado como cenário em diversas produções cinematográficas, como “O Auto da Compadecida”.
Casa do Artesão – Cabaceiras PB

A Casa do Artesão de Cabaceiras é um espaço de comércio colaborativo e de valorização cultural, que promove a criatividade e o potencial econômico dos artesãos locais, funcionando como um ponto de exposição e venda de trabalhos únicos. O destaque é o artesanato em couro caprino e bovino, como bolsas, carteiras, cintos e os chapéus de vaqueiro.
Bar do Vicentão

O Bar do Vicentão é um dos pontos turísticos de Cabaceiras PB, que ficou conhecido por ter sido um dos locais de gravação da minissérie e filme “O Auto da Compadecida”. O local original permite que os visitantes revivam e se sintam parte das cenas icônicas do cinema nacional.
Escolha aqui o seu hotel na cidade
Clima em Cabaceiras: quando ir
A melhor época para visitar Cabaceiras é entre maio e agosto, quando o clima está mais ameno e o céu costuma ficar mais limpo, garantindo vistas perfeitas do Lajedo de Pai Mateus e das paisagens do Cariri.
Esse período também coincide com alguns eventos locais, como o Bode na Rua, que movimenta a cidade. Nos meses mais quentes, de setembro a março, o calor é intenso e as chuvas são raras, mas ainda é possível explorar os atrativos, apenas recomenda-se evitar horários de sol forte para caminhadas e trilhas.
Onde comer em Cabaceiras PB
A maior parte das opções gastronômicas de Cabaceiras, Paraíba, se concentra na Avenida Quatro de Julho, a principal via da cidade, O quiosque do canteiro central é uma boa opção.
Mapa de Cabaceiras: pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Cabaceiras, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Leia também:










