Saiba o que precisa para passar na imigração Canadá como turista. Confira a lista dos documentos necessários e as exigências impostas pelos agentes nos aeroportos canadenses para entrar no país.
Em geral, é simples para passar pela alfândega dos aeroportos nos Canadá, desde que se tenha a documentação necessária, que precisa ser providenciada com antecedência.
Como sempre há alguém tentando entrar ilegalmente em países de primeiro mundo para ficar, a vigilância aperta o cerco. Para não correr o risco de estragar sua viagem por simples detalhes, preste atenção no que precisa para passar a imigração do Canadá.
Confira a lista de documentos para entrar no Canadá como turista e os detalhes importantes.
Como é a Imigração no Canadá
Para entrar no Canadá como turista, nós brasileiros, precisamos de um Visto de Visitante (Temporary Resident Visa – TRV) ou Autorização Eletrônica de Viagem (eTA). Esse visto permite uma permanência máxima de 180 dias em território canadense.
A imigração na chegada no Canadá costuma ser tranquila porque ao fazer o visto ainda no Brasil, é necessário enviar e mostrar uma série de documentos, pagar a taxa e ser aprovado.
Mas não deixe de levar todos os documentos que iremos mencionar, pois podem ser exigidos e você pode ser barrado de entrar no país se não os tiver.
Os aeroportos do Canadá que mais recebem brasileiros são:
- Toronto Pearson International Airport (YYZ): Localizado em Toronto, é o aeroporto mais movimentado do Canadá.
- Pierre Elliott Trudeau International Airport (YUL): Localizado em Montreal é o segundo mais movimentado do país.
Entrei no Canadá pelo aeroporto de Toronto e saí pela fronteira do Canadá com os Estados Unidos, no trem de Montreal para Nova York.
Meu registro de entrada no Canadá fui eu mesmo que fiz em uma máquina, seguindo as orientações do meu tipo de visto, que foi uma eTA (Autorização Eletrônica de Viagem), pois eu tenho o visto americano.
Bastou inserir o passaporte com o código de barras na máquina e seguir o passo a passo de preenchimento, não precisei nem falar com agente algum da imigração do Canadá. Mas, claro, esse processo pode ser um pouco diferente, dependendo da sua situação e tipo de visto.
Canadá precisa de visto?
Sim!
Para entrar no Canadá como turista, brasileiros precisam de um visto e tem duas opções:
- Visto de Visitante (Temporary Resident Visa – TRV): para quem nunca entrou no país e não possui um visto americano.
- Autorização Eletrônica de Viagem (eTA): Para quem possui um Visto Americano válido ou já teve um visto canadense nos últimos 10 anos. Este é um processo mais simples e rápido.
Para tirar o Visto Canadense você precisa solicitar com antecedência mínima de 6 semanas. Diferente do visto americano que tem duração de 10 anos, o visto canadense, tem geralmente duração de 6 meses apenas. Porém, o processo de emissão é bastante simples e a taxa de rejeição é bem pequena (menos de 5%).
Autorização Eletrônica de Viagem (eTA)
O Visto eTA Canadá funciona como um visto online: basta entrar no site do canadense, seguir o passo a passo, informar os dados do passaporte e visto americano e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses. Normalmente, o eTA é aprovado em poucos minutos e o solicitante recebe a confirmação da aprovação via e-mail.
Atenção! A autorização eTA só é válida para quem vai entrar no Canadá de avião. Se você pretende cruzar a fronteira dos EUA com o Canadá de carro ou trem, precisa do Visto de Visitante (TRV).
Visto de Visitante (Temporary Resident Visa – TRV)
Quem não se enquadrar na opção do eTA, que é mais simples, precisa emitir o Visto de Visitante. O Visto de Visitante (Temporary Resident Visa – TRV) permite que você fique até 6 meses no país e custa 100 dólares canadenses.
O primeiro passo é acessar a página de checklist de documentos que o governo canadense exige e ler o passo a passo com as instruções de tudo que precisa para a solicitação do visto.
Quantos dias posso ficar no Canadá como turista?
A imigração do canadá permite que os visitantes fiquem no país como turista por até 180 dias. Neste período é possível circular livremente dentro do território canadense.
Precisa de passaporte para entrar no Canadá?
Sim!
É obrigatório ter um passaporte válido para entrar no Canadá. O Governo canadense exige que o documento tenha no mínimo 6 meses de validade a partir da data de entrada.
Documentos para viajar ao Canadá- Imigração do Canadá
Confira os documentos que serão e que podem ser exigidos na passagem pela imigração:
- Passaporte (mínimo de 6 meses de validade).
- Visto eTA ou Visto de Visitante anexo no passaporte.
- Comprovante de passagem de ida e volta.
- Comprovantes de hospedagem.
- Comprovantes de recursos econômicos para sua estadia.
Estes itens acima são exigências, então trate de organizar tudo numa pastinha ou na memória do celular, caso seja exigido na imigração no canadá.
Documentos para viajar ao Canadá: Passagem aérea e reserva de hospedagem
Guarde todos os bilhetes e salve os comprovantes de compra de suas passagens de ida e volta, que podem ser de origem aérea ou ainda de trem, dependendo de onde você está vindo. O importante é comprovar que você já tem a passagem comprada, principalmente para a volta.
Documentos para viajar ao Canadá: Comprovantes de hospedagem
Outra exigência da imigração no Canadá são os comprovantes de hospedagem. Esses comprovantes são facilmente emitidos nos sites de reserva como Booking e Airbnb.
Obs: Esses comprovantes não me foram solicitados na chegada ao canadá, mas são pedidos aleatoriamente.
Documentos para viajar ao Canadá: Comprovante de recursos financeiros
Os agentes de fronteira poderão questionar o motivo da viagem, e se você tem dinheiro suficiente ou recursos para se manter durante o período da viagem. O turista que visita o Canadá pode mostrar dinheiro em espécie (Dólares) e ou cartão de crédito com comprovantes de extrato de conta bancária.
Obs: Nada disso foi solicitado na minha entrada ao país.
Terei que mostrar todos esses documentos de certeza na imigração no Canadá?
O passaporte e o visto, com certeza, terão que ser mostrados ou registrados eletronicamente. Já os outros documentos podem ou não ser solicitados no momento da imigração no canadá, já que o controle de imigração é feito por amostragem.
Nota! Minha passagem pela Imigração Canadense em Toronto foi tranquila, nem precisei falar com agente algum. Meu processo de entrada foi todo eletrônico em uma máquina, que fez a leitura do meu passaporte, visto e me fez responder algumas questões.
Seguro Viagem para o Canadá
O Seguro Viagem para o Canadá não é obrigatório para quem viaja como turista, mas é altamente recomendado já que qualquer atendimento médico no país é cobrado e custa muito caro.
O seguro viagem pode evitar grandes gastos em caso de necessidade de uso. Uma simples internação numa clínica no Canadá pode custar uma pequena fortuna e o Seguro Viagem é barato.
Além do atendimento médico, o seguro é a garantia de que você terá auxílio em caso de contratempos com atraso de voo, extravio de bagagem, e problemas jurídicos. Problemas que podem te dar uma grande dor de cabeça se não estiver de posse de uma apólice.
Contrate com antecedência, ainda no Brasil. O site da Melhor Seguro compara preços de várias seguradoras simultaneamente, mostrando valores e coberturas de cada um.
MELHOR SEGURO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional. FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Use o cupom VIAGENSECAMINHOS15 e ganhe 15% de desconto.
O Canadá exige comprovante internacional de vacinação?
O governo do Canadá não faz qualquer tipo de exigência de certificado de vacinação para entrar no país como turista.
Dirigir no Canadá: CNH Brasileira é válida?
Sim! A CNH brasileira é válida para dirigir no Canadá. Mas atenção! Confira a validade de sua CNH antes da viagem!
Então, brasileiros que pretendam alugar um carro e dirigir no Canadá não necessitam emitir a PID (Permissão Internacional para Dirigir).
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência, sem IOF!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Levar dinheiro ou cartão de crédito?
Antes de minha viagem fiz várias reservas com o cartão de crédito, que incluiu passagem aérea, passagens de trem, seguro viagem, hospedagens, chip internacional, e alguns passeios. Tudo reservado aqui mesmo no Viagens e Caminhos.
Com isso, os gastos maiores já estavam pagos ou programados. Levei uma quantia pequena em Dólares (não gastei nem 50 Dólares em espécie) e usei o cartão de crédito internacional (lembre de desbloquear seu cartão com o aviso de viagem para o país que vai viajar).
E o que é mais vantajoso? Levar dinheiro vivo ou cartão?
Fazendo as contas dá elas por elas. A perda com o câmbio, por menor que seja, é sempre considerável. Ficou bem próximo aos 6,38% do IOF que é cobrado no cartão para pagamentos internacionais.
Então vai depender muito da cotação do Dólar em relação ao Real no dia da fatura do cartão, ou se você comprou os Dólares em um momento de alta ou de baixa.
Chip Internacional para o Canadá
Outro item muito importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet já na chegada para chamar um Uber ou se for retirar o carro alugado já irá precisar do GPS do celular, como também, de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.
Utilizei o chip virtual (e-sim) em minha viagem por Canadá e Nova York e já cheguei conectado no aeroporto de Toronto, fui às Cataratas do Niágara, Montreal e Nova York, sempre conectado.
CHIP INTERNACIONAL SIMPREMIUM – Chip físico ou virtual ilimitado com o melhor custo benefício. COMPRE SEU CHIP AMÉRICA DO NORTE! Use o cupom viagensecaminhos na compra e ganhe 20% de desconto!
Conclusão sobre a Imigração no Canadá
Dá um pouco de trabalho fazer a documentação e tomar as providências necessárias, mas, o ideal é fazer tudo certinho para evitar perrengues.
Organize tudo numa pastinha fina e leve no compartimento de fora de sua mala, com os seguintes comprovantes:
- Passaporte com validade de pelo menos 6 meses com o Visto em anexo.
- Apólice de Seguro Viagem para o Canadá ou América do Norte.
- Bilhete aéreo (ou recibo) de ida e volta. Ou de outro destino que vá seguir viagem.
- Comprovante de reservas de hospedagem. Se for ficar em casa de amigos ou parentes, providencie uma carta convite, assinada por eles.
- Leve os comprovantes impressos ou também salvos em seu e-mail e na memória do celular. Parece exagero, né, mas é melhor se prevenir para viajar tranquilo.
Para informações atualizadas e outras dúvidas consulte o site oficial do governo, pois algumas exigências podem mudar com o tempo.
Leia também: